• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ruth Rocha

Katrina

Usuário
[align=center]
attachment.php
[/align]

Escritora paulista (2/3/1931-). Uma das maiores escritoras de literatura infantil do país, com 130 livros publicados e 10 milhões de exemplares vendidos, sendo 2 milhões no exterior. Ruth Machado Louzada Rocha nasce na capital paulista em uma família de classe média, forma-se na Escola de Sociologia e Política de São Paulo em 1953 e começa a trabalhar como orientadora educacional no Colégio Rio Branco.

Em 1965 escreve artigos sobre educação para a revista Claudia. Dois anos depois assume a orientação pedagógica da revista Recreio, na qual publica seu primeiro conto, Romeu e Julieta, em 1969. Deixa a Editora Abril no mesmo ano e inicia prolífera produção literária, inspirada na filha, Mariana. Marcelo, Marmelo, Martelo (1976) vende 1 milhão de exemplares.

De 1973 a 1981, volta a dirigir publicações infantis da Editora Abril, participa das coleções Conte um Conto, Beija-Flor e Histórias de Recreio e lança O Reizinho Mandão (1978). Em 1989 é escolhida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para assinar a versão infantil da Declaração Universal dos Direitos Humanos, intitulada Iguais e Livres, publicada em nove línguas.

Em 1990 assina a declaração da ONU sobre ecologia para crianças, Azul e Lindo - Planeta Terra, Nossa Casa. Em 1995 lança o Dicionário Ruth Rocha. É autora da série didática Escrever e Criar... É Só Começar, prêmio Jabuti de melhor obra didática em 1997. Em 1999 finaliza a versão infanto-juvenil de Odisséia, de Homero.

É membro da Academia Paulista de Letras desde 25 de outubro de 2007, ocupando a cadeira 38.

Algumas Obras

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ruth_Rocha
http://www.algosobre.com.br/biografias/ruth-rocha.html

Quem nunca leu alguma obra de Ruth Rocha, nem que seja algum de seus livros didáticos? Com certeza ela deve ter sido figurinha carimbada na infância de muitos por aqui.

Dela eu li o clássico
Marcelo, marmelo, martelo
E outras histórias


[attachment=2411]

Este livro nos mostra a esperteza e vivacidade com que seus personagens resolvem seus impasses: Marcelo cria palavras novas, Terezinha e Gabriela descobrem a identidade na diferença e Carlos Alberto entende que não temos nada sem amigos.

Além das adaptações dos clássicos infantis: O Patinho Feio, Joãozinho e Maria, Joãozinho e o Pé de Feijão, Os Músicos de Bremen...

Como exemplo de um didático:

Pesquisar e Aprender

[attachment=2412]
 
Acho que foi minha primeira escritora favorita (por volta dos 7, 8 anos...) XD

Li Marcelo, Marmelo, Martelo, As coisas que a gente fala e adaptações de A Odisseia e Tom Sawyer.
 
Rafa disse:
Nossa, estou velho.
Lembro-me dela até hoje, adorava os livros dela.

[2]

:rofl:

Por causa de pessoas como a Ruth Rocha é que o Meia Palavra existe, né? Tipo, o que seria de nós, sem esses autores maravilhosos para nos inspirar desde sempre? :timido:
 
Ruth Rocha é disparado a que mais marcou minha infância. Quando tiver um tempo mais livre irei voltar e relacionar aqui o meu top 10 dela.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo