1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sabe aquela encomenda feita na China? Correios querem o fim do frete barato

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Fúria da cidade, 13 Mar 2018.

  1. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Quem costuma fazer encomendas em sites chineses, como o AliExpress, poderá ter uma surpresa pouco agradável em breve. O presidente dos Correios, Guilherme Campos, disse ao jornal Valor Econômico, que a empresa não está nada satisfeita de perder cerca de R$ 1 bilhão por ano com essa farra dos pacotes sem registro.

    Segundo Campos, os Correios daqui acabam subsidiando indiretamente os fornecedores chineses.
    Funciona assim: as lojas online de lá usam serviços postais baratos, chamados de "pequenas encomendas simples", para conseguir oferecer frete grátis ou frete a US$ 1, por exemplo. Com isso, os pacotes chegam por aqui sem código de rastreamento, em embalagens com etiquetas fora do padrão e sem o CEP em código de barras.

    São 300 mil encomendas do tipo por dia enviadas ao Brasil, e o resultado é que esses pacotes precisam passar por triagem manual -- ou seja, geram um alto custo com mão de obra, que não é pago por quem envia ou recebe.

    Pelos cálculos dos Correios, caso o envio fosse correto, por encomenda registrada, a empresa receberia R$ 15 por pacote.

    Além disso, essas lojas chinesas também têm como prática utilizar pequenos pacotes, mesmo em compras de lotes, numa manobra para evitar a cobrança de impostos alfandegários quando chegam no Brasil.
    Essa modalidade, que o presidente dos Correios chama de "camelô eletrônico", sobrecarrega os centros de distribuição da empresa brasileira, gerando atrasos e reclamações dos clientes --o serviço postal brasileiro não é o único a ter os chineses na mira, a mesma reclamação já rolou nos EUA.

    Por ora, a única ação programada pelos Correios é uma aproximação com o governo chinês para debater o problema e tentar convencer os vendedores do país a enviarem encomendas dentro do padrão.
    Mas outra iniciativa, que não deverá agradar os compradores, é adotar um sistema no qual o destinatário pagaria pelo frete no momento de entrega da encomenda. E a previsão é que isso passe a ocorrer ainda este ano.

    Reprodução
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    O frete barato é um dos grandes atrativos usados pelos sites chineses para atrair clientes brasileiros.

    Para se ter uma ideia, a loja oficial da Huawei na AliExpress vende o celular topo de linha Mate 10 Pro por US$ 862,59, mas cobra apenas US$ 2,63 para mandar o produto para o Brasil --segundo a loja, com direito a código de rastreamento.

    Não raro, lojas sequer cobram pelo frete para o exterior, apelando para serviços desconhecidos e sem opção de rastreamento. Em geral, encomendas da China têm prazo de entrega de 40 a 60 dias, mas algumas podem demorar até três meses para chegar por aqui.

    Alguns vendedores te dão a opção de usar empresas de frete como a DHL, mas o preço aumenta substancialmente --UOL Tecnologia simulou a compra de um fone de ouvido de US$ 8 e, usando empresas conhecidas, o custo do envio seria de US$ 33,16, tornando a compra quase proibitiva.

    Outros sites de comércio eletrônico, como a Amazon norte-americana, até entregam alguns produtos para o Brasil. A diferença no trâmite, porém, é significativa: a simulação de compra de um cabo HDMI de US$ 10 envolvia a cobrança de US$ 8,33 de frete e mais US$ 17,43 de taxas de importação, cobradas previamente.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Se os Correios dentro de nosso próprio país já dão várias mancadas e eu já tive que brigar na justiça e ganhei processo contra eles, quem garante que com frete mais caro isso deixaria de acontecer com as encomendas procedentes da China?
     
  2. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Sou a favor. É até uma forma de salvaguardar nossa economia. Não adianta reclamar do tempo de demora e ser uma das causas dessa mesma demora.
     
  3. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Não será uma taxa a mais que será suficiente pra salvaguadar nossa economia e sim reduzir impostos pra favorecer e valorizar a nossa industria local, o que aí sim diminuiria a necessidade de importação.

    E a eficiência da cobrança só será aceitável se os Correios melhorarem de forma significativa o tempo de entrega, a organização e principalmente o cuidado com a mercadoria, pois tem muito centro de distribuição que é muito desorganizado, com os funcionários maltratando as caixas sem o menor zêlo jogando no chão ou empilhando-as de qualquer jeito, chegando muitas vezes a mercadoria toda amassada ou danificada no destino final.
     
  4. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Uma taxa a mais não resolve, mas uma a menos sim?

    Isso tudo não é motivo pra privatização nem nada disso, como se isso acontecesse com a maior parte das encomendas. Bem, o serviço não vai melhorar com corte de receita. Sem falar no corte de pessoal.
     
  5. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Não é de privatização, muito menos corte de empregos que estou me referindo e sim de redução de impostos e encargos pras empresas brasileiras terem uma condição melhor de competitividade e o brasileiro não precisar se dar ao trabalho de importar algo que poderia muito bem ser fabricado e comprado aqui.
     
  6. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Faz mais de uma década que não acontece concursos para os Correios, o quadro está defasado e o serviço que já foi digno de elogio é horrível. Dependendo de onde cair sua encomenda, pode esquecer. Tem centros de distribuição que são verdadeiros buracos-negros. Eu mesmo já perdi um Xbox One S porque "extraviou" o produto.

    Tá na hora de outra empresa de logística entrar no mercado.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  7. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Exato, os Correios estão longe de ter uma excelência de qualidade em seus serviços, pois não uma linearidade de organização e qualidade em todos os estados e cidades e sem falar que greves passaram a ser cada vez mais frequentes. Eu só o utilizo o serviço deles quando clientes meus não contam com nenhuma outra opção melhor que atenda seu destino e aí mesmo assim, vire e mexe tenho problemas sérios com atrasos, extravios e danos por mal tratos durante o transporte que já me obrigou a processá-los. ​
     
  8. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Já existem várias. Os correios só possuem monopólio quando o assunto são cartas.
     
  9. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Antes fosse, qualquer lugar que tenha código postal é atendido pelos Correios, seja para entregar cartas ou produtos via Sedex... que também funciona na base da sorte e da boa vontade do motorista. Já entrei nos Centros de distribuição deles no Centro de Porto Alegre e ao lado do aeroporto. Parece que você entrou na máquina do tempo e recuou uns vinte anos. A má vontade do pessoal que trabalha lá é visível. Na cidade onde moro existe uma agência velha, pequena, sem cadeiras ou ar-condicionado e o atendente faz questão de ser devagar no atendimento.
     
  10. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Compartilhar