1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Salário Mínimo

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por #Ryu, 3 Mai 2004.

  1. #Ryu

    #Ryu Usuário

    Na sexta-feira, 30 de Maio de 2004, o Salário Mínimo passou de 240 reais para 260 reais
    A "oposição" e os sindicalistas esperavam cerca de 300 reais
    e o ideal mesmo seria 1.400 reais

    Muita gente tá falando besteira disso sem entender nada... Na tv por exemplo, gente que ganha mais de 2.000 reais reclamando do salário mínimo...
    Eu não culpo o Lula por um aumento tão baixo.. era possível aumentar mais, mas, se aumentasse muito, o brasil seria quebrado.
    Por que a maior parte dos brasileiros ganha um salário mínimo, e muita gente perderia o emprego pros sortudos que naum perderam ganharem um aumento...
    o desemprego eh uma força potencial que quanto mais cresce, menos o brasil cresce, e mais a violência cresce...
    Se 1 milhão de pessoas perdessem o emprego, o brasil estaria entrando numa crise sem igual na história, piro da que houve na argentina
     
  2. Lúthienlis

    Lúthienlis Usuário

    simplesmente não se cumpre o que diz a CLT:

    " o salário mínimo deve ser o suficiente para o cidadão sustentar toda a sua família"

    :roll: :roll: :roll:

    será que, se o governo investisse no trabalhador e na educação, isso não se cumpriria? Porque o Brasil quebra se tem tantas riquezas?

    Bastaria tirar o monopólio da Eletricidade, por exemplo....e outros monopólios para que o Brasil cresca. Além disso, porque tanta terra nas mãos de um só latifundiário tão pdoeroso??? Não que eu seja a favor do MST, mas tudo se resolveria com uma distribuiição de renda justa. Porque um só cara tem que ganhar mais de 2milhoes de sólares poa ano?
     
  3. Bruce

    Bruce eu

    Sim, distribuição de renda é a solução-mor pros problemas do país. PORÉM, é extremamente simplista pensar que distribuição de renda se resolve aumentando o salário mínimo.

    E mais, infelizmente não é possível para o país (governo e empresas privadas) arcar com salários mínimos mto altos. Não sei dizer qual é o valor justo pro salário mínimo, e com certeza não existe fórmula mágica.

    Outra coisa... Aumento de salário mínimo está mais para um reajuste do que para aumento em sí. Não sonhem que o país vai começar a pagar mais através do salário mínimo... É apenas um reajuste pro salário não ficar defasado. O q, acredito eu, acaba ficando sim, um pouco.
     
  4. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Agora graças ao presidente Lula um assalariado com o mínimo pode visitar o McDonalds duas vezes por mês se não pedir o sundae. :)
     
  5. Little Fairy

    Little Fairy Usuário

    O problema é muito mais profundo e tem raízes que nem imaginamos.Lembra do milagre brasilerio promovido pelo Delfim Neto, nos anos 70?Pois é, um crescimento econômico forçado daria frutos indesejáveis até hoje.
    Simplismente, o Brasil está tão endividado, que não sabemos se pagamos a dívida externa, se salvamos a população ou se salvamos a economia.
    Não culpo o presidente e sim culpo a sucessão desastrosa de Presidentes que tivemos, cuja política só atendia a interesses própios ou momentâneos.
     
  6. Bruce

    Bruce eu

    PSTU e demais partidos socialistas: Salários mínimos de 1.400 reais!!!

    Acho que isso funciona é no sentido inverso... É algo tão absurdo e estúpido, que só serve para pararmos de dar ouvidos aos protestos e reinvidicações das classes baixas e proletariado. Só trás descrédito a eles...

    O PT só chegou a governo quando aos poucos foi ganhando credibilidade, que foi quando parou de gritar baboseiras.
     
  7. Lúthienlis

    Lúthienlis Usuário

    :lol: :lol: :lol:

    que isso?????

    hj em dia para visitar o Mac e comer, tem que ser magnata....

    eu só vou lá ultimamente para chupar uma casquinha...e com cobertura de chocolate, só quando recebo meus tikets... :lol:

    Agora, se o governo acabasse com esses impostos absurdos e desse uma verdadeira motivação para a pequena empresa crescer e criar novos empregos, tudo melhora muito, com certeza!!!
     
  8. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Pelo menos já subiu mais do que a inflação :mrgreen:

    O problema é que se jogar muito alto, com certeza os preços vão aumentar também, e aí não adiantaria de nada. Além de pensar pelo lado dos gastos do governo, que logicamente subiriam, a mentalidade de subida dos preços tem que ser levada em conta. Suponha que o governo pudesse dobrar o mínimo. Lei lá, colocasse pra R$ 500,00. Com certeza os preços subiriam e anularia isso.

    É só um ponto. :mrgreen:
     
  9. #Ryu

    #Ryu Usuário

    O Lula disse que o aumento poderia ser maior, não fosse o rombo da previdência....
    a tendencia desse rombo é sempre aumentar, se algo não for feito...
    a uns 30, 40 anos atrás o brasil teve seu baby boom, ou seja, o número de crianças e jovens aumentou MUITO. Hoje essa geração é adulta, e em 10, 20 anos, o Brasil pode ter um desastre na previdencia por causa do número enorme de idosos se algo não for feito

    Quanto ao salário...
    Muita gente aposto q esse esquema de carteira assinada vai acabar, que dentre em pouco tempo, todas as pessoas vão ser prestadoras de serviço,
    por exemplo se o tisf quiser ser um advogado, vai criar uma firma em nome dele, Tisf Ltda, e oferecer seus serviços, e ganhar dinheiro por contrato, não teria indenização, nem abono, nem vale transporte, etc..
     
  10. Nob

    Nob Usuário

    Existem formas mais simples, mais baratas e melhores de se alimentar.

    Eu não acho que, com o grande aumento do salário mínimo (como o de R$ 500,00 citado pelo Tisf), os preços também aumentem. Só que, pra ter equilíbrio, outras zonas iriam perder.
     
  11. Lúthienlis

    Lúthienlis Usuário

    Eru, graças ao Lula, o assalariado vai poder mandar colocar calda de chocolate na casquinha!!!!

    :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
     
  12. Bruce

    Bruce eu

    Hum... Nob, o Tisf num é um leigo dando opinião não, ele é economista. Então o q ele falou provavelmente está embasado no que ele aprendeu e conhece. :think:

    Provavelmente com um grande aumento do salário mínimo, haveria aumento da inflação sim. Até pela lógica da coisa pode-se deduzir isso.
     
  13. Nob

    Nob Usuário

    Eu sei disso, mas depende de outros fatores. Só com o aumento do salário mínimo não se pode afirmar que a inflação anularia o aumento. Talvez seja pior, talvez seja melhor.
     
  14. Omykron

    Omykron far above

    exato, quanto mais dinheiro, mais a pessoa gasta
    aumentando a procura, vc aumenta o preço, aumenta a margem de lucro, faz a inflação subir. por isso naum se pode jogar o salario nas alturas de uma vez, eh uma subida lenta (mtu lenta atualmente), mas tem suas justificativas
     
  15. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Com certeza não se pode prever nada, mas você como comerciante, sabe que o poder de compra dobrou. Muitos irão se aproveitar disso, como aconteceu nos anos 80 quando o Cruzado fez o poder de compra aumentar. E tem outra, mesmo que não haja num primeiro momento de imediato, esse aumento fará com que o consumo aumente bastante, e porventura falte produtos, não adianta dar o aumento e não se estruturar pra isso. Nos anos 80, faltou carne e muitos produtos por causa do aumento da procura. E faltando produto, os que estão aí irá subir de preço naturalmente.
     
  16. 655321

    655321 Usuário

    Eu acho que isso foi mais um reasjuste do que um aumento(como disseram aí em cima).
    O negócio não é nem dobrar o salário mínimo milagrosamente, o negócio é viabilizar um aumento real no orçamento. Como disseram, se não houvesse esse rombo na previdência o salário mínimo seria maior.
    Sinceramente, 260 reais não é um salário mínimo decente. Eu não sobrevivo uma semana com isso. Eu acho que 1200 seriam o suficiente, da pra pagar as contas direitinho(eu acho).
    Pior mesmo é quem tem que sustentar uma família com um salários desses...
     
  17. Lúthienlis

    Lúthienlis Usuário

    mas espera aí, se a pessoa compra mais, não esquenta a econiomia? não faz crescer a industria e o comercio e nao gera mais empregos????
     
  18. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Mas me disseram que carne de minhoca era super nutritivo. :|


    Depende. Se ele abrir mão do mctrio e pedir um hamburguer com uma coca 300 ml só, talvez sobre até pra um McSunday maiorzinho. :D


    Vamos ver que engraçado... Eu gasto, no meu lanchinho de padaria, diariamente, 4,95 (1,95 da Coca 600ml e 3 reais de comida (dois salgados), e isso é um lanche muquirana. Agora vejamos... Eu gasto por semana 4,95 x 5, e por mês, 4,95 x 20. Logo, gasto por mês 99 reais em comida porca no lanchinho "almoço", porque estou no trabalho.

    Agora considerem ainda custo de deslocamento. Se eu viesse de ônibus, era cerca de 1,60 x 2 por dia, ou seja, 1,60 x 2 x 20 por mês, o que dá um total de 64 reais.

    Então, vivendo de maneira porca temos já, subtraídos dos 260 contos, 163 reais.

    Vamos lá, sobraram 97 reais. Com um pouquinho de boa vontade dá até pra fazer um jantar tão porco quanto o almoço e jejuar no final de semana, isso se não houver filhos e considerando que debaixo da ponte é um bom lugar pra se viver. :)
     
  19. Omykron

    Omykron far above

    mas a economia não tem como manter isso.
    1º - Mta procura, baixa oferta, sobe preço
    2º - Subindo preços, sobe a inflação.
    3º - Subindo Inflação, sobe o risco país
    4º - subiu risco país, menos investimento externo
    5º - menos investimentos extrangeiros, menos exportações
    6º - menos exportações, mais importações
    7º - Importações > exportações = Défcit
    e por ai vai... ja vimos isso no país...
     
  20. Lúthienlis

    Lúthienlis Usuário

    mas que eu saiba, foi assim que a China se salvou e se esta se tornando uma potencia consumista...

    nao me aprofundei muito nessa questão da China, mas entendo que equilibrando justamente essa questão das importações x exportações é onde conseguimos recuperar o defct. Não sei bem como fuicniona, nao sou economista mas, se na China deu certo...
     

Compartilhar