• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Rpg's - Expl. de maps = - diverção?

Aratar

Usuário
Breath of Fire 5, Xenosaga, FF X, FF X2; Esses são alguns dos mais recentes rpg´s do mercado, com ele vem um novo modo de desenvolvimento linear do enedo dos jogos.
A não exploração de mapas de seus respectivos mundos.
Os únicos que aparecem são os de suas dungeos.
Agora lhes pergunto;
* Até que ponto a falta de tal exploração pode diminuir a diverção em um RPG? *
 
Pode diminuir muito, especialmente nesses jogos que vc citou: Breath of Fire 4 (tah, eu sei que ele citou o 5, mas que se dane) e Final Fantasy X, sem os mapas pra explorar, ficou sem muitas partes divertidas do jogo, e parece que se perdeu uma certa liberdade que se tinha antes de explorar cidades e de ver o mapa do mundo... sinceramente eu naum gostei dessas mudanças.
 
Caralho, eu não sabia disso...Q horrível...Nc...vc perder muita liberdade assim...EU sempre fui do tipo que andou pelo mapa inteiro procurando novas regiões e etc..E sempre tem aquelas pra se ganhar um bom XP.


Escroto isso...
 
Também acho. Metade da diversão dos RPGs está em explorar o mapa. Eu odeio quando só tem aquelas linhas pra seguir, ou a setinha pra selecionar pra qual cidade quer ir.
 
E quando nem linhas se tem, como é o caso do Xenosaga? Talvez o jogo fique mais "dinâmico", mas e o prazer de se encontrar algo "secreto" no meio de um mapa mundi; como as medalhas dos signos, os tesouros que se encontrava com o chocobo do FF9, ou os alieníginas do FF8, mesmo o Kingdom Hearts com sua exploração um pouco limitada, ainda tinha seus segredos, suas indas e vindas.
Isso deve ser repensado pelas empresas de desenvolvimento de jogos.
Parece coisa de gente preguisosa ou com medo de não conseguir fazer algo novo em termos de mapas.
Quando comecei o Xenosaga, imaginava algo parecido, mas melhorado, com o do Hearts da Square, mas até agora nada de mapa.
O diferente, que ainda não vi, é um jogo que parece que mistura Front Mission 3 8-) 8-) com Yu gi ho, no Xenosaga.
E um mapa que achei muito inovador, foi o do Legend of Mana do Play, no qual vc posicionava os locais.
Espero que essa moda não dure muito, para o bem dos fans de uma boa exploração. :pray: :pray:
 
Eu acho que tem muito lado bom nisso também. Mas num RPG, sempre julguei principalmente pelo enredo, e em alguns os segredos chegavam a ser um fardo.
Claro, não dá pra negar a diversão de se criar chocobos e enfrentar as weapons em FF7, ou caçar os chocographs em FF9, etc...
Mas a intenção é fazer outro estilo de jogo mesmo. Um mais voltado para um enredo bom e dinamico, o que é um ponto positivo pra quem aprecia mais esse lado.

* Athos ao som de Manowar - Defender *
 
Mas tipo, o ruim disso eh que muitas vezes o jogo fica muito limitado e sempre se segue um determinado caminho, perdendo-se muitas vezes side-quests que poderiam adiocinar bastante pro jogo.
 
Um mais voltado para um enredo bom e dinamico, o que é um ponto positivo pra quem aprecia mais esse lado.

Mas não se perde nada do enredo fazendo um mapa para um mundo o qual vc esta "passando" uma estoria. :wink:

Pelo contrario, perde o lado do conhecimento da sua geografia, ja que se tem um enredo elaborado. :wink:

Veja o lado perfeccionista de Tolkien com relação a descrição das regiões da Terra Média.
Vc pode imaginar quase que com perfeição onde a sequencia acontece. :mrgreen:

Não faz muito sentido termos apenas dungeos de fogo ou geladas, ou "seguirmos uma linha". :wall:

Pode existir outra estoria no mapa, essa, a qual podemos ou não desvendar, que influenciara ou não ao curso original.
Já imaginou vc ter que chegar a um determinado lugar, em um determinado tempo e ser impedido por um evento climático no mapa e ter que achar outro meio de seguir viagem?Ainda tem os custos de viagem e no nosso caso evolução limitada.

Tolkien nos mostrou isso muito bem. :wink:
 
Um mais voltado para um enredo bom e dinamico, o que é um ponto positivo pra quem aprecia mais esse lado.
Mas pode-se ter um enredo bom e dinâmico com o mapa pra explorar, oras. Já reparou como é difícil chegar de uma cidade pra outra? Os caras falam: "Vá para a cidade ao norte, e cuidado porque ela é muito distante." Aí você anda pra cima por uns 15 segundos e chegou. Não é o que eu chamaria de uma perda de tempo.
 
Não vou negar que não fui muito com a cara do jogo do SdA. :disgusti:

Ele tem uma potencialidade de rpg muito grande, que poderia ser aproveitada de forma e maneira diferente da que foi feita, e poderíamos ver um grande marco nos rpg's, não só um jogo de poucos dias como ele é. :disgusti:
Mas algo que entrasse na briga em uma área na qual ele tem total embasamento.
O mundo de fantasia, e não só de aventura. :tsc:
 
Acho que a exploração dos mapas é uma das melhores coisas que tem para se fazer num RPG... por exemplo... no Diablo 2 eu sempre ando por todo o mapa... não deixo se quer um pedaço dele sem ser explorado...
 
O ruim do diablo 2 soh eh quando vc tah em areas que jah visitou antes e tah jogando online, dai eh um saco ter que explorar tudo de novo.
 
Realmente... explorar tudo a mesma coisa várias vezes não é legal... mas em single player só mudam os cenários quando você muda a dificuldade...
 
Isso eh uma das razões pelas quais tah cheio de cheater no b.net que usa Map Hack... preguiça de explorar... e tipo, quanto ao titulo do topico... diversão eh com S
 
tolkien_onering disse:
Acho que a exploração dos mapas é uma das melhores coisas que tem para se fazer num RPG... por exemplo... no Diablo 2 eu sempre ando por todo o mapa... não deixo se quer um pedaço dele sem ser explorado...

Ta certo, tem que se descubri coisas novas........
 
Sub-Zero: Vc está apostando com alguém quem chega primeiro nos 10000 posts?

Tipo, ter mapa ou não não altera em NADA a qualidade do enredo. FF é imbatível numa coisa, os Opcionais, são MUITO divertidos, já Xenogears é imabtível no enredo. Imaginem uma mistura dos dois 8O
 
Jedan disse:
Sub-Zero: Vc está apostando com alguém quem chega primeiro nos 10000 posts?

Tipo, ter mapa ou não não altera em NADA a qualidade do enredo. FF é imbatível numa coisa, os Opcionais, são MUITO divertidos, já Xenogears é imabtível no enredo. Imaginem uma mistura dos dois 8O

Vai me dizer que naum é legal descobri todo o mapa de um jogo de rpg?? Eu naum tinha entendido a função do topico mais agora entendi......
E concorcei com o que o Tolkien falou....
Jogo diablo e sempre abro o mapa todo, mesmo que seja inutil........

E naum to apostando nada com ninguem..........
 
Isso não altera a qualidade do enredo, claro que não... mas altera a dinamica. As vezes você quer completar todas as side-quests e isso acaba quebrando o ritmo do jogo, e a empolgação sua de saber logo como a historia continua.
Varia de jogo pra jogo...
FF6 foi um dos jogos onde o mapa foi melhor utilizado, após a separação do grupo.
Em FFT, temos um mapa bem diferente, e poucas side-quests. Afinal, num jogo daqueles, quebrar demais o ritmo ia prejudicar...
E tenho minhas razões pra crer que Xenosaga por exemplo, seguira o mesmo caminho, até de modo mais intenso, com uma total centralização no enredo.

* Athos ao som de Blind Guardian - Noldor (Dead Winter Reigns) *
 
acho que a tentativa de inovar tem que acontecer, pq enjoa mto jogar sempre jogos iguais, com o mesmo esquema... explora, entende a historia, mata o chefe final, fim...

jogo que nao tem mapa pra percorrer que eu curti muito mesmo é front mission 3, pq a historia ofusca qualquer outra coisa :]

alias, legend of mana é uma das maiores merdas que ja joguei, só salva o sistema de batalhas... alguem entendeu a historia daquilo?

aproposito, aew athos >P meu primeiro post :~
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo