• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

RPG: Será que chegará um dia em que nos cansaremos dele??

Arcanjo[SK]

Spartan Supersoldier
Há 30 anos o rpg existe e vem conquistando mais e mais jogadores, sendo assim acabam vindo mais e mais jogos... tudo começou com o velho Dungeons & Dragons em 1974, abrindo as portas para um novo mundo. Depois foi surindo mais e mais sitemas... mais e mais jogos.
Cada década, cada jogo, vai se adaptando a necessidades dos jogadores, do mundo em que vivemos. Para uns é uma fuga da realidade, esquecer os problemas do dia a dia e poder fazer coisas diferentes, fazer o que as regras desta sociedade e mundo nos impedem de fazer. Para outros é um passatempo. Quando criança, ele brincava de boneco, agora ele joga rpg. Para outros é algo além... enfim, muitos dã vários significados para o rpg e oq ele é em sua vida. O rpg vem tendo espaço em nossos corações desde 1974... mas chegará um dia em que largaremos nossos livros diremos "Não, não quero mais jogar"?? Haverá um dia aonde o rpg "sairá de moda"?? As coisas vem e vão, isso é fato. O Império Romano já foi um dos maiores do mundo... mas veio a ruir, como quase tudo. Você nasce, cresce, se reproduz e morre. Será que um dia nosso querido RPG que ocupa grande parte de nossas vida, nos deixará, ou deixaremos ele???? Será que algo tão proximo a nós, irá falescer um dia??? E se ele segue a lei "natural" das coisas, que tudo que nasce, um dia morre, que frutos deixará ele para as gerações futuras??? Qual será o legado do RPG quando ele for embora??
Estou postando algo, que digamos assim, é sério (talvez nem tanto), mas é algo que as vezes me vem a mente e me faz refletir. Bem, mostremque rpgistas sabem fazer outra coisa além de jogar e jogar e me digam o que vocês acham sobre este assunto!!!
FUI!!!!!! 8-) 8-)
 
Eu não acho q algum dia o RPG vá sair de moda pq pra isso acontecer ele teria que entrar........ RPG nunca foi coisa da moda.....

É natural q a maioria dos jogadores se afaste qdo começa a ficar mais velho e com menos tempo pra jogar...... A não ser, claro, os sortudos q trabalham com isso...... O q importa é q novos jogadores sejam criados, e eu naum vejo motivo pra isso não acontecer.... Por ser um jogo com uma grande "rotatividade" de jogadores, o próprio mercado de RPG se adaptou a isso, criando espaço para novatos..... Por isso acho q o RPG nunca vai morrer...... A gente muito provavelmente algum dia vai ser obrigado a se afastar dele, mas outros virão tomar o nosso lugar......
 
Eu tambei as vezes penso assim, mas as pessoas do Imperio Romano pensavam assim e eles cairam.... mas um legado nosso deve ficar para gerações futuras...
 
Po RPG é um hobbie, pelo menos deveria ser, ou seja como td hobbie um dia a gente pode acabar enjoando, mas sempre vai ter um q vai gostar e é isso q vai fazer o RPG existir... fora q cada vez mais tem mais e mais jogadores, entaum... naum creio q va acabar, acho ate mesmo se um dia implantarem aquela lei q queriam de proibir o RPG, naum vai funcionar...
 
eu acho que temos fazes.. eu ja tive momentos em que jogavamos todos os dias de dez horas da noite a quatro da madrugada, sendo dia de trabalho ou não.. durante meses... tem uma hora que isso cansa, que dá vontade de sair, ver pessoas diferentes do seu grupo... respirar um ar fresco, e pensar em outras coisas diferentes de rpg....
eu já tirei ferias.. inclusive agora estou tirando umas... mas a gente sempre volta.
certamente agora não jogo por falta de tempo... quando estava grávida faziamos essões familiais ...a gora ocm o nenem eh corriderrimo.
Eu penso que o rpg é uma coisa que nunca acabará... vão se criar meios cada vez mais inovadores de jogá-los.... realidades virtuais e tals....
mas tráta-se de um jogo tão versatil que não pode acabar...
é como música.
:)
 
é verdade... pode ter fases q podemos enjor, mas falow td, é como musica... smepre vao ter novos estilos e sempre vai ter diversificação pra agradar os mais diferentes gostos...
 
Não desaparece não
Eu pelo menos já enjoei e já voltei a jogar umas 4 vezes em 8 anos. É a fase. Vê se video game desapareceu? Então....
 
Pavanelli disse:
Não desaparece não
Eu pelo menos já enjoei e já voltei a jogar umas 4 vezes em 8 anos. É a fase. Vê se video game desapareceu? Então....
Pois é. Eu já achei que fosse largar definitivamente video game e RPG. E ainda estou aqui. E aqui estarei, até o fim de minha vida.
 
Eu já passei mais de ano sem nem poder olhar pros meus livros na estante...

Mas sobre o eventual fim do RPG, eu acho que ele é underground o bastante pra durar muito mais tempo. Não é uma questão de moda, nunca foi. Ele pode estar mais disseminado agora do que há 6, 7 anos atrás, mas isso é decorrente do avanço tecnológico, da facilidade de aquisição de coisas, seja legalmente, através do e-commerce, seja ilegalmente, através de kazaas da vida.
 
Eu já passei mais de ano sem nem poder olhar pros meus livros na estante...

Mas sobre o eventual fim do RPG, eu acho que ele é underground o bastante pra durar muito mais tempo. Não é uma questão de moda, nunca foi. Ele pode estar mais disseminado agora do que há 6, 7 anos atrás, mas isso é decorrente do avanço tecnológico, da facilidade de aquisição de coisas, seja legalmente, através do e-commerce, seja ilegalmente, através de kazaas da vida, e de toda uma cultura que se formou em volta da fantasia, com harry potters e senhor dos anéis da vida. Um dia a moda da fantasia baixa e o rpg se contrai novamente. Mas acabar? A licensa d20 oportuniza que empresas menores, que visem menos lucro que uma wizards da vida, mantenham a chama acesa e com qualidade.
 
Mesmo quando não é possível dispor de um grupo de RPg, mantenho-me atualizado, comprando e lendo livros na internet, discutindo com quem gosta do assunto e tudo mais. E faço isso pq gosto, pq gosto muito, pois como disseram, RPG nunca foi moda.
 
O unico problema qndo eu larguei o RPG por causa de estudos, namoro e coisas d tipo, eu era viciado em vampire, sabia td de td... qndo voltei naum lembrava nem de 30%... e tava sem saco pra reler td... pelo menos perdi o vicio...
 
É normal na adolescência 'bitolarmos' um pouco; mas tarde, nos lembramos que, por mais desagradável que seja, o 'mundo real' não deve ser neglogenciado (não por muito tempo, pelo menos) :lol:
 
hahahah verdade... fugir da realidade em um jogo, naum quer dizer q um dia naum tenhamos q enfrenta-la... pq sempre vamus ter q enfrentar a realidade q existe... claro, tem gente q foge...

por ex... tem um kra q deve ter uns 45 anos ou ate mais, é um gordao, barbudo, naum seu cuida nem nada, ele vive na casa da mae, nunca teve nenhuma garota, e so fica querendo saber de jogar rpg e anime... se ele tentar entrar agora pra realidade ele so vai ver q poderia ter aproveitado melhor o tempo e q a vida dele ja passou e ele naum viveu absolutamente nada...
 
Lestat disse:
por ex... tem um kra q deve ter uns 45 anos ou ate mais, é um gordao, barbudo, naum seu cuida nem nada, ele vive na casa da mae, nunca teve nenhuma garota, e so fica querendo saber de jogar rpg e anime... se ele tentar entrar agora pra realidade ele so vai ver q poderia ter aproveitado melhor o tempo e q a vida dele ja passou e ele naum viveu absolutamente nada...

É o estereotipo tipico mesmo. Lembra quele cara do Simpsons, meio gordo, com cavanhaque, que era/é dono de uma loja de quadrinhos? Então. O dia que vi ele no desenho com uma camiseta escrito Dungeon Master, foi muito tosco. Mas é assim que ficam os bitolados mesmo.
 
Acredito que isso tudo tenha a ver com a morte de grupos de RPG. Geralmente quando um grupo no qual eu participo se afasta por um tempo, eu fico meio "desligado" do RPG (como é atualmente), mas depois voltam de novo.

Vou distorcer um pouco a frase do Vampiro de Sengir em Magic ("Impérios vêm e vão, mas o mal é eterno"): Grupos vêm e vão, mas o RPG é eterno.
 
Pavanelli disse:
Lestat disse:
por ex... tem um kra q deve ter uns 45 anos ou ate mais, é um gordao, barbudo, naum seu cuida nem nada, ele vive na casa da mae, nunca teve nenhuma garota, e so fica querendo saber de jogar rpg e anime... se ele tentar entrar agora pra realidade ele so vai ver q poderia ter aproveitado melhor o tempo e q a vida dele ja passou e ele naum viveu absolutamente nada...

É o estereotipo tipico mesmo. Lembra quele cara do Simpsons, meio gordo, com cavanhaque, que era/é dono de uma loja de quadrinhos? Então. O dia que vi ele no desenho com uma camiseta escrito Dungeon Master, foi muito tosco. Mas é assim que ficam os bitolados mesmo.
Esse personagem dos Simpsons é um alerta para o que nós poderíamos nos tornar... :roll:

:mrpurple:

Nob disse:
Vou distorcer um pouco a frase do Vampiro de Sengir em Magic ("Impérios vêm e vão, mas o mal é eterno"): Grupos vêm e vão, mas o RPG é eterno.
Sou da mesma opinião. Meus grupos antigos se foram, mas, olhe só que surpresa, bastou que eu retornasse para o Rio para um antigo integrante de um grupo meu me atentar para a possiblidade de retomamos o jogo 8-)
 
Ka Bral o Negro disse:
Pavanelli disse:
Lestat disse:
por ex... tem um kra q deve ter uns 45 anos ou ate mais, é um gordao, barbudo, naum seu cuida nem nada, ele vive na casa da mae, nunca teve nenhuma garota, e so fica querendo saber de jogar rpg e anime... se ele tentar entrar agora pra realidade ele so vai ver q poderia ter aproveitado melhor o tempo e q a vida dele ja passou e ele naum viveu absolutamente nada...

É o estereotipo tipico mesmo. Lembra quele cara do Simpsons, meio gordo, com cavanhaque, que era/é dono de uma loja de quadrinhos? Então. O dia que vi ele no desenho com uma camiseta escrito Dungeon Master, foi muito tosco. Mas é assim que ficam os bitolados mesmo.
Esse personagem dos Simpsons é um alerta para o que nós poderíamos nos tornar... :roll:

É verdade, se esquecermos q existe vida alem do RPG o caminho é nos tornarmos criaturas assim... :roll:
 
Eu num queria largar, mas as vezes canso das mesmice, e fico querendo coisas novas classes, clans, ordens, etc, mas nada verdade eu num aproveito oq tem... e tem muita gente assim, num aproveita tud oq tem e logo quer mais e mas... ai enjoa. Mas como eu gisto muito, acabao voltando. Espero conseguir serq nem Cassaro e C&A, q trabalha com essas coisas... taí um sirvissu legalz... alguns de vcs saum sortudos q moram em cidades grandes, pois ae pode conhecer mais gente e ir a encontros anuais e talz...
Bem, se nos aproveitarmos oq temos, e as vezes mudar um pouco, o jogo, mestre e procura conhecer novos jogadores e trocaridéias, talvez o rpg não morra não, apenas ira mudar de acordo com o tempo.
Aí daki q 50 anos, ta lá nóis bem velhinhos, jogando D&D 10ª edição..., Vampiro 10ª edição 13D&T etc... pow, jah pensou: "Vovo, vovô, conta sobre aquela sua aventura de novo, cmo vc matou o dragão...." :obiggraz: seria engraçado...
Eh estranho imaginar coisas assim... mas legal...
 
Tem de se esforçar mesmo, rapaz.

Eu trabalho somente com o que gosto; e é óbvio que tb vou transformar RPG em dinheiro. É um caminho natural e l´gico para mim. E é por isso que não chamo RPG de 'hobbie'.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo