• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sam e o Anel de Poder

Ar-Alkaiser disse:
É, amizade ajudou. Mas o nível do Sam era maior que o do Frodo. hehehehe

Não era não, muito pelo contrário. O Frodo tinha até mais nível que o Sam. Mas o que o Sam tinha era uma mente mais simples, e por isso ele não compreendia muita coisa do que se passava com o mundo. O poder do Anel era uma delas. A prova disso é quando o Anel o tenta seduzir, dando-lhe a ver como ele poderia ser grande e ter os jardins que quisesse se o usasse. É aí que entra a mente simples do Sam. Ele pensa que não queria mais jardins do que aqules que fosse ele próprio a fazer, e descobre assim que aquilo era uma artimanha do Anel. É preciso pensar bem no significado da palavra "nível".
 
No final das contas, quem teria sucumbido primeiro: Sam ou o Frodo, se os dois tivessem tido feito o mesmo caminho, apenas invertendo os papeis?
 
Ar-Alkaiser disse:
No final das contas, quem teria sucumbido primeiro: Sam ou o Frodo, se os dois tivessem tido feito o mesmo caminho, apenas invertendo os papeis?

Nenhum dos dois conseguiria. Um tinha qualidades que o outro não tinha. Sam era mais resistente que Frodo em alguns aspectos, e tinha uma grande devoção ao seu amo. No entanto faltavalhe a sabedoria necessária para amissão. Penso que não teria ido longe. Tal como Frodo não iria.
 
Posso estar falando besteira, mas acredito que o Sam não foi corrompido pelo poder do anel, porque ele era apenas um hobbit que nunca tinha saido do Condado, ou seja, não sabia o que se passava na Terra Média. Ele não era ambicioso.

Resumindo ele era uma pessoa simples, que queria viver em paz no Condado tomando cerveja com seus amigos e ouvindo velhas histórias.
 
Gigi disse:
Posso estar falando besteira, mas acredito que o Sam não foi corrompido pelo poder do anel, porque ele era apenas um hobbit que nunca tinha saido do Condado, ou seja, não sabia o que se passava na Terra Média. Ele não era ambicioso.

Resumindo ele era uma pessoa simples, que queria viver em paz no Condado tomando cerveja com seus amigos e ouvindo velhas histórias.

A mente simples de que eu falei antes... :D
 
não que o anel não tenha tentado corromper sam mas sam amava o frodo demais para ser corrompido pelo anel....
 
Gigi disse:
Posso estar falando besteira, mas acredito que o Sam não foi corrompido pelo poder do anel, porque ele era apenas um hobbit que nunca tinha saido do Condado, ou seja, não sabia o que se passava na Terra Média. Ele não era ambicioso.


Acredito que isso nao sirva como pretexto paa o Sam nao ter sido corrompido, frodo tambem tinha todas as caracteriticas que vc citou, no entanto...
 
olha gigi quando o anel tentou corrompelo ele ofereceu tudu isso que voce disse e mais um pouco mas sam negou pois nunca abandonaria seu mestre!
 
O anel, tb muitas vezes tenyou corromper Gandalf, uma das vezes foi na casa de Frodo, por isso Gandalf recusava-se a ficar perto dele, e qual será os argumentos que o anel usava para corromper Gandalf, será q Gandalf tem alguma fraqueza?
 
Gandalf era sábio o bastante para saber que o anel em seu poder seria destruidor, por isso temia "ser tentado".
 
Glorfindel de Valinor disse:
O anel, tb muitas vezes tenyou corromper Gandalf, uma das vezes foi na casa de Frodo, por isso Gandalf recusava-se a ficar perto dele, e qual será os argumentos que o anel usava para corromper Gandalf, será q Gandalf tem alguma fraqueza?

Todos tem. E o argumento é sempre o mesmo, o poder que a pessoa pode manipular com o Um.
 
Glorfindel de Valinor disse:
Isildor, Smegol, Bilbo, Frodo, e até mesmo Gandalf, forom seduzidos pelo poder do um anel, mas pq ñ Sam? q Alem de ficar bastante próximo dele por muito tempo, chegou a tocar nele e até usa-lo uma vez?

Eu penso que Sam não ficou com o Anel e nem foi seduzido, pois ele ficou muito pouco tempo com ele. Do momento que Frodo foi picado pela Laracna até o momento em que Sam devolveu o Anel p/ Frodo não houve tempo dele ficar seduzido e pegar o Anel pra ele. E esse momento com o Anel não valia muito, pois esse era o auge de garnde amizade entre os dois. Por isso na hora de entregar o Anel, Sam não quis ficar com ele pois sabia que Frodo precisava ficar com ele e destrui-lo.

Acredito que foi esse o motivo... :wink:
 
Eu penso que Sam não ficou com o Anel e nem foi seduzido, pois ele ficou muito pouco tempo com ele. Do momento que Frodo foi picado pela Laracna até o momento em que Sam devolveu o Anel p/ Frodo não houve tempo dele ficar seduzido e pegar o Anel pra ele. E esse momento com o Anel não valia muito, pois esse era o auge de garnde amizade entre os dois. Por isso na hora de entregar o Anel, Sam não quis ficar com ele pois sabia que Frodo precisava ficar com ele e destrui-lo.
sam gostava muito de frodo para abandona-lo e ficar com o anel...

quando se oferecia para caregar o anel era por pura compaixão e sem nenhuma ambição
 
Glorfindel de Valinor disse:
O anel, tb muitas vezes tenyou corromper Gandalf, uma das vezes foi na casa de Frodo, por isso Gandalf recusava-se a ficar perto dele, e qual será os argumentos que o anel usava para corromper Gandalf, será q Gandalf tem alguma fraqueza?

O Anel provávelmente mostrava a Gandalf que poderia vencer Sauron se o usasse. Mostrar-lhe-ia o Sauron a ser destruído por ele, e ele a tornar-se o grande senhor da Terra-Média... o resto a gente já sabe não é?

Eu penso que Sam não ficou com o Anel e nem foi seduzido, pois ele ficou muito pouco tempo com ele. Do momento que Frodo foi picado pela Laracna até o momento em que Sam devolveu o Anel p/ Frodo não houve tempo dele ficar seduzido e pegar o Anel pra ele. E esse momento com o Anel não valia muito, pois esse era o auge de garnde amizade entre os dois. Por isso na hora de entregar o Anel, Sam não quis ficar com ele pois sabia que Frodo precisava ficar com ele e destrui-lo.

Não é uma questão de tempo. O Anel começa a corromper ainda antes de as pessoas o terem tocado. O Sam foi tentado por ele, e teria sido corrompido se não fosse a sua força de vontade... :wink:
 
Não é uma questão de tempo. O Anel começa a corromper ainda antes de as pessoas o terem tocado. O Sam foi tentado por ele, e teria sido corrompido se não fosse a sua força de vontade...

O templo influencia sim nesta questão. Veja Boromir: ele ficou encantado pelo Anel desde a promeira vez que o viu. Porém, a medida que o tmepo passava, o Anel o corrompeu mais, até que fez tudo aquilo...
 
eu n ão vou dizer que ele nunca se seduziu.. nem nunca sentiu vontade de apenas toca-lo..porém o seu amor fraternal por Frodo, que é o que mais vemos no livro, é t ão intenso que ele vence até o perverso poder de seduç ào do um anel.. eu acho que essa é uma das mensagens mais importantes que o livro deixa para nós... ele prefere manter-se firme à amizade até o fim a deixar-se manipular pelo um anel...
 
Mas se o Anel tivesse tempo corromperia Sam, assim como corromperia qualquer um. Todos caem sob o domínio do Anel, cedo ou tarde.
 
Lothiriel disse:
Gigi disse:
Posso estar falando besteira, mas acredito que o Sam não foi corrompido pelo poder do anel, porque ele era apenas um hobbit que nunca tinha saido do Condado, ou seja, não sabia o que se passava na Terra Média. Ele não era ambicioso.
Acredito que isso nao sirva como pretexto paa o Sam nao ter sido corrompido, frodo tambem tinha todas as caracteriticas que vc citou, no entanto...

Sim, isso é verdade. Outra coisa que eu esqueci: o Sam além de ter todas as caracteristicas que eu postei ai em cima, ficou relativamente pouco tempo com o anel. Talvez se ele tivesse ficado mais tempo também poderia ter sofrido os mesmos efeitos que o anel produziu no Frodo.

Esse fato somado a sua vontade quase cega de salvar o seu mestre, impediram o anel de dominá-lo
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo