1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

RPG e GURPS... pq parece tão sumido?

Tópico em 'RPG' iniciado por Garius, 18 Nov 2004.

  1. Garius

    Garius Usuário

    Não cheguei a ver muuuuiiito adiante (são 27 páginas só de RPG), mas não vi muitos tópicos sobre GURPS... nem espero que este dure, possivelmente tenha ja algum comentando sobre o mesmo assunto e este possa vir a ser apagado...

    Mas o que eu pergunto é o seguinte: pq GURPS esta "aparentemente" sumindo? falo com várias pessoas, mas poucas me comentam algo sobre GURPS... seria por ser tão genérico que ele fica em condição (aparente) secundária? D&D e storyteller tem uma "personalidade" mais definida, e podem atrair jogadores mais facilmente...

    Possivelmente estou falando bobagem aqui, mas ficou a duvida e por isso criei o tópico... e... o que vcs acham de GURPS?
     
  2. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Não é bobagem nenhuma Garius.
    A verdade é que poucas pessoas tm dado atenção a GURPS mesmo. Mesmo eu, apesar de achar legal, não jogo e nem comento a respeito.

    O que disse, a respeito de GURPS ser muito genérico, é bem verdade. D&D e Storytellers conseguem realmente se destacar bem mais, tem um alvo mais fixo, etc. Compare GURPS com os livros do sistema D20. Poucas pessoas se interessam pelo D20, a não ser que tenha algo relacionado á D&D. Se for aquelas aventuras futuristas de D20, poucos são os que gostam. Assim é com GURPS, ou ao menos parecido.

    Mas há cenários do GURPS que são ótimos e inovadores, como CyberPunks. Mas aí o problema é vencer o preconceito que os jogadores de RPG geralmente tem contra cenários diferentes ou inovadores.
    Hoje o pessoal só quer saber de D&D quase, por ser o mais jogado, o que mais tem livros, e o mais famoso. Pensa-se que os demais RPGs são ruins e coisas assim , o que não é verdade. Storyteller, por ainda ser clássico, ainda tem um público fiel, mas nada que se compare a D&D.

    E, para provar que a diversão pode estar em quase qualquer RPG, tente jogar Paranóia. Você pode jogar sem fichas, sem nem conhecer o cenário direito, que mesmo assim irá se divertir muito, provavelmente. O que vale é a interpretação.

    Por essas e outras que é preciso perceber que o sistema não é o mais importante (claro que muitas vezes um ótimo suplemento ajuda pacas), e sim a interpretação. Já joguei Vampiro diversas vezes sem nem ao menos encostar na minha ficha nem rolar dado algum durante toda a sessão.
     
  3. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Sabe pq GURPS anda tão sumido? Pq finalmente se deram conta da bela porcaria que ele é. ;)
     
  4. Garius

    Garius Usuário

    Bem, opiniões são válidas, mesmo as não tão positivas... mas ja que comentou... poderia dizer o pq vc acha do GURPS ser uma "porcaria" (estou apenas perguntando.... não quero colocar como um inicio de uma discussão... alem do que estamos em um fórum... então nada melhor do que trocar idéias)
     
  5. Sarcasmo

    Sarcasmo Funfamento

    Exatamente. O Gurpd é um rpg complexo e lerdo. Nao da pra joga-lo rapidamente como o sistema de D20 e o sistema Coda.

    Uma cacetada de teste com consulta nas tabelas. É ridiculo o cara lançar 200 teste so pra correr
     
  6. Garius

    Garius Usuário

    Não vou ficar defendendo o sistema, mas o número de testes depende do que vcs procuram... dizer que GURPS é lerdo não é mais verdade do que D&D o seria... e quanto a número sem fim de tabelas... outros sistemas tb tem... mas opinião é opinião...
     
  7. Conan

    Conan Cavaleiro Pendragon

    Conheço varias pessoas que jogam com Gurps, mas todas são da "epoca" do mesmo... se bem que praticamente só tenho contato com pessoas que são da época do Gurps... Não é o meu preferido não, mas eu gosto, e quando o mestre é bom e acustumado com o sistema até que ele flui bem. Acho o sistema de Gurps mil vezes mais inteligente que storyteler(ousejalacomoseescreve)...
     
  8. karlusss

    karlusss Usuário

    Gurps é um verdadeiro lixo comparado a outros sistemas além de ser realmente muito lerdo, ser complicado e cheio de regras.
    E eu digo o porque disso: Gurps é um sistema genérico e tem que estabelecer regras que sirvam para todos os tipos de cenários, ele abrange a todos realmente, mas, exatamente por isso não é forte em nenhum.
    Joge D&D, Coda, ou WoD q vcs ganham mais :)
     
  9. KADU

    KADU Estão vendo esta caneta?

    Eu acho que o D20 encontrou a posição na balança entre o realismo e a praticidade que a maioria dos jogadores de RPG acham correta. O Storyteller é sustentado completamente pela ambientação uma vez que eu considero o sistema totalmente inadequado(muitos dados), principalmente se vc for jogar lobisomem com seus atributos altos. Mas como vc mesmo disso Garius, falta ao Gurps um atrativo principal, um difencial, uma "personalidade". Quem procura simplicidade joga 3d&t, fantasia medieval joga D&D, "horror" joga Storyteller...tem até mesmo StarWars D20 que usa o D20 modern para ficção. E Gurps? Fica dificil optar por ele.
     
  10. Ka Bral o Negro

    Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

    Eu já fui um grande partidário de GURPS. Defendia o sistema com unhas, dentes e garras.

    Hoje, encontrei meu Ponto de Equilíbrio com o Sistema D20.
     
  11. karlusss

    karlusss Usuário

    Talvez nós queimemos a língua com a vinda de Gurps 4ª Edição... Mas, se continuar nessa forma genérica eu dúvido que provoque tanto alvoroço como a terceira edição do D&D, ou como a novo edição de Vampiro (e quanta propaganda em torno dessa nova edição).
    Eu acho que gurps caiu fora dos grandes rpgs....
     
  12. Ka Bral o Negro

    Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

    ...mas, como você mesmo disse, talvez retorne, com a vinda da quarta edição.
     

Compartilhar