Ok, eu tô dando um bump nesse tópico pra gente falar sobre Rush. Ia ser interessante discutir quais são os melhores discos, de quais fases vocês gostam mais, etc.
Na minha opinião, o melhor período do Rush se resume nos quatro álbuns de estúdio lançados entre os ao vivos "All The World's A Stage" e "Exit... Stage Left".
Esse período começou com "A Farewell To Kings" e terminou com "Moving Pictures".
Na ordem cronológica, os álbuns aparecem assim:
-A Farewell To Kings
-Hemispheres
-Permament Waves
-Moving Pictures
Na minha ordem de preferência:
-Moving Pictures
-Hemispheres
-Permanent Waves
-A Farewell To Kings
Ok, primeiro eu vou falar um pouco do período anterior ao "All The World's A Stage":
Rush: eu acho "Working Man" legal, mas ela é meio superestimada, por ser um clássico da banda e tal.
Fly By Night: eu acho "Anthem" animal, a música-título bem legal, "By-Tor And The Snow Dog" muito phoda e "Beneath, Between and Behind" bem cool.
Caress Of Steel: é meio "progressivo demais" pro meu gosto, se é que isso faz sentido.
2112: é
quase excepcional, mas apenas por ter uma obra-prima ("A Passage To Bangkok", uma das melhores músicas do Rush de todos os tempos) e uma música excelente, a própria 2112, cujos mais de 20 minutos impedem que ela se torne perfeita pra mim, visto que partes dela eu tolero mas não gosto muito. Quando ela vai chegando pro final, eu acabo torcendo pra ela acabar logo.
Ok, depois do 2112 o Rush lançou o ao vivo "All The World's...", e depois deste o álbum de estúdio "A Farewell To Kings".
A Farewell To Kings: aqui o Rush começa a apresentar conceitos mais fortes e composições com um estilo mais concreto e definido, ou seja, um som mais amadurecido. "Closer To The Heart" e "Xanadu" permanecem como dois dos maiores clássicos da banda. A música-título é boa. "Cygnus X-1" é meio xarope, mas não faz com que esse deixe de ser um ótimo disco.
Hemispheres: segundo melhor disco do Rush, tanto a conceitualização quanto as composições estão impecáveis.
Todas as músicas desse disco são fantásticas. "The Trees" e "La Villa Strangiatto" são duas das minhas 5 preferidas do Rush de todos os tempos, mas "Circumstances" e "Cygnus X-1 Book II" não ficam devendo em nada. Esse disco é tão perfeito que até hoje eu tenho dúvidas se ele é ou não pior, desculpe, "menos foda" que o Moving Pictures.
Permanent Waves: outro disco incrível, mas não perfeito. "The Spirit Of Radio" é bem legal, "Freewill" é excelente, "Jacob's Ladder" idem. Mas "Natural Science" é phoda com PH maiúsculo. "Entre Nous" é esquisita, no entanto. Não lembro de "Different Strings".
Moving Pictures: eu sou obrigado a admitir que "Tom Sawyer" já deu no saco. Mas é a mesma situação de Starway To Heaven - a música foi tão tocada que já banalizou (o que não muda o fato de que se trata de uma puta música). Anyway, a conceitualização aqui é absurdamente bem trabalhada, e as composições são maravilhosas. "The Camera Eye" é a melhor música do Rush, IMO, "Witch Hunt" é linda, "Red Barchetta" é phoda, "YYZ" é animal, "Vital Signs" detona, e "Limelight", apesar de ser a mais fraca do disco, é muito boa. Melhor disco do Rush, empatado com Hemispheres ou isolado (eu ainda não sei bem).
Os álbuns lançados depois do Moving Pictures têm o péssimo defeito de serem
chatos, IMO, salvo algumas músicas.
Muita gente discorda de mim, no entanto. Vários fãs de Rush
adoram o Signals. Eu acho chato.
Do Grace Under Pressure só se salvam as duas primeiras (Distant Early Warning e Afterimage). Essas duas, no entanto, são muito boas. Afterimage, especialmente, é uma das melhores músicas do Rush. É bem dinâmica, e valoriza bastante a melodia. Muito bonita. O resto do disco é bem fraco.
Não ligo muito pro Power Windows, também.
Do Hold Your Fire eu gosto de "Time Stand Still", mas não é o tipo da música que eu quero ouvir repetidamente até meus ouvidos sangrarem.
O Presto não presta.
O Roll The Bones é um lixo.
O Counterparts é
bom. Aliás, o Counterparts é o melhor disco desde o Moving Pictures. "Stick It Out" é bem nervosa, "Animate" é boa e o resto do disco é passável.
O Test For Echo é fraco, mas tem "Driven", que detona.
O Vapor Trails é bem chatinho e insosso, embora eu tenha que ouvir mais vezes pra tirar uma conclusão mais definitiva.
_________________
Top 30 (feito com pressa, muita coisa pode mudar)
01- The Camera Eye
02- The Trees
03- La Villa Strangiatto
04- Natural Science
05- Red Barchetta
06- A Passage To Bangkok
07- YYZ
08- Circumstances
09- Cygnus X-1 Book II: Hemispheres
10- Tom Sawyer
11- Freewill
12- Witch Hunt
13- Driven
14- 2112
15- Afterimage
16- Xanadu
17- Vital Signs
18- Jacob's Ladder
19- Closer To The Heart
20- By-Tor And The Snow Dog
21- Stick It Out
22- Fly By Night
23- Limelight
24- Anthem
25- The Spirit Of Radio
26- Animate
27- Bastille Day
28- Distant Early Warning
29- Beneath, Between And Behind
30- Time Stand Still