1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ruth Rocha

Tópico em 'Autores Nacionais' iniciado por Katrina, 15 Jul 2010.

  1. Katrina

    Katrina Usuário

    [align=center]
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    [/align]

    Escritora paulista (2/3/1931-). Uma das maiores escritoras de literatura infantil do país, com 130 livros publicados e 10 milhões de exemplares vendidos, sendo 2 milhões no exterior. Ruth Machado Louzada Rocha nasce na capital paulista em uma família de classe média, forma-se na Escola de Sociologia e Política de São Paulo em 1953 e começa a trabalhar como orientadora educacional no Colégio Rio Branco.

    Em 1965 escreve artigos sobre educação para a revista Claudia. Dois anos depois assume a orientação pedagógica da revista Recreio, na qual publica seu primeiro conto, Romeu e Julieta, em 1969. Deixa a Editora Abril no mesmo ano e inicia prolífera produção literária, inspirada na filha, Mariana. Marcelo, Marmelo, Martelo (1976) vende 1 milhão de exemplares.

    De 1973 a 1981, volta a dirigir publicações infantis da Editora Abril, participa das coleções Conte um Conto, Beija-Flor e Histórias de Recreio e lança O Reizinho Mandão (1978). Em 1989 é escolhida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para assinar a versão infantil da Declaração Universal dos Direitos Humanos, intitulada Iguais e Livres, publicada em nove línguas.

    Em 1990 assina a declaração da ONU sobre ecologia para crianças, Azul e Lindo - Planeta Terra, Nossa Casa. Em 1995 lança o Dicionário Ruth Rocha. É autora da série didática Escrever e Criar... É Só Começar, prêmio Jabuti de melhor obra didática em 1997. Em 1999 finaliza a versão infanto-juvenil de Odisséia, de Homero.

    É membro da Academia Paulista de Letras desde 25 de outubro de 2007, ocupando a cadeira 38.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Fontes:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Quem nunca leu alguma obra de Ruth Rocha, nem que seja algum de seus livros didáticos? Com certeza ela deve ter sido figurinha carimbada na infância de muitos por aqui.

    Dela eu li o clássico
    Marcelo, marmelo, martelo
    E outras histórias


    [attachment=2411]

    Além das adaptações dos clássicos infantis: O Patinho Feio, Joãozinho e Maria, Joãozinho e o Pé de Feijão, Os Músicos de Bremen...

    Como exemplo de um didático:

    Pesquisar e Aprender

    [attachment=2412]
     
  2. Alisson P.

    Alisson P. Usuário

    Acho que foi minha primeira escritora favorita (por volta dos 7, 8 anos...) XD

    Li Marcelo, Marmelo, Martelo, As coisas que a gente fala e adaptações de A Odisseia e Tom Sawyer.
     
  3. imported_Rafa

    imported_Rafa Usuário

    Nossa, estou velho.
    Lembro-me dela até hoje, adorava os livros dela.
     
  4. Liv

    Liv Visitante

    [2]

    :rofl:

    Por causa de pessoas como a Ruth Rocha é que o Meia Palavra existe, né? Tipo, o que seria de nós, sem esses autores maravilhosos para nos inspirar desde sempre? :timido:
     
  5. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Ruth Rocha é disparado a que mais marcou minha infância. Quando tiver um tempo mais livre irei voltar e relacionar aqui o meu top 10 dela.
     

Compartilhar