• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

RPG e o preconceito da sociedade...

Voltando ao assunto do topico...tem uma pequena parte dos jogadores de RPG q fazem por merecer esse estigma q existe...uma vez eu tava passando no shopping tijuca e tava um grupo jogando AD&D qndo um dado caiu no chao e foi rolando pra longe...ai uma retardada q tava la se abaixou no chao com um sorvete na naum e foi engatinhando entre as mesas no meio da praca de alimentação ate achar o dado...houve apos esse fato deprimente, eles tavam falando alto e tavam incomodando e veio o segurança fala com eles...um babaca resolveu pular em cima da mesa e dizer q ia lançar uma magia nele...isso é veridico...resumindo...eu q jogava com um grupo trankilo no shopping tijuca e NUNca chamaram a nossa atenção, fomos proibidos de jogar assim como ficou proibido q q jogo de dados nesse shopping...

Isso contribui muito pra esse estigma ja q uma parte da sociedade q estava la comendo trankilamente teve uma ma impressão por causa de uma pequena parte q joga RPG(ja q a maioria q eu conheco q é normal sabe se portar) q é retardada, sem noção e nerd q da ate raiva... :x
 
Uma vizinha minha que era da Universal e mãe de uns amigos meus me exorcizou quando eu tinha 12 anos na época que apresentei o RPG pros filhos dela... Foi deprimente... :disgusti:
 
Kra!!! isso ja aconteceu comigo...eu devia ter uns 13anos...eu tava com meu avo e ele mando o pastor me exorcisar(meu avô é da igreja universal..é deprimente)
 
HUAHUEHUAHUHUhuehueaeahueUHHUAHUAHUAEU desculpem, mas UHAEHUEAHUUEueahueauheauheaheAHUUAHuEAueauEAhueauhEAUEA

por isso q o Iluvatar criou um culto pra ele, qr exorcisar os outros tbm
 
Unnicked disse:
HUAHUEHUAHUHUhuehueaeahueUHHUAHUAHUAEU desculpem, mas UHAEHUEAHUUEueahueauheauheaheAHUUAHuEAueauEAhueauhEAUEA

por isso q o Iluvatar criou um culto pra ele, qr exorcisar os outros tbm

Na verdade uma das minhas intenções era fornecer um alento a aqueles que se sentissem ameaçados por esse tipo de criaturas, mas a questão é off-topic, trato dela apenas via mp ou icq.

Vc tb passou por isso, Lestat? Eles tb ficaram dizendo q vc estava amarrado em nome do senhor Jesus?
 
Putz...vcs não ficaram revoltados não???Se fosse comigo e tivesse sido muito humilhante eu iria me fingir de possuída pro resto da minha vida :mrgreen:
E também iria acordar no meio da noite e vomitar na cama dele ...aí sim, ele ia ter motivos pra achar que eu deveria ser exorcisada de verdade...
Ter preconceito e não jogar é uma coisa. Exorcisar o seu neto é outra...
Temos que acabar com essa imagem errada do RPG urgentemente...
 
Eu sou mais radical, prefiro acabar com quem alimenta essa imagem radical, porque convencer gente ão burra a ver com um mínimo de clareza e reconsiderar opiniões tomadas e alimentadas pelos pastores é tarefa impossível...
 
Não sei,não.
Eu não fui expulsa de nenhuma aula hoje, e acredite, eu (e todo resto da classe) considerava(m) isso impossível!!!:twisted:
Logo, vamos sequestrar todos os pastores e fazer lavagem cerebral neles!!!:mrgreen:
Brincadeirinha...!!!!:mrgreen:
( Ou não?!?)
 
Eu só acho que medidas extremas e agressivas contra o preconceito pioram ainda mais a imagem do RPG. Se comportar como um rebelde sem causa só justifica os argumentos de quem não gosta.
Conscientização é uma saída, mas parte de cada grupo. Se todos colaborassem...a mancha sairia aos poucos.
Mudar a cor da roupa (de preto para branco(?) ) não muda um Roleplayer.
Tocar a sociedade é uma das possibilidades mais interessantes q já imaginei. Já pensaram em grandes movimentos em prol de instituições de caridade?
Cobrar alimentos ao invés de dinheiro para a entrada nos encontros? Ou tvlz uma cobrança parcial (dinheiro e alimento).
 
Claro que ajudar instituições de caridade nunca é demais, mas o RPG precisa mesmo é de uma auto-promoção, algo que nao pareça que estamos querendo "limpar" algo que nao sujamos, pedir desculpas como se estivessemos fazendo algo errado. Por isso é que acho que qualquer dinheiro arrecadado em eventos(ou mesmo cedido pelas partes/empresas enteressadas) deveria ser convertido no financiamento de cursos de RPG em escolas e instituiçoes de ensino publico em geral(onde normalemente atinge o publico menos instruido, nao os alunos, mas os pais deles), esses cursos mostrariam como o RPG pode ser util e ajudar no desenvolvimento do raciocinio lógico, estratégico, na criatividade e no incentivo a leitura de quem pratica e nao como funcionam as regras de um determinado sistema. Mas os detalhes de como ministrar isso fica por conta dos pedagogos/rpgistas :mrgreen: . E seria legal também investir em propagandas mesmo, em todos os meios da mídia, divulgar o RPG de forma mais massiva para que isso deixe de ser algo tao estranho e obscuro na mente das pessoas. Nós possuimos o 2º maior encontro de RPGistas do mundo e isso passa disapercebido...quando empresas começarem a abrir os olhos para o mercado promissor que somos, o dinheiro delas vai tratar de redimir o RPG perante o julgamento de Deus 8-) . Nao existe nada mais convincente do que empresas querendo lucrar.
 
Ajudando instituições de caridade deixa-se claro perante os olhos da sociedade q Roleplayers podem colaborar com o bem estar social e não são "nocivos", facilitando a aceitação e receptividade para por exemplo atividades em escolas (como vc citou acima e q é uma excelente idéia).
Já, particularmente, não concordo qdo vc diz q: "...algo que nao pareça que estamos querendo "limpar" algo que nao sujamos..." exatamente por que várias vezes, vários grupos já pagaram por erros q outros grupos ou jogadores cometeram. Isso ocorre por que olhando como um Roleplayer, eu sei q somos segmentados em facções (cada uma com sua própria forma de jogar, seu próprio jeito de divulgar o RPG, suas próprias linhas de pensamentos) mas para os leigos ou aqueles q realmente não conhecem nada do jogo, somos todos iguais.
Tenho certeza q se vc estiver em um local público, e uma pessoa ouvir vc comentar sobre uma partida, ouvir q vc é um jogador de RPG, e q em sua partida de D&D vc invocou um demônio, da próxima vez q essa mesma pessoa encontrar com outro jogador, já irá tratá-lo com pelo menos, receio senão preconceito mesmo. Vc não disse q invoca demônios...mas no exemplo, a pessoa imagina q vc pensa da mesma forma. Se debaterem...vc tentará automáticamente limpar o q não sujou.
Afinal de contas...a primeira impressão é a q fica. Sempre foi assim...e com jogadores de RPG não é diferente.
 
Eu li a mensagem do Yurian e achei muito convincente...! Bom, concordo com ele, mas eu acho que um modelo assim não duraria por muito tempo, já que nós não temos obrigação de esconder o que acreditamos, etc etc etc.... Apesar de tudo, acho que também deveríamos nos esforçar do ponto de vista de manter uma imagem social, como ele disse. Eu mesmo, desenho<de zuêra> 666, o capeta e tudo mais no meu caderno<GALERA, O QUE ELE DISSE TÁ NO TÓPICO DO GILBERTO BARROS!> mas pensando bem, já que estamos em conflito constante com a sociedade, deveríamos melhorar as nossas imagens, e evitar fazer essas coisas, como eu mesmo estou evitando.... Yurian, você me pegou cara, fiquei sem argumento.... :P Huahuahuhuauha!
:mrgreen:
FORÇA RPGistas! :mrgreen:
 
Hehe, bom, já que o negócio foi tão bom assim... vou postar aqui a mesma msg que postei no Gilberto Barros x Magic. Assim dá pra ter uma noção do que eu quero dizer nessa parte.

Me perguntaram quais seriam algumas estratégias pra diminuir o preconceito contra o RPG... e eu citei algumas que, acho, não são muito difíceis de serem implementadas. O principal é mudar o modo com que os jogadores de RPG encaram a sociedade, e vice-versa. Afinal, como eu já disse, não adianta reclamar de preconceito contra o RPG se nós, jogadores, não nos abrirmos para a sociedade.

Novamente volto a falar - Temos a liberdade de desenhar aquele pentagrama safado e nomes de demônios e vampiros no cadeno de matemática. Entretanto, "ter essa liberdade" não significa que as outras pessoas que não fazem idéia do que isso significa vão ter que automaticamente gostar disso. E provavelmente não vão mesmo... hehehe.

Mas vamos a alguns passos básicos:

1.) Não ficar desenhando esses símbolos em caderno, nem andando com crucifixo invertido, ou sobretudo preto debaixo de um sol de 40 graus. Lembre-se que as pessoas tem medo daquilo que não conhecem, ou, no mínimo, vão achar que você é louco.

2.) Como já foi dito aqui - quando aparecer alguém querendo criticar o RPG, vamos procurar não bater de frente e chamar o cara de ignorante, imbecil, idiota e outros epítetos. Melhor falar, "Cara, você por acaso já sentou pra ler um livro desses, ou só está repetindo o que te disseram? Quer conhecer o livro? Quer conversar a respeito sem preconceitos, e depois você fica livre pra ter a opinião que quiser?". Enfatize especialmente aquela parte onde se fala que tudo é um trabalho de ficção.

3.) Se o problema forem pais, mães, professores e orientadores educacionais, organize uma pequena palestra pra demonstrar o jogo. Além de mostrar Vampiro e D&D, fale também um pouco sobre RPGs mais voltados pra fins educacionais, como os Mini-Gurps temáticos de história do Brasil, Desafio dos Bandeirantes, etc. Aproveite pra organizar uma partidinha bem básica, de uns 30 minutos, pra demonstrar.

4.) Se aparecer a temática de "demônios e coisas do capeta", contra-argumente (sem se alterar... hehehe) que escritores como Monteiro Lobato já escreveram sobre vampiros e lobisomens, que a parte de Elfos, Orks e Anões vem de Tolkien... e que os monstros do Livro dos Monstros não são demônios, são apenas produto da imaginação. Como o Alien, o Predador, o Godzilla e outros monstros do cinema.

5.) E o mais importante... cuidado com a língua. Nada de ficar falando em público que vai matar o príncipe Ventrue, ou enfiar-lhe uma estaca no coração, ou comprar uma espada vorpal que decepa cabeças... afinal, podemos até não gostar da sociedade em que vivemos, mas somos obrigados a viver nela. Deixe o papo mais violento para aqueles momentos em que você sabe que não vai ter nenhum transeunte desavisado passando pela calçada pensando que você é um psicopata perigoso que gosta de estaquear os outros.

Acho que por enquanto é isso O negócio é ter consciência e encarar o RPG como um hobby saudável, e, principalmente, ajudar as outras pessoas a perceberem isso sem entrar em choque com elas.
 
KADU disse:
Claro que ajudar instituições de caridade nunca é demais, mas o RPG precisa mesmo é de uma auto-promoção, algo que nao pareça que estamos querendo "limpar" algo que nao sujamos, pedir desculpas como se estivessemos fazendo algo errado. Por isso é que acho que qualquer dinheiro arrecadado em eventos(ou mesmo cedido pelas partes/empresas enteressadas) deveria ser convertido no financiamento de cursos de RPG em escolas e instituiçoes de ensino publico em geral(onde normalemente atinge o publico menos instruido, nao os alunos, mas os pais deles), esses cursos mostrariam como o RPG pode ser util e ajudar no desenvolvimento do raciocinio lógico, estratégico, na criatividade e no incentivo a leitura de quem pratica e nao como funcionam as regras de um determinado sistema. Mas os detalhes de como ministrar isso fica por conta dos pedagogos/rpgistas :mrgreen: . E seria legal também investir em propagandas mesmo, em todos os meios da mídia, divulgar o RPG de forma mais massiva para que isso deixe de ser algo tao estranho e obscuro na mente das pessoas. Nós possuimos o 2º maior encontro de RPGistas do mundo e isso passa disapercebido...quando empresas começarem a abrir os olhos para o mercado promissor que somos, o dinheiro delas vai tratar de redimir o RPG perante o julgamento de Deus 8-) . Nao existe nada mais convincente do que empresas querendo lucrar.

Apoiado! :mrgreen:
 
KADU disse:
Claro que ajudar instituições de caridade nunca é demais, mas o RPG precisa mesmo é de uma auto-promoção, algo que nao pareça que estamos querendo "limpar" algo que nao sujamos, pedir desculpas como se estivessemos fazendo algo errado. Por isso é que acho que qualquer dinheiro arrecadado em eventos(ou mesmo cedido pelas partes/empresas enteressadas) deveria ser convertido no financiamento de cursos de RPG em escolas e instituiçoes de ensino publico em geral(onde normalemente atinge o publico menos instruido, nao os alunos, mas os pais deles), esses cursos mostrariam como o RPG pode ser util e ajudar no desenvolvimento do raciocinio lógico, estratégico, na criatividade e no incentivo a leitura de quem pratica e nao como funcionam as regras de um determinado sistema. Mas os detalhes de como ministrar isso fica por conta dos pedagogos/rpgistas :mrgreen: . E seria legal também investir em propagandas mesmo, em todos os meios da mídia, divulgar o RPG de forma mais massiva para que isso deixe de ser algo tao estranho e obscuro na mente das pessoas. Nós possuimos o 2º maior encontro de RPGistas do mundo e isso passa disapercebido...quando empresas começarem a abrir os olhos para o mercado promissor que somos, o dinheiro delas vai tratar de redimir o RPG perante o julgamento de Deus 8-) . Nao existe nada mais convincente do que empresas querendo lucrar.

Apoiado! :mrgreen:
 
Eru disse:
Vc tb passou por isso, Lestat? Eles tb ficaram dizendo q vc estava amarrado em nome do senhor Jesus?
é verdade kra..é trsite mais é verdade... "saia satanas em nome de jesus!!!!! esta amarrado!!!!" :disgusti: o pior foi q eu comecei a rir pq achei engraçado e so piorou td :eek: ... ai eu disse q era livro de vampiro de RPG um jogo :? ...ai um bando de gente q nunca ouviu falar de RPG na vida q estava presente comecou a falar: q isso?? é jogo do demo!!! e bla bla bla!! coitado do demo...se for jogo dele entaum quero ando morre ir pro inferno ficar jogando RPG... :twisted:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo