1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Runas e mapas em "Frozen"

Tópico em 'Influências, Seguidores e Recomendações' iniciado por Clara, 3 Abr 2015.

1. Clara

Clara O^O Usuário Premium

Uma referência bacana ao Tolkien na animação
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    da Disney, que é mencionada na página do IMDb.

Quando o rei (pai de Elsa e Anna) busca ajuda para salvar a filha ele procura em um livro escrito em runas, como as dos anões, criadas por Tolkien.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    Alguém sabe traduzir o título do livro? :think:

Nessa mesma cena, um mapa, bem parecido com o famoso mapa da Montanha Solitária de "O Hobbit", cai do meio do livro:

• Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Atyarwen

Atyarwen A Hobbit-size Elf Usuário Premium

Eu vi mesmo que usavam runas, mas não havia feito a relação com Tolkien!
    tentei usando o alfabeto do Tolkien e o inglês, e nenhum deu algum sentido.

Última edição: 3 Abr 2015
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. Clara

Eu também, quando vi pensei "que legal, runas!" mas só reparei na semelhança entre os mapas quando li no IMDb. =]

• Mandar Coração Mandar Coração x 1
  4. iago brum

iago brum Até tu Sieg fried?

Creio que são "runas" britânicas antigas , as quais Tolkien utilizou no "Hobbit" , porem tolkien já tinha criado um alfabeto "rúnico" próprio nesta época , só não sei porque ele não o utilizou!

5. Deriel

Deriel Administrador

Olhando as imagens eu fiquei quase com certeza serem Younger Futhark. Como eu não assisti Frozen (talvez a única criatura do planeta), fiquei dificultado em alguns traduções. Ali no mapa claramente está escrito "trul" ("troll")

Mas depois descobri que, claro, algum maluco já tinha feito a análise completa:

Resumindo, são runas mesmo, "tipo" Younger Futhark e o idioma é Nórdico antigo.

Pra casar um pouco com Tolkien, muitas runas que ele usou eram formas reais existente nas runas futhark, mas com a fonética alterada

• Ótimo Ótimo x 4
    • Gostei! Gostei! x 1
  6. Clara

Sim, o rei pega o livro pra descobrir onde vivem os trolls que têm o poder de curar a filha. :yep:

Nossa, fizeram uma análise bem detalhada de coisas que aparecem bem pouco no filme.
    Muito legal. :lol:

7. iago brum

iago brum Até tu Sieg fried?

Calma, você não esta sozinho , somos dois!
    O idioma então é old norse? Ou um outro idioma nórdico antigo o qual eu desconheça?

8. São runas nórdicas.Acho que é o alfabeto Furthark de 25 caracteres.

Compartilhar