• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sam e o Anel de Poder

Glorfindel de Valinor disse:
Mas Sarumam ñ era mais poderoso que Gandalf ou era? :? ; ele apenas era o líder da ordem, bom este é meu ponto de vista, até pq, se ñ estou enganado, ñ tenho certeza, mais Gandalf foi doutrinado por manwë ñ? enquanto Sarumam foi doutrinado for Aulë. E sem falar, q Gandal é Ólorien, o mais poderoso de todos os Maiar. Pq seu poder seri tão limitado a sim

O Saruman era o mais poderoso, até ao momento em que começou a cair e Gandalf apareceu como o Branco. Mas Gandalf o Cinzento nunca foi mais poderoso que Saruman.
Gandalf é Olorin... E não era o mais poderoso dos Maiar, era o mais sábio, isso sim.

lordpas disse:
Olorin ou Gandalf era o mais SABIO dos maiar... Morava em Lorien e aprendeu a compaixao e a paciencia visitando Nienna...

Sei que você deve saber isso, mas para ninguém confundir, essa Lórien não era a mesma da Terrã-Média. Era outra terra em Valinor.


Galadriel a Bela disse:
Gandalf tem sim fraquesas... meu caro Glorfindel, ñ fique abalado coitado mas uma decepição, foi assim tb com o superhomem e com o batmam
Uma das fraquesas de Gandalf era de querer salvar a TM. Agora Olórien, era mais poderoso que Curumo, isto é definido no Silmarilion "Dos maiar...e de alguma coisa lá." Sarumam foi o primeiro escolhido para ir, depois foi Radagast, e ai Yavana eu acho , falou "vá Olórien, mas ñ como o ultimo", e isto esta escrito "...em um capitulo lá"
mas uma curiosidade, Gandalf em Valinor amava tanto os elfos, será q ele deixou de ama-los na TM, pois se dedicava mais aos Homens e aos Hobbits, tudo bem os Homens estavam correndo grande perigo, mas os Hobbits ñ, a ñ ser o fato do anel, mas os hobbts só c envolveram com o Ring na epoca de Bilbo e Gandalf pelo q me parece conhece os hobbits bem antes disso.
Sem falar q os elfos da floresta corriam tb grande perigo com Dogoll-dur(acho q é assim q se escreve) ali do lado.

Gandalf, por ser mais sábio era o que tinha mais potênciais de cumprir a sua missão. Para aquela gurra não era preciso poder para vencer, mas sim sabedoria.

Dol-Guldur :wink:

vinialoe6 disse:
Não é que Gandalf se dedicava mais aos homens e hobbits do que aos elfos, ele estava a serviço de salvar a TM. Acredito que ele pensava que os hobbits seriam menos corruptíveis pelo poder do Anel pelo fato de serem caseiros e se satisfazerem com uma vida pacata, sem grandes ambições.

Os hobbits se envolveram com o Anel um pouco antes de Bilbo, quando um antepassado de hobbit encontrou o Anel no leito de um rio. Sob o poder do Um, um amigo desse hobbit (hobbit tb) matou-o e pegou o anel pra si. Esse hobbit se chamava Smeagol e veio a se tornar Gollum. Gandalf sabia dessa história há algum tempo, e estava no encalço de Gollum antes mesmo de Bilbo partir para sua jornada. Espero ter ajudado com a sua pergunta, Galadriel.

Gandalf sabia por Bilbo que o Anel tinha estado com Gollum, e que este possívelmente o encontrara, mas não sabia da história antes de Aragorn o apanhar, e ele lhe conseguir tirar uma resposta.
 
Gandalf sabia(não com precisão) do paradeiro do Anel antes de convidar e incentivar Bilbo a participar da viagem com os anões. Aliás, é dito em algum lugar que Gandalf tinha um "pressentimento" que Bilbo tinha que ir nessa viagem.
Se não me falha a memória... Vou dar uma pesquisada pois estou meio enferrujado, e volto a postar...
 
Acho que esse pressentimento tá mais pra sabedoria, afinal, Gandalf devia querer alguém que conseguisse "portar" o Um Anel depois que ele fosse achado, afinal, nem mesmo Gandalf era capaz de resistir a seu poder nefasto. Levar o hobbit Bilbo foi uma boa solução.
 
-=MA$$IMO=- disse:
Acho que esse pressentimento tá mais pra sabedoria, afinal, Gandalf devia querer alguém que conseguisse "portar" o Um Anel depois que ele fosse achado, afinal, nem mesmo Gandalf era capaz de resistir a seu poder nefasto. Levar o hobbit Bilbo foi uma boa solução.

Como é que o Gandalf saberia que ele iria achar o Um Anel nessa viagem? Aliás, ele só descobriu que era o Um mesmo muito tempo depois ( se para alguém 60 anos é muito ). Ele pressentia que o Bilbo tinha de ir... Claro, o Gandalf é sempre sábio.
 
vinialoe6 disse:
Gandalf sabia(não com precisão) do paradeiro do Anel antes de convidar e incentivar Bilbo a participar da viagem com os anões.
Não, ele não sabia! se soubesse, já teria falado isso no Conselho Branco, ou pelo menos a alguém de sua confiança.

vinialoe6 disse:
Aliás, é dito em algum lugar que Gandalf tinha um "pressentimento" que Bilbo tinha que ir nessa viagem.
Pressentimento de que ele teria que ir, sim ele tinha, mas nada em relação ao Um Anel.
 
Na minha opnião Gandalf deixou Bilbo ficar com o anel de poder pois achou q aquele anel era um dos sete anéis de poder dos Anões. E como eles estavam atraz de "ouro" (sei que ñ era esse o principal objetivo) e encontrar ouro era o q os sete anés mais faziam, Gandalf permitiu Bilbo de ficar com o anel. Agora, uma coisa interessante a ser descutida, já q vcs falaram do Consslho Branco, será que Gandalf desconfiava que Saruman estava se corrompedo para o lado das sombras?
 
Gandalf nao sabia o que exatamente o que envolvia o poder do anel... por isso nao fez interferencia no achado de Bilbo. Ele mesmo adverte a Bilbo que existem muitos aneis de poder, e q nenhum pode ser usado levianamente... algo do tipo... Mas sem saber que o anel eh o Um... pois ele (o anel) passa longos anos com Bilbo no Condado...
 
Galadriel a Bela disse:
Na minha opnião Gandalf deixou Bilbo ficar com o anel de poder pois achou q aquele anel era um dos sete anéis de poder dos Anões. E como eles estavam atraz de "ouro" (sei que ñ era esse o principal objetivo) e encontrar ouro era o q os sete anés mais faziam, Gandalf permitiu Bilbo de ficar com o anel.
Lógico que estamos falando de um fato escrito em uma obra (O Hobbit), que quando publicada, o autor não tinha total noção de tudo que escreveria depois.

Mas, se considerarmos que Gandalf desconfiasse que o anel seria um daqueles dados aos anões, com certeza ele teria pego de Bilbo, pois sabia que Sauron estava atrás deles (anéis do poder).

Galadriel a Bela disse:
Agora, uma coisa interessante a ser descutida, já q vcs falaram do Consslho Branco, será que Gandalf desconfiava que Saruman estava se corrompedo para o lado das sombras?
Se desconfiasse disso, não iria falar com Saruman acerca da sua descoberta que o anel em posse de Frodo era o Um Anel.

Gandalf era muito precavido, e não correria o risco de revelar que a maior e mais desejada arma do Senhor do Escuro foi encontrada, ainda mais para alguém que pudesse pega-la e entrega-la a Sauron.

Assim, acho que sim que ele tinha rixas, e até alguma desconfiança de Saruman, mas não que ele (Curunir) estivesse virando a casaca.
 
Se desconfiasse disso, não iria falar com Saruman acerca da sua descoberta que o anel em posse de Frodo era o Um Anel.

Gandalf era muito precavido, e não correria o risco de revelar que a maior e mais desejada arma do Senhor do Escuro foi encontrada, ainda mais para alguém que pudesse pega-la e entrega-la a Sauron.

Assim, acho que sim que ele tinha rixas, e até alguma desconfiança de Saruman, mas não que ele (Curunir) estivesse virando a casaca.
mas Gandalf, nunca revelou que Bilbo tinha achado um anél de poder. Só revelou para Sarumam quando o caso era critico.
E então, o q vcs me dizem da indireta q Gandalf jogou para Saruman no consselho q se reuniuem Valfenda, aquele dos anéis de fumaça, cuja ele sopra três anéis de fumaça, depois mas sete q passam estre os três, depois nove que passam entre os sete, e depois um, e depois pega os anéis de fumaça.
 
Na verdade, eu cho que este é um dos assuntos que Tolkien deixou pendente. Eu acho que Gandalf sabia que Srumam estava atras dos anéis, mas todos ali estavam. E tb na minha opinião, o primeiro a descobrir no consselho q Sarumam estava se transviando, era Elrond, ñ sei porque, mas sempre tive esta idéia fixa na mente, depois que tinha acabado de ler o Contos Inacabados.
 
Glorfindel de Valinor disse:
Isildor, Smegol, Bilbo, Frodo, e até mesmo Gandalf, forom seduzidos pelo poder do um anel, mas pq ñ Sam? q Alem de ficar bastante próximo dele por muito tempo, chegou a tocar nele e até usa-lo uma vez?

Citei a pergunta, pq quero dar minha opinião em relação a isso: eu acho simples...Sam não foi corrompido pelo Anel pela sua amizade, lealdade, e acima de tudo, grande carinho que sentia pro Frodo..isso "bloqueou" o poder do UM sobre ele..

ate mais...
 
Sam também foi tentado e seduzido pelo Poder do Anel, mas seu amor por Frodo era ainda maior do que essa tentação; por isso ele conseguiu resistir.
 
Galadriel a Bela disse:
mas Gandalf, nunca revelou que Bilbo tinha achado um anél de poder. Só revelou para Sarumam quando o caso era critico.
Ele não sabia que o anel que estava em posse de Bilbo era o Um Anel.

Só descobriu quando estava nas mãos de Frodo.

Galadriel a Bela disse:
E então, o q vcs me dizem da indireta q Gandalf jogou para Saruman no consselho q se reuniuem Valfenda, aquele dos anéis de fumaça, cuja ele sopra três anéis de fumaça, depois mas sete q passam estre os três, depois nove que passam entre os sete, e depois um, e depois pega os anéis de fumaça.
Ele não achava que Saruman estava virando a casaca, senão não falaria para ele onde e com quem estava o Um Anel. Não é lógico, nem prudente, ainda mais se tratando do mais sábio dos Maiar! :wink:
 
Eu estou sem o livro pra confirmar, mas se não me engano Gandalf já sabia sim que o Anel de Bilbo era o Um; se não me falha a memória ele até deu um certo "incentivo" pra Bilbo passar o Anel pra Frodo, antes de sair para a sua viagem.
 
vinialoe6 disse:
Eu estou sem o livro pra confirmar, mas se não me engano Gandalf já sabia sim que o Anel de Bilbo era o Um; se não me falha a memória ele até deu um certo "incentivo" pra Bilbo passar o Anel pra Frodo, antes de sair para a sua viagem.

Tinha suspeitas. Ele não era estúpido, se soubesse que aquele era o Um Anel cpm toda a certeza entraria logo em ação, enquato ainda era seguro. :disgusti: :mrgreen: :lol: Pelo menos mais seguro do que depois veio a ser.
 
Tinha suspeitas. Ele não era estúpido, se soubesse que aquele era o Um Anel cpm toda a certeza entraria logo em ação, enquato ainda era seguro. Pelo menos mais seguro do que depois veio a ser
Mas foi isto que ele fez, partiu imediatamente para Gondor buscar os registros de Isildor, e depois foi falar com os Sarumam, e para vc ver q ele duvidava de Sarumam, pq Gandalf iria ler novamente os relatos de Isildor, c Sarumam já muitas vezes tinha feito isso. E pq ele daria aquela indireta a Sarumam, com a brincadeirinha dos anéis de fumaça.
Ele não achava que Saruman estava virando a casaca, senão não falaria para ele onde e com quem estava o Um Anel. Não é lógico, nem prudente, ainda mais se tratando do mais sábio dos Maiar!
vc prestou atenção no q eu disse? ele só contou para Saruman quando o momento era critico. E eu tb ñ disse que Gandalf sabia que aquele era o Um anel, disse que ele sabia que era um dos anéis de poder. E obviamente sabia, e penssava tb e era um dos anéis dos anões, pois o dos elfos estavam muito bem guardados, e os 9 estavam sobre a posse dos cavalheiros negros. E ele deixaria sim o anel com bilbo se soubesse que era um anel de poder, pois poucos eram queles que sabiam da presença do Condado, nem mesmo Saruman sabia da presença do Condado, e obviamente um hobbit, seria a ultima das criaturas que Sauron iria se importar.
 
Galadriel a Bela disse:
vc prestou atenção no q eu disse? ele só contou para Saruman quando o momento era critico. E eu tb ñ disse que Gandalf sabia que aquele era o Um anel, disse que ele sabia que era um dos anéis de poder.

E obviamente sabia, e penssava tb e era um dos anéis dos anões, pois o dos elfos estavam muito bem guardados, e os 9 estavam sobre a posse dos cavalheiros negros. E ele deixaria sim o anel com bilbo se soubesse que era um anel de poder, pois poucos eram queles que sabiam da presença do Condado, nem mesmo Saruman sabia da presença do Condado, e obviamente um hobbit, seria a ultima das criaturas que Sauron iria se importar.
Isso eu já lhe respondi, veja só:

Edrahil disse:
Mas, se considerarmos que Gandalf desconfiasse que o anel seria um daqueles dados aos anões, com certeza ele teria pego de Bilbo, pois sabia que Sauron estava atrás deles (anéis do poder).
:wink:

Galadriel a Bela disse:
E ele deixaria sim o anel com bilbo se soubesse que era um anel de poder, pois poucos eram queles que sabiam da presença do Condado, nem mesmo Saruman sabia da presença do Condado, e obviamente um hobbit, seria a ultima das criaturas que Sauron iria se importar.
Como disse, Sauron estava atrás dos anéis do poder. Se ele (Gandalf) já carregava um, poderia carregar dois em segredo. Então, não haveria necessidade de se deixar com Bilbo, nem seria prudente.

Saruman sabia da presença do Condado, e outros também, mas mesmo se não soubessem, isso não é garantia de segurança.

Concordo com você quando disse que não iriam se importar com hobbits, mas a partir do momento que soubessem que lá estava um dos anéis do poder, eles iriam correndo tentar pegar.
 
Edrahil escreveu:
"Como disse, Sauron estava atrás dos anéis do poder. Se ele (Gandalf) já carregava um, poderia carregar dois em segredo. Então, não haveria necessidade de se deixar com Bilbo, nem seria prudente"

Mas se Gandalf achava mais prudente guardar com ele dois anéis do Poder, ele também não acharia mais prudente levar consigo o Um, quando descobriu que este era o Anel de Bilbo?!
 
Mas se Gandalf achava mais prudente guardar com ele dois anéis do Poder, ele também não acharia mais prudente levar consigo o Um, quando descobriu que este era o Anel de Bilbo?!
_________________
aí esta o caso.
Gandalf ñ penssa da mesma forma q vc Edrahil, ele ñ penssa em quantidade e sim em valor. Para ele já devia ser muito complicado guardar o anél de fogo(Narya) seria mais complicado ainda, guardar um anel dos anões. sem falar q Gandalf ñ era deus, e ele tinha cosciencia disso, outra pessoa poderia tirar proveito desta jóia, pois se ñ seria então muito sábio, ele pegar o anél de Galadriel, de Elrond, e ficar com os três anéis dos elfos, pois ele próprio é muito superior a eles. e tb Gandalf ñ esta com Narya para protege-lo, guarda-lo em segredo, em fim, ele esta com Narya pois ele seria a pessoa que melhor usaria seu poder.
 
Mas se Gandalf achava mais prudente guardar com ele dois anéis do Poder, ele também não acharia mais prudente levar consigo o Um, quando descobriu que este era o Anel de Bilbo?!
Leia o trecho onde ele conversa com Frodo a respeito do Um Anel, logo no início do livro. Ele explica que, por mais que ele quizesse somente esconde-lo, ele seria tentado a usa-lo, e aí só sairia cáca!

Então, ele comenta que os hobbits são engraçados, que apesar de aparentarem ser um povo frágil, muitos provavelmente conseguiriam suportar o poder do Um Anel, sem querer usa-lo, nem que fosse por algum tempo, o que não ocorreria com qualquer outro de outra raça.

E quando descobriu (teve certeza) que aquele era o Um Anel, viu que seria melhor que o hobbit, que estava resistindo ao seu poder, levasse-o para Valfenda, para se ver o que iriam fazer.

Gandalf ñ penssa da mesma forma q vc Edrahil, ele ñ penssa em quantidade e sim em valor. Para ele já devia ser muito complicado guardar o anél de fogo(Narya) seria mais complicado ainda, guardar um anel dos anões.
Ontem li novamente o trecho da conversa de Gandalf e Frodo a respeito do Um Anel, e ele disse que forma criados muitos anéis, mas os Grandes Anéis foram aqueles dados aos anões, elfos, homens, e o próprio Um Anel.

Gandalf achava que o anel de Bilbo era um dos muitos feitos (sem grandes poderes), mas não um dos Grandes Anéis.

Chegou até a imaginar que pudesse ser até mesmo o Um Anel, mas aceitou as colocações de Saruman que disse que este foi perdido para sempre, indo parar, provavelmente, nas profundezas do mar.

E como já havia dito. Se ele imagina-se que o anel que parou nas mãos de Bilbo era um dos grandes, não o deixaria nas mãos dele, pois sabia que Sauron estava à procura dos mesmo, e assim não só Bilbo, mas o condado estaria em risco.

sem falar q Gandalf ñ era deus, e ele tinha cosciencia disso, outra pessoa poderia tirar proveito desta jóia, pois se ñ seria então muito sábio, ele pegar o anél de Galadriel, de Elrond, e ficar com os três anéis dos elfos, pois ele próprio é muito superior a eles.
Gandalf era superior aos dois sim, embora Galadriel se compara-se a Fëanor! Mas, o anel de Galadriel foi dado a ela, e o de Elrond, foi-lhe passado por Gil Galad, o primeiro portador do mesmo. Quem seria Gandalf, então, para querer tirar deles tais anéis? Além do mais, o fato de ficarem espalhados era mais seguro, pois se estivesse com um só, em caso de prisão ou morte desse, correria-se o risco de se perder os três de uma única vez.

e tb Gandalf ñ esta com Narya para protege-lo, guarda-lo em segredo, em fim, ele esta com Narya pois ele seria a pessoa que melhor usaria seu poder.
Esse negócio de usar o poder é que fico com pé atrás. Ainda acho que ele nunca usou o poder do anel, embora sua presença (do anel) pudesse realizar influência nos demais.

E o primeiro possuidor do anel (Círdan) deu a Gandalf em segredo, dizendo que ele poderia aquecer os corações. Gandalf já vinha à Terra Média com esse propósito, sendo que talvez (e muito provável) não necessitasse do anel para tal fim, e por isso acho que nunca o usou.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo