1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

RPG, ferramenta para o aprendizado

Tópico em 'RPG' iniciado por Goba, 1 Jul 2003.

  1. Goba

    Goba luszt

    Muito ouvimos sobre o uso didáticos do RPG. Mas creio que poucos de nós já presenciamos isso. Eu nunca obtive contato com esse uso particular do RPG, mas creio piamente que deve ser extremamente útil e funcional na hora da aula.

    Pouco se vê e também pouco se fala sobre o uso didático do RPG (também sobre o RPG em geral) e quando algo sai na imprensa ele se destaca imensamente, como no caso da reportagem da Folha de São Paulo
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . (Leitura recomendada para o propósito do tópico.)

    O que eu pretendo com o tópico é fazer alguns questionamentos levando em conta o uso didático do RPG:

    1) Você já teve alguma experiência com o uso didático do RPG, seja mestrando ou jogando?
    2) Você apoia o uso desse recurso na educação dos brasileiros? Você acha que ele funciona no País em quie vivemos?
    3) Como você lidaria com esse recurso? Cite exemplos de aulas que você daria, os temas e etc. Não tenha preguiça de preparar algo! :mrgreen:
    4) COMO O RPG PODE AJUDAR NAMELHORIA DA SITUAÇÃO SOCIAL ATUAL DO BRASIL?

    Vamos, rabisquem projetos e passem para vermos, quem sabe não nasce um professor em você?! :obiggraz:
     
  2. LHRagone

    LHRagone Usuário

    Com experiência propria, o RPG ajuda muito, aumenta a imaginação do aluno e dá mais confiança pra encarar a vida real.
     
  3. Marroc Tûk

    Marroc Tûk Usuário

    O povo brasileiro, é um povo muito criativo, e aproveitando isso, seria mais facil compreender, fatos históricos, e ate um pouco de matematica, desenvolver o raciocinio lógico, apoiado no rpg, para descontrair os alunos! alem de ajudar a essa pessoas no futuro, pois quem joga rpg, se desfaz de problemas com muito mais facilidade o que uma pessoa que naum joga!!!!!!!
     
  4. Thrain...

    Thrain... Usuário

    RPG tem tudo a ver com integração de grupo, criatividade e espontaneidade. atributos não só uteis ao desenvolvimento de uma criança/adolescente, mas tb uteis no mercado de trabalho. Como é que vc ensina Dinâmica de grupo a uma criança? Monte um RPG na sala em pequenos grupos e peça pra eles se organizarem, no começo vai sair uma bagunça, ms com alguma ajuda eles vão conseguindo.

    Ainda é um recurso novo, ms que, eu acho, pode se espalhar com facilidade por obter bons resultados e ser uma prática inovadora.É bom saber que o Brasil está começando a usar esse método (ainda que em pequena escala), coisa que não acontece em outros países (pelo menos nada que chame atenção).

    Gostei principalmente da idéia de desenvolver um personagen durante todo o ano letivo, trazer o personagen para dentro da sala, junto com os estudantes.Como eles mesmos criam o personagen, ele se torna algo pessoal e de importância real.

    :clap: :clap: :clap: :clap:
     
  5. Washu_Hakubi

    Washu_Hakubi Usuário

    Tem uma amiga minha que joga RPG em família.Pai, mãe,irmão,tio,tia,primos...eu achei isso MUITO MANEIRO!Tipo, minha mãe não implica e achou o máximo assistir uma sessão que foi aqui em casa (vendo tudo escondida do quarto, curiosa XD), isso já não é comum, imagina uma família que "rpgeia" unida^^
     
  6. Undead Kurt

    Undead Kurt Usuário

    Como professor eu uso o RPG como uma ferramenta de auxílio ao aprendizado...
    Tenho que ser realista e digo que ainda me enrolo um pouco com isso, mas em contra-partida eu tenho bons resultados com os meus alunos...
    Eu ainda quero conseguir enfocar melhor essa utilização, mas como matemática é uma coisa muito abstrata eu tenho um pouco de dificuldade... Mas a imaginação é uma ferramenta poderosa: estou bolando um RPG baseado no d20 para suprir isso! :obiggraz:
     
  7. Goba

    Goba luszt

    Compartilhe conosco o que você já usou e fale mais sobre o que está preparando! :obiggraz: Eu agradeceria! :D
     
  8. Undead Kurt

    Undead Kurt Usuário

    OK! Vc pediu...

    As minhas experiências com RPG na escola foram para dar uma vivência sobre um determinado aspecto. Sou professor de matemática, mas a minha colega de história pediu que eu os inserisse (acho que é assim que se escreve) em uma cidade medieval, essa foi fácil, mas não teve muita ação, principalmente pq eu não quis complicar muito as coisas com uma turma de 25 alunos. A pouco tempo eu fiz uma sessão com ALUNAS da 6ª série, para que elas tivessem uma idéia do que é estratégia, seja militar, seja de combate, seja de logística... E foi muito legal, acredito que elas pegharam o espírito da coisa!
    Quanto ao d20 que estou criando é tipo uma academia de conhecimento, onde todo o potencial humano seria desenvolvido, a ambientação poderia ser na pré-história até os dia de hoje, mas estou batendo de cabeça na criação dos skills e feats...
     
  9. Gwindor

    Gwindor Usuário

    O uso do RPG como ferramenta de ensino depende muito da da idade e das pessoas que iram jogar....
    Tenho um professor de história (conhecidencia ou não são sempre eles) que ja tentou fazer um rpg em sala de aula... mais deu bastante errado.. talvez porque metade da sala (que é um numero consideravelmente baixo) não tinham ideia do que era um RPG, dos que sabiam acho que uns 3 sabiam jogar bem e apenas eu sabia interpretar (que é a unica coisa que importa nesse tipo de RPG)..
    agora imaginem um professor dando um rpg pra uma turma de 22 alunos de 12 anos que não queriam nada com nada... ai fica foda...
     
  10. Conan

    Conan Cavaleiro Pendragon

    Falaram acima de alguem que joga em familia. Eu já joguei em familia. Quando comecei a jogar( tinha uns 8 anos) meu pai mestrava e eu, minha irma e meu irmaum jogavamos. Tenho uma amiga que já foi pisicologa de Bangu 1 ( presidio de segurança maxima aqui do Rio) e ela jogava RPG com os detentos como forma de complementar o tratamento pisiquiátrico...
     
  11. Conan

    Conan Cavaleiro Pendragon

    Falaram acima de alguem que joga em familia. Eu já joguei em familia. Quando comecei a jogar( tinha uns 8 anos) meu pai mestrava e eu, minha irma e meu irmaum jogavamos. Tenho uma amiga que já foi pisicologa de Bangu 1 ( presidio de segurança maxima aqui do Rio) e ela jogava RPG com os detentos como forma de complementar o tratamento pisiquiátrico...
     
  12. Lestat

    Lestat Usuário

    Como eu vi por experiencia propria, o uso do rpg estimula a criatividade, interpretacao e as ajuda socialmente em termos de contato com outras pessoas ainda mais se o jogador for timido ou seja o RPG é uma ferramenta q poderia ser utilizada a fins didaticos levando em conta os bens q ela pode trazer aos jogadores... ate mesmo sendo usado como terapia... so a sociedade perder esse preconceito e ao inves de olhar as pontops negativos, ver o q ele tras de bom... ai sim td vai melhorar...
     
  13. Aldelebriom

    Aldelebriom Usuário

     

Compartilhar