• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Russos planejam clonar mamute congelado há dez mil anos na Sibéria

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
diminuator.php


Parece roteiro de filme de Steven Spielberg, mas é verdade. Cientistas russos anunciaram nessa quarta (14) o projeto de clonar um mamute pré-histórico, congelado nos últimos dez milênios. O exemplar ancestral foi encontrado na região siberiana de Iacútia.


A ideia é fazer uma clonagem somática, ou seja, inserir o material genético do mamute nas células de uma elefanta atual, explicou um porta-voz do Instituto de Ecologia Aplicada da Saibéria. A elefanta vai carregar o feto durante 22 meses até que nasça, segundo as expectativas, um filhote vivo. Seria escolhido um paquiderme da índia, parente genético mais próximo dos mamutes.


As amostras genéticas serão extraídas do mamute no fim de 2012 e enviadas à Coreia do Sul. Lá, o experimento seria feito dentro de alguns anos. Participarão da clonagem pesquisadores da Rússia, China e Coreia do Sul.


Nesta semana a Universidade Federal do Nordeste da Rússia fechou acordo com o polêmico cientista sul-coreano Hwang Woo-souk, da Fundação de Pesquisa Biotécnica de Seul. Ele – que fez a cópia de um cachorro em 2005 – foi acusado no ano seguinte de falsificar provas cientítificas para embasar suas teorias sobre clonagem humana.


Para os especialistas, o desafio é possível porque as células do mamute podem ser encontrados tanto no sangue e em órgãos quanto na pele e nos ossos. É necessário, somente, procurar o material em melhor estado.


Os mamutes apareceram na África há três ou quatro milhões de anos. Muito tempo depois, migraram para Ásia e Europa até chegar na América do Norte. Ainda não existe consenso sobre o motivo de sua extinção. Na lista de possibilidades, aparece em primeiro uma mudança brusca de temperatura no planeta, além de epidemias a ações de caçadores. Pelos cálculos científicos, nenhum mamute vivo pisa o solo siberiano há pelo menos 3,6 mil anos.

http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=343789,NOT

____________________________________________________________________________________________________

Se esse trabalho der realmente certo será um grande avanço e algo inédito.

Vamos aguardar.
 
Eu sou mais a favor de investimentos em preservação de espécies ameaçadas. Se é pelo avanço da ciência podem ser feitas pesquisas com espécies atuais.

De resto eu pensava que mamutes estavam extintos a bem mais tempo.
 
Dá pa parar de escolher a cor da fonte antes de postar e editar isso? to lendo nada no template escuro... =[

Cê tá falando do post da reportagem?

Eu sempre copio a reportagem, colo no bloco de notas e depois copio e colo aqui no fórum. Tá errado? Não é assim não? :lol:
 
É uma tentativa muito aguardada pela comunidade científica que eu sempre torço que dê certo, mas sem esquecer também dos esforços que devem ser feitos para mantermos bem vivas as espécies em risco de extinção como o Eomer mencionou antes.
 
Aí vão descobrir que os mamutes eram inteligentes e carnívoros devoradores de humanos e por isso que nós os extinguimos ha milhares de anos atrás.
:-P
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo