• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

RPG O Senhor dos Anéis em D20 ou CODA?

Eu gosto do sistema CODA e também do d20, acho que cada um tem seu próprio foco. O sistema CODA tem regras de batalha piores que o d20, o fato de não usar uma grid dificulta bem, e o sistema de armas é deficiente (a única arma que vale a pena usar é espada longa). Ele também é muito desbalanceado, no nível 1 você pode fazer combos de ataque +19 (sucesso extraordinário, o equivalente do "crítico", mesmo rolando dois 1 nos dados). No entanto, ele tem suas próprias vantagens: níveis de ferimento representam melhor os ferimentos de batalha, o sistema de evolução é mais flexível e valoriza a interpretação mais do que o combate, o sistema de perícias de combate permite simular melhor as habilidades com cada tipo de arma (embora seja beeeem overpower), as perícias sociais (inspirar, persuadir, debater, etc) e ações como Intimidar têm maior enfoque e importância, no Paths of the Wise tem um sistema muito bom para perícias Língua e Saber, a magia é mais difícil (são necessários testes para lançá-las, e você pode ficar cansado) mas sem "limites diários", etc.
Em suma, concordo plenamente quando dizem que o livro foi lançado às pressas, sem revisão, com algumas regras confusas, mas o sistema em si é bom, e tem o seu valor, sobretudo em campanhas do SDA.
 
Isso de "sistema que facilita a interpretação" até faz certo sentido quando as fichas de personagens têm muitos atributos sociais, de comportamento, etc. Mas, na verdade, depende bem mais dos jogadores do que do sistema. Eu acho mesmo que isso independe de um sistema.
 
Última edição:
Realmente, mas eu acho que ter perícias apropriadas para saber se os personagens podem convencer alguém usando argumentos e coisas do gênero é bem útil.
 
A batalha da Wizard of the coast com a Decipher pelo direito de publicação de O Senhor dos Anéis foi vencido pelo lado errado... entregar um titulo com o peso de uma obra de Tolkien para não menos do que profissionais é um insulto. Adquirir os livros da Decipher é apenas uma chance de obter mais materias em termos de mapas, fotos e dados.O senhor dos Anéis d20, e nunca poderia ter sido diferente.
 
Tu merecia ser banido do universo por tamanha heresia, taverneiro.

Mas uma coisa é certa: tudo o que tu faz com o CODA tu faz com o d20, só que muito melhor.
 
Gente isso é fato, todo sistema tem seu ponto ruim e um bom, esse lance de fanatismo por sistema é fóda, más fazer oq?
Apenas acredito que o CODA se enquandra melhor no SdA!
Quanto ao lance de fazer overpower fácil no CODA, digo que o mesmo se aplica para D20.
 
Sim, só que dá mais trabalho. Você também faz com o CODA tudo o que faz com o d20 e ainda melhor, só que dá ainda mais trabalho que o inverso.
 
Eu entendo questão de gosto, mas o sistema do CODA pode ser melhor. Ele é falho em muitas coisas, mal feito.

E em relação a sistema pra SdA, acredito que tem vários sitemas que dão pra usar para ele, e d20 é apenas um deles. Gurps é outro, por mais que Sky diga o contrário. Até mesmo no Daemon dá. Tem vários sistemas, por tanto, escolha o seu. Uns preferem sistema X, outrops Y....

PS: Não, 3D&T não é um sitema pra SdA (Aragorn com força para levantar vários carros?????? Nunca!!!!)
 
Além do mais, todo mundo sabe que o Legolas tem Poder de Fogo 5 e munição ilimitada (perf.).

Nem me fala em Legolas e lembro do "Super Legolas" do filme. No livro ele não é tudo aquilo, pelo menos não de maneira exagerada e não tem minição ilimitada que nem no filme, ele vai catando flecha, e chega a ficar sem "munição" pra lutar com faca. UMA ÚNICA FACA.

Blah, modificar pra ficar legal pras crianças é fogo... acho que a única cena que dá pra dizer que gostei foi a dele sobindo no cavalo em movimento, mesmo sendo um pouquinho exagerada...

E voltando ao assunto, eu não me lembro de ter visto nenhuma adaptação para Gurps... mesmo não sendo lá tão dificil fazer...
 
Gurps não é o sistema que não tem cenário, que só dá para jogar com adaptação?

Mas falando sério, eu realmente prefiro o d20 que o CODA como sistema, mas acho que ainda vale a pena jogar o CODA. E que com algumas revisões ou reedições, o CODA pode virar um sistema e tanto.
 
Chamado d20 system. O CODA pegou praticamente toda a base do d20, só aplicou errado.
Por isso é que não pode ser tão pior... :mrgreen:
Realmente, ele pega muito do d20, como os atributos, reações/testes de resistência, perícias, vantagens/talentos, tudo tem seus equivalentes. Mas há algumas diferenças, como o sistema de evolução mais flexível, o uso das perícias Inspirar e Intimidar, o sistema de magias...
 
Sim, mas a base da mecânica é a mesma. Mas, diferente do d20, o chicote do balrog e uma adaga tem o mesmo alcance, por exemplo.
 
Como eu disse, dá para fazer com o CODA tudo o que se faz com o d20, mas dá trabalho... Eu literalmente refiz as armas do CODA, ampliando a lista e adicionando algumas regras - a de alcance das armas, por exemplo.
Mas esse é o tipo de coisa que na hora da batalha o mestre resolve, se necessário, enquanto um sistema de evolução em que cada classe tem uma tabela para saber os benefícios que ganha por nível demanda um bom tempo para mudar.
 
Acho que todos os sistemas são bons - adoro jogar o Velho e bom D&D usar meus lindos dados de D20 que paguei caroooo, mas também gosto do sistema CODA para jogar SDA - venhamos e convenhamos jogar RPG é bom pra caramba não importa o sistema não importam os erros o que importa é a diversão e principalmente a reunião.

Abraços galera!!!!
 
Para mim sinceramente não importa o sistema e sim a climatização da mesa, a colaboração dos jogadores e a narrativa do mestre, ai sim a terra media de Tolkien fica legal!!
Sistema é apenas uma ferramenta, pelo menos pra mim o que importa é a HISTÓRIA a ser contada!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo