• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ronaldinho, o novo Pelé?

KADU disse:
Puts, não concordo mesmo. Pra mim o Ronaldinho Gaúcho é no mínimo tão habilidoso quanto o Maradona. Em termos de dribles e firulas com a bola, ele é melhor. Mas em efetividade no jogo e precisão nos passes e chutes perde.

Realmente, em termos de dribles o Ronaldinho já apresentou mais recursos que o Maradona. O Maradona era mais completo que o Ronaldinho, isso não pode se negar.
 
Ramalokion disse:
Hummm... em termos. Países como Hungria, Russia e Uruguai eram potências antes...

tudo bem , mas o que quis dizer não foi com relação ao país ser forte ou não, mas sim ao fato de nem CONHECER o esporte e hoje ter jogadores projetados mundialmente hehehe :obiggraz:






Ramalokion disse:
Em termos. Eu entendo que a televisão ajudou o Pelé (junto a uma rede de noticias - rádios e jornais - é claro), mas como tinha na época "Se tivesse televisão o Friedenreich seria considerado melhor que o Pelé".... hehehehehehe

ok, mas aqui não chego a questionar a influencia da mídia no mito pelé, mas sim o momento do esporte analisando historicamente



Ramalokion disse:
Todos são humildes opiniões. Vc é jornalista mesmo ou tá tirando sarro? Pq se for vai ter que passar dica dos campeonatos (preciso melhorar nos bolões do fórum! hauahuahauahauahauahu)

Sou sim, mas ser jornalista não significa ter bola de cristal né po hauhauhau

Trabalhei no jornal globo e agora to no sistema globo de rádio, ainda nao assino matéria (sou novato) mas vivo tapando buracos rsrsrs e só comecei a cobrir futebol tem dois meses rsrss
 
Ramalokion disse:
Praticamente não é igual. De equipamentos (uniformes, chuteiras, bolas, etc.) à treinamento e medicina mudou MUITO. Ridicula foi a Copa de 94 com a pior média de gols, e desses que vc falou o Romário era o único que estava em plena condições (o Stoichkov também, ams não vinha numa fase tão iluminada quanto tinah vivido antes). Van Basten não jogou em 1994 (e vinha baleado desde muito antes - e já foi ditro que se a lesão que o fez parar fosse hoje ele estaria de volta em 6 meses NO MÁXIMO). Portanta minha teses tem fundamento.

Pera lá... a Copa com a pior média de gols foi a de 90. Com Van Basten, Careca, Vöeller, Klinsmann, Baggio, Lineker, Milla e muitos outros em forma.

KADU disse:
Puts, não concordo mesmo. Pra mim o Ronaldinho Gaúcho é no mínimo tão habilidoso quanto o Maradona. Em termos de dribles e firulas com a bola, ele é melhor. Mas em efetividade no jogo e precisão nos passes e chutes perde.

É por aí. Perde nos dribles tb. Quem revê os jogos da Argentina de 86, e não só aqueles mesmos momentos de sempre vai ver que ele driblava vários jogadores diversas vezes. Vide o jogo com a Belgica.

A questão é, nenhum jogador é tão acrobático quanto o Ronaldinho. Isso é ponto pacífico. Oq ele faz com a bola ninguém mais faz. Ele é quase um globetrotter do futebol

No entanto, no que diz respeito a OBJETIVIDADE, Maradona era melhor. O Maradona fazia mais diferença em campo. Por melhor que o Ronaldinho seja, ele ganha "sozinho" no Barça, onde ele joga ao lado do Eto'O, Deco, Messi, e uma porrada de outros craques. O "sozinho" não é tão sozinho. O Maradona era capaz de decidir mais um jogo, sem a ajuda de outros. Literalmente carregava o time nas costas. Não era sempre é claro, mas acontecia mais vezes doq o Ronaldinho.

E é essa a questão, que faz o Maradona ainda melhor que ele. Outra coisa t é q o Ronaldinho tem 2 anos como esse absurdo de craque. Antes ele era ótimo jogador mas não era melhor do mundo não. No PSG ou mesmo no 1o ano antes do Barça ele era bem menos decisivo. Vcs podem notar que seu desempenho só melhorou muito após a chegada do Davids no time que equilibrou o meio de campo e deixou ele melhor posicionado e campo.

Além disso o Ronaldinho tem aquilo de render melhor naquela posição e como joga diferente na seleção não rende tanto. O Maradona rendia com a bola, seja de goleiro ou atacante.

Acho que daqui uns 5 anos, jogando barbaridade podemos falar que o Ronaldinho é melhor que o Maradona se for o caso. O coloco sim no nível de grandes jogadores como o próprio Maradona, mas ele ainda tem que mostrar mais e por mais tempo. O Marketing torna necessário a criação de um novo Pelé sempre. É oq faz vender.
 
Elfo_Surfista disse:
1 - Países como a atual república checa por exemplo que hoje tem jogadores de nível mundial, nem sequer sonhavam que existia tal esporte.

Checoslováquia foi vice-campeã mundial em 62.
 
Isso... e vice campeã européia em 96.. com vários jogadores desta geração atual; perdeu pra Alemanha de Klinsmann, Bierhoff e Mattias Sammer na final.
 
Fingolfin disse:
Isso... e vice campeã européia em 96.. com vários jogadores desta geração atual; perdeu pra Alemanha de Klinsmann, Bierhoff e Mattias Sammer na final.

E só na prorrogação, vale salientar.
 
Os times africanos assim como os asiáticos são, provavelmente, os maiores exemplos que realmente o futebol evoluiu no mundo (como eu disse em algum lugar, nunca mais veremos um jogador de seleção sair correndo da barreira e bicar a bola depois do apito. Mostrando TOTAL desconhecimento da regra).


Mas mesmo a Ucrânia tb era uma parte importante da ex-URSS que sempre fora uma potência futebolística.
 
É mas pera lá... até antes das eliminatorias da copa eles eram uma baba só... tinham perdido TODOS os jogos disputados e contra outras seleçoes babas como Macedonia ou Eslovenia. Tanto que sequer classificaram pra ultima Eurocopa.
 
Pera lá... a Copa com a pior média de gols foi a de 90. Com Van Basten, Careca, Vöeller, Klinsmann, Baggio, Lineker, Milla e muitos outros em forma.



Puts, não concordo mesmo. Pra mim o Ronaldinho Gaúcho é no mínimo tão habilidoso quanto o Maradona. Em termos de dribles e firulas com a bola, ele é melhor. Mas em efetividade no jogo e precisão nos passes e chutes perde.


É por aí. Perde nos dribles tb. Quem revê os jogos da Argentina de 86, e não só aqueles mesmos momentos de sempre vai ver que ele driblava vários jogadores diversas vezes. Vide o jogo com a Belgica.

A questão é, nenhum jogador é tão acrobático quanto o Ronaldinho. Isso é ponto pacífico. Oq ele faz com a bola ninguém mais faz. Ele é quase um globetrotter do futebol

No entanto, no que diz respeito a OBJETIVIDADE, Maradona era melhor. O Maradona fazia mais diferença em campo. Por melhor que o Ronaldinho seja, ele ganha "sozinho" no Barça, onde ele joga ao lado do Eto'O, Deco, Messi, e uma porrada de outros craques. O "sozinho" não é tão sozinho. O Maradona era capaz de decidir mais um jogo, sem a ajuda de outros. Literalmente carregava o time nas costas. Não era sempre é claro, mas acontecia mais vezes doq o Ronaldinho.

E é essa a questão, que faz o Maradona ainda melhor que ele. Outra coisa t é q o Ronaldinho tem 2 anos como esse absurdo de craque. Antes ele era ótimo jogador mas não era melhor do mundo não. No PSG ou mesmo no 1o ano antes do Barça ele era bem menos decisivo. Vcs podem notar que seu desempenho só melhorou muito após a chegada do Davids no time que equilibrou o meio de campo e deixou ele melhor posicionado e campo.

Além disso o Ronaldinho tem aquilo de render melhor naquela posição e como joga diferente na seleção não rende tanto. O Maradona rendia com a bola, seja de goleiro ou atacante.

Acho que daqui uns 5 anos, jogando barbaridade podemos falar que o Ronaldinho é melhor que o Maradona se for o caso. O coloco sim no nível de grandes jogadores como o próprio Maradona, mas ele ainda tem que mostrar mais e por mais tempo. O Marketing torna necessário a criação de um novo Pelé sempre. É oq faz vender.


Fingolfin falou tudo. Faço minhas suas palavras.
 
eu nem li os outros posts, mas eu acho meio banal comparar um jogador com o outro. Pelé é Pelé e Ronaldinho é Ronaldinho. nunca vai existir um substituto para Pelé e nunca ninguém vai substituir os craques de agora.
 
Amanditas disse:
eu nem li os outros posts, mas eu acho meio banal comparar um jogador com o outro. Pelé é Pelé e Ronaldinho é Ronaldinho. nunca vai existir um substituto para Pelé e nunca ninguém vai substituir os craques de agora.

quem disse que mulher não entende de futebol?????

:clap: :clap:
 
Elfo_Surfista disse:
quem disse que mulher não entende de futebol?????

:clap: :clap:

Eu :lol:

Oq acontece é que comparações sempre vão existir, seja onde for e acho normal. Em qualquer esporte, há competição e por isso há comparação. Isso é a base do esporte. Os jogos servem pra comparar quem é o melhor naqueles 90 minutos bem como os 100 metros rasos serve pra comparar quem é o mais rápido e a maratona quem é o mais resistente e por aí vai.

Esporte é competição e competição é uma maneira de se comparar.

Por isso a comparação entre os jogadores. E é possível se comparar sim. O que acontece é que há alguns jogadores cuja a habilidade são muito próximas, as épocas muito antigas e a posição em campo muito divergentes o que torna tudo mais difícil de ser comparado.

A diferença de épocas é oq mais prejudica na comparação de Ronaldinho com Pelé bem como a comparação dele com Maradona é mais prejudicada pela pouca difereança de qualidade de ambos que faz levar tudo pro achismo.

Como eu disse, há uma necessidade de cada geração de ver o melhor ou de ter o melhor em seu time. Essa comparação, aliada ao fanatismo e a paixão torna-se uma eterna busca pelo melhor. E a cada dia alguém surge com aquele que pode ser o melhor. É como tentar superar um récorde que dura milênios ou igualar um feito inigualável ou ainda solucionar um problema insolucionável. O feito é tão grande que todos querem faze-los e todos que não são capazes querem ver quem fez, querem ver ser feito.

A prova de q Pelé ainda é o melhor é que ele é sempre a comparação. Quem foi melhor Pelé ou Maradona? Pelé ou Garrincha? Pelé ou Puskas? Pelé ou Ronaldinho? Pelé ou Di Stéfano? Pelé ou Ronaldo?

A cada ano surge alguém pra superar Pelé e não pra superar Ronaldinho. Quando o Ronaldinho for a pessoa a ser superada, aí sim ele terá sido o novo Pelé.
 
Fingolfin disse:
Eu :lol:

Oq acontece é que comparações sempre vão existir, seja onde for e acho normal. Em qualquer esporte, há competição e por isso há comparação. Isso é a base do esporte. Os jogos servem pra comparar quem é o melhor naqueles 90 minutos bem como os 100 metros rasos serve pra comparar quem é o mais rápido e a maratona quem é o mais resistente e por aí vai.

Esporte é competição e competição é uma maneira de se comparar.

desde que os parâmetros sejam os mesmos o que não acontece quando vc compara um jogador de 1960 com um de 2006, graças a evolução do esporte e partindo do pressuposto que algo que evolui deixa de ser o que era temos parametros diferentes, vc não compara jordan com o pelé ou banana com maçã :D

Concordo contigo se vc vier a comparar por exemplo o eto'o com o adriano

Fingolfin disse:
A diferença de épocas é oq mais prejudica na comparação de Ronaldinho com Pelé bem como a comparação dele com Maradona é mais prejudicada pela pouca difereança de qualidade de ambos que faz levar tudo pro achismo.

achismos e se's pra mim já eliminam qualquer valor nas comparações, são a prova que não dá pra comparar aqueles elementos pois os argumentos estarão sempre esbarrando nos se 's

SE fulano jogasse... SE ciclano blá bla blá

Fingolfin disse:
A prova de q Pelé ainda é o melhor é que ele é sempre a comparação. Quem foi melhor Pelé ou Maradona? Pelé ou Garrincha? Pelé ou Puskas? Pelé ou Ronaldinho? Pelé ou Di Stéfano? Pelé ou Ronaldo?

Pelé foi melhor que os jogadores da época dele, e ele é e sempre será reverenciado não só pela qualidade do seu futebol mas PRINCIPALMENTE pela sua importância na projeção do esporte.
 
É, vou abrir o tópico "Messi, o novo Maradona?". :lol: É o mais provável.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo