• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Runas????

Se aqui na Valinor não tiver, na Duvendor tem. Vale apena tb visitar aqueçle site do Mans Bjorkman, mas eu não sei ele decorado qual é.
 
Eu já criei um tópico perguntando sobre runas, agora ele está na página 8, mas tudo que obtive foi um post a mais.

Então vou lembrar tudo o que escrevi:


O objetivo deste tópico é esclarecer dúvidas sobre runas.

Eu tenho muitas:

1] Na página XIV dO Hobbit está escrito:

"Runas eram antigas letras originalmente entalhadas ou riscadas em madeira, pedra ou metal e que, portanto, eram finas e angulosas. Na época desta história, apenas os anões¹ empregavam-nas com regularidade, especialmente para registros privados ou secretos. Suas runas estão representadas neste livro por runas inglesas², que hoje são conhecidas por poucos. Se as runas do mapa de Thror forem comparadas com as transcrições em letras modernas (...), o alfabeto, adaptado ao inglês moderno, poderá ser descoberto, e o título rúnico acima também poderá ser lido³. No mapa são encontradas todas as runas normais, exceto # para X. I e U são usados no lugar de J e V. Não havia runas para Q (use CW) nem para Z (pode-se usar a runa dos anões ## se necessário)."

"Algumas runas individuais do mesmo tipo (### ea e #### st) também foram usadas algumas vezes"

¹ - Se essas eram as runas empregadas pelos anões, por que não correspondem aos Angerthas Daeron?

² - Quem inventou essas runas foi Tolkien?

³ - O alfabeto rúnico de acordo com O Hobbit possui alguns caracteres que diferem da fonte AngloSaxon Runes. Por quê?

2] Os alfabetos Angerthas Daeron e das runas do Hobbit possuem muitos caracteres em comum, mas com significações diferentes. Por quê? Qual a origem desses alfabetos e quem usa qual deles?


#, ##, ###, #### - vide tabela abaixo

balbofiguras-2-fl_album1.png
 
É bom lembrar que no Sda são usadas angertha (algumas capas e moria) e são usadas runas simples no hobbit. Esse quadro do balbo é ótimo pra completar o aprendizados é só lembrar do tengwar em que as letras são usadas com o som que elas representam por exemplo casa ia ficar caza, então ia ficar entaum, nas runas normais é usado 3 pontos um em cima do outro para começar a frase e o mesmo para terminar e um ponto no meio de uma palavra e outra. As estruturas das angerthas não conheço muito bem... Estou concluindo um estudo sobre as runas do livro o hobbit mas não é nada oficial e em breve posso enviar
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo