• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sábado terá a ‘maior’ Lua dos últimos 18 anos

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Sábado, dia 19, os brasileiros terão a oportunidade de ver o fenômeno conhecido por “Super Lua”. Na data, a Lua cheia parecerá maior do que o normal, pois estará à distância mais próxima da Terra dos últimos 18 anos, divulgou o site português Ciência Hoje. Devido à proximidade, as marés deverão se alterar.

A Lua iluminará o céu a apenas 356.574 quilômetros daqui - 6.530 quilômetros mais perto do que o habitual. Esse ponto de proximidade se chama “Perigeu Lunar”. O fenômeno acontece apenas quando é Lua cheia e porque a órbita do satélite é elíptica - sua distância da Terra é variável - e não circular.

Influência em catástrofes
Alguns esotéricos acreditam que o fenômeno está ligado a catástrofes naturais como enchentes e terremotos. Segundo o Ciência Hoje, até existe uma relação entre as fases da Lua cheia e nova e as atividades sísmicas, já que a força das marés fica mais forte nessas épocas. Assim, consequentemente, as marés aumentam a pressão sobre as placas tectônicas.

Porém, segundo o Centro de Investigação Geológica (CIG) dos Estados Unidos, a Lua não teve relação com o terremoto que devastou o Japão na sexta-feira (11). O tremor aconteceu em um período de fracas marés. Para o órgão, foi apenas uma coincidência o terremoto ter ocorrido uma semana antes da “Super Lua”.

Fonte
 
Interessante a nota sobre influência da gravidade lunar na Terra. Fica aí a oportunidade de pesquisarem até onde vai a interferência já que até certo ponto a rocha derretida debaixo da terra se comporta também como um sistema líquido vasto igual o mar. Suspeito que deva existir algum grau de deformação como ocorre no oceano por debaixo da crosta também sob influência gravitacional. Até que ponto esta deformação age é matéria de especulação.

Para quem curte observar a lua com luneta e telescópio vai uma dica. Luas cheias são muito intensas (luminosidade) para serem observadas diretamente então pode ajudar usar algum filtro ou não olhar por muito tempo no visor. :)
 
Só fiquei curioso se estara maior do que quando ocorre aquela ilusão de otica perto da linha do horizonte...
 
Só fiquei curioso se estara maior do que quando ocorre aquela ilusão de otica perto da linha do horizonte...

foi bem o que pensei, tipo isso, né?

cdn.alt1040.com.files.2010.05.luna-grande.jpg
 
Só fiquei curioso se estara maior do que quando ocorre aquela ilusão de otica perto da linha do horizonte...

Com certeza não.
Considerando que ela estará 6.530km mais próxima, ficando a 356.574km da Terra, isso significa uma aproximação de meros 1,8%. Ou seja, não contem com alguma diferença perceptível. =P
 
Com certeza não.
Considerando que ela estará 6.530km mais próxima, ficando a 356.574km da Terra, isso significa uma aproximação de meros 1,8%. Ou seja, não contem com alguma diferença perceptível. =P

Vi o tópico e já fiquei tão empolgada com o evento, e vem o Fëa acabando com a minha ilusão! :disgusti:

:superupa:
Just kidding!
Será que não vai fazer nem uma diferencinha pra gente poder ver uma "luona" bonita? rs
 
Vi o tópico e já fiquei tão empolgada com o evento, e vem o Fëa acabando com a minha ilusão! :disgusti:

:superupa:
Just kidding!
Será que não vai fazer nem uma diferencinha pra gente poder ver uma "luona" bonita? rs

:dente:

Eu só fiz um cálculo com base nos dados. E a partir deles, não creio em nada "excepcional".

De qualquer forma, a lua cheia sempre é bonita. :yep:
 
Isso é verdade. =]
Mesmo se não der diferença perceptível de tamanho.
Tomara que o céu esteja aberto, pelo menos.
 
Se a Lua passasse a 300.000km da Terra aí que faria uma diferença mais perceptível, mas também o nível das marés seria bem mais afetado.
 
Olha, no tamanho dela realmente não se vê uma diferença perceptível, mas ela está tão mais brilhante! :grinlove:
 
Ahhh... o perigeu máximo...

Momento mágico para uma boa observação no nosso querido amigo telescópio - Lentes com maiores distâncias focais (70-300mm) e diafragmas fechados, por volta de f/16 a noite toda!! haha
 
Vi o tópico e já fiquei tão empolgada com o evento, e vem o Fëa acabando com a minha ilusão! :disgusti:

Em parte sim quando se referiu ao tamanho

mas em relação a luz (que redundância já que você é Luz :mrgreen:) não!!!

Existe uma lei da Luminotécnica que é a lei do Inverso do Quadrado da distância e então mesmo que o tamanho da Lua esteja uma merrequinha de nada maior que mal dá pra perceber, o seu brilho refletindo a luz solar no entanto ganha um ligeiro acréscimo mais perceptível.

Então eu não podia imaginava de você outra resposta senão essa:

Olha, no tamanho dela realmente não se vê uma diferença perceptível, mas ela está tão mais brilhante! :grinlove:
 
Mulheres, aprendam a filtrar o que os homens dizem:

:dente:

Eu só fiz um cálculo com base nos dados. E a partir deles, não creio em nada "excepcional".

De qualquer forma,
a lua cheia sempre é bonita. :yep:
E Fëanor virou uma pessoa romântica :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo