• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Rpg Inocentado!

Skywalker

Great Old One
Saiu na SpellBrasil:

Carta aberta à mídia.

Peço a todos os jogadores de RPG que copiem este texto em seus blogs, sites, flogs, comunidades do orkut e onde mais puderem, pois não seremos mais usados como bodes expiatórios por delegados ineficazes, pastores evangélicos, vereadores oportunistas e jornalistas incompetentes.
O texto abaixo dá nome aos bois: às vítimas, aos assassinos e aos oportunistas que usaram os crimes para se promoverem. Chega de notícias distorcidas, incompletas e tendenciosas.

TERESÓPOLIS
Em 14 e 20 de Novembro de 2000, na cidade de Teresópolis (RJ), duas garotas de 14 (Iara dos Santos Silva) e 17 (Fernanda Venâncio Ramos) anos foram estupradas, torturadas e estranguladas com um intervalo de seis dias entre os crimes.
Sônia Ramos, 42, madrasta de Fernanda, a segunda vítima, levantou a suspeita de que as atrocidades pudessem estar ligadas ao jogo por pura ignorância e desespero, porque sua filha (a VÍTIMA) era jogadora de RPG e andava na companhia de outros garotos que jogavam GURPS e Vampiro (sua alegação se baseou no fato de que sua filha andava as voltas "com pessoas que se fantasiavam de vampiros").
Inclusive a polícia chegou a prender injustamente um jogador de RPG, que não vou falar o nome porque o coitado era inocente e não merece ter seu nome publicado, mas que passou quatro dias na cadeia por causa deste absurdo.
O verdadeiro assassino das garotas, HUMBERTO VENTURA DE OLIVEIRA, de 25 anos, confessou o crime 6 dias depois da prisão do RPGista; era o jardineiro da casa e NUNCA sequer passou perto de um livro de RPG.

A imprensa irresponsável, assim como no caso famoso da "Escolinha Base", foi muito rápida em divulgar versões fantasiosas sobre o "jogo da morte", mas NUNCA publicou uma linha sequer se desculpando com os 400.000 jogadores de RPG que foram ofendidos em sua moral e prejudicados diante da sociedade.

OURO PRETO
No dia 10 de outubro de 2001, Aline Silveira Soares viajou do Espírito Santo com sua prima e alguns colegas para Ouro Preto para participar da "Festa do Doze", que é uma espécie de Carnaval fora de hora entre as faculdades da região, com R$40,00 e a roupa do corpo para passar três dias.
Segundo o laudo, Aline consumiu drogas durante o dia anterior ao de sua morte. Esta informação foi confirmada por diversas testemunhas que também participavam da festa, em Ouro Preto (testemunhas que foram solenemente ignoradas pelo delegado Adauto Corrêa após as investigações tomarem o rumo circence). Aline não tinha dinheiro e acreditou que conseguiria fugir do traficante sem pagar pela droga que consumiu, mas no dia de sua morte (14 de Outubro de 2001), foi abordada pelo criminoso no caminho de volta para a república onde estava hospedada (o cemitério fica exatamente no meio do trajeto entre o local da festa e a república). Testemunhas (que também foram ignoradas no inquérito oficial) disseram ter visto Aline conversar com um conhecido traficante da cidade na porta do cemitério algumas horas antes de sua morte.

De acordo com especialistas em crimes relacionados a drogas, Aline provavelmente teria se oferecido para ter relações sexuais com o traficante para pagar a dívida, pois as roupas da garota foram encontradas "cuidadosamente dobradas e dispostas ao lado do local do crime, sem nenhum indício de violência ou de coerção". Aline tomou o cuidado de deixar suas sobre uma das lápides, dobradas com a jaqueta por baixo, para que não sujassem.

Ainda segundo o laudo oficial da perícia técnica, durante a primeira facada que Aline recebeu, o corpo estava na posição acocorada, popularmente conhecida como "de quatro". Segundo especialistas em crimes de estupro, o traficante provavelmente teria tentado obrigar Aline a realizar sexo anal, que possivelmente foi rejeitado pela garota, resultando no primeiro golpe com a faca. O traficante, tendo ferido Aline seriamente, não viu alternativa a não ser terminar de matá-la. Para disfarçar, o assassino colocou o corpo de Aline em posição deitada sobre a lápide (pelas fotos da perícia e rastros de sangue, pode-se atestar que o corpo foi movido APÓS a sua morte) para tentar atrapalhar as investigações.

Quando o corpo foi encontrado, os policiais começaram as investigações pelos locais em que Aline se hospedou e em uma das repúblicas foram encontrados alguns livros de RPG, que o delegado, evangélico confesso, classificou como "material satanista". A partir disto, um vereador oportunista chamado Bentinho Duarte (sem partido) viu nisso uma chance de se promover realizando terrorismo psicológico e, junto com o Promotor Fernando Martins (conhecido por ter tentado proibir a distribuições de jogos como Duke Nuken e Carmagedon), moveu ação contra as empresas Devir Livraria e Daemon editora tentando a proibição de 3 títulos (Vampiro: a Máscara, Gurps Illuminati e Demônios: a Divina Comédia).

Resumindo: um crime que não teve nada a ver com RPG, mas sim com DÍVIDA DE DROGAS resultou até agora na prisão de 4 garotos injustamente (que NÃO são jogadores de RPG, fato comprovado pela mãe da vítima em depoimento ao vivo na rede Bandeirantes de TV) e um completo show de aberrações e absurdos na mídia.

GUARAPARI
Polícia Civil do Espírito Santo prendeu, na noite de 12 de Maio de 2005, dois acusados pelo assassinato do aposentado Douglas Augusto Guedes, da mulher dele, a corretora de imóveis Heloísa Helena Andrade Guedes, e do filho do casal Tiago Guedes, em Guarapari. Os corpos dos três foram encontrados amarrados e deitados em camas no dia 5 de maio. Na mesma data, eles foram sepultados.

O delegado da Divisão de Homicídios de Guarapari, Alexandre Linconl, evangélico, disse ao Portal Terra que os assassinos MAYDERSON DE VARGAS MENDES, 21 anos, e RONALD RIBEIRO RODRIGUES, 22, confessaram que eles mataram a família motivados pelo jogo, mas essa "confissão" não ocorreu imediatamente após o crime.

O crime que Mayderson e Ronald cometeram é o de LATROCÍNIO QUALIFICADO E PREMEDITADO, ou seja, mataram para roubar de uma maneira cruel e sem dar chance de defesa às vítimas, com premeditação. Esse é um crime hediondo, sendo julgado e condenado diretamente por um juiz criminal. Ambos os acusados já tinham ficha criminal (ambos estão respondendo processo por Porte ilegal de Arma)
O que o advogado de defesa da dupla estava fazendo era alegar que eles cometeram o crime influenciado pelo jogo e, com essa ação, tentar reverter o crime para Homicídio Simples, baseado no tal jogo que ninguém sabe o que é. Com isso, os assassinos iriam para um júri popular, que poderia ser muito bem influenciado por todo esse novo circo que a mídia sensacionalista armou e, jogando a culpa em cima do RPG, poderia até inocentar os "pobres coitadinhos vítimas do jogo" Mayderson e Ronald...

O que tem de ficar bem claro é o seguinte: os criminosos entraram na casa, apontaram armas para Tiago e sua família, doparam a família sob a mira do revólver, levaram o garoto até o caixa eletrônico onde roubaram R$ 4.000,00 de sua poupança e depois executaram friamente a família com tiros na cabeça, para não serem reconhecidos. A história do "RPG" só apareceu dois dias depois que os assassinos foram capturados pela polícia, sob orientação do advogado de defesa da dupla.
É bom lembrar, já que a mídia "esqueceu", que, graças à intervenção da Daemon Editora e da conversa de Marcelo Del Debbio, escritor especialista em Role Playing Games, com o delegado de Guarapari ao vivo em uma entrevista na Rede Bandeirantes de TV, o advogado de defesa da dupla abandonou o caso, deixando os dois criminosos sem advogado à espera de um defensor público.

Com estes textos, podemos começar a nos defender dos três falsos "crimes do RPG". Já está na hora destas informações serem passadas para jornalistas sérios que queiram nos ajudar a fazer a verdade aparecer.



Abraços fraternais

Daemon Editora
 
Os jornais mostrarem isso agora já é uma outra história.E aposto que o destaque que será dado a esse fato serámínimo, pois não traz polêmica e ibope à tona.
 
Acho que os Jornais nunca irão mostrar isso. A materia que mais vende é a tragedia e não as "desculpas" infelizmente...
 
Vou mandar um e-mail pro Jornal da Globo que sempre foi o primeiro a colocar essas porcarias no ar pedindo retratação :lol: ...pqp da vontade de xingar a mãe deles. :omfg:
 
Tsc... Minha mãe uma vez discutiu horrores com um evangélico doido [que era nosso vizinho] na época do primeiro crime, e o cara falava pra ela não deixar mais eu jogar esse jogo satânico. Ainda bem que meus pais são inteligentes, cabeça aberta e se tocaram na hora que era sensacionalismo da mídia e tinha algo errado. =/
Agora vc acha que a mídia vai publicar alguma matéria com esse texto? Pfff...

Amor,

Anne.
 
KADU disse:
Vou mandar um e-mail pro Jornal da Globo que sempre foi o primeiro a colocar essas porcarias no ar pedindo retratação :lol: ...pqp da vontade de xingar a mãe deles. :omfg:

vou te dar um conselho........
naum faça isso....pois a Globo, por ter rabo-preso com politica e outras fontes de extorsão não fara nda sobre os casos....... aqui vai uma história de algo q aconteceu com um amigo meu......

Um certo dia na Faculdade, esse meu amigo (q naum vou citar o nome), aparceu na faculdade com uma carta da Rede Globo o ameaçando por tentar mostrar ao país através de outras emissoras q a Globo manipula reportagens a favor de seus beneficiários....... a carta era uma resposta direta dizendo para ele não se intrometer nos assuntos da Globo, pois senão eles entrariam com processo em cima dele e podendo tomar atitudes mais drásticas no futuro.......

PS: essa jah não era a primeira carta q a Rede Globo tinha mandado pra ele.....

A Globo SEMPRE manipulou e SEMPRE vai manipular as informações a favor próprio e NUNCA vai deixar q ninguem se intrometa......
e acreditem a Globo sempre consegue o q quer pelos meios mais sujos e cruéis q se pode ter......
 
Só acrescentando uma coisa.
Vcs n acham q seria bom falar sobre o outro caso divulgado, aquele nos EUA que foi base para o filme "Masmorra das Ilusões" com Tom Hawks, e sobre o rumor indiretamente ligado de q no final do caverna do dragão os personagens descobrem estar no inferno?

Outra boa ideia seria explicar oq realmente é RPG, pq um texto desses n pdoe servir só pra infalr o ego dos RPGistas, acho q a intenção dele é ser divulgado para inocentar o rpg.

EDIT: Na minha opinião, apesar dos casos até agora serem falsos o RPG é infelizmente uma bomba preparada para explodir, nunca vai surgir um caso ligado a RPG (pelo menos eu creio que não), mas vão surgir muitos casos intimamente ligados através de "culturas alternativas" (na falta d um termo mais apropriado). Na verdade foi o que eu pensie imediatamento no primeiro caso, pessoas que se quizer "metaleiros" fazendo rituais "satanicos" ocm uma unica razão "Pq é legal", ou pq é "true", por sorte foi o caso, mas eu sei bem a violencia que existe devido a essas pessoas com conceitos errados sobre as filosofias que seguem (na verdade eles n seguem essa filosofias realmetne, a final seus conceitos são errados ou eles nem as ocnhecem).

E vo uacrescentar mais uam coisa. N existe nada que possamos fazer quanto ao RPG, cabe as editoras processarem os envolvidos se isso for legalmente possivel.
 
Última edição:
Cara não sei nem como te agradecer , eu fui proibido de jogar RPG por causa desses absurdos , eu não tolero a ideia que RPG seja algo errado (senaum eu realmente perceberia) , eu vou passar essa informação para todos os possiveis , queria retratar tambem que aqueles que não gostam de RPG , façam o seguinte:
Peguem em um domingo tranquilo e joguem uma partida bem calma de Senhor dos Aneis RPG , se não gostarem postem aqui , mais eu duvido ( que se o mestre for bom ) isso será possivel.
Um abraço,
Feanor the Noldor
_________________________________________________________________

Do amigo de Tolkien para vocês XD
 
Feanor the Noldor disse:
Cara não sei nem como te agradecer , eu fui proibido de jogar RPG por causa desses absurdos , eu não tolero a ideia que RPG seja algo errado (senaum eu realmente perceberia) , eu vou passar essa informação para todos os possiveis , queria retratar tambem que aqueles que não gostam de RPG , façam o seguinte:
Peguem em um domingo tranquilo e joguem uma partida bem calma de Senhor dos Aneis RPG , se não gostarem postem aqui , mais eu duvido ( que se o mestre for bom ) isso será possivel.
Um abraço,
Feanor the Noldor
_________________________________________________________________

Do amigo de Tolkien para vocês XD


Quase que eu ia sendo proibido tb por causa desses negocios...
 
Nem me ameaçaram aqui em casa. Tb eu jogo a 9 anos e nunca aconteceu anda deve ser por isso q minha mãe fica tranquila
 
Galera eu sinceramente não acredito muito nessas teorias conspiratórias em relação a Rede Globo. Claro que muitas vezes eles defendem seus interesses se valendo de ações duvidosas, em relação ao meio jornalístico. Mas nada como uma Pentex(é esse mesmo o nome da empresa mostrada nos livros do Lobisomem?) ou Matrix. Pode funcionar sim enviar sugestões e críticas quando acharmos necessário, mesmo que não venham a se retratar, uma empresa deste porte certamente tem um departamento de controle de satisfação que vai ficar mais antenado em um funcionário ou programa caso a insidencia de reclamações a ele aumente.
 
Eu nunca joguei RPG sério mas ja joguei Roly que é o mesmo só que sem dados ou fichas, é apenas vc, seu grupo e o mestre ( e é mto divertido vcs deviam tentar xD)
já sofri preconceito por isso (pessoas falavam que era, coisa de louco, e que tinha gente que matava por isso...) , não só pelo RPG, mas também porque gosto de anime (essas coisas pornográficas q vc ve) eu acho isso um preconceito, realmente um pré-conceito, pq as pessoas não sabem o q é rpg, e o anime esta sendo aceito apenas agora, porque as pessoas pararam de se esconder, os RPGistas deviam fazer o mesmo, fazer reuniões comportadinahs onde se discutiriam fatos, aventuras, livros e mostrar para a mídia que quem joga RPg não é "rebelde" ou acredita em satã, ou qualquer outra porcaria que eles tenham inventado. claro que nomeio dos RPGs pode se ter gente assim,mas pode haver gente assimem qualquer lugar!

Eu também acho que a Globo distorce os fatos, assim como os jornais dos EUA (ela foi criada aos moldes de lá), não só a Globo como varios outros, jornais formam a cabeça do povo, assim como novelas e etc, cada rede de TV acaba puxando para algum lado.
A mídia é isso, ela tenta convencer a gente, tenta fazer com que nós pensemos do geito que eles querem que a gente pense,sem essa coisa de conspiração, mas Tv é propaganda a gente ve na TV e acha que é legal que é verdade (não todo mundo é claro), e não é só na TV mas também em jornais escritos, e até livors.
Hoje em dia temos que escolher muito bem o que vemos, lemos e ouvimos, para podermos ter pensamentos próprios, e refletir segundo nossas próprias filosofias, para podermos discordar ou concordar, e não gostar só porque "todo mundo gosta". enfim para termos opinião.
É realmente muito triste a imagem que fizeram dos RPGistas, mas aos poucos, creio que os fãs de RPG vão acabarconseguindo seu espaço também, e vão acbar com esse preconceito, de pouco em pouco a gente chega lá :cerva:

boa tarde
 
Na verdade, todos nós sabemos, que o RPG nunca precisou do aval da sociedade. É utopio pensar que as pessoas vão compreende-lo algum dia, RPG é coisa de Nerd :yep: e não é qualquer um que tem capacidade mental de assimilalo-ô :batera:
 
Última edição:
Não sou advogado, mas trabalho no Ministério Público Federal, e pelo pouco que sei da nossa Constituição, os ofendidos com a veiculação dessas notícias poderiam entrar com uma ação na justiça requerendo direito de resposta, em que no caso, obrigaria as redes de TV a concederem um espaço para a resposta contra essas notícias inverídicas. Tal medida poderia ser articulada juntamente com os RPGistas, livrarias, editoras e etc. Todos fariam uma abaixo assinada para poderem entrar com a ação na justiça.
Basta alguém se propor a fazê-lo e envolver as editoras, que com certeza tem um GRANDE interesse nisso.

[]'s :issoaih:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo