• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sacro Império Romano-germânico

Corradino, o filho herdeiro de Frederico II Stupor Mundi, morreu decapitado em batalha, por um cavaleiro inimigo... Foi o último Staufen... Após o Interregnum, iniciar-se-ía a célebre Casa Austríaca, ou de Habsburgo, q com alguns intervalos, iria praticamente monopolizar o trono imperial, para proveito própio... A célebre política HausMacht...
 
Como era a arquitetura das cidades da Alemanha medieval? O Sacro Império tinha algum padrão especial de arquitetura para as grandes obras como castelos e universidades dentro do império?
 
Tudo depende da época específica. As casas éram em arquitetura fachtwerk/halftimber, as catedrais, universidades, e castelos, foram românicos, e góticos, na maioria, durante a a maior parte da Idade Média, até o renascimento...
 
Última edição:
Parabéns Lobo! O tópico está excelente!
Eu sou responsável pelo departamento de história do Voxpopuli e gostaria de tê-lo ao meu lado pra discutirmos com mais liberdade assuntos como esse!
 
Obrigado, amigo Calimbadil, esteja certo de que será para mim uma honra participar de tal departamento.

Abraços cordiais a todos.
 
Por que eu tenho a impressão q depois das cidades italianas e Paris, as cidades alemãs eram maiores e estavam em maior quantidade ou esse processo era um pouco mais acentuado na Alemanha? Porque o nome das cidades medievais eram chamadas de ''burgos'', teria alguma relação com o ''burg'' alemão, como se pelo fato de os burgos alemães serem mais comuns que os outros e daí usarem esse nome? Se eu estiver errado por favor me corrija.

Uma iluminura de burgos alemães:
Kingdoms%20of%20the%20Holy%20Roman%20Empire%20of%20the%20German%20Nation%20CLXXX.jpg
 
Última edição:
Justamente. Depois das cidades italianas, (especialmente as lombardas) e Paris (Lutécia Parisiorum), as cidades alemãs éram as maiores da Europa, o q não significa q existíssem muitas grandes cidades européias na época. Veja q nesta mesma época, Bizâncio tinha 500.000 habitantes sozinha! A Europa feudal estava ruralizada, sua densidade demográfica espalhada em várias vilas feudais pequenas. Quanto aos burgos, vem da palavra teutõnica "burg", e esta derivou idêntica no alemão, inglês, francês, e nas línguas latinas ficou como "burgo", (o português é uma língua latina, deriva do latim). Burgo significava originalmente castelo (Schloss), mas tornou-se sinônimo de povoamento encastelado, ou guardado por um castelo ou torre. A palavra "wick", tem o sentido de cidade comercial, como Brunswick, sede do comércio alemão do império de Otto I.

Edit: Bela iluminura. É da época da reforma, estou certo? Eu vi a rosa de Lutero ali, um brasão muito interessante...
 
Última edição:
Quais seriam as mais importantes cidades alemães?

Obs.1: gostaria de deixar um pequeno esclarescimento: os assuntos tratados neste tópico referentes ao Sacro Império se restringem até o ano de 1250, que foi a época em que foi considerado uma potência européia, se quiser deixar um comentário de algo relacionado ao império depois dessa época, diga o ano por favor.

Obs.2: Os Schloss não seriam considerados os castelos modernos?
 
As cidades mais importantes variavam conforme a época e dinastia reinante.

Obs-1 sempre deixo claro a q data me refiro em todos os meus posts.

Obs-2 Schloss é castelo em alemão vernáculo, (Hohendeutsch), Burg é local fortificado, usado geralmente como castelo. Os castelos surgidos a partir da Idade Moderna, (ou "modernos" como vc disse), seriam os Palaz, (palácios).
 
Qual foi a importância SdG, confesso q não me recordo muito. Vc poderia me dizer qual foi esta importância de Nüremberg, além dela ser uma cidade imperial?? =/
 
Nuremberg foi construída por volta do ano de 1050, seu nome deriva de Nuornberc(montanha rochosa), de 1050 até 1571 era um local onde a corte fazia suas reuniões, pois no seu castelo funcionava a dieta imperial e Nuremberg era como uma ''capital não-oficial'' do Império Germânico, pois a maior parte dos imperadores viveu no Kaiserburg de Nuremberg e por essa importante cidades passavam importantes rotas de comércio desde à Itália até o Oriente-Médio de onde vinham diversas especiarias. Esse foi apenas um breve resumo mas eu gostaria de entender mais sobre a medieval Nuremberg, então se houver mais alguma informação, postem aqui plz.
 
Ah claro. As Dietas (Reichstag). Nüremberg foi um dos locais mais importantes neste sentido de facto. Eu nem me lembrava mais huahuahua... No entanto penso q as Dietas assumiram mais importância após a Bula Dourada, e q antes disto, éram mais uma exibição para apaziguar os príncipes, uma manobra política diversionista, não concorda? =)
 
Se reuniam todos os príncipes, nobres, bispos e prelados de todos os cantos do Império, mais os Príncipes-Eleitores (Kurfürsten), e o Kaiser, e aí tinham voz perante o imperador os Eleitores, que o contestavam sobre assuntos diversos, e ele os redargüia, os outros só assistiam, basicamente, mas nã opinavam muito, ou nada.
 
Não sei se você já ouviu falar Lobo Nobre, num documento escrito por Otto de Freising chamado ''the deeds of Frederick Barbarossa'', que é uma biografia sobre o famoso imperador germânico: Barbarossa e encomendado pelo próprio e até hoje é discultido entre historiadores o fato desse documento parecer muito com uma espécie de ''propaganda medieval'' com a intenção de inflluenciar os príncipes e fortalecer o processo de centralização do poder nas mãos do rei, o que você acha disso? Seria incrível se esse fato fosse constatado, isso só provaria o quão genial era Frederico I, não concorda?
 
Vou te dizer; Otto de Freising, príncipe eclesiástico, éra tio do Frederico I Barbarossa!!!! Que acha, isto esclarece suas suspeitas, hein? O marketing político já éra usado naquela época, huahuahua...
 
Meu Deus, era realmente brilhante Frederico, usar marketing político mesmo naquela época, isso é meio que constatado pois algumas histórias narradas nos documentos de Otto não são completamente verdadeiras, acentuando as forças de Frederico, isso é propaganda, concerteza. Seria incrível se o trabalho centralizador dos Hohenstaufen tivesse sido um sucesso.
 
Sim. No Age of Empires 2, ao iniciar-se a campanha de Frederick Barbarossa, um dos títulos durante a introdução, traduzido, é: "Até onde vai a determinação de um homem em construír um império?"... Sabia q Barbarossa reconstruíu os dois castelos prediletos de Carlos Magnos em território alemão e holandês... Ele queria ser o novo Carlos Magno de sua época, o séc, XII...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo