• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Salvando Configurações do Firefox

FURIA Da Rossa

Rank Configurável??
Olá meus brothers...

Estou com vontade de formatar meu computador mas sei que terei que enfrentar algumas dores de cabeça, tais como restaurar certos dados e reacertar as configurações, de tudo, tanto do sistema operacional quanto dos programas que eu mais utilizo...
Um deles é meu navegador, Firefox, que já está bem customizado. Reinstalá-lo em uma nova máquina poderia causar perda de configurações, como as extensões que eu adicionei (15) e meus favoritos, ou bookmarks, bem como outras configurações manualmente alteradas nas "options".
Mas sei que existe um diretório aqui que contém cada uma dessas informacoeszinhas, e não é o local onde o navegador está instalado, no caso C:\Arquivos de Programas\Firefox. Provalvelmente é a "application data" ou "dados de aplicativos" mas, ao entrar na pasta do Firefox que lá tem, aí é que eu me perco. São 66MB de arquivos que não identifico qual que se refere a que configuração.

O que eu queria: salvar com segurança meus bookmarks, configurações mudadas manualmente e extensões. Como fazer?

Perguntinha extra: eu tenho umas ideiazinhas sobre coisas que eu gostaria que fossem adicionadas ao programa para conforto próprio, ou ideias que eu simplesmente acho bem legais. Como os desenvolvedores do FF são uma comunidade opensource, e pela propria politica do Firefox que eu conheço um pouco, sei que há um lugar em que vc posta suas sugestões e pode ser que um desenvolvedor adote e as transforme em parte do programa. Aonde fazer isso?

Obrigado!
 
Eu também tenho algumas dúvidas sobre o Firefox:
Como eu mudo a skin? Como coloco links permanentes na barra abaixo da de Navegação? Bem, é só isso.
 
Dentro do Application Data/Firefox, deve ter um diretório para cada perfil, com um nome do tipo "nome.alguns_caracteres_aleatórios". Dentro desse diretório, o que você vai encontrar é:

bookmarks.html - Bookmarks
prefs.js - Configuração

É isso que você precisa salvar se só quiser manter isso. No entanto, outros arquivos ali podem ser úteis, como o histórico, etc.

Extensões são salvas num diretório extensions/ lá, mas não sei se simplesmente salvando o diretório e copiando depois vai funcionar, talvez essa informação esteja em outros arquivos também. Se você quiser uma maneira muito econômica de salvar, salve aqueles arquivos só e depois reinstale as atualizações.

Mas eu recomendaria salvar todo esse diretório e depois por de volta, assim ele vai ficar igual a como era antes. 66MB é bem fácil de salvar.
 
Descobri como que salva os bookmarks: indo no manage bookmarks, file, export, e pronto.
Já as extensões é algo moh complexo de se identificar, tou achando que é melhor ir instalando uma por uma ao formatar.
 
FURIA Da Rossa disse:
Um deles é meu navegador, Firefox, que já está bem customizado. Reinstalá-lo em uma nova máquina poderia causar perda de configurações, como as extensões que eu adicionei (15) e meus favoritos, ou bookmarks, bem como outras configurações manualmente alteradas nas "options".
Mas sei que existe um diretório aqui que contém cada uma dessas informacoeszinhas, e não é o local onde o navegador está instalado, no caso C:\Arquivos de Programas\Firefox. Provalvelmente é a "application data" ou "dados de aplicativos" mas, ao entrar na pasta do Firefox que lá tem, aí é que eu me perco. São 66MB de arquivos que não identifico qual que se refere a que configuração.

O que eu queria: salvar com segurança meus bookmarks, configurações mudadas manualmente e extensões. Como fazer?

Perguntinha extra: eu tenho umas ideiazinhas sobre coisas que eu gostaria que fossem adicionadas ao programa para conforto próprio, ou ideias que eu simplesmente acho bem legais. Como os desenvolvedores do FF são uma comunidade opensource, e pela propria politica do Firefox que eu conheço um pouco, sei que há um lugar em que vc posta suas sugestões e pode ser que um desenvolvedor adote e as transforme em parte do programa. Aonde fazer isso?

Obrigado!

Vamos por partes: seu diretório possui 66MB, isso deve estar incluindo sua cache de navegação (páginas visitadas recentemente, para otimizar a velocidade de navegação). Você poderá reduzir isso drásticamente usando o menu "Edit/Preferences", selecionar a opção "Privacy" e no item "Cache", clicar no botão "Clear". Isso vai fazer com que sua cache seja eliminada. Isso já reduz boa parte do que salvar.

Você teria que fazer um backup dos arquivos: pluginreg.dat, profiles.ini (ficam fora do diretório que tem caracteres aleatórios que o pessoal citou, pelo menos em Linux :think:). Dentro desse diretório, que armazena o seu perfil do Firefox, você pode, a priori, copiar todos os arquivos e diretórios, exceto o "Cache" (se você tiver limpado a cache, também não haverá problemas).

As extensões ficam no diretório "extensions", onde são gravadas com nomes estranhos, no estilo "chaves do registro do Windows", argh! Existem dois arquivos aqui, "Extensions.rdf" e "installed-extensions.txt" que são fundamentais, além dos diretórios com nomes estranhos. A princípio, a cópia desse diretório completo deve funcionar... Mas como você está usando Windows, não sei se tem alguma coisa na meleca do Registry :blah:, que poderia atrapalhar tudo.

Quanto às contribuições, você pode se inscrever em https://bugzilla.mozilla.org/ e inserir uma nova "enhancement request" (veja se já não está na lista de coisas já solicitadas, por via das dúvidas). Cuidado para não inserir como um "bug report". Ah, outro detalhe básico: o idioma oficial é o inglês.

Entretanto, existem outras formas... Primeiro, faça uma busca criteriosa para verificar se não existe uma extensão que já faça isso. O Firefox é bem modular e muita coisa pode ser acrescentada como extensão. Se você não encontrar exatamente o que quer, poderá encontrar dados de alguém que esteja trabalhando em uma extensão bem próxima do que você deseja, suponhamos, gerenciamento de downloads. Exponha sua idéia para alguém que tenha feito uma extensão relacionada. Se você gostar de programação e XML, poderá desenvolver sua extensão você mesmo. São bastante simples, não exigem programação avançada (basicamente são JavaScripts + XML).

Bom, vou ficar por aqui, antes que alguém reclame do tamanho do texto :-)
 
Não há o que agradecer :-)

É que boa parte do que você havia perguntado eu já tinha procurado antes ;-) Uso o Firefox desde o lançamento (foi o único que me fez largar o Galeon depois de 3 anos).
 
Infelizmente não encontrei essa "enhancement request",tampouco sei procurar extensões específicas para tais funcionalidades, como fazer? Por exemplo, eu tava querendo uma extensão que fizesse isso aqui oh: Wikipedia Search (seria similar à dictionary search) ou pequeno campo de texto no qual vc digita diversas linhas, cada uma contendo um link, ou cole os links ali, um em cada linha, então o firefox abrirá cada pagina em uma tab diferente, portanto colocar N links em N linhas abriria N tabs, uma para cada um)... Encontrei no bugzilla, obviamente, somente diversas coisas sobre bugs e pedidos de correção deles.
Também queria saber mais uma particularidade do FF: Eh possível deixar a sidebar (dos bookmarks e cia) na direita, ao invés da esquerda?
 
Última edição:
FURIA Da Rossa disse:
Infelizmente não encontrei essa "enhancement request",tampouco sei procurar extensões específicas para tais funcionalidades, como fazer?

No site de extensões, verifique qual categoria mais se aproxima do que você deseja, no menu à esquerda. Ou então use o mecanismo de busca do site, procurando por alguma palavra-chave que tenha ligação com o que você deseja.

FURIA Da Rossa disse:
Por exemplo, eu tava querendo uma extensão que fizesse isso aqui oh: Wikipedia Search (seria similar à dictionary search)

Veja o item "Add New Search Engines" em:
http://www.mozilla.org/products/firefox/central#central-engines

Tem para Wikipedia lá.

FURIA da Rossa disse:
ou pequeno campo de texto no qual vc digita diversas linhas, cada uma contendo um link, ou cole os links ali, um em cada linha, então o firefox abrirá cada pagina em uma tab diferente, portanto colocar N links em N linhas abriria N tabs, uma para cada um)... Encontrei no bugzilla, obviamente, somente diversas coisas sobre bugs e pedidos de correção deles.

Isso que você deseja pode ser feito facilmente com uma extensão. Não precisa ser lançado como pedido de funcionalidade. Como eu disse antes, se você gostar de XML e JavaScript, poderá fazer uma bem rápido com isso que deseja com o XUL:

http://www.mozilla.org/projects/xul/

Tem um tutorial que é bem simples de seguir e não exige muito de programação.

Quanto ao bugzilla, quando você insere um novo bug, geralmente ele permite definir se é um bug report ou uma solicitação de novas funcionalidades. No seu caso específico, acima, eles vão responder que isso é uma extensão e não uma mudança no core do navegador :)

FURIA da Rossa disse:
Também queria saber mais uma particularidade do FF: Eh possível deixar a sidebar (dos bookmarks e cia) na direita, ao invés da esquerda?

Existe uma extensão que coloca o sidebar na barra de botões do Firefox, talvez uma pequena alteração nela seja suficiente para movê-la para a direita. Sinceramente, não sei...
 
A questão é que eu, pelo menos hoje, nada sei de javascript e XML (Esse ainda menos.)
Mas acho que posso descobrir como, sim.
Verificarei o tutorial de XUL!

Ah, facilimo adicionar o search engine do wikipedia!! Valeu!

Falta só eu saber como remover aqueles que eu não mais desejo! :D

Ah, também procurarei a extensão. É provável que tenha, afinal, de tantos milhões de usuários, não acho que eu seja o único que queira algo assim.

Erulasto, obrigado por tudo kra!! :)

Em tempo: consegui a extension, é a simplíssima Sidebar on Right! 1k apenas! :D
 
Última edição:
FURIA Da Rossa disse:
A questão é que eu, pelo menos hoje, nada sei de javascript e XML (Esse ainda menos.)
Mas acho que posso descobrir como, sim.
Verificarei o tutorial de XUL!

XML é como HTML, bem simples... JavaScript também é bem fácil, tanto que existe um bando de inúteis que ficam desenvolvendo scripts idiotas para atrapalhar a navegação :-)

Ah, facilimo adicionar o search engine do wikipedia!! Valeu!
:joinha:

Falta só eu saber como remover aqueles que eu não mais desejo! :D
Fácil: http://kb.mozillazine.org/Firefox_:_FAQs_:_Uninstall_Search_Plugins
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo