• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Runas!!!

Elentári

Usuário
Oioie pessoal!!!! :D
olha... eu tenho uma dúvida quanto as runas...
No livro "O Hobbit" nas notas d abertura tem umas coisas explicando o livro e umas runas falando dos anões e de Elrond c ñ me engano... pois é... de acordo com akelas escritas eu montei um alfabeto das runas correspondentes as letras como estão lá... mas... nas apendices d SdA é totalmente diferente :eh: ... as runas q eram d uma letra mostrava sendo d outra....
os 2 são livros do tolkien... como posso saber ql é o certo e onde encontro uma tabela com runas e suas devidas letras...???
valeu :kiss:

bjos
 
Runas

O q sei é q o alfabeto Cirth (runico) de Tolkien foi baseado no alfabeto FuTHark, ou seja o alfabeto runico germânico, se vc quizer saber um pouco deste, confira em meu site (click no banner abaixo) na parte q fala de linguistica tudo sobre runas e o alfabeto fuTHark, talvez isso esclareça um pouco sobre as runas de Tolkien.
 
http://www.gis.net/~dansmith/fonts/runes.htm

Aqui tem não só runas dos anões em O Hobbit como runas germânicas e anglo-saxãs, com arquivos de ajuda e macros para Word para usa-las corretamente. Só que as instruções são em inglês. Quem entender tudo pode usa-las, eu uso para compor em Tengwar e Cirth para textos tolkienianos e de RPG.
 
Draugluin disse:
Concordo com Ark4njo pois eu tb acho q uma runa não signfica uma letra, e sim um conjunto das mesmas
:o?: :o?: :o?: :o?:

Usando meu pouco conhecimento q tenho sobre as Runas, devo dizer q algumas runas podem ser representadas no alfabeto latino por duas letras, por exemplo TH, mas isso significa na verdade um fonema e não um conjunto de letras formando uma palavra, não sei se é isso q vc pensou, de qualquer forma a maioria das runas são representadas em nosso alfabeto por apenas uma letra.
 
Pelo que eu me lembro, o título "O Hobbit ou Lá e de volta outra vez" está escrito com runas anglo-saxônicas, enquanto o mapa do Thorin, com runas élficas de acordo com o modo da Montanha. Com base no modo de "Tengwar" que criei, tenho uma tabela de "Certar" para a língua portuguesa. Quem se interessar pode me escrever.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo