1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Saiba se o seu Anti-virus é confiável!

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Roy Batty, 21 Mai 2009.

1. Roy Batty

Roy Batty "Inconsertável"

Pessoal, existe um código que pode ser usado para testar se o seu anti-virus é eficiente. Façam o seguinte:

Selecione o código abaixo, copie e cole no Bloco de Notas.

X5O!P%@AP[4\PZX54(P^)7CC)7}$EICAR-STANDARD-ANTIVIRUS-TEST-FILE!$H+H*

Salve com o nome Teste.exe! Alguns anti-virus irão imediatamente barrar a operação. Em outros casos, vc terá que, depois de salvar o arquivo, tentar abri-lo. Se abrir normalmente, significa que o seu PC está vulnerável a várias ameaças!

Praticamente TODOS os anti-vírus possuem esse código na sua base de dados. Isso serve apenas para testar se a proteção em tempo real do seu anti-vírus está pegando. Você pode tentar abrir sem medo algum, mesmo sem um anti-vírus instalado em sua máquina.

O meu Spyware Terminator barrou o arquivo assim que tentei abri-lo. Outros anti-virus, como o Karpesky, Nob e Avast provavelmente barrarão logo ao salvar o arquivo!

Última edição: 21 Mai 2009
    • Gostei! Gostei! x 4
  2. Belladona Tûk

Belladona Tûk Do what thou wilt shall be the whole of the law

Meu anti virus é super confiavel, já barrou um Cavalo de Troia.

3. Elmarien

Elmarien Mighty Mane Thorin

Hmmmm. Fiz isso e não aconteceu nada de excepcional, mas nem o AVG nem o AdAware deram aviso.

Nhé. Não vou clicar em links desconhecidos.

4. Katrina

Katrina Usuário

Fiz o teste com o AVG e ele detectou a ameaça. Recurso interessante esse, Roy. =]

5. Roy Batty

Tenta, ao invés de abrir o arquivo, passar o seu anti-virus para ver se ele detecta! =)! Caso contrário, mude de anti-virus!
    Olha só a mensagem que aparece ao scanear o arquivo salvo:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Ainda bem! :obiggraz:

Sempre é bom dar essas dicas pq, embora seja uma dica já "manjada" pelos nerds em informática, boa parte nem sabe exatamente desses macetes...

Eu mesmo fiquei sabendo recentemente...

PS: Gra...faça o teste...não confie totalmente no seu anti-virus ou Spyware....

Arquivos Anexados:

• ddd.jpg
      ddd.jpg
      Tamanho do arquivo:
      54,6 KB
      Visualizações:
      289
  6. JPHanke

JPHanke Usuário

Gostei da dica, Roy!!
    Aqui em casa o anti-vírus nem deixou salvar o arquivo, acho que posso ficar mais tranquilo agora!! :g:

7. Belladona Tûk

Belladona Tûk Do what thou wilt shall be the whole of the law

Eu ja fiz o teste, Roy, por isso que eu disse tambem. Queria ignorar para ver no que daria, mas nem isso teve como fazer :obiggraz:

8. Melian_ a maia

Melian_ a maia Eu não sou um

Aki não funcionou não... >.<
    e ainda quando tentei atualizar o banco de dados falou q minha licença expirou =/

9. Tuor

Tuor Usuário

Gostei. Meu NOD alertou. =)

10. Tapio

Tapio Usuário

Não costumo usar antivirus. To usando o McAffe porque a licença veio com o computador, depois que acabar o trial de 15 meses eu vou voltar a ficar sem.
    Não faz muita diferença quando só eu uso o computador.

11. Jhulha

Jhulha Lurker

Que doidera é essa, meu antivírus, sotou um grito de alerta tão alto por causa desse coisa.

12. Excluído032

Excluído032 Excluído a pedido

iii meu pc ta fudido, não apito nada, tenho q trocvar o meu anti-virus.

13. Fëanor

Fëanor Fnord Usuário Premium

Esse é o teste do EICAR (European Institute for Computer Antivirus Research), que foi desenvolvido justamente para atestar a eficácia dos anti-vírus.

Ele é meio antigo, então não sei até que ponto ele é válido para garantir essa eficácia, principalmente levando em consideração o contexto dos malwares hoje em dia.
    Mas uma coisa é certa, se não pegar esse arquivo, seu anti-vírus não serve pra praticamente nada.

Mais informações sobre esse arquivo de teste no site do EICAR:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

• Gostei! Gostei! x 1
  14. Danee

Danee Demônio angelical

Avira avisou na hora. :mrgreen:

15. clandestini

clandestini Cylon ou

ah pois é. eu tenho um problemao com anti-vírus aqui em casa. o PC pegou um virus antes mesmo de ter internet em casa, através do pen drive. e o maldito acusa vírus na memória ram. helllo, not possible.

e qualquer anti-vírus que instalo não atualiza o banco de dados. desespero total!

16. Fëanor

Na verdade, é possível sim. O que acontece é que, assim que seu computador é ligado, o vírus é gravado na memória ram, o que dificulta sua detecção. Mas existem anti-vírus que conseguem solucionar o problema.

O Avast por exemplo, assim que detecta um vírus na memória ram, adota um procedimento na próxima inicialização para eliminar o vírus.

Na verdade, o simples fato dele ter sido detectado na memória ram significa que o vírus está ativo, enquanto que um vírus encontrado apenas em alguma pasta do windows provavelmente não estará ativo naquele momento.

Quais anti-vírus que deram esse problema?

17. Roy Batty

Talvez o código não tenha ligação com a questão da detecção de todos os tipos de virus, mas sim com o funcionamento do mecanismo de reconhecimento em tempo real de um possível arquivo suspeito. Todos os bancos de dados dos (bons) programas de anti-virus provavelmente adotam esse código universal no funcionamento correto do sistema de detecção. Mas não sou muito conhecedor não. É possível que alguns anti-virus que não consigam detectar em tempo real, possam identificar posteriormente a presença do virus.

Mas é melhor mesmo nem pensar em manter um anti-virus que não corresponda às exigências mínimas!

Afinal, o "truque" serviu para algo! :obiggraz:

Eu já estava ficando ocioso no forum... :dente:

18. Mia

Mia K2 me pegou e eu peguei o

O Avast é o meu, e assim que assim que ia salvar detectou, acho ele muito bom, mais por via das duvidas é melhor se previnir do que remediar.

19. Thorin III

Thorin III Usuário

AVG é melhor que "Avast!", pois seus bancos de dados são mais atuais e tal.

20. Fëanor

Besteira, o Avast tem atualiações todos os dias.

E o Avast têm se saído melhor em testes do que o AVG. Para mais informações, dê uma olhada no site
    , em especial nesse teste:
    .

Aliás, fica aí essa dica para quem quiser saber mais a fundo qual o desempenho do seu anti-vírus, e a comparação com os demais.

Última edição: 28 Mai 2009

Compartilhar