Podem ficar calmos:
Ficaram só no papel as ameaças da FIA em alterar radicalmente as regras da F-1 para melhorar a competitividade da categoria em 2003. A entidade anunciou nesta segunda-feira, entre outras mudanças, alterações no sistema de pontuação e de formação dos grids de largada.
Agora os oito primeiros colocados vão marcar pontos. Até 2002, apenas os seis melhores pontuavam.
As propostas mais polêmicas sugeriam rodízio de pilotos entre as equipes (o que dificilmente seria aceito pelos patrocinadores) e a adoção do lastro - cada carro ganharia um quilo de peso a cada ponto conquistado. Tal medida deixaria mais lentos os carros e pilotos acima da média, e foi aventada para acabar com a hegemonia da Ferrari.
Confira as principais alterações:
- Pontuação: agora, os oito primeiros colocados em cada GP receberão pontos, da seguinte forma: 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2, 1.
- Ordens de equipes estão proibidas: a intenção é evitar novas marmeladas como a ocorrida na Áustria neste ano, que mancharam a credibilidade da F-1. Rubens Barrichello deixou Michael Schumacher passar na reta final e vencer a corrida, a mando da escuderia.
- Classificação: os treinos que definem os grids continuam no sábado, mas agora cada piloto fará sua tomada de tempo isoladamente. O piloto irá para a pista, fará uma volta de aquecimento, uma volta rápida e em seguida terá de voltar aos boxes. A ordem com que os pilotos irão à pista será definida pelos tempos no treino de sexta-feira. (muito bom isso...acabou a historia de um atrapalhando o outro no treino, cada um por vez na pista, mais justo)
- O GP da Bélgica está fora da temporada de 2003, devido à proibição às propagandas de cigarro que entrarão em vigor no país a partir de 1º de janeiro. Com isto, a temporada terá 16 corridas. O alemão Michael Schuamcher chegou a declarar amor ao circuito belga e pedia sua permanência no calendário.
Além disso, a entidade poderá limitar em dez dias por ano os testes a partir de 2003, a fim de conter os custos. Para compensar, os treinos de sexta-feira anteriores aos GPs teriam duas horas a mais de duração. No entanto, esta medida só será homologada se a maioria das equipes concordar.
A última mudança autoriza os fabricantes de pneus a fornecer dois tipos diferentes de pneus para pista seca para cada uma das equipes em cada prova, diferentemente do ano passado, quando eram fornecidos apenas dois tipos de pneus para todas as equipes.