• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

RPG e o preconceito da sociedade...

Lestat

Usuário
Na boa..uma das coisas q me deixam puto da vida é qndo perguntam se eu sou satanista ou bruxo pq jogo RPG e ando com livros tipo o livro de NOD...

Fora tb q houve todos aqueles assassinatos e queimou a imagem do RPG... Na opiniao de vcs, pq essa imagem?? pq o RPG esta tao mal falado ultimamente?? que motivos colaboram pra essa imagem negativa???
 
pq o RPG esta tao mal falado ultimamente??

as pessoas fazem uma má compreensão do RPG pois não o conhecem, e é inerente da alma humana temer o desconhecido e repudiar aquilo que ele vê mal, por isso sem explicação, sem conversa, sem conhecimento sobre o RPG as pessoas normalmente criticam. Todas as pessoas que me ouviram falar sobre RPG acham que é a coisa mais saudável do mundo e saem felizes de saber que o RPG não é nada daquilo que elas imaginavam... sim pq EU AMO RPG e explico para elas sem falar da parte mais obscura do esquema... isso que muitos não fazem.. daí as pessoas criam uma certa imagem negativa...

que motivos colaboram pra essa imagem negativa???
Atualmente os cenários mais populares envolvem coisas que a sociedade acha violento, sádico, de natureza sexual, envolvem temas adultos e se pensarmos como falamos sobre RPG com os nossos amigos e imaginarmos que as pessoas podem estar escutando conversas do tipo:
- Daí eu peguei a Desert Eagle e dei 3 tiros na cabeça dele só pq el espirrou no meu sobretudo preto, HAHAHA... (pronto... imagina uma velhinha escutando isso...)
- Daí um demônio apareceu e eu ofereci minha alma a ele como sinal de boa vontade para que ele me desse poder... (imagina uma beata escutando isso!)

É complicado para os não-RPGistas entenderem que estamos ficcionando sobre o assunto e não falando de um fato ocorrido noite passada...
 
Um outro problema talvez seja a falta de iniciativa dos próprios RPGistas em divulgar o que vem a ser RPG. Tá certo "Jogo de interpretação" todo mundo já sabe que é, mas definir RPG é mais do que isso. Na palestra do ano passado do EIRPG, o japonês (que eu não lembro o nome) falou uma coisa que eu concordei: Os maioria dos rpgistas são pessoas arrogantes. A gente já vê com desprezo uma pessoa que repudia o RPG.
Um cara vêm e fala:
-RPG é coisa do demônio.
A gente já pensa que imbecil, que retardado, idiota, blábláblá. O certo seria a gente chegar e falar ("Cara, vc quer conhecer RPG? Saber bem do que se trata? Eu te explico"). Mas ninguém está disposto a fazer isso, e foi isso que o cara na palestra reclamou. Se a gente quiser mudar a imagem do RPG, tem que estar disposto a explicar sempre que for necessário o que vem a ser esse bicho estranho. É claro que com certas pessoas ignorantes não dá pra conversar, mas pelo menos se deve tentar.
Infelizmente isso fica só na teoria. Eu mesmo tentei fazer isso uma vez, e juro que deu vontade de espancar o cara. O idiota não deixava eu falar, ficava falando que era coisa de loco. Pra essas pessoas ´´e melhor desistir. MAs pode-se pelo menos tentar conversar com quem é da familia. Se mudar a opinião deles, já é uma mão na roda.

Agora soma tudo: esses caras estranhos que jogam RPG, não falam o que vem a ser esse negócio, se acham mais inteligentes que todo mundo, ficam horas falando que vão atirar em não sei quem, matar fulano, e um cara no centro fica falando se eles vão conseguir ou não. Um deles grita: morte aos fantoches da Camarilla!!!! Vamos sugar todo o seu sangue!! Realmente não é se estranhar que as pessoas achem que RPG é demôniaco. E qdo um cara que jogava mata a namorada e os amigos e se mata, é lógico que vão colocar a culpa no RPG.
 
pq será que minha empregada acha RPG uma coisa legal? pq eu segui teu conselho Pavanelli! (claro bem antes de vc dizer ele aqui hehehe) vc está coberto de razão...

UP para você!
 
Não sei quem foi que me disse isso...mas o q eu ouvi foi uma coisa parecida com " é da natureza humana criticar/ter medo do desconhecido "
Ou seja, as pessoas que dizem isso( que RPG é demonôniaco, essas paradas) provavelmente nunca experimentaram jogar!
 
Exatamente... eu não conheço muita gente que acha que RPG é coisa demoniaca, mas conheço gente que acha que isso é coisa de louco ou de depressivo... poxa, RPG é uma coisa para me fazer sair um pouco dos problemas da minha vida pacata para entrar em um mundo de fantasia onde quase tudo que você sonha é possível...eu amo RPG também e não há ninguém que me faça mudar de idéia...
 
Hum....se fosse comigo...se me falassem que eu fosse depressiva por causa do RPG iam apanhar :twisted:...
RPG é pra se divertir, se distrair desse nosso mundinho decadente... :lily:
 
EU FIZessa pesquisa na minha escola metade respondeu por que as pessoas naum podem ser ouras, ento eu deduzi que simplesmente as pessoas gostam de serem tristes, se elas fossem 100% felizes, elas naum seriam completas, pois naum conseuem nem se imaginarem vivendo uma vida em que ela possa fazer tudo!
 
A maioria desse pessoal não se toca que se você banir o RPG, vai ter que banir o teatro, televisão, rádio, assim como jogos de dados como o General, também o cara-ou-coroa, par ou ímpar, discordar, concordar... Sem contar os livros de Anne Rice, Bram Stoker, Tolkien... Os políticos simplesmente não sabem o quão grande isso realmente é, e por isso temos de tempos em tempos algum deles tentando acabar com o nosso hobby preferido.

Quanto ao que fazer para convencer alguém de que o RPG não é coisa do demo, a maioria dos RPGistas tem grandes problemas em achar exemplos de jogo (até pq alguns são apelões ou briguentos, e não usam coisas como "diplomacia", "blefe", "investigação"...). Você tem que tentar mostrar para si mesmo que é possível tornar o jogo em algo de "boa índole". Como diz meu pai "Você vende o produto primeiro para sí mesmo, e depois para os outros."
 
é sempre assim... daqui a uns anos o pessoal pára de encher..... foi assim com os quadrinhos, foi assim com o heavy metal e é assim com o rpg.... e olha q até o ozzy virou popular....... e ninguém acha ele demoniaco (só um pouco exótico....)
 
Ontem a noite tinha um programa que tava falando que Magic e tudo relacionado com Rpg era coisa do diabo... fiquei de cara com aquilo... tinha até umas crianças que tavam dizendo que gostavam e agora não gostam mais... Detalhe: as crianças tinham de 5 a 7 anos... :roll:
 
Eu tava indo dormir essa hora...tinha acabado de fazer minha segunda bateria de exercícios...quem tava assistindo era a minha empregada. Eu fiquei muito puta!:x Na mesma hora eu lembrei desse tópico....ela também me contou que antes eles tinham contado a história de um moleque de 3 anos que matou um de 4 por causa de cartas do Yu GI Oh!, um negócio assim....
Pra mim esse povo não tem mais o que fazer, mesmo não. Existem pessoas e pessoas. Não se pode avaliar um assassinato colocando como prova um baralho. Isso não existe! Um absurdo total. E mesmo que algumas pessoas sejam influenciadas, é um conjunto de fatores, ética e outras coisas que formam a personalidade do indívíduo e faz ele pensar nas consequências de seus atos. E também acho que os pais dessa criança não devem ter educado-a direito, de qualquer forma. Fica claro que muitas vezes a forma que uma criança reage as coisas veem da forma que os pais reagem à outras. Controle é essencial...
 
O preconceito ao RPG às vezes surge porque vários jogadores não conseguem discernir o limite entre REALIDADE e JOGO. Afinal, vê se tem cabimento

* Ficar desenhando pentagrama no caderno daquela aula chata;
* Ou comentar num ponto de ônibus lotado que vai fazer um ritual de ressureição no fim de semana pra reviver o ladrão do grupo;
* Ou ainda dizer que se envolveu num tiroteio com a polícia porque o ponto de drogas que o seu personagem de Vampiro controla foi denunciado;
* Andar de sobretudo preto num calor de 35 graus;
* Falar só de RPG 100% do tempo (e as vezes não falar, mas sim comer RPG, viver RPG, respirar RPG, essas coisas...)


Gente, RPG é bom! É do KCT! Mas lembrem-se que outras pessoas não conhecem (e nem têm a obrigação de conhecer!) E isso leva a uma coisa que a Yumi-Chan falou, que está coberta de razão:

o q eu ouvi foi uma coisa parecida com " é da natureza humana criticar/ter medo do desconhecido "

Ou seja, se não conhecem RPG (e se não tiverem uma mentalidade aberta), é claro que vão criticar. Especialmente porque não é comum comentarmos em aberto todas as coisas acima.

Jogador de RPG tem que parar de achar que é melhor que os outros só porque joga RPG. A arrogância citada na msg do Pavanelli é real - e acaba ocorrendo até um lance de "gueto" entre os jogadores. Os grupos se formam (grupos? Ou panelinhas?) onde ninguém de fora entra, ninguém sabe o que está acontecendo (às vezes nem mesmo os pais).

Ou seja... atitudes suspeitas. Por mais que a gente jure que o nosso hobby é inocente (e ele é!), não adianta nada ter uma postura de esconder aquilo que você faz ou ser muito diferente da sociedade em geral.

Claro que podemos dizer "Putz, cara, eu tô me lixando pra sociedade". Normal. Então não reclama de preconceito quando você falar isso.

A melhor forma de eliminar o preconceito é fazer com que o RPG seja integrado na sociedade de forma natural, com mais e mais pessoas (em especial formadores de opinião) dando o seu aval a esta saudável prática. Pois, no final das contas, quem torna o RPG um bicho de sete cabeças, às vezes, são os próprios jogadores. :aham:
 
É essas horas que dá vontade de entrar no Metrô com uma maleta, deixa-la no chaum, verificar o relógio e sair andandu HAuHAUhUAUh :lol:

Vai ter neguinhu pulandu na linha do metô!! 8O
 
Tipo uma certa pessoa, que entrou vestida de Ventrue numa igreja, né Sangô???

hehehe... e depois querem que as pessoas que não entendem o RPG não tenham preconceito. Tudo bem, tudo bem... rs... depois não reclama :mrgreen:
 
Sangô a Exterminadora disse:
HUahuahauhauhhuahuahuahuahuauhahu
E ainda se você for todo vestido de preto e com um olhar de mau!!!:lol:

E se você estiver de sobretudo e com umas olheiras gigantescas!!! :mrgreen:


E....Sangô...é sério mesmo que vc entrou numa igreja de Ventrue?
Como foi a reação do povo?
 
Naum galera, naum!!!

Vcs entenderam errado!!! Num foi a Sangô naum!!!

Foi um amigo nosso...a história e longa!!!

É assim : Estáva-mos voltando da EIRPG domingo, e fomos e voltamos em 2 carros : o do meu pai e do pai da Ruby e da Sangô...aí no meu carro foi eu (vestido de necromante :lol: ), a Bianca, uma Brujah, o Davi, um Toreador e o Rodrigo, um Ventrue.....estava tudu bem, até a mãe do Rodrigo ligar, falando que ela tava esperandu ele na Igreja, aki no centro de SBC, numa missa!!!! Aí, ele foi, reclamandu pacas, falandu que era mó mancada da mãe delee talz....aí, chegandu lá (foi o último que eu "entreguei" HAuHUAUAh) na Praça da igreja, tava tendu uma quermece, aí ele com akela cara de :x HAuHauhUAHuAH.....aí eu deixei ele lá, e no dia seguinte ele contou como foi pra todo mundo!!! Ele disse que entrou na igreja mó sem graça, o padre tava falandu e o barulho dos sapatos dele mó alto *TOCTOC* haUhaUHuah...olha só como ele tava vestido!!!! Sobretudo preto, camisa preta com gravata azul bem escuro, oculos, um cabelo a lá Ventrue, uma maleta e uma puta cara de raiva HAuHUahUHAUh!!!!!!
Aí todo mundo olhava pra ele, e a mãe dele tava logo na 2ª fileira!!!! 8O :lol: Aí ele saiu e foi dar uma volta pela quermece com uma amiga dele, e todo mundo chamandu ele de Matrix e tal!!! Aí chegou um grupo de metaleiros e falou "OLHA O CARA!!! MÓ GÓTICO"!!!!" AhuHAuHauA meu foi mto comedia, queria ter visto!!!

E foi o que aconteceu com nosso amigo Rodrigo!!!

*Breve mais histórias hilárias!!!!* :lol:
 
:lol: :lol: :lol: Cara... aproveita e copia essa "Lenda" lá pra turma que acompanha o tópico Lendas Lendárias, os caras vão curtir muito! :lol: :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo