• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

RPGista: você tem religião?

Sou espírita. Presenciei coisas e passei por algumas situações que me tornariam um completo ignorante, se não acreditasse que existe algo mais que minha turva percepção humana, reluta em não identificar. Mas como disse o Maglor, não quero escrever muito sobre isso senão vamos desviar pra outra coisa.

Meu grupo todo é formado por pessoas, que cada uma do seu modo, posssui religião. Temos outro espírita além de mim e 3 católicos. Não vejo qualquer incompatibilidade do RPG com religão, sinceramente. Assim como não vejo incompatibilidade de religão com outros tipos de gostos, do cinema, música, etc. Mas é preciso tomar cuidado com esse termo "religião", pois antes deve vir um outro que é muito mais importante e independente do mesmo: fé.
 
Sou ateu, cético, insípido e azedo, além de comunista :cool:
Anyway, embora ache religião, especialmente as grandes monoteístas algo totalmente despropositado, não tenho nada contra seus praticantes, o problema é que os praticantes costumam ter algo contra quem é ateu/agnóstico, ou mesmo de religiões "alternativas" ("Lado-B"). Para se ter uma idéia, na 8ª série minha queriam linxar, chegando até mesmo a fazer a rodinha, um garoto, porque ele era ateu, e falou isso. Eu tive sorte, na época eu era um poser babaca, que adorava dizer que era satanista para passar de "mauzão", mas não conversava com ninguém desses :hihihi:

Caracas shido, tu deve ter passado umas dificuldades paias. Eu mesmo estudando no Marista da minha cidade (colégio católico que promove lavagens cerebrais e torturas psicológicas) me tornei ateu e todo mundo da sala passou a ter medo/afastamento de mim :disgusti:. Mesmo assim meus amigos nem mudaram por causa disso, talvez por eles serem também bastante radicais.
 
Caracas shido, tu deve ter passado umas dificuldades paias. Eu mesmo estudando no Marista da minha cidade (colégio católico que promove lavagens cerebrais e torturas psicológicas) me tornei ateu e todo mundo da sala passou a ter medo/afastamento de mim :disgusti:. Mesmo assim meus amigos nem mudaram por causa disso, talvez por eles serem também bastante radicais.

Nah, eu só conversava com meia-dúzia, e essa meia-dúzia provavelmente sacava que eu era um poser babaca, etc. De qualquer jeito, eu sempre passei dificuldades em ambientes escolares, então não mudaria muita coisa se todos acreditassem nisso...
 
Me permitem um brainstorm? :mrgreen:

Como podem co-existir: um ser onisciente, ao lado de seres com livre-arbítrio ? Não são conceitos antagônicos - onisciência e livre-arbítrio? Digo, se um deus é onisciente (como o judaico-cristão por ex.) , ou seja, sabe de tudo que acontece, aconteceu e acontecerá, então como nós podemos ter livre-arbítrio? Não estaria tudo pré-programado para acontecer?

Extrapolando ainda mais: sendo onisciente, o próprio deus já saberia de tudo que ele próprio fará, então como poderia ele mesmo ter vontade, livre-arbítrio para decidir sobre alguma coisa? Ele mesmo não estaria "preso" à essa "programação" universal?

Afinal de contas, para haver livre-arbítrio é necessário haver incerteza. Ou não? :think:
 
Última edição:
Eu adoro conversar sobre assuntos polêmicos, mas não puxei nada pq iria ficar Off-Topic e meio desligado ao RPG.

Podem rir, mas eu notei uma "critica" parecida no ultimo filme de Cavaleiros do Zodiaco, "Prologo do Céu". Não sei se foi intencional, mas achei interessante a abordagem de relação Deuses/Humanos. Acho que concordo com a fraze de Apolo, em resposta a pergunta de Seiya: "O que é um Deus? Isso é algo que vocês, humanos, jamais saberão!, E que não é permitido ser perguntado!".


Como protótipo de Historiador, eu vejo que religiões vem e vão. Antes religiões absolutam tb "reinaram" na mente das pessoas durante séculos, milênios. Quem pode afirmar com certeza que nossas religiões hj são permanentes? Tudo pode acontecer. As verdades de hj podem ser mentiras de amanha. Acho delicado afirmar que uma coisa é verdade absoluta e imutável. Durante a história existiram tantas "verdades" que viraram mentiras, então pq com nossas verdades seria diferente? Não que vá mudar com certeza, mas pode mudar.

Por isso que disse que eu acredito em algo superior sim, mas não em uma religião específica. Respeito a opinião dos outros, cada um tem suas crenças, mas acho que as vezes precisamos abrir nossos olhos para algumas coisas e não deixar que nossa fé vire uma fé cega. É bom lembrar que muitas de nossas religiões foram criadas e/ou modificadas pelos homens, como eu falei antes. Posso dar exemplos se necessário, mas acho que todos aqui conhecem sobre as coisas que a Igreja fez durante a Idade Média.

EDIT: Sempre gosto de dar exemplo do Império Romano. Achavam que nunca iria acabar, eterno, imbátivel... e hj, onde ele está? Nunca gosto de dizer coisas como "O Titanic não pode ser afundado!", pq o tempo (ou Deus, quem sabe?) pode nos pregar uma peça.
 
Durante a história existiram tantas "verdades" que viraram mentiras, então pq com nossas verdades seria diferente?

Concordo.

O conceito de onisciência é ambíguo. Ao meu entender, onisciência não envolve saber do futuro.

Sozinho sim, mas colocado ao lado dos outros dois conceitos - onipresença e onipotencia, então fica bem claro que onisciência se refere a todos os eventos independente de tempo, já que onipresença já indica que se sabe de tudo do presente.


Então, pode haver livre-arbítrio com onisciência? :think:
 
pra surpresa de todos sou lider de um grupo de jovens numa igreja evangelica muito conhecida(mesmo tendo um pensamento punk nas veias),ja ajudei com meus amigos e minha "religião" tirar um porrada de pessoas das drogas e da marginalidade entre outras coisas...

foi na igreja que encontrei ajuda para meus problemas(tanto fisico como espiritual) e por isso me dedico em ajudar outras pessoas não confunda o rpg(que pra mim é uma forma de lazer) com religião...

no meu grupo de rpg ha 2 catolicos,2 evangelicos,1 espirita e 1 ateu
 
Me permitem um brainstorm? :mrgreen:

Como podem co-existir: um ser onisciente, ao lado de seres com livre-arbítrio ? Não são conceitos antagônicos - onisciência e livre-arbítrio? Digo, se um deus é onisciente (como o judaico-cristão por ex.) , ou seja, sabe de tudo que acontece, aconteceu e acontecerá, então como nós podemos ter livre-arbítrio? Não estaria tudo pré-programado para acontecer?

Extrapolando ainda mais: sendo onisciente, o próprio deus já saberia de tudo que ele próprio fará, então como poderia ele mesmo ter vontade, livre-arbítrio para decidir sobre alguma coisa? Ele mesmo não estaria "preso" à essa "programação" universal?

Afinal de contas, para haver livre-arbítrio é necessário haver incerteza. Ou não? :think:

Eu acredito que entender tudo que Deus é seja uma coisa um tanto quanto impossivel para a nossa mentalidade. Ele está num nível muito alto para tudo. Tão alto, que as descrições que damos para as coisas materiais não serviriam para ele.

É como querer colocar 10 litros de água em uma garrafa que só cabem 2. Por mais que você adquira o máximo que pode, ainda falta muito.
 
Ele (Deus) está num nível muito alto ... [incompreensível]. Tão alto, que as descrições que damos para as coisas materiais não serviriam para ele.

Então o que você acha das descrições que estão nas escrituras sagradas - poderiam ser consideradas descrições fidedignas, que demonstram alguma compreensão, de Deus ?
 
Sou ateu, e meu grupo é composto por mais um ateu e dois agnósticos.

Eu já fui católico, mas abandonei a crença após perceber as incongruências da coisa. Não apenas da religião em si, mas do conceito de deus em geral.

Inclusive, no meio onde eu vivo, pouquíssimas pessoas sabem que eu sou realmente ateu. O preconceito é imenso, infelizmente não dá para se declarar sem sofrer retaliações, mesmo no ambiente familiar.

Aos meus pais, eu simplesmente digo que não concordo com a ideologia católica, e que por isso me recuso a frequentar qualquer espécie de culto. Alego ter uma crença própria, independente de religiosidades.

Aos meus amigos, nem toco no assunto. Deixo claro que não gosto de religião. Apenas alguns poucos sabem da coisa.
Inclusive, um dos agnósticos do grupo também era católico, mas gradativamente deixou de sê-lo, graças aos imensos debates noturnos com o resto do grupo e o fato de que suas idéias realmente batiam com o raciocínio cético.

Eu acho religiões, de qualquer espécie, uma perda de tempo e uma enganação tremendas, um auto-suicídio do pensamento e da vontade humanas. Claro, respeito as pessoas, indiferentemente de suas crenças. Mas minha opinião é a seguinte: quer acreditar em algo? Tudo bem, acredite. Mas não é preciso seguir uma religião para tal. Tenha sua crença individual, única.

O conceito de religião é absurdo: querer estabelecer padrões racionais de entendimento para algo irracional e que os próprios membros admitem não conhecer em essência.
Fé é algo irracional, e querer estabelecer padrões e procedimentos corretos para a mesma, em qualquer nível, soa como manipulação.

Vale ressaltar também que muitos desses padrões religiosos foram criados a séculos, e ainda hoje persistem como verdades absolutas, atrasando o progresso social e do indivíduo. É uma demonstração de enorme falta de vontade de conhecer o mundo, como ele funciona, pensar por si próprio.
Como Dostoiévski escreveu, o homem abomina a liberdade. Realmente não sabe ser livre, e para tal, sempre se enjaula na crença em algum deus.

E, hoje em dia, cada vez mais, o que se vê são pessoas usando de religiões para benefício próprio através da fé cega de outras pessoas. Seja monetariamente, seja apenas para satisfazer o próprio ego.
A aglomeração de indivíduos em uma crença religiosa ordenada só tem mostrado serventias ignóbeis: gerar conflitos, enriquecer minorias, atrasar o progresso e difusão do conhecimento.

Quer acreditar em algum deus, ou em deuses, ou qualquer coisa superior?
Faça-o, mas por favor, não seja adepto de religiosidades.
 
Eu me lembro ... uma época, que jogava D&D na casa de um amigo meu, Henrique. Um dia passaram uns desses mórmons missionarios, pra pregar. Nós começamos a trocar uma idéia com eles, e eles jogavam RPG e tal. Quase conseguimos marcar uma sessão com eles ...

Enfim, sou ateu, mas já joguei com um bocado de pessoas crentes em alguma coisa.
 
Me permitem um brainstorm? :mrgreen:

Como podem co-existir: um ser onisciente, ao lado de seres com livre-arbítrio ? Não são conceitos antagônicos - onisciência e livre-arbítrio? Digo, se um deus é onisciente (como o judaico-cristão por ex.) , ou seja, sabe de tudo que acontece, aconteceu e acontecerá, então como nós podemos ter livre-arbítrio? Não estaria tudo pré-programado para acontecer?

Extrapolando ainda mais: sendo onisciente, o próprio deus já saberia de tudo que ele próprio fará, então como poderia ele mesmo ter vontade, livre-arbítrio para decidir sobre alguma coisa? Ele mesmo não estaria "preso" à essa "programação" universal?

Afinal de contas, para haver livre-arbítrio é necessário haver incerteza. Ou não? :think:

Eu também tenho muitas perguntas, como as suas, e poucas respostas claro. A primeira coisa que entendi foi que nenhuma religião pode responder algumas perguntas, no máximo podem te ajudar a desenvolver a fé. Mas também podem te afundar em um mar de ilusões, é preciso ter cuidado.

Sobre Deus, desenvolvi alguns conceitos: primeiro, admitindo que ele é infinitamente superior a nós, me conformei com o fato de nunca poder entender com a precisão que gostaria, sobre a nossa existência. Afinal, sou um ser bastante limitado intelectualmente, perante Ele, e talvez ainda não conseguisse entender, mesmo se Ele tentasse me explicar. Isso tem que ser assim, afinal, que tipo de criatura eu admitiria ser a criadora de tudo: alguém um pouco mais esperto que eu?

Depois, eu coloco Deus à parte do nosso conceito Tempo-Espaço. Isso é muito complicado realmente, é uma das partes da física mais difíceis de se abstrair porque trata de conceitos básicos do raciocínio humano. Toda a nossa compreensão das coisas, toma por referencia tempo e/ou espaço. O nosso livre arbítrio por exemplo, eu acredito nele mesmo no caso de se admitir de que tudo “está escrito”. Ora, pode estar escrito, mas quem traçou essas linhas foi você, e só alguns seres de sentido privilegiado podem ver toda a linha do tempo pronta, que pra você ainda está se desenhando.

Enfim, eu não sou um religioso fervoroso. Me considero espírita mesmo sem ter ido uma vez sequer a um centro dessa religião, mas já li dezenas de livros espíritas e absorvi conceitos aos quais concordei e assumi como corretos, dentro da minha visão. Recomendo a qualquer um, sem compromisso e só a título de uma leitura interessante sem qualquer foco religoso, o Livro dos Espíritos. Trata-se de uma coletânea de centenas de perguntas diretas a seres espirituais com visão muito mais ampla, as respostas surpreendem pela coerência e sentido que possuem. Mesmo pra quem não acreditar na sua veracidade, trata-se então de uma obra de ficção muito interessante.
 
O conceito de religião é absurdo: querer estabelecer padrões racionais de entendimento para algo irracional e que os próprios membros admitem não conhecer em essência.

Bem colocado, Feanor.

- - -


Kadu, eu já li o Livro dos Espíritos, e achei muito interessante. Digamos que eu simpatize com o espiritismo, apesar de agnóstico que sou. Uma pergunta: você já teve alguma experiência com espiritos? Não precisa responder se não quiser. É que sou muito curioso quanto a isso.

Por que será que, em geral, só os já doutrinados é que conseguem ter essas experiencias? Digo, se eu for num centro (como já fui) não consigo sentir nada. É como se, pra pessoa "sentir", tivesse que ser doutrinada primeiro - e aí cai por terra a autenticidade da coisa. Se pra eu sentir alguma coisa, tenho que sofrer lavagem cerebral, então tô fora.

Você conhece algum caso em qua a pessoa era sensitiva, ou teve experiências com espíritos, sem ter sido previamente exposta ao meme espiritismo ou relativos? :think:
 
Última edição:
Eu tinha escrito um post foda para responder o Armitage, mas foi justamente 5 minutos antes do fórum sair do ar e ele se perdeu. Agora o Kadu veio antes e disse tudo que eu queria dizer. :lol:

Kadu, eu já li o Livro dos Espíritos, e achei muito interessante. Digamos que eu simpatize com o espiritismo, apesar de agnóstico que sou. Uma pergunta: você já teve alguma experiência com espiritos? Não precisa responder se não quiser. É que sou muito curioso quanto a isso.

Por que será que, em geral, só os já doutrinados é que conseguem ter essas experiencias? Digo, se eu for num centro (como já fui) não consigo sentir nada. É como se, pra pessoa "sentir", tivesse que ser doutrinada primeiro - e aí cai por terra a autenticidade da coisa. Se pra eu sentir alguma coisa, tenho que sofrer lavagem cerebral, então tô fora.

Você conhece algum caso em qua a pessoa era sensitiva, ou teve experiências com espíritos, sem ter sido previamente exposta ao meme espiritismo ou relativos? :think:

Mediunidade é a capacidade de uma pessoa sentir um espiríto e ter contato com ele. Existem centenas de tipos de mediunidade, desde visão até um arrepio na espinha. Todas as pessoas são mediuns (ou seja, tem mediunidade) o que varia é o grau de desenvolvimento que você possiu. Uma pessoa pode nascer com uma mediunidade completamente aflorada ou passar a vida sem sentir absolutamente nada.

Só que em um centro espiríta, você pode escolher desenvolver essa mediunidade. Com o trabalho certo, você pode ser um pouco mais sensível aos espíritos e e passar a ter mais conhecimento do seu próprio tipo de mediunidade. É claro que não é só chegar lá e pedir por tal coisa, mas por isso que é mais comum as pessoas que frequentam os centros terem uma mediunidade mais desenvolvida.

Eu, por exemplo, sou espiríta desde que nasci e não tenho quase nada da minha mediunidade desenvolvida. Eu, como você, vou ao centro e não sinto nada. =]
 
Uma pergunta: você já teve alguma experiência com espiritos? Não precisa responder se não quiser. É que sou muito curioso quanto a isso.

Por que será que, em geral, só os já doutrinados é que conseguem ter essas experiencias? Digo, se eu for num centro (como já fui) não consigo sentir nada. É como se, pra pessoa "sentir", tivesse que ser doutrinada primeiro - e aí cai por terra a autenticidade da coisa. Se pra eu sentir alguma coisa, tenho que sofrer lavagem cerebral, então tô fora.

Você conhece algum caso em qua a pessoa era sensitiva, ou teve experiências com espíritos, sem ter sido previamente exposta ao meme espiritismo ou relativos? :think:

Tive algumas experiências estranhas. Não posso dizer com 100% de certeza que foram com espíritos, se foram alucinação ou qualquer outra coisa porque sempre são momentos onde os sentidos podem nos enganar.

Pra citar um deles: em um momento difícil da minha adolecência, eu vinha na faze mais rebelde. Hoje consigo entender que abaixei muito minha vibração naquela época e devo ter atraido toda sorte de entidades negativas. Certo dia cheguei cansado em casa no final da tarde, vim de um jogo de futebol. Cai na cama de mãe. Mal deitei e feixei os olhos senti um tapa muito forte no rosto, tive a sensação de que minha cabeça afundou no travesseiro e a cama até rangeu, não sei se com o "impacto" ou se com meu susto. Levantei alucinado achando que tinha sido minha irmã, sai correndo pela casa e pra minha surpresa, estava sozinho...quando fui ao espelho meu rosto realmente estava vermelho no local onde supostamente tomei o tapa. Foi algo bem estranho, posso te garantir. Mesmo eu, que tenho a síndrome de São Tomé (só acredito vendo), fiquei supreso.

Uma das coisas que o espiritismo tem de legal é que possui poucos rituais, doutrinas e etc. A coisa mais importante é voce aprender a força que sua oração, sincera, possui. Voce não tem que se confessar, que ajoelhar num tapete 5x ao dia, que afogar numa bacia de agua suja ou usar um chapeuzinho ridiculo. Se voce não sentiu nada até hoje acho que é porque voce simplesmente não tem a mediundidade aflorada ou bem trabalhada. Eu também não, se quer saber as poucas experiências estranhas que tive até hoje foram ruins, salvo uma ou outra. Melhor assim. Gosto muito dos livros espíritas, recentemente li Akhenaton e Os Castelos São de Areia, livros que ambientados no antigo Egito e que explicam toda a saga onde se tentou introduzir o monoteismo no reino mais evoluido da humanidade na época, e como isso fracassou. Os detalhes da cultura, da vida das pessoas no Egito daquela época são de deixar historiadores com cabelo em pé...se desse certo por exemplo, Jesus deveria ter nascido lá. Enfim, depois escrevo mais, já ficou grandinho. :yep:
 
Eu também sou bem São Tomé, mas até o que eu vejo eu coloco em dúvida. Eu não me sinto confortável para acreditar em qualquer coisa que não seja explicável racionalmente, e até onde eu sei, nenhum fenômeno ou existência sobrenatural é provado. Não vejo por que acreditar sem simplesmente ter um motivo que me leve a isso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo