• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Saiba se o seu Anti-virus é confiável!

Roy Batty

"Inconsertável"
Pessoal, existe um código que pode ser usado para testar se o seu anti-virus é eficiente. Façam o seguinte:


Selecione o código abaixo, copie e cole no Bloco de Notas.


X5O!P%@AP[4\PZX54(P^)7CC)7}$EICAR-STANDARD-ANTIVIRUS-TEST-FILE!$H+H*


Salve com o nome Teste.exe! Alguns anti-virus irão imediatamente barrar a operação. Em outros casos, vc terá que, depois de salvar o arquivo, tentar abri-lo. Se abrir normalmente, significa que o seu PC está vulnerável a várias ameaças!

Praticamente TODOS os anti-vírus possuem esse código na sua base de dados. Isso serve apenas para testar se a proteção em tempo real do seu anti-vírus está pegando. Você pode tentar abrir sem medo algum, mesmo sem um anti-vírus instalado em sua máquina.

O meu Spyware Terminator barrou o arquivo assim que tentei abri-lo. Outros anti-virus, como o Karpesky, Nob e Avast provavelmente barrarão logo ao salvar o arquivo!
 
Última edição:
Hmmmm. Fiz isso e não aconteceu nada de excepcional, mas nem o AVG nem o AdAware deram aviso.

Nhé. Não vou clicar em links desconhecidos.
 
Hmmmm. Fiz isso e não aconteceu nada de excepcional, mas nem o AVG nem o AdAware deram aviso.

Nhé. Não vou clicar em links desconhecidos.
Tenta, ao invés de abrir o arquivo, passar o seu anti-virus para ver se ele detecta! =)! Caso contrário, mude de anti-virus!
Olha só a mensagem que aparece ao scanear o arquivo salvo:
attachment.php



Fiz o teste com o AVG e ele detectou a ameaça. Recurso interessante esse, Roy. =]
Ainda bem! :obiggraz:

Sempre é bom dar essas dicas pq, embora seja uma dica já "manjada" pelos nerds em informática, boa parte nem sabe exatamente desses macetes...

Eu mesmo fiquei sabendo recentemente...


PS: Gra...faça o teste...não confie totalmente no seu anti-virus ou Spyware....
 

Anexos

  • ddd.jpg
    ddd.jpg
    54,6 KB · Visualizações: 289
Gostei da dica, Roy!!
Aqui em casa o anti-vírus nem deixou salvar o arquivo, acho que posso ficar mais tranquilo agora!! :g:
 
Eu ja fiz o teste, Roy, por isso que eu disse tambem. Queria ignorar para ver no que daria, mas nem isso teve como fazer :obiggraz:
 
Não costumo usar antivirus. To usando o McAffe porque a licença veio com o computador, depois que acabar o trial de 15 meses eu vou voltar a ficar sem.
Não faz muita diferença quando só eu uso o computador.
 
Que doidera é essa, meu antivírus, sotou um grito de alerta tão alto por causa desse coisa.
 
Esse é o teste do EICAR (European Institute for Computer Antivirus Research), que foi desenvolvido justamente para atestar a eficácia dos anti-vírus.

Ele é meio antigo, então não sei até que ponto ele é válido para garantir essa eficácia, principalmente levando em consideração o contexto dos malwares hoje em dia.
Mas uma coisa é certa, se não pegar esse arquivo, seu anti-vírus não serve pra praticamente nada.

Mais informações sobre esse arquivo de teste no site do EICAR: http://www.eicar.org/anti_virus_test_file.htm
 
ah pois é. eu tenho um problemao com anti-vírus aqui em casa. o PC pegou um virus antes mesmo de ter internet em casa, através do pen drive. e o maldito acusa vírus na memória ram. helllo, not possible.

e qualquer anti-vírus que instalo não atualiza o banco de dados. desespero total!
 
e o maldito acusa vírus na memória ram. helllo, not possible.

Na verdade, é possível sim. O que acontece é que, assim que seu computador é ligado, o vírus é gravado na memória ram, o que dificulta sua detecção. Mas existem anti-vírus que conseguem solucionar o problema.

O Avast por exemplo, assim que detecta um vírus na memória ram, adota um procedimento na próxima inicialização para eliminar o vírus.

Na verdade, o simples fato dele ter sido detectado na memória ram significa que o vírus está ativo, enquanto que um vírus encontrado apenas em alguma pasta do windows provavelmente não estará ativo naquele momento.

e qualquer anti-vírus que instalo não atualiza o banco de dados. desespero total!

Quais anti-vírus que deram esse problema?
 
Esse é o teste do EICAR (European Institute for Computer Antivirus Research), que foi desenvolvido justamente para atestar a eficácia dos anti-vírus.

Ele é meio antigo, então não sei até que ponto ele é válido para garantir essa eficácia, principalmente levando em consideração o contexto dos malwares hoje em dia.
Mas uma coisa é certa, se não pegar esse arquivo, seu anti-vírus não serve pra praticamente nada.

Mais informações sobre esse arquivo de teste no site do EICAR: http://www.eicar.org/anti_virus_test_file.htm
Talvez o código não tenha ligação com a questão da detecção de todos os tipos de virus, mas sim com o funcionamento do mecanismo de reconhecimento em tempo real de um possível arquivo suspeito. Todos os bancos de dados dos (bons) programas de anti-virus provavelmente adotam esse código universal no funcionamento correto do sistema de detecção. Mas não sou muito conhecedor não. É possível que alguns anti-virus que não consigam detectar em tempo real, possam identificar posteriormente a presença do virus.

Mas é melhor mesmo nem pensar em manter um anti-virus que não corresponda às exigências mínimas!





Gostei da dica, Roy!!
Aqui em casa o anti-vírus nem deixou salvar o arquivo, acho que posso ficar mais tranquilo agora!! :g:

Eu ja fiz o teste, Roy, por isso que eu disse tambem. Queria ignorar para ver no que daria, mas nem isso teve como fazer :obiggraz:

Gostei. Meu NOD alertou. =)

Que doidera é essa, meu antivírus, sotou um grito de alerta tão alto por causa desse coisa.

Afinal, o "truque" serviu para algo! :obiggraz:

Eu já estava ficando ocioso no forum... :dente:
 
O Avast é o meu, e assim que assim que ia salvar detectou, acho ele muito bom, mais por via das duvidas é melhor se previnir do que remediar.
 
AVG é melhor que "Avast!", pois seus bancos de dados são mais atuais e tal.

Besteira, o Avast tem atualiações todos os dias.

E o Avast têm se saído melhor em testes do que o AVG. Para mais informações, dê uma olhada no site AV-comparatives.org, em especial nesse teste: On-demand Comparative.

Aliás, fica aí essa dica para quem quiser saber mais a fundo qual o desempenho do seu anti-vírus, e a comparação com os demais.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo