• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

RPG (D&D) vs TOLKIEN !!

1038

Usuário
Essa é uma questão que a muito tempo tenho vontade fazer. Ao meu ver, na minha perspectiva, Arda, é o melhor cenário que um mestre de RPG poderia ter. Sua criação, riquesa e detalhamento de tudo, é uma ferramenta fantástica nas mãos de um bom mestre. Contúdo quero dizer que, apesar de muitos adoradores do D&D não assumirem, práticamente tudo que há, na questõa inicial do formatao para raças em D&D foi justamente baseado quase que totalmente nas obras de Tolkien, isso sem sitar o caso do uso da palavra "Hobbit" para uma das raças e que acabou por força maior se tornando os "halfings".
O que quero dizer, é que, os edializadores do primeiro RPG do mundo, foram muito espertos ao se basearem numa obra tão fantástica quanto a de Tolkien, que fora publicado pela primeria vez em 1974(coincidência ou não, após a morte do "Velho Hobbit"!!.
A única coisa que faltou, foi os autores terem colocado um agradecimente ao Sr. Tolkien, afinal, se não fosse por ele, de certa forma, não teriamos o RPG para Fantasia Medieval como é hoje.

GAMB XUN DRO
 
concordo com vc GAMB... todos , ou quase todos jogos de rpg medievais(de cartas ou jogo de computador ou seja la o que for)tem alguma referencia as obras de tolkien... nem que for no nome ou na caracterização de personagem.. jogava um jogo on line chamado T4c e nele quase todos personagens NPC eram com nomes de tolkien balrog (que tinha asas), orcs e uma infinidade..

Mystlink
******************

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."
 
É ISSO AÍ GAMB!!
Finalmente alguém que concorda comigo.
Naquele tópico sobre RPGS eu era o único defensor de AD&D. É óbvio que o AD&D foi totalmente inspirado em Tolkien, e por isso mesmo na minha opinião era o mais fácil de se adaptar para uma aventura baseada na obra de Tolkien.
Esses gurpeiros que me desculpem, mas AD&D é o melhor...na minha opinião!!!

(Agora quero ver o Gaemitrel e o Maeglin virem me pentelhar....hehehehehe)

Glaurung, o urulóki
 
E eu ainda esqueci de mencionar que agora com o D&D 3 edição, o pessoal da Wizard, preocupados com esta questão, se distanciaram um pouco do que foi proposto originalmente para o primeiro RPG. Ou seja, as anãs não tem mais barbas, os Halfings não

GAMB XUN DRO
 
E digo mais ainda:
Se pensarmos nos cenários para RPG de gênero Fantasia-Medieval que temos no mundo, verificamos que todos vem de encontro as obras de Tolkien, todos sem exceção sofrem influência direta do "Velho Hobbit". Talvez apenas Dark Sun e Planescape consigam se distanciar bastante da visão "tolkieniana" de fantasia-medieval, mas a quem diga que Dark Sun é uma mistura de "Terra-média+Duna". No caso de Forgotten Realins, essa ligação é mais forte, um pouco amenizada com a reedição do cenário, agora para o D&D 3 ed. Antes, por exemplo o mago Elminster, era o Gandalf puro! Era "focinho de um cara do outro".
Não sei como não teve processo por cópia! haahahaha

GAMB XUN DRO
 
Estou triste. E intrigado. Este assunto é deveras polemico. Contudo, as participações estão escassas!!! Será que a coloquei numa pasta errada? Acho que deveria ter colocado em "Obras".
"Pocha" pessoal, participem!!! Vamos estender mais este tema.


GAMB XUN DRO
 
Comé q vou participar se não entendo nada de RPG, D&D, MERPS...???

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
RPG é algo maravilhoso... mas não tenho com quem jogar... por isso só acompanho, prá tenatar adquirir algum conhecimento.

----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
But no living man am I."
 
Gamb, o que você acha daquela migração de elfos para evermeeet? Não tem um cheirinho da migração dos elfos para valinor?

heheehe.... e concordo contigo, Elminster é o Gandalf cuspido e escarrado.



Glaurung, o urulóki
 
quote:
Gamb, o que você acha daquela migração de elfos para evermeeet? Não tem um cheirinho da migração dos elfos para valinor?

heheehe.... e concordo contigo, Elminster é o Gandalf cuspido e escarrado.



Glaurung, o urulóki




Cara você tem toda a razão!!
É o "Puro Chamado do Oeste"...ehehehehe
Bom, que tal se os participantes irem criticando, fazendo observações e também as influências que as obras de Tolkien vem desde de cedo, aparecendo no RPG ??
Quanto a quem não sabe RPG, aí, realmente fica difícil mesmo.

GAMB XUN DRO
 
Hehehe!
É por isso que eu digo que Forgotten Realms é muito parecido com a obra de Tolkien. Acho que é inclusive um dos poucos ambientes onde eles descrevem as anãs com barbas, exatamente como as anãs de tolkien.

E por aí vai, se formos garimpando vamos encontrar várias outras semelhanças...

Glaurung, o urulóki
 
Ei! Falando em Forgotten Realms, sabiam que na nova edição para o D&D terceira edição o mago Elminster está com cara de Sean Connery?!?!?!?! Será que o pessoal da Wizards achou que fosse mesmo o Sean Connery que ia interpretar o Gandalf no filme e fêz o novo visual do Elminster assim??!?!?
 
O pior é a cara de pau em dizerem que mudaram porque foram eles que deram um referencial estético para os demais artistas... brincadeira???

GAMB XUN DRO
 
Só para esclarecer algumas dúvidas....

As mudanças que fizeram do Ad&d pro D&D 3rd edition foram muito profundas?
Mudaram radicalmente o sistema?

Glaurung....apenas divagando....

Glaurung, o urulóki
 
Só para esclarecer algumas dúvidas....

As mudanças que fizeram do Ad&d pro D&D 3rd edition foram muito profundas?
Mudaram radicalmente o sistema?

Glaurung....apenas divagando....

Glaurung, o urulóki
 
Essa é para quem entende...

Na nova versão do D&D, foram incluídas as novas classes Monge, Bárbaro e Feiticeiro; os Magos de primeiro nível agora podem lançar mais magias por dia e usar mais armas além da adaga (e existe o cículo de magias zero)
Falando em magias, agora elas são uma lista só (não são mais divididas em arcanas e divinas)
Agora as perícias são obrigatórias!
Existem os feats e os skills, que são dois tipos de perícias diferentes.
A Categoria de Armadura, agora, começa em 10 e vai subindo! Não existe mais CA negativo.

Bom... tem outras coisinhas, mas eu ainda preciso dar mais uma vasculhada naquele livro (que tá em inglês).
 
Putz, mudaram a contagem da C.A?

E agora, como fica o cálculo de Tac0 X C.A.?
Pelo visto mudaram muita coisa....

Glaurung, o urulóki
 
Ficou MUITO melhor o sistema e MUITO mais facil. É bem simples, não tem THAC0 mais :)

Voce tem um valor de AC e um de ataque. Joga 1D20 e soma ao ataque, o resultado é o AC que vc conseguiria acertar. Muito sossegado :) Só pra avisar, o AC começa em 10 e aumenta. AC 0 atualmente corresponde a 20. Exemplo:

Orc com AC 13 (7 no antigo sistema). Voce tem ataque 3. Precisa tirar 10 ou mais no D20 pra acertar. Bem mais simples :)

Gostei de verdade do novo sistema.
 
É mesmo! Não tem mais o THACO! Esqueci deste importante detalhe!
Ah! E o novo Livro dos Monstros agora é um livro mesmo, sem ser fichário.
Agora é que os Dragões estão mesmo difíceis de enfrentear! Quanto ao famigerado Tarrasque... ficou praticamente IMPOSSÍVEL!!!!
 
Os dragões mais poderosos, tipo Great Wyrm Vermelhos, são mais poderosos que o Tarrasque (nivel de dificuldade 22 contra 20 do Tarrasque)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo