• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Rouxinóis ou Rouxinol

Finwë Fëfalas

Nas Echoriath...
Como sempre, eu estava lendo em diversas partes das obras do nosso querido professor e vi que a palavra "Rouxinóis" ou "Rouxinol" aparecia com alguma freqüência.
Princuipalmente quando ele qeria narrar e relatar os acontecimentos mais belos e de mais prazer para algum personagem seu, nos dias de apogeu ou de bem aventurança de um povo ou quando se referia a bosques e florestas aonde a natureza estava presente.

Bem, andei procurando mais sobre os tais "Rouxinóis" de Tolkien e descobri que eles são pássaros do Velho Mundo dito pelos Europeus, e rouxinol era um nome popular utilizado para caracterizá-los na Europa.

O interessante é que Tolkien cita os rouxinóis com freqüência em suas obras, tendo que este pássaro é difícil de ser visto porque ele geralmente tem o hábito de se esconder nas árvores e arbustos e estar sempre sozinho e solitário, por causa de sua coloração castanha muito camuflante e por ser muito pequeno. Uma das principais características dos rouxinóis são a forma de cantar e a grande beleza em seus cantos (eles realmente cantam muito) isso tem tudo haver com as inspirações que Tolkien teve quando criou a música dos Ainur.
Tenho certeza de que estes pássaros, Tolkien em sua infância contemplou e muitos deles, e que nestes pássaros Tolkien se inspirou para fazer as músicas de suas obras dentre outras coisas.

Desde a época de Tolkien os rouxinóis eram difíceis de serem vistos por causa de sua coloração escura e porque tinham hábitos de freqüentarem árvores e arbustos solitários cantando adoidados e por serem muito pequenos. É claro que desde a época de Tolkien a população dos rouxinóis pode ter diminuído e muito por causa dos acontecimentos globais, caça, adaptação climática e até mesmo por causa de outros fatores inclusos no “circulo de causalidade” que afeta a todos podendo até estarem em extinção nos dias de hoje.
Ou seja, Tolkien quando iria dar suas voltas nos bosques e florestas para passar o seu tempo ouvia freqüentemente os rouxinóis cantando, e este momento que Tolkien passou na sua adolescência, ele interpretou em seus personagens nas suas obras, principalmente nos relatos feitos por Yavanna e Melian ao andarem em seus bosques e cantarem suas músicas, dentre várias outras partes que contam sobre os rouxinóis.

O que é mais interessante é que Tolkien narra apenas de rouxinóis em suas obras, e se narra de outro pássaro, muito pouco.
Os rouxinóis para Tolkien eram preciosos, alguma coisa eles tinham que atraíram tanto o professor e as respostas para isso ainda esta por ser respondidas.

Pensem, reflitam e critiquem. :think:
 
Última edição:
Acredito que Tolkien tenha usado o rouxinol com certa recorrência, pois o pássaro, além de ser noturno, e isso contribui para um dado mistério sobre ele, também é famoso pelo seu belo canto, e isso o torna interessante. Sabe-se também que ele aparece com freqüência nos mitos e lendas da Europa e nas canções dos bardos e trovadores medievais.

Por exemplo, na Mitologia Grega, há um rouxinol que canta sob o luar sobre o túmulo de Orfeu. Ele também aparece em certa medida em lendas do Oriente Médio, pois lá o pássaro é raro, e por isso é apresentado com certo fascínio e mistério nas histórias. Aparece mesmo em contos chineses e japoneses.

O escritor dinamarquês Hans Cristian Andersen, que viveu no século XIX, autor de "O Patinho Feio", "A Roupa Nova do Imperador", também escreveu um conto muito famoso intitulado "O Rouxinol e o Imperador", em que o soberano aprisiona o pássaro para poder ouvir sempre sua canção.

Sendo assim, a figura do rouxinol está impregnada de um "sentimento mitológico", digamos, de mística antiguidade; seu canto parece ser nostálgico para aqueles que o ouvem, sempre remetendo a uma era já a muito distante e personagens ancestrais, e por isso acredito que o Professor Tolkien tenha utilizado esse pássaro em sua mitologia por ter já grande recorrência em muitas outras mitologias, lendas, contos, poemas e etc. Por isso o rouxinol deve fazer parte do imaginário europeu e asiático há séculos, e Tolkien, acredito, consciente ou inconscientemente (vai saber) fez uso dele por esse motivo.
 
Última edição:
Achei interessante seu ponto de vista, porém creio que os rouxinóis, assim como as árvores, eram queridos por Tolkien.
Todos nós temos preferências por um bicho, um som, um tipo de leitura, uma cor, enfim...
Aki onde eu moro, por exemplo, é cheio de pássaros. E pela manhã, bem de manhãzinha mesmo, eu adoro escutar o sabiá cantando: solitário, porém com uma felicidade que encanta, seja num dia frio ou num dia de calor... Me alegra o coração e indica que mais um novo dia, com novas coisas, iniciará. Ele é o carinha mais otimista do meu bairro. :lol:
E Tolkien, como ser humano que era, assim como nós, possuia gostos e preferências por determinados aspectos ligados a sua história de vida: assim como sua ligação com as árvores era imensa, provavelmente os rouxinóis tocavam seu coração.
E para criar e desenvolver cenários tão belos e personagens idem, como os que vc mesmo citou, digamos que, no ponto de vista do Professor, se os bosques e florestas e tudo aquilo que envolvia um toque mais "celeste", teria o som puro do rouxinol.

Nós temos a mania de pensar que tudo o que Tolkien escreveu era puramente, cientificamente e mitologicamente pesquisado. E acredito nisso! Mas temos tbém que pensar que ele poderia utilizar um rouxinol somente pq seu canto é lindo, não somente por todas estas mitologias envolvendo o mesmo...
 
Última edição:
Concordo com seu ponto de vista também, Sindar Princess! Não que eu não tenha levado em conta as preferências de Tolkien. Mas como sou historiador e apaixonado por mitos e lendas, não consigo deixar de buscar explicações no passado para muitas das criações do Professor. Mas quem garante que Tolkien não preferia rouxinóis em vez de outro pássaro também por estar familiarizado, por seu vasto conhecimento e tudo mais, com suas representações no antigo imaginário europeu e asiático?:mrgreen:
 
Boas palavras de vocês dois.
Em fim achei que poucos dos fãs das obras de Tolkien que viram este post e que freqüentam o fórum perceberam a presença dos rouxinóis nas obras de Tolkien e em seus contos a não ser a nós três.

Eu cheguei a uma conclusão muito resumida e obvia, de que na época do professor os rouxinóis era ditamente que "sagrados" em suas terras e nas terras da Europa como em todos os contos lá feitos. Por serem uma espécie de pássaros muito ouvida e talvez vista lá, digamos que as que mais tinham em abundancia naquelas regiões.
Seria basicamente uma cultura deles o pássaro rouxinol, e que Tolkien influenciado por outras pessoas começou a gostar e se interessar profundamente muito por este pássaro e que para nós brasileiros é extremamente estranho e interessante porque este pássaro não vimos aqui por não ser nativo desta região.
Seria a mesma coisa que a Sindar fizesse um livro e que ela narrasse nele o Sabiá como um dos pássaros muito relatados em suas obras.
Porém o rouxinol ainda guarda uma coisa magnífica que só Tolkien sabia, e que é uma pena que ele não nos deixou mais e mais descrições sobre isso.
 
O rouxinol sempre foi algo que me intrigou, sim! Principalmente em relação à Lúthien!
Será que vcs dois não conseguiriam algo, algum artigo, sobre essa questão do rouxinol e a introdução deles no folclore europeu?
Queria escutar o canto do rouxinol... Fiquei intrigada... :yep:
 
Vou pesquisar mais sobre os rouxinóis, pois afinal eles tem alguma coisa no seu canto que capitou algo muito obscuro em Tolkien.
Olha, isso é MUITO interessante vou pesquisar mais.
 
De fato, quando se fala em rouxinol na obra de Tolkien, não tem como não se lembrar de Lúthien.

Edit: Encontrei esse "artigo" que traz informações interessantes sobre os rouxinóis, seus nomes em várias línguas européias, os hábitos desses pássaros, e um pouco sobre eles nos mitos e folclore.

Eis o link: Fantastipedia-Rouxinol
 
Última edição:
Encontrei algumas informações básicas sobre rouxinóis:


Rouxinol

De plumagem inexpressiva, o rouxinol é muito admirado pelo canto, que é forte e se faz ouvir durante o dia e à noite, com notas sustentadas por longo tempo, em crescendo.
Rouxinol (Luscinia, ou Erithacus, megarhynchos) é um pássaro da família dos turdídeos, a mesma dos sabiás. Típico do centro-sul da Europa e de certas regiões do norte da Ásia, não ocorre na América. Mede 16cm de comprimento, é insetívoro e faz seu ninho no chão, com folhas secas, gravetos e fibras e o disfarça entre a vegetação de menor porte. A coloração, igual nos dois sexos, parda por cima e creme por baixo, só adquire algum realce na cauda, que é castanho-avermelhada. O rouxinol-europeu realiza migrações em diversos sentidos: atinge a Inglaterra e o País de Gales no verão e se desloca até o Irã, a península Arábica e a África no inverno. Dentre as espécies com ele aparentadas destaca-se o rouxinol-russo (Luscinia, ou Erithacus, luscinia), freqüente sobretudo no leste da Europa.
O nome rouxinol é aplicado também a outros pássaros famosos pela beleza do canto, mas de diferentes famílias, como o rouxinol-chinês ou rouxinol-do-japão (Leiothrix lutea), um timaliídeo do Extremo Oriente e da região do Himalaia. No Brasil, o nome é dado ao rouxinol-do-rio-negro (Icterus chrysocephalus), pássaro da família dos icterídeos, encontrado na Amazônia, o qual se destaca pelas imitações que faz com seu canto mavioso e forte.

Fonte: BioMania

Neste outro, pode-se encontrar informações sobre o rouxinol-pequeno-dos-caniços, muito comum em Portugal: avesdeportugal.info
 
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8"><meta name="ProgId" content="Word.Document"><meta name="Generator" content="Microsoft Word 12"><meta name="Originator" content="Microsoft Word 12"><link rel="File-List" href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CRafaelaa%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtmlclip1%5C01%5Cclip_filelist.xml"><link rel="themeData" href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CRafaelaa%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtmlclip1%5C01%5Cclip_themedata.thmx"><link rel="colorSchemeMapping" href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CRafaelaa%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtmlclip1%5C01%5Cclip_colorschememapping.xml"><!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:TrackMoves/> <w:TrackFormatting/> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning/> <w:ValidateAgainstSchemas/> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:DoNotPromoteQF/> <w:LidThemeOther>PT-BR</w:LidThemeOther> <w:LidThemeAsian>X-NONE</w:LidThemeAsian> <w:LidThemeComplexScript>X-NONE</w:LidThemeComplexScript> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables/> <w:SnapToGridInCell/> <w:WrapTextWithPunct/> <w:UseAsianBreakRules/> <w:DontGrowAutofit/> <w:SplitPgBreakAndParaMark/> <w:DontVertAlignCellWithSp/> <w:DontBreakConstrainedForcedTables/> <w:DontVertAlignInTxbx/> <w:Word11KerningPairs/> <w:CachedColBalance/> </w:Compatibility> <w:BrowserLevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> <m:mathPr> <m:mathFont m:val="Cambria Math"/> <m:brkBin m:val="before"/> <m:brkBinSub m:val="--"/> <m:smallFrac m:val="off"/> <m:dispDef/> <m:lMargin m:val="0"/> <m:rMargin m:val="0"/> <m:defJc m:val="centerGroup"/> <m:wrapIndent m:val="1440"/> <m:intLim m:val="subSup"/> <m:naryLim m:val="undOvr"/> </m:mathPr></w:WordDocument> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" DefUnhideWhenUsed="true" DefSemiHidden="true" DefQFormat="false" DefPriority="99" LatentStyleCount="267"> <w:LsdException Locked="false" Priority="0" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Normal"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="heading 1"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 2"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 3"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 4"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 5"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 6"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 7"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 8"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 9"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 1"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 2"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 3"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 4"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 5"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 6"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 7"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 8"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 9"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="35" QFormat="true" Name="caption"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="10" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Title"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="1" Name="Default Paragraph Font"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="11" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Subtitle"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="22" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Strong"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="20" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Emphasis"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="59" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Table Grid"/> <w:LsdException Locked="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Placeholder Text"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="1" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="No Spacing"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 1"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 1"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 1"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 1"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 1"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 1"/> <w:LsdException Locked="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Revision"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="34" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="List Paragraph"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="29" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Quote"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="30" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Intense Quote"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 1"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 1"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 1"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 1"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 1"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 1"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 1"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 1"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 2"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 2"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 2"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 2"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 2"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 2"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 2"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 2"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 2"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 2"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 2"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 2"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 2"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 2"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 3"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 3"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 3"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 3"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 3"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 3"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 3"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 3"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 3"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 3"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 3"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 3"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 3"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 3"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 4"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 4"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 4"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 4"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 4"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 4"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 4"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 4"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 4"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 4"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 4"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 4"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 4"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 4"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 5"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 5"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 5"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 5"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 5"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 5"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 5"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 5"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 5"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 5"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 5"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 5"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 5"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 5"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 6"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 6"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 6"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 6"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 6"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 6"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 6"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 6"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 6"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 6"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 6"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 6"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 6"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 6"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="19" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Subtle Emphasis"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="21" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Intense Emphasis"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="31" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Subtle Reference"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="32" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Intense Reference"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="33" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Book Title"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="37" Name="Bibliography"/> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" QFormat="true" Name="TOC Heading"/> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--><style> <!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:1; mso-generic-font-family:roman; mso-font-format:other; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:0 0 0 0 0 0;} @font-face {font-family:Calibri; panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1073750139 0 0 159 0;} @font-face {font-family:Tahoma; panose-1:2 11 6 4 3 5 4 4 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:1627400839 -2147483648 8 0 66047 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin-top:0cm; margin-right:0cm; margin-bottom:10.0pt; margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;} a:link, span.MsoHyperlink {mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; color:blue; text-decoration:underline; text-underline:single;} a:visited, span.MsoHyperlinkFollowed {mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; color:purple; mso-themecolor:followedhyperlink; text-decoration:underline; text-underline:single;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;} .MsoPapDefault {mso-style-type:export-only; margin-bottom:10.0pt; line-height:115%;} @page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --> </style><!--[if gte mso 10]> <style> /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin;} </style> <![endif]--> Achei bastante conteúdo aqui sobre o rouxinól e agora acho que consegui tirar uma boa parte de minhas duvidas enquanto a este adorável pássaro citado muitas vezes por Tolkien em suas obras.

[FONT=&quot]É normalmente ouvido depois do escurecer, sendo um dos poucos pássaros a cantar à noite (em inglês é por isso chamado de nightingale, "cantora noturna"), quando seu canto se torna mais notável pela ausência de outros pássaros canoros, mas também se ouve com freqüência durante o dia. Fica quase sempre oculto pela vegetação, embora por vezes o macho se empoleire a descoberto para cantar.
[FONT=&quot]Neste caso, Tolkien como todo o povo europeu e a cultura deles poderiam ter uma admiração pelo rouxinol por cantar apenas de solitário e sozinho, e geralmente o finalzinho da tarde, aonde pouquíssimos pássaros cantam, porém o rouxinol esta lá presente.[/FONT] [FONT=&quot]Ele é muito conhecido pelo seu canto melodioso, com muitas melodias.
Neste caso da para entender de que por tais características o rouxinol ficou muito adorável e amado na europa.[/FONT]
[/FONT]
[FONT=&quot]
[FONT=&quot]O rouxinol é famoso em toda a Europa e Ásia pela perfeição de seu canto. Foi, segundo Platão, o emblema de Tamiras, bardo da Trácia antiga.[/FONT]
Muito interessante isso porque Tolkien teve muita influencia da antiga Grécia para suas histórias e criações.
[/FONT]
Na famosa cena 5 do 3º ato de Romeu e Julieta, o rouxinol, como cantor do amor na noite que finda, é oposto à cotovia como mensageira da aurora e da separação. Se os dois amantes escutam o rouxinol, permanecem unidos, mas expõem-se à morte. Se crêem na cotovia, salvam suas vidas, mas devem separar-se.
Até certo ponto faz sentido o amor entre Thingol e Melian, pois quando Melian andava só nos bosques da Terra Média os rouxinóis a acompanhavam e ocasionalmente logo após disto encontrou Thingol e o enfeitiçou com seus encantamentos.

Pela beleza de seu canto, que enfeitiça as noites de vigília, o rouxinol é o mágico que faz esquecer os perigos do dia.
Tem tudo um sentido, acho que de todas estas palavras no final se encaixam nas obras de Tolkien, pois da melodia dos cantos e da música que foi criado as várias canções e músicas nas suas obras.

Esse pássaro, que é para todos os poetas o cantor do amor, mostra, de modo impressionante, em todos os sentimentos que suscita, o laço íntimo entre o amor e a morte.
O rouxinol em todos os lugares que li, é um pássaro do mundo antigo, muito velho, e esta relatado em diversas histórias de amor e poemas, inclusive em algumas passagens da velha Grécia. Eu lembro que o rouxinol aparece no amor entre Thingol e Melian quando estes se conhecem pela primeira vez, isto faz tudo sentido, pois o rouxinol é um símbolo do amor na cultura européia.
Um cantor notável

Na famosa história de Andersen, O Rouxinol, o canto desse pássaro era tão belo que quem o ouvisse jamais o esqueceria.
O rouxinol sempre foi conhecido pela pureza de suas notas e pela variedade de sua melodia. Aristóteles escreveu sobre ele 2.000 anos atrás.
De abril a março seu canto é ouvido na Europa, dia e noite, embora a ave seja vista geralmente apenas ao anoitecer. Quando os filhotes nascem, o macho pára de cantar e ajuda a cuidar deles.
O rouxinol-comum é um passarinho que passa o inverno na África tropical. No verão alguns bandos atravessam a Europa central e meridional em direção à Inglaterra; outros vão par o Cáucaso e para a Ásia Menor.
Isso é interessante porque a característica mais marcante do rouxinol é a forma de cantar, por ter melodias muito diversificadas, e isto que Tolkien com certeza deve ter mais apreciado no pássaro!!! e com essa influencia que criou a música dos Ainur, e todas as outras posteriores.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo