• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sabiam escrever na Terra-Média?

Vou procurar a passagem sobre isso.
mas é estranho, pois eles tinham um Correio muito bem organizado. Pra que serve Correio pra quem não sabe ler/escrever?
Sem contar que eles gostavam muito de mapas e se não me engano depois passou a ter uma biblioteca.
Será que não foi um comentário irônico sobre a gula dos pequenos???

Tem uma passagem sobre isso nas Duas Torres, Sam pede para Gollum trazer algo bom para "um Hobbit faminto comer" que consegue dois coelhos, Sam fica satisfeito e logo se tem uma pequena observação sobre os Hobbits "Todos so Hobbits,é claro, sabem cozinhar, pois começam a aprender a arte antes de aprender a ler(o que muitos nunca fazem) (As duas Torres, pagina 266 da Martins Fontes)
 
É desse trecho que eu tava falando. " O que muitos nunca fazem" - o que mostra que a maior parte , ou pelo menos uma boa parte, não era alfabetizada;
 
"Todos so Hobbits,é claro, sabem cozinhar, pois começam a aprender a arte antes de aprender a ler(o que muitos nunca fazem) (As duas Torres, pagina 266 da Martins Fontes)

Isso me parece uma frase irônica ou sarcástica sobre a gula típica dos hobbits. Como dizer, por exemplo, sobre um atleta: "fulano nasceu dentro d'água, antes de aprender a andar já sabia nadar". Isso pode ser real, se considerarmos que bebês tem mesmo um instinto natural para o nado... se ele for estimulado pode aprender a nadar antes de andar... mas o mais provável é que se trate de uma hipérbole. E acho que é o mesmo caso da frase do Sam.

De qualquer forma, "muitos" não significa de forma alguma "maioria".
 
Olha um apendice sobre o Hobbit (falando sobre as profissões deles) : "Os Hobbits não eram, de modo algum, todos letrados, mas os que eram escreviam constantemente para todos os seus amigos(e para akguns de seus parentes) que viviam em lugares mais distantes do que uma caminhada vespertia podia alcançar"

Ou seja, provavel ser letrado seria para os Hobbits com mais Status (ou simplismente para os que achassem que aprender ler, suficientemente importante, para gastar seu tempo)
 
Devia ser isso mesmo. Eu duvido que a maioria dos hobbits desse muita importância para leitura.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo