• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Autor da Semana Saga de Ender

Anna Cwen

Ourificada
A Saga de Ender, em inglês também conhecida como Enderverse, é uma série de livros de ficção científica escritos por Orson Scott Card. A série começa com uma estória curta, depois expandida no romance O Jogo do Exterminador (Ender's Game). Por enquanto, a série consiste em 11 livros, 12 estórias curtas e 45 edições de HQ. Os dois primeiros livros, O Jogo do Exterminador e Orador dos Mortos, ganharam tanto o Hugo quanto o Nebula aem seus anos de lançamento.

A série se desenrola em um futuro em que a humanidade está enfrentando o risco de aniquilação por uma espécie alien agressiva, com aparência semelhante a insetos, conhecida como Insecta (nota: na tradução mais recente, pela Devir, os Insecta são conhecidos como 'Abelhudos'; além disto, no original em inglês, existem duas nomenclaturas: a formal, Formics, e a coloquial, Buggers). O personagem central é uma criança chamada Andrew "Ender" Wiggin, que mesmo tendo apenas 6 anos de idade é levada para treinamento militar, visando que seja um dos futuros líderes na proteção da humanidade.

Este é o resumo, traduzido quase ao pé da letra da Wiki em inglês. Agora vem o que realmente importa, que é a minha opinião da série. Em primeiro lugar, é preciso dizer que é muito, muito difícil fazer um reviw da série sem fazer spoiler. Não apenas porque se trata de uma série longa, mas porque as reviravoltas são muitas. O final de O Jogo do Exterminador é daqueles que deixa a gente de queixo caído, e acontecem coisas igualmente surpreendentes ao longo do restante da série.

Eu ainda não li a estória inteira, mas li o primeiro arco principal, composto por Ender's Game, Speaker for the Dead, Xenocide e Children of the Mind. O primeiro é um livro tão pequeno que dá para ler em dois dias - na verdade, este foi o tempo que levei para reler ele este fim de semana, comecei na sexta final de tarde e no domingo antes de 18 hrs já tinha terminado. É um livro que flui bem, que dá vontade de continuar lendo; é também um livro que trata de crianças em um ambiente tão inapropriado para elas que em alguns pontos dá uma certa angústia. O mais importante, é ficção científica que não está focada na tecnologia, mas nos seres humanos, de modo que tem tudo para agradar mesmo que não é especialmente fã do estilo. Além disto, apesar de ter continuações, Ender's Game fecha a estoria em si mesmo, não é necessario ler os demais para se sentir satisfeito.

Os 3 livros seguintes são livros maiores e, acredito, também um pouco mais pesados, porque apresentam alguns conceitos mais 'hard' de ficção científica - alguns realmente de tecnologias avançadas, outros, que são os de que mais gosto, são conceitos de sociologia e filosofia aplicados à relação da humanidade com outras raças secientes do universo. Os conceitos são tão bons e bem elaborados que frequentemente eu me referencio mentalmente a eles quando estou lendo outras obras de ficção científica, e mesmo conversando com o Edu (Isildur) - "O que você acha, o Alien de O 8o passageiro é Varelse?". Neste caso, os 3 livros foram escritos como um obra unica, e ler apenas um deles não é o suficiente. Por outro lado, se você gosta de ficção científica vai se sentir no paraíso, pois além de uma ótima estória, há profundidade e coerência interna.

Na semana passada, li Ender's Shadow. É um romance que se passa em paralelo a Ender's Game, e cuja premissa é acompanhar o personagem que foi treinado para tomar o lugar de Ender Wiggin caso algo desse errado em seu treinamento. Voltamos ao já conhecido ambiente da escola em que Ender foi treinado, e vemos parte de sua prórpria estória por outro ponto de vista. Este livro é mais bem escrito do que o 'original', não apenas pela maior esperiência do autor, mas também pelo ponto de vista escolhido - se em Ender's Game acompanhamos uma criança que cresceu na classe média e, se pudesse, não participaria da guerra, em Ender's Shadow nosso personagem principal é uma criança que foi descoberta nas ruas, onde passava fome, que está acostumada e lutar por sua sobrevivência, e que tem plena consciência da sua própria importância. Em termos de extensão, no entanto, Ender's Shadow se mantém no mesmo tamanho de seu par.

Na figura que eu anexei, e que é um esquema de todos as estoria do universo ender, vocês podem ver os Livros (em azul) e as estórias curtas (em vermelho) que compõe a Saga de Ender. (obras com '?' são anunciadas, mas sem data de lançamento).

É fácil perceber que há ainda muitos livros que eu não li. Portanto ainda tenho muito a aprender sobre o Enderverse. Mas a minha paixão por estes livros é tão grande que eu precisava fazer essa propaganda, para ver seu convenço mais de vocês a lerem.
 

Anexos

  • 600px-Ender's_Game_Chronology_Updated.png
    600px-Ender's_Game_Chronology_Updated.png
    119,5 KB · Visualizações: 26
Última edição:
O Jogo do Exterminador (Ender's Game) foi o livro que me mostrou (eu tinha uns 12-13 anos de idade quando li) como uma narrativa interessante, uma história poderosa e personagens bem construidos podem transformar um livro em algo que um filme nunca poderá ser.

O Jogo do Exterminador é facilmente meu livro favorito não só por ter sido a história que me mostrou do que livros são capazes, mas também por me mostrar como um livro pode romper todas as etiquetas que as pessoas coloquem nele. Não é um livro de Ficção Científica, ele é muito maior do que isso. É um livro sobre a humanidade, o que temos de melhor e de pior e o que temos de fazer as vezes em prol do "bem maior". É um livro sobre até que ponto os fins justificam os meios. É um livro sobre o medo do desconhecido, sobre como lidamos com o diferente.

Enfim, são muitas coisas pra eu conseguir colocar num post. E a cada releitura (e eu já reli muitas vezes) você acaba descobrindo uma coisa nova, um novo ponto de vista.

Sei que já disse isso em muitos lugares, mas vou repetir aqui: leiam. Esse é um daqueles poucos livros que deixam uma marca definitiva no leitor.
 
Bem, eu totalmente faço minhas as mesmas palavras do Edu em relação ao Jogo do Exterminador. É um dos melhores e mais importantes livros que já li na vida. E sem dúvida meu favorito em relação aos livros de ficção científica e um pouco mais alem (fãs de Tolkien guardem seus forcados).

Provavelmente em um filme todo o livro seria uma porcaria de um clichê, mas como livro ele é um instrumento de vontade, bondade e beleza.

Mas no que voga a série eu fiquei um tico decepcionada. As continuações não foram tão grandiosas, talvez por eu esperar a mesma evolução, mesmo assim ótimas.

eu tb não li todos, mas pelos que eu já li dá pra perceber que a personagem vai mudando muito profundamente, o que influencia muito na maneira como a estoria é contada.. não desenrolada, mas contada. a maneira como o autor se expõe muda de livro pra livro... é sutil, mas eu senti de certa forma.

e ah, eu quero demais ler esse do ender's shadow.
 
Última edição:
O Jogo do Exterminador esta facilmente entre meus top 10 FC, embora também ache que o rótulo pode ser facilmente ignorado já trata tanto da relação do ser humano com outras raças. Li apenas os 3 primeiros da saga, e também senti esse peso crescente nas continuações.

Quero ressaltar que o autor é um dos meus preferidos e que conseguiu arrancar lágrimas minhas em um outro livro de FC, Worthing Saga.
 
Assim que fizer uma compra na Amazon vou incluir este. Queria também ler as sagas relacionadas, mas já me disseram que são inferiorers... embora ache que vvae a pena dar uma chance.
 
eu estou o restante da série Shadow para ler no Kindle, mas por principio eu imagino que não possam ser tão marcantes quanto Enders Game.

Ptah, vc não quer abrir um topico sobre a serie worthing? não li mas fiquei curiosa...
 
Ele também escreveu a versão em livro do O Segredo do Abismo... e ficou bom!

Vou ver se consigo escrever o suficiente para um topico Ana :P
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo