• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sam e o Anel de Poder

Gandalf era superior aos dois sim, embora Galadriel se compara-se a Fëanor! Mas, o anel de Galadriel foi dado a ela, e o de Elrond, foi-lhe passado por Gil Galad, o primeiro portador do mesmo. Quem seria Gandalf, então, para querer tirar deles tais anéis? Além do mais, o fato de ficarem espalhados era mais seguro, pois se estivesse com um só, em caso de prisão ou morte desse, correria-se o risco de se perder os três de uma única vez.

Gandalf não era tolo. Mesmo que Elrond e Galadriel lhe oferecessem os Anéis ele não aceitaria, pois sabe que o excesso de concentração de poder pode não ser bom.
Foi por esse exlcusivo motivo que ele não assumiu a responsabilidade do Um Anel pra si próprio; ele sabia que se fosse corrompido pelo Poder do Anel os estragos seriam enormes com o Anel em sua posse, e que, mesmo ele, não era imune a tentação e ambição de possuí-lo. Todo poder corrompe... em alguns é mais fácil, em outros mais difícil, e ele tinha consciência disso.


Esse negócio de usar o poder é que fico com pé atrás. Ainda acho que ele nunca usou o poder do anel, embora sua presença (do anel) pudesse realizar influência nos demais.

E o primeiro possuidor do anel (Círdan) deu a Gandalf em segredo, dizendo que ele poderia aquecer os corações. Gandalf já vinha à Terra Média com esse propósito, sendo que talvez (e muito provável) não necessitasse do anel para tal fim, e por isso acho que nunca o usou.

Acho que o Poder de Narya foi utilizado sim, diversas vezes. Sempre é dito que Gandalf quando aparecia nos campos de batalha trazia uma nova luz e esperança aos corações. Na minha opinião isso é efeito também do Poder do Anel. Não teria sentido Cirdan, tão sábio, dar Narya para Gandalf, sabendo que esse não precisa nem fará uso do Anel.

E como já havia dito. Se ele imagina-se que o anel que parou nas mãos de Bilbo era um dos grandes, não o deixaria nas mãos dele, pois sabia que Sauron estava à procura dos mesmo, e assim não só Bilbo, mas o condado estaria em risco

Deixaria nas mãos de quem então, se mesmo depois de saber que o Anel era o Um, ele o deixou sob os cuidados de Frodo?!?
 
Ta na cara q desde o começo da historia Gandalf mostrava tremenda confiança e apoiava mto frodo....mais eu novamente digo ja citado em outro topico:
eu acho q frodo naum seria nada sem Sam........imaginem se Sam naum tivesse alcansado Frodo no riu (esqueci o nome).......Frodo tava perdido....
 
Ta na cara q desde o começo da historia Gandalf mostrava tremenda confiança e apoiava mto frodo....mais eu novamente digo ja citado em outro topico:
eu acho q frodo naum seria nada sem Sam........imaginem se Sam naum tivesse alcansado Frodo no riu (esqueci o nome).......Frodo tava perdido....
 
É, já foi discutido que a força de Sam foi fundamental para ajudar Frodo a chegar à Montanha da Perdição. E acho que Gandalf já sabia dessa necessidade, pois desde o Condado ele (mesmo que de maneira um pouco dissimulada) apoiava a ida de Sam junto a seu mestre Frodo. Quanto a Sam ter alcançado Frodo lá no rio (tb esqueci o nome), acho que foi puramente coisa do destino, já que Gandalf estava "fora de circulação" naquele momento.
 
Foi por esse exlcusivo motivo que ele não assumiu a responsabilidade do Um Anel pra si próprio; ele sabia que se fosse corrompido pelo Poder do Anel os estragos seriam enormes com o Anel em sua posse, e que, mesmo ele, não era imune a tentação e ambição de possuí-lo. Todo poder corrompe... em alguns é mais fácil, em outros mais difícil, e ele tinha consciência disso.

Imaginem o poderio a serviço do mal se o Um Anel tem se apoderado de Gandalf!!! 8O

Agora, quanto a essa possibilidade, me restam duas perguntas:

1 - O que seria de Sauron e Saruman nesse caso? (aliados no mal ou inimigos, ou Sauron deixaria de existir se o Anel passasse a trabalhar com se novo possuidor);

2 - Quem poderia deter o perverso Gandalf e seu anel?? (Bombadil, Saruman, os elfos...)

:o?: :o?:
 
-=MA$$IMO=- disse:
Imaginem o poderio a serviço do mal se o Um Anel tem se apoderado de Gandalf!!! 8O

Agora, quanto a essa possibilidade, me restam duas perguntas:

1 - O que seria de Sauron e Saruman nesse caso? (aliados no mal ou inimigos, ou Sauron deixaria de existir se o Anel passasse a trabalhar com se novo possuidor);

2 - Quem poderia deter o perverso Gandalf e seu anel?? (Bombadil, Saruman, os elfos...)

:o?: :o?:

1 - Sauron e Saruman seriam derrotados.

2 - Ok, tem de se esclerecer uma coisa. Gandalf não ficaria preverso. Contunuaria bom, em certa medida, pois o poder do Anel começaria a cega-lo, e certa da maldade que ele tinha passaria para Gandalf. Assim, a sua noção de "Bem" seria açlterada por ele mesmo e pelo Anel. Ele tornaria aquilo que é o "Bem" numa espécie de meio termo do Mal.
Agora quem o poderia "deter"... Ninguém, acho, tal como Sauron não conseguiria ser detido.
 
2 - Ok, tem de se esclerecer uma coisa. Gandalf não ficaria preverso. Contunuaria bom, em certa medida, pois o poder do Anel começaria a cega-lo, e certa da maldade que ele tinha passaria para Gandalf. Assim, a sua noção de "Bem" seria açlterada por ele mesmo e pelo Anel. Ele tornaria aquilo que é o "Bem" numa espécie de meio termo do Mal.
Agora quem o poderia "deter"... Ninguém, acho, tal como Sauron não conseguiria ser detido.
A inteligencia e a coragem poderiam dete-lo, assim como a coragem derrorou Sauron pela primeira vez, e a inteligencia o derrotou pela segunda e ultima vez.
 
Bom, eu diria que Sam tinha uma alma muito simples, ele sabia que não devia cobiçar algo muito maior do que sua vontade poderia controlar e além do mais, amava Frodo como a um irmão e sabia que tipo de sofrimento um objeto como aquele causava. Mas Sam o cobiçou por uma única vez, pensando em fazer o bem, mas logo tirou essa idéia da cabeça, pois sabia que mesmo com boa intenção, tudo que ele fizesse com o Um Anel, se tornaria mal e perigoso. :P
 
Glorfindel de Valinor disse:
2 - Ok, tem de se esclerecer uma coisa. Gandalf não ficaria preverso. Contunuaria bom, em certa medida, pois o poder do Anel começaria a cega-lo, e certa da maldade que ele tinha passaria para Gandalf. Assim, a sua noção de "Bem" seria açlterada por ele mesmo e pelo Anel. Ele tornaria aquilo que é o "Bem" numa espécie de meio termo do Mal.
Agora quem o poderia "deter"... Ninguém, acho, tal como Sauron não conseguiria ser detido.
A inteligencia e a coragem poderiam dete-lo, assim como a coragem derrorou Sauron pela primeira vez, e a inteligencia o derrotou pela segunda e ultima vez.

Talvez, mas veja bem a situação. Na 1ª vez eles tinham meios de batalha. Daí poderam vence-lo. Na 2ª sem o Gnadlf ninguém do lado do bem teria resistido muito. E como os elfos se tinham ido embora...
Mas não foram apenas a coragem e a inteligência que derrotaram Sauron em cada uma daquelas duas vezes. Também na 1ª houve intelig^ncia, e também na 2ª houve coragem, tanta como na 1ª.
Se na 1ª não houvesse inteligência, como é que era? Pegavam nos exércitos e marchavam contra um sitio qualquer? Ali houve uma estratégia bem delineada, não foi tão simples assim, como entrar pelos portões Negros e ir logo para a mintanha de Fogo.
E se na 2ª não houvesse coragem? Como é que os povos livres da Terra-Média teriam enfrentado Sauron? Houve coragem, e muita, mais até que na 1ª vez se pensarmos bem. Na 1ª eram soldados protegidos por um enorme exército, equivalados em número e superiores em inteligência e arte de combate. Na 2ª estavam inferiorizados em número e Sauron possuía mais meios de combate. Deve-se dizer que na 2ª vez os homens ainda conservavam o sangue de Numenor, portanto a sua honra e coragem seriam maiores... Digo então que na 3ª Era houve mais coragem porque ela já não estava tão incandescente, portanto tiveram de ir buscá-la. Foí mais difícil.

Só para por em atenção. :wink:
 
vinialoe6 disse:
Deixaria nas mãos de quem então, se mesmo depois de saber que o Anel era o Um, ele o deixou sob os cuidados de Frodo?!?
Posso responder com suas palavras também:

vinialoe6 disse:
(...) ele sabia que se fosse corrompido pelo Poder do Anel os estragos seriam enormes com o Anel em sua posse, e que, mesmo ele, não era imune a tentação e ambição de possuí-lo. (...)
Ora, deixar o Um Anel nas mãos de Frodo foi somente uma necessidade, mas temporária, a tanto que a única que lhe pediu acerca do anel é que o levasse a Valfenda.

Gandalf não iria tirar dele e colocar nas mãos de outra pessoa, se por acaso essa pessoa fose mais influenciável ao Um Anel, o que não ocorria com Frodo.

E ele não queria que Frodo fosse o portador do anel para leva-lo a Mordor. Então, está claro que ficar nas mãos de Frodo foi uma necessidade.

Sim, havia um "plano maior" sobre isso, mas se pudesse não deixar nas mãos do hobbit, ele teria feito isso.
 
Ou Gandalf tem o dom da previsão, ou ele se aconsselha muito com Elverod, pois muitas coisas ele adivinhou, muitas coisas como que Frodo ñ poderia matar Golum, como as que Pipin e Mary tinham de ir com a comitiva, como que Sam tinha que ir com Frodo.
Então na minha opnião Gandalf tb tinha descoberto que Frodo yinha que ficar com o Um anel, e ñ ele.
 
Com certeza não estava, a princípio, nos planos de Gandalf que Frodo levasse o Anel a Mordor. Mas ele próprio (na casa de Bilbo) não aceitou o Anel quando Frodo ofereceu o mesmo a ele. Ele disse algo como "não me tente, Frodo. Eu quereria usar o Anel para fazer o bem e isso seria uma tragédia". Algo do gênero.
 
Ou seja, Gandalf viu que Frodo carregar o Um Anel até Valfenda era uma necessidade, que nem mesmo ele, o mais sábio dos Maiar, poderia fazer.

Não estou dizendo que Frodo não fosse predestinado a leva-lo, até mesmo a Mordor, mas digo que Gandalf não queria, e se pudesse, se houvesse um jeito diferente, ele teria tirado das mãos do hobbit.

Em relação ao "dom da previsão" de Gandalf, ele previa a necessidade, mas não quer dizer que ele gostava da situação.

Após o conselho, quando Elrond ainda estava decidindo quem deveria ir, ele somente aceitou que Pippin fosse após intervenção de Gandalf, que falou que nem mesmo Frodo tinha noção de sua decisão (ir até Mordor para tentar destruir o Um Anel), e muito menos Pippin, mas sentia que ele (Pippin) deveria ir.

Mas, de qualquer forma, ele tinha do "dom da previsão" sim.
 
Gandalf queria mas não queria que Frodo levasse o Anel. Na verdade ele não queria que ninguém tivesse que levar o Anel para Mordor, mas isso era um fato imprescindível.
Não acho que ele recuse a idéia de Frodo ser o Portador, pois quando acontece o Conselho de Elrond e Frodo diz que se dispõe a levar o Anel, ele não argumenta nenhuma vez contra isso dizendo que "existam pessoas mais apropriadas"..
 
Porque não tinha mesmo. É isso que digo: havia uma necessidade de se levar o Um Anel até Mordor, e Frodo foi o portador por uma necessidade, eis que ninguém consegueria suportar a tentação de usar o "mardito", o que não ocorria com o hobbit.

Se pudesse ser outra pessoa, com certeza ele mandaria outra pessoa, e não deixaria nenhum hobbit ir.
 
Então concordamos... :)

Edrahil escreveu:
"Se pudesse ser outra pessoa, com certeza ele mandaria outra pessoa, e não deixaria nenhum hobbit ir."

Só não entendi por quê você pensa isso!
 
Aí o cara que postou este tópico, o Glorfindel de Valinor, ñ pode mais responder aqui, pois ele foi acusado de criar varios usuarios no computador dele, bem eu estou dando um aviso aos que frequentam lan house, cuidado pois vcs podem ser expulssos do fórum. :wink:
 
vinialoe6 disse:
Só não entendi por quê você pensa isso!
Baseio-me neste trecho do capítulo O Anel vai para o Sul:

"- Mas assim não restará lugar para nós! - griou Pippin desanimado. - Não queremos ficar para trás. Queremos ir com Frodo.
- Isso porque vocês não entendem e não imaginam o que os espera pela frente - disse Elrond.
- Nem Frodo - disse Gandalf, inesperadamente apoiando Pippin. - Nem qualquer um de nós pode enxergar claramente. É verdade que se esses hobbits entendessem o perigo não ousariam ir. Mas ainda assim desejariam ir, ou desejariam ousar, ficando envergonhados e infelizes. Eu acho, Elrond, que nessa questão seria bom confiar mais na grande amizade deles do que na grande sabedoria. (...)"

Se vê que pela grande sabedoria, não seria lógico mandar um hobbit para tal perigo.
 
Gandalf tinha o poder de prever muitas coisas, além de quando estva com outros, sem corpo(pois era um maiar), conseguia por-lhes na cabeça pensamentos de glória e esperança.Alias dai o seu nome Olorin de Olor- sonho ou visão.
Pode ser por isso que ele tenha caminhado em direcção os Shire, mas não foi por isso que Gandalf ficou amigo dos Hobbits, mas porque eles eram simples de coração, e Gandalf desenvolveu por todos eles um amor profundo. Estava destinado a que ele fosse lá, mas se ele pensasse em treinar um exército de hobbits, o seu plano sairia furado.
Outro golpe do destino, foi o encontro, perto do Shire, de Gandalf com Torin, ambos com a mesma preocupação de destruir Smaug, e a saida de casa de Bilbo, a coisa menos provavel de acontecer, desncadeou toda a história.
Daqui se pode concluir que quer Bilbo, quer Frodo quer Sam estavam destinados a carregar o fardo do Anel, mas não por Gandalf ou Sauron, ou qualquer poder da Terra-Média.

No entanto o destino não tira a liberdade aos Hobbits, eles continuam a poder escolher se querem ir contra ou a favor daquilo que lhes é pedido para realizar. Bilbo podia ter morto Gollum, Frodo podia ter ido sozinho, Sam podia ter abandonado Frodo para sempre.

O caso de Sam é o mais notável, portanto eu o considero o Heroi do SdA: Enquanto Frodo vai porque sabe que tem que destruir o Anel para salvar a Terra Média (o que apesar de dificil, qualquer pessoa com bom senso o faz porque tem que fazer), Sam apenas sabe uma coisa: Que Frodo, que ele ama, vai numa missão para uma terr que só o nome o faz tremer, e precisa de ajuda. E Sam, que não percebe nada do que se passa, não é especialmente forte nem dotado, segue Frodo, ajuda Frodo e carrega com Frodo por amor. e o Anel não suporta esse amor, e facilmente Sam o poe de parte.
 
Esse trecho que você destacou, Edrahil, eu entendo que a opinião sábia fosse que algum guerreiro experiente fosse no lugar do hobbit, pois o mesmo nunca tinha sequer saído do Condado, e não pois ele ser o Frodo.

Poderia ter sido outras pessoas no seu lugar, mas o hobbit era o mais apto, pois nessa missão o que mais importava não era necessariamente a força física, poder ou experiência, e sim uma "Vontade" e não-ganância.

Mas acho que pensamos a mesma coisa, explicitando de formas diferente. :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo