1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

salvem nossas polentas???

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Haldis, 13 Mar 2007.

  1. Haldis

    Haldis Vento Sul

    pode parecer brincadeira o titulo... mas o assunto é serio... este foi o nome dado a um das recentes campanhas do greepeace ao milho transgenico. Nao sou contra a pesquisa dos trangenicos... mas sou contra o uso indevido da pesquisa. enquanto que alguns visao lucros outros visao um interesse humanitario... qual a opiniao de voces sobre os alimentos transgenicos?
     
  2. natalia

    natalia Usuário

    Eu, sinceramente, não teria nada contra desde que as pesquisas realizadas garantissem, sem sombra de dúvidas que esses alimentos não terão efeitos colaterais de longo prazo.

    Agora, para garantir isso, a pesquisa levaria muitos anos e teria que considerar fatores ambientais (clima em que a pessoa vive, por exemplo) e culturais (a combinação desses alimentos com outros, que varia de povo para povo, e os outros hábitos de saúde podem influenciar os efeitos nas pessoas). Os fatores genéticos também influenciam e por aí vai. Bem, nisso vai muita grana e o interesse comercial diminuiria muito... se eles fossem obrigados a fazer isso, talvez desistissem da pesquisa...

    Por outro lado, a gente ainda nem sabe (de forma completa e com absoluta certeza) o que os alimentos não-transgênicos que a gente consome provocam no corpo. Temos pistas sobre o que faz bem e o que faz mal, evidências estatísticas tiradas de experimentos relativamente controlados mas, certezas mesmo, bem poucas.
     
  3. Deby_nha

    Deby_nha Usuário

    Polenta... nossa juro que quando vi o tópico pensei que era aquela comida que aqui chamamos de Angu. hauhuahuahua
     
  4. Lukaz Drakon

    Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

    Salvem o Greenpeace dos seus marketeiros, isso sim.
     
  5. Ithildwyn

    Ithildwyn ...

    Sou contra o uso de agrotóxicos, e a transgenia q tem sido liberada comercialmente (até onde eu sei) visa apenas aguentar mais agrotóxicos...
    ridículo.
     
  6. Deriel

    Deriel Administrador

    Sem agrotóxicos e fertilizantes teríamos que escolher quem seriam os 5 bilhões de pessoas que morreriam pq a comida não daria pra todo mundo. Agricultura puramente orgânica não tem condições de manter mais de 1 bilhão de pessoas :|
     
  7. Ithildwyn

    Ithildwyn ...

    Bom, eu não acho q esteja dando certo do jeito q tá, msm...
    Não sou exatametne a favor de exterminar esses 5 bilhões, mas de um controle rígido d natalidade sim... e acho q as pessoas deveriam aceitar q depois da vida vem a morte, em vez d tentarem ser imortais (e ainda querem continuar procriando... ¬¬' )
     
  8. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    As coisas não são tão simples...:roll:
    Tem toda uma questão biológica, cultural e educacional por trás de índices de natalidade desenfreados.

    Mas visando as polentas...vivemos novos tempos, precisamos de novas soluções. As pesquisas devem ser feitas, mas com responsabilidade.
     
  9. ?

    ? Banned

    Pelo que eu sei é exatamente o contrário. Os alimentos transgênicos são mais resistentes à pragas, o que diminuiria o uso de agrotóxicos.

    Pros amantes de teorias conspiratórias de plantão, dizem que quem banca o lobby contra os transgênicos são justamente os fabricantes de agrotóxicos.
     
  10. Estranho

    Estranho Dancer

    Faz sentido :think:




    Aliás, (nivel de pergunta idiota: 9) pq exatamente o Greenpeace é contra os transgênicos?
     
  11. Ithildwyn

    Ithildwyn ...

    Não foram feitos testes o suficiente pra saber se não vai ser nocivo... e é fácil d se propagar msm onde não são desejados - e depois disso ainda tem q pagar royalties... ¬¬'

    Ué, mas até onde eu sei, RoundUp (um agrotóxico) é da Monsanto, maior produtora de soja transgênica...
    Já ouvi falar disso da Bayer tb.
     
  12. Shazan

    Shazan siscapuliu

    Se a polenta estiver frita e bem acompanhada você nem vai lembrar que é feita de milho. O importante, então, são as outras misturas.
     
  13. ?

    ? Banned

    Disso eu não sabia :think:
    De qualquer forma, os alimentos transgênicos foram criados pra aumentar a produtividade. E dentre tantos outros fatores que permitem isso, está a maior resistência a pragas, o que pelo menos em tese, deveria reduzir o uso de pesticidas.

    E não podemos descartar também as vantagens dos transgênicos. A soja, na sua forma natural, não cresceria no cerrado brasileiro nem fudendo.
     
  14. Danee

    Danee Demônio angelical


    concordo plenamente, o ser humano parece uma praga..
    procria.. vive cada vez mais.. e vai usando a terra..
    até que certos lugares se tornem improdutivos...


    eu acho os trangênicos uma avanço bom.. mais ainda acho que
    não temos mtas certezas sobre eles... sobre possiveis efeitos e tals..
     
  15. Elminster

    Elminster Usuário

    Verdade, mas podemos fazer o que :osigh:. Os seres vivos tem como instinto se procriar para manter a espécie. Alguns dizem câncer da terra. Acho que não, pois câncer começa em uma célula e se alastra para outros, nossa culpa já vem de bastante tempo e é praticada por muitos e não começou por apenas um.
     
  16. Danee

    Danee Demônio angelical

    È.. os seres vivos tem esse instinto.. mais mantem um equilibrio e tals..
    nao matam o que nao vao comer.. nao interferem em outras populações...
    mais nosso instindo foi além.. :think:
     
  17. Ithildwyn

    Ithildwyn ...

    Mais ou menos.... lêmings se suicidam qndo a densidade populacional fica mto alta, e algumas espécies só são férteis (bem, as fêmeas) qndo estão em situação adequada (alimento o suficiente pra nutrir bem a cria). Essa segunda é fisiológica, não comportamental, mas bem q a gente podia ser assim tb, né?
     
  18. Deriel

    Deriel Administrador

    Eles não se suicidam não. Foi um
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , a equipe do documentário filmou lemmings se suicidando, mas não contou que foram eles que os empurraram. Lemmings não se suicidam :yep:
     
  19. The_King_Arthas

    The_King_Arthas Usuário

    Tem que tomar cuidado para não pensar que uma espécie deixa de procriar porque percebe que, se continuar assim, a espécie vai ser extinta. Ou seja, deixam de ter filhos para o "bem da espécie".
    Os animais querem deixar o máximo de decendentes possíveis. De início, parece que a melhor estratégia seria ter filhos desenfreadamente. 5 filhos é melhor que 4, 6 melhor que 5 e infinitos melhor do que qualquer outro número.
    Não funciona assim. O que importa é ter o máximo de filhos que consigam procriar. Se há comida abundante, você pode ter mais filhos, pois consiguirá alimentar todos eles. Se há menos comida, você não pode ter muitos filhos, pois se tiver filhos demais, alguns irão morrer de fome, e você perderá seu "investimento" nele.
    Por isso que no caso de superpopulação o número ótimo de filhos diminui.

    Sou a favor do uso de trangênicos porque não vi nenhuma pesquisa que mostrasse que eles realmente pudessem causar algum dano. No site da greenpeace mesmo, a primeira razão para não se usar agrotóxicos que eles dão é "razões desconhecidas". Estou aberto a mudar de idéia, de qualquer jeito.
     
  20. Eönwë

    Eönwë Usuário

    Nunca se tem certeza em ciência, são sempre apenas evidências estatísticas. Mesmo pra liberar os remédios.



    A impressão que eu tenho sobre os transgênicos é que eu não sei a verdade, que pelo que aparece na mídia não dá pra saber. Os dois lados (pró e contra) são muito radicais, e parece não haver ninguém neutro, que trate apenas dos fatos.

    Mesmo assim, eu me inclino mais a ficar a favor. Eu nunca, nunca ouvi falar de um mal sequer trazido por alimentos transgênicos.

    Dizem que não foram feitos testes suficientes. Os testes nunca são suficientes. Sempre há a possibilidade de algo escapar, um 'efeito colateral' (como com remédios). Mas até hoje nada escapou.

    O Greenpeace só vai achar que os teste foram suficientes qdo descobrire que os transgenicos fazem mal.
     

Compartilhar