• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sam e sua alma élfica

Sindar Princess

Que deselegante...
É incontestável o amor e a admiração de Samwise Gamgee pelos elfos.
Antes mesmo de conhecê-los, ele já os amava e possuía uma estranha ligação com o Belo Povo.
Diz-se até que Elanor, sua filha, era uma hobbit de aspectos élficos...

Frodo tbém tinha, mas não podemos esquecer que Bilbo lhe passou muitas informações, ensinou à ele algo do élfico, enfim... mas o Sam, por ser mais Humilde, digamos assim, nunca teve contato ou aprendizado, somente curiosidade e esta estranha ligação (um dos maiores exemplos é o amor pelas coisas verdes) que só aumentaria com sua jornada.

Além de ser um dos meus personagens preferidos da Comitiva (primeiro vem Gandalf), Sam é um dos maiores exemplos de amizade, dedicação, paciência e auto-sacrifício já vistos.

E vcs? O que tem a dizer sobre a relação dele com os elfos?
 
Pra mim era o cara mais leal da comitiva.
É como você falou Lígia, era uma pessoa completa e a meu ver, (vou dizer algo que não está escrito nos livros) eu acho que Samwise era na verdade um elfo, um espírito élfico que veio de Amam na forma de um hobbit para ajudar no destino dos povos da Terra Média. Ele estava destinado a isso, assim como Frodo estava destinado a carregar o Anel e assim como Gandalf estava destinado a unir os povos na luta contra Sauron.

Nossa! Viajei né!
 
Sam era parecido com os elfos porque ele era a pessoa mais fiel, caridosa e bondosa de toda a Terra-Média. Ele bem que poderia ser um elfo que veio de Aman mesmo. Ele estava destinado a ajudar Frodo de maneira tão leal na Demanda.
 
acho isso incrivel, pois bate perfeitamente com suas ações e caracteristicas durante o livro. Nada mais alem de elfos me lembram sua dedicação e amor...
ele foi a personificação de algo maior (não sei definir o q), por tudo q ele fez por Frodo.

eee... ele é o meu personagem preferido da comitiva
 
e graças a essas virtudes já citadas nosso bom e velho sam, teve seu lugar nas terras imortais garantido, gosto muito dele, um exemplo a ser seguido :yep:
 
Acabei de ver no dvd 2 do Retorno do Rei uma entrevista com Christopher Lee onde ele afirma que Sam é seu personagem favorito na literatura de Tolkien. Mas ele o compara a um verdadeiro e simples homem.
 
Sim, é o melhor exemplo para se seguir...
e sim, ele eh o preferido dele... tambem é o meu...
 
alberto, sua "viagem' é muito interessante! adorei!

arwen: ele é meu personagem preferido na Comitiva, e um dos mais queridos por mim!
 
odemos esquecer que Bilbo lhe passou muitas informações, ensinou à ele algo do élfico, enfim... mas o Sam, por ser mais Humilde, digamos assim, nunca teve contato ou aprendizado, somente curiosidade e esta estranha ligação (um dos maiores exemplos é o amor pelas coisas verdes) que só aumentaria com sua jornada.
Sam não passou a ser amigo de Frodo durante a comitiva, certamente seu amor por ele amentou muito durante aquela época, mas de certo que não inciou alí. De fato, ele não recebeu os mesmos ensinamentos que Frodo recebeu de Bilbo, mas ouviu e admirou exatamente as mesmas histórias daquele povo e ali começou a sua admiração.

Minha opinião é que o amor e a admiração de Sam pelos elfos começou no amor e na admiração que ele tinha pelo seu amigo, Frodo, que foi quem lhe contou a maioria das histórias sobre elfos e despertou nele o interesse por este povo.
 
Concordo com o Vilya.
Sam com certeza já tinha tido no mínimo um pequeno contato com a cultura élfica.
Mas apesar disso, eu acho que ele realmente tem algumas características élficas.
Desde o amor que ele tinha pelo pônei e pelas plantas quanto pela dedicação dele para com os outros.
Ele com certeza foi um dos personagens mais completos e cruciais da história da guerra do anel:yep:
 
Exato!As história que Bilbo e Frodo lhe contvam despertaram sua curiosidade,imaginação e amor pelos eldar.

Tanto que quando sua mulher morreu ele construiu um barco e foi até Valinor.
 
Sam era um personagem fantástico e surpreendente! Fico admirada quando leio o quanto os elfos também se identificavam com o Sam...era uma relação mútua de amor e amizade. Tenho certeza que os elfos também sentiam uma admiração enorme pelo fato de que Sam, como elfo pobre e humilde, conseguia penetrar de forma tão intensa na poesia e lirismo élfico.
Quanto ao motivo de existir esse fenômeno, tenho o palpite de que talvez somente o próprio Mandos tenha a resposta a este segredo..quem sabe não é algo relativo ao fatos de existências anteriores tal qual os elfos? _ afinal, o destino dos hobbits é o mesmo que o dos homens ou não?
 
Como Sam tinha muito em comum com os elfos e devido sua lealdade e por ter sido um dos portadores do anel, ele foi sim para as Terras Imortais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo