• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Roverandom também é TOLKIEN!!!

Até agora não vi um tópico que falasse sobre a estória criada para os filhos de tolkien - Roverandom.
Talves seja porque as pessoas não saibam muito sobre ela.
Queria trocar idéias com aqueles que leram o livro.
 
Eu não li o livro, ams sei que trata de um cão e de algo relacionado com a lua, n é? Será que me podia explicar sucintamente do que se trta? sei k n tem nada e ver com a história de Arda!!!
 
Não tem haver com Arda. É uma estória infantil que TOlkien escreveu para os filhos na tentativa de acalmar um deles que tinha perdido um cachorro de brinquedo na praia. Essa estória é anterior ao Hobbit e por isso é interessante ver o amadurecimento do autor.

Aí vai um resumo:
Rover (um cachoro) brincava com uma bola quando percebeu que havia mais alguém no jardim, um velho. Ele era um mago (Artexexes). Rover mordeu a barra de sua calça e recebeu um feitiço como castigo - virou um cachorro de brinquedo.
Enfim, ele vívi várias aventuras até voltar ao normal.

São alguns personagens:
Feiticeiro da Areia - Psamatos Psamatides
Artexexes
Mago da Lua
Dragão da Lua
Rei Tritão
Rover do mar
Rover da Lua
Roverandom
 
Eu tenho o livro, apesar de ser muito mais 'fraco' e bem interessante, eu acho que vale a pena. Realmente nao tem nada a ver com Arda apesar da participacao de magos na historia :D
 
Roverandom é uma história infantil, mas não é por isso que deixa de ser interessante (e que os marmanjos aqui não possam ler... :mrgreen: )

Uma coisa muito legal da história é o jogo de palavras que Tolkien faz, como o próprio nome do cachorro, Rover, que pode significar "viajante"(se não me engano).
Roverandom seria a junção de rover com random (que significa aleatório, sem sentido). Roverandom seria então um viajante sem destino certo, levado pelo acaso e pelas circunstâncias.

Tem várias outras brincadeiras com palavras no livro, é muito legal.
 
*Lúthien_Tinúviel* disse:
Eu não li o livro, ams sei que trata de um cão e de algo relacionado com a lua, n é?

Sim Roverandom é a história de um cachorro que se mete em uma encrenca com um Mago, este aplica uma lição no Rover que perde o seu tamanho natural e depois pára na lua... o conto é bem gostoso de ler... Rover conhece alguns personagens legais como o homem da lua e o cachorro do mar (que tem o mesmo nome que o seu)... ele percorre alguns lugares até consegui que o Mago quebre o encanto e... ops... creio que encurtei a história e estou chegando ao final...
Leiam o Roverandom (para alguns recomendo que leiam sem compromisso) que vcs gostarão...

Não tem haver com as histórias da TM, mas é visível o crescimento do Tolkien de uma história (Reverandom) para outra (O Hobbit)... vele a pena :wink:
 
Eu li e gostei muito pois mesmo sendo infantil ele possui uma história envolvente e não soa como muito boba. Li ele em dois dias! É facíímmm de ler.

Ps. já existem outros dois tóp. sobre isso. PESQUISEM
 
Tem algo a ver com Arda, mesmo que seja muito pouco. Casadelfos é citada, e fala que é a terra dos imortais ou algo assim.
 
Tem algo a ver com Arda, mesmo que seja muito pouco. Casadelfos é citada, e fala que é a terra dos imortais ou algo assim.

Na verdade não. Li em algum lugar que o nome CASADELFOS foi usado depois por tolkien na obra de Arda mas sem nenhuma relação com o mundo de roverandom.
 
Nao há relaçao entre os mundos de ROVERANDOM e do legendario... mas Tolkien, ao longo de Roverandom utiliza vários elementos que inspiraram sua imaginação... e esses elementos sao um denominador comum a ambas as vertentes...

Fica bastante claro isso pra mim, qdo nos apêndices de Roverandom é explicado quem seria o HOMEM DA LUA... onde fala-se que sua origem remonta a um poema feito por tolkien que fala sobre um ELFO QUE ENTROU CLANDESTINAMENTE NA NAVE DA LUA E LÁ VIVE ATÉ OS DIAS DE HOJE..

Nesse trecho temos uma historia com similaridades a origem de Isil em o silmarillion, onde um Maia guia a nave da lua, ou ainda mais similar ao folclore do condado onde acredita-se que um elfo vive na lua...

outras similaridades podem ser encontradas, o mundo de Rover eh plano "ele e MEW voam por sobre a borda do mundo"; O dragao falante em uma caverna; magos de diferente estirpes...

Na minha opiniao, Roverandom, nao eh uma parte da obra tokendili acerca do TM MAS possui muitos elementos em comun com esta, pois a impressao que tenho é que o JRR apenas (falando assim parece tao simples , neh?) colocava no papel os frutos de sua imaginaçao, coisas que ele começou a imaginar ainda criança e o fez por toda a vida... e por isso, mesmo sendo uma historia infantil criada meio de improviso... ainda assim, há um espírito daquelas obras e histórias que deram asas a imaginaçao que criou a Terra Media e seus povos...

acho que ficou meio enrolado, nao? :roll:
 
Uma relação não pode ser negada: Para os que não sabem Casadelfos é Eldamar e ela existia tanto em Arda quanto no "mundo de Roverandom".
Existe outra relação, em Sda Frodo canta uma canção onde aparece o Homen da Lua.
 
Uma relação não pode ser negada: Para os que não sabem Casadelfos é Eldamar e ela existia tanto em Arda quanto no "mundo de Roverandom".
Existe outra relação, em Sda Frodo canta uma canção onde aparece o Homen da Lua.

Não estou dizendo que isso não seja verdeiro porém não há relação direta entre ambas estórias. Como Oakshield disse :
Nao há relaçao entre os mundos de ROVERANDOM e do legendario... mas Tolkien, ao longo de Roverandom utiliza vários elementos que inspiraram sua imaginação... e esses elementos sao um denominador comum a ambas as vertentes...
 
Existem relações sim..... tanto a Terra-média quando o mundo em que Rover mora são o mesmo mundo que nós moramos... o que diferencia um do outro é em que tempo passa essa história.... as histórias da Terra-média são passadas entre 13 mil a.C até 7 mil a.C., já as histórias de Rover estão muito mais próximas de nós... ambas estão situadas no mesmo mundo, e isto está bem claro na mensão do Homem-da-Lua, da torre branca, de Magos, de dragões, das orelhas pontudas do psamatista, da pena azul fincada no chapéu, e principalmente de Casadelfos...

"Rover viu uma torre branca... um velho com uma longa barba prateada." Em "The Tale of Sun and the Moon" (A História do Sol e da Lua) no Book of Lost Tales, Tolkien escreveu a respeito da embarcação da lua que navega pelos céus e na qual um "Elfo idoso com a cabeleira grisália" embarcou como clandestino "e lá mora ele desde aquela época..., e uma pequena torre branca ele construiu na Lua, onde costuma subir para observar o firmamento, ou o mundo cá em baixo... Já houve quem o chamasse de Homem-da-Lua"

"a lua estava passando por baixo do mundo exatamente naquele momento." No The Book of Lost Tales, Part One, p. 216 está escrito: "A Lua não ousa sair para a total solidão das trevas exteriores... e passeia ainda por debaixo do mundo"

"sua copa era de flores azul-claras que nunca caíam... Mais adiante no ano, abrem-se ao mesmo tempo em todas as árvores flores de um dourado pálido..." Um prenúncio, talvez, das árvores mallorn so Senhor dos Anéis: "Pois no outono as folhas não caem, mas se tornam douradas."

"pelo menos um continente afundou no mar" Atlântida???? ou será Númenor??? ou então os dois, já que Númenor é inspirado na lenda de Atlântida

"Uin, a mais velha das baleias brancas" Naum seria uma forma de Uinen???? aliás, foi ela quem levou Rover para vislumbrar Casadelfos...

"...todas as aventuras deles em Águas Inexploradas e falar de terras avistadas desconhecidas pela geografia, antes que entrassem nos Mares Sombrios e alcançassem a grande Baía do Reino Encantado (como o chamamos) para lá das Ilhas Mágicas; e vissem muito ao longe, no extremo oeste, as Montanhas de Casadelfos e a luz da Terra das Fadas sobre as ondas. Roverandom achou que que consequiu vislumbras a cidade dos Elfos na colina verde ao pé das Montanhas, um coruscar branco na distância; mas Uin mergulhou de novo tão derrepente que ele naum pôde ter certeza. Se vislumbrou mesmo, ele seria umadas pouquíssimas criaturas, de duas pernas ou quatro, que podem andar por aí na nossa própria terra dizendo que viram de relance essa outra terra, embora a uma grande distância." A versão antiga traz: "Foi a baleia quem os levou até a baía do Reino Encantado para além das Ilhas Mágicas, e eles viram a distância no ocidente Litoral da Terra das Fadas, as Montanhas da Última Terra e a luz da terra das fadas sobre as ondas." Na mitologia de Tolkien, os Mares Sombrios e as Ilhas Mágicas ocultam e protegem Aman do resto do mundo."

É muita coincidência para naum ter nenhuma relação, vocês naum acham???
Para mim está mais do que claro que existe sim uma relação sim, os dois são o mesmo mundo, com a diferença do tempo em que separa os fatos.... afinal, alguns milhares de anos fazem uma boa diferença... naum é porque Roverandom naum faz parte das histórias da Terra-média que os livros naum se relacionam...
 
Finarfin disse:
"Uin, a mais velha das baleias brancas" Naum seria uma forma de Uinen???? aliás, foi ela quem levou Rover para vislumbrar Casadelfos...

Não é uma forma do nome Uinen.

No Lost Tales, Uin era a maior e mais antiga das baleias do mundo, e também era a principal entre os peixes e baleias que puxaram a ilha de Tol Eressëa até a baía de Eldamar, levando os elfos.
 
Tilion disse:
Finarfin disse:
"Uin, a mais velha das baleias brancas" Naum seria uma forma de Uinen???? aliás, foi ela quem levou Rover para vislumbrar Casadelfos...

Não é uma forma do nome Uinen.

No Lost Tales, Uin era a maior e mais antiga das baleias do mundo, e também era a principal entre os peixes e baleias que puxaram a ilha de Tol Eressëa até a baía de Eldamar, levando os elfos.

Ah tah.. valew pela correção.... mas ainda sim serve como argumento para defender a relação entre as obras....
 
Relmente como disse o Finarfim 3 posts acima, (naum vou citar pq eh mt grande!) o mundo de Roverandom e o das outras obras d Tolkien saum o mesmo sim, com a diferença de muitos anos. Tolkien não buscaria criar "outro mundo", pois como ele mesmo disse, o mundo de SdA e dos outros livros, eh o mesmo q o nosso, muitos anos atras. Assim, o mundo de Roverandom obviamente tb eh o mesmo mundo, apenas num momento diferente!
 
Apesar de bem mais fraca que as historias de tolkien que se passam na TM roverandom é uma historinha bem infantil e bacana...eu achei o livro bem legal mesmo vale muito a pena ler...Mais eu achei mestre gil de ham mais legal que roverandom , sendo que nenhum dos dois se passa na TM
 
Roveramdom se trata de uma história infantil de Tolkien, é um cachorro que morde a bunda de um mago poderoso, e assim acontece várias aventuras... Eu já li este livro, e achei muito engraçado.
 
[_Fëanor_ disse:
]Relmente como disse o Finarfin 3 posts acima, (naum vou citar pq eh mt grande!) o mundo de Roverandom e o das outras obras d Tolkien saum o mesmo sim, com a diferença de muitos anos. Tolkien não buscaria criar "outro mundo", pois como ele mesmo disse, o mundo de SdA e dos outros livros, eh o mesmo q o nosso, muitos anos atras. Assim, o mundo de Roverandom obviamente tb eh o mesmo mundo, apenas num momento diferente!

Concordo com vc...Tolkien quando se refere a Arda, não está se referindo a outro mundo senão o nosso.Em outras eras é claro, há um passado muito distante...algumas das citações que Finarfin fez, como a de Atlântida(entre outras, que não vou citar pq a meu ver já desviei muito do assunto, que é Rovernadom)já tinham passado pela minha cabeça, e eu como fanática de Tolkien muitas vezes já pensei se Valinor, os Valar,Morgoth :tsc: tivessem realmente existido...mas isso já é questão de cair na real e não se levar pelo fanatismo...! :roll:
 
Roverandon

Alguem Aqui Leu o Roverrandom? Se leram Oque Acharam?



Ps:. Se tiver um topico parecido "Sorry" , Se tiver me digam onde esta pq eu nao axei :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo