1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sábado terá a ‘maior’ Lua dos últimos 18 anos

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 17 Mar 2011.

1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Sábado, dia 19, os brasileiros terão a oportunidade de ver o fenômeno conhecido por “Super Lua”. Na data, a Lua cheia parecerá maior do que o normal, pois estará à distância mais próxima da Terra dos últimos 18 anos, divulgou o site português Ciência Hoje. Devido à proximidade, as marés deverão se alterar.

A Lua iluminará o céu a apenas 356.574 quilômetros daqui - 6.530 quilômetros mais perto do que o habitual. Esse ponto de proximidade se chama “Perigeu Lunar”. O fenômeno acontece apenas quando é Lua cheia e porque a órbita do satélite é elíptica - sua distância da Terra é variável - e não circular.

Influência em catástrofes
    Alguns esotéricos acreditam que o fenômeno está ligado a catástrofes naturais como enchentes e terremotos. Segundo o Ciência Hoje, até existe uma relação entre as fases da Lua cheia e nova e as atividades sísmicas, já que a força das marés fica mais forte nessas épocas. Assim, consequentemente, as marés aumentam a pressão sobre as placas tectônicas.

Porém, segundo o Centro de Investigação Geológica (CIG) dos Estados Unidos, a Lua não teve relação com o terremoto que devastou o Japão na sexta-feira (11). O tremor aconteceu em um período de fracas marés. Para o órgão, foi apenas uma coincidência o terremoto ter ocorrido uma semana antes da “Super Lua”.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

2. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Pena que não está programado acontecer nenhum eclipse o que poderia beneficiar na duração maior do fenômeno.

3. Neoghoster Akira

Neoghoster Akira Brandebuque

Interessante a nota sobre influência da gravidade lunar na Terra. Fica aí a oportunidade de pesquisarem até onde vai a interferência já que até certo ponto a rocha derretida debaixo da terra se comporta também como um sistema líquido vasto igual o mar. Suspeito que deva existir algum grau de deformação como ocorre no oceano por debaixo da crosta também sob influência gravitacional. Até que ponto esta deformação age é matéria de especulação.

Para quem curte observar a lua com luneta e telescópio vai uma dica. Luas cheias são muito intensas (luminosidade) para serem observadas diretamente então pode ajudar usar algum filtro ou não olhar por muito tempo no visor. :)

4. Elessar Hyarmen

Elessar Hyarmen Senhor de Bri

Não é a toa que o mar é o que é pela interferência da lua.

5. Éomer

Éomer Well-Known Member

Ótimo dia para um passeio de noite. Lua cheia é uma coisa que mexe com o meu sangue.

6. Conan

Conan Cavaleiro Pendragon

Só fiquei curioso se estara maior do que quando ocorre aquela ilusão de otica perto da linha do horizonte...

7. Ana Lovejoy

Ana Lovejoy Administrador

foi bem o que pensei, tipo isso, né?

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

8. Fëanor

Fëanor Fnord Usuário Premium

Com certeza não.
    Considerando que ela estará 6.530km mais próxima, ficando a 356.574km da Terra, isso significa uma aproximação de meros 1,8%. Ou seja, não contem com alguma diferença perceptível. =P

9. Luz

Luz So what?!?!

Vi o tópico e já fiquei tão empolgada com o evento, e vem o Fëa acabando com a minha ilusão! :disgusti:

:superupa:
    Just kidding!
    Será que não vai fazer nem uma diferencinha pra gente poder ver uma "luona" bonita? rs

10. Fëanor

Fëanor Fnord Usuário Premium

:dente:

Eu só fiz um cálculo com base nos dados. E a partir deles, não creio em nada "excepcional".

De qualquer forma, a lua cheia sempre é bonita. :yep:

11. Luz

Luz So what?!?!

Isso é verdade. =]
    Mesmo se não der diferença perceptível de tamanho.
    Tomara que o céu esteja aberto, pelo menos.

12. etienne

etienne Usuário

Dede ser linda! Sempre quis ver uma Super Lua!

13. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Mexe ainda mais com o meu!

14. Faerie

Faerie Usuário

Bacana...espero que eu consiga ver...os dias aqui estão sempre nublados a noite... =/

15. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Se a Lua passasse a 300.000km da Terra aí que faria uma diferença mais perceptível, mas também o nível das marés seria bem mais afetado.

16. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Hoje Sábado o tempo tá muito nublado na Grande SP. Vai ser muito dificil ver hoje por aqui.

17. Luz

Luz So what?!?!

Olha, no tamanho dela realmente não se vê uma diferença perceptível, mas ela está tão mais brilhante! :grinlove:

18. Léo Bárbaro

Léo Bárbaro Usuário

Ahhh... o perigeu máximo...

Momento mágico para uma boa observação no nosso querido amigo telescópio - Lentes com maiores distâncias focais (70-300mm) e diafragmas fechados, por volta de f/16 a noite toda!! haha

19. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Em parte sim quando se referiu ao tamanho

mas em relação a luz (que redundância já que você é Luz :mrgreen:) não!!!

Existe uma lei da Luminotécnica que é
    e então mesmo que o tamanho da Lua esteja uma merrequinha de nada maior que mal dá pra perceber, o seu brilho refletindo a luz solar no entanto ganha um ligeiro acréscimo mais perceptível.

Então eu não podia imaginava de você outra resposta senão essa:

20. Tek

Tek Girls tend not to like me

Mulheres, aprendam a filtrar o que os homens dizem:

E Fëanor virou uma pessoa romântica :mrgreen:

Compartilhar