• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ronaldinho, o novo Pelé?

Re: Fase final da Champions League 2005/2006

Ecthelion disse:
Pois é, mas ele ganhou 3 e foi o principal expoente da geração campeã de 70. Detalhe, quando ele estava já velho!

30 anos não é velho. Ronaldo tem 29. Pet tem 33. Edmundo 33 (eu acho). Romário 40.
 
Re: Fase final da Champions League 2005/2006

Esse patamar inalcançável que colocam o Pelé enche tanto o saco quanto o endeusamento recente do Ronaldinho Gaúcho. Daí cada um usa o argumento que lhe convém. Eu não falo tanto do Pelé porque o máximo que vi dele foi um filme, mais os lances de sempre, como a maioria daqui.

Por isso acho que opiniões tanto sobre o Pelé, quanto o Garrincha (que era muito mais habilidoso que o Pelé), quanto Leônidas da Silva e mais uns 300 jogadores não cabem a mim. Mas uma coisa é fato: se Ronaldinho Gaúcho não é destaque PRINCIPAL na seleção em torneios e copas, Pelé também nunca foi.

Quanto ao assunto das faltas, mostraram no Globo Esporte esses dias uma batida pelo Pelé em 1970. A bola SAIU do estádio de tão mal cobrada. Claro que foi um lance específico, mas que foi muito feio foi. :lol:
 
Re: Fase final da Champions League 2005/2006

Cobrar falta nunca foi critério pra determinar se alguem é bom ou ruim. Coelho é um excelente cobrador de faltas, por exemplo. Até eu, que sou um merda, sei cobrar faltas direitinho nas CNTP :lol:
 
Re: Fase final da Champions League 2005/2006

É que a discussão estava sobre o cobrador de faltas que era Pelé. Eu só lembrei desse lance. :mrgreen:
 
Re: Fase final da Champions League 2005/2006

80, treinamento da seleção na granja, visto e dito pelo meu pai.

Cobrança de faltas na camisa (coloca uma camisa pendurada "onde a coruja dorme" nos dois lados da trave e deve-se acertar nela).

Zico (idolo dele) - 17/20
Rivelino (velho, estava só se divertindo com os jogadores) - 14/20
Nelinho - 19/20 8-O

Nelinho era melhor que Pelé tb? :think:
 
Re: Fase final da Champions League 2005/2006

No quesito cobrança de faltas, devia ser. :mrgreen:

Mas como acham que o Pelé era e sempre vai ser o melhor em TUDO, daqui a pouco chega um e fala: "Ninguém dava narigadas na bola como o Pelé!!!"
 
Última edição:
Re: Fase final da Champions League 2005/2006

Vamos deixar uma coisa clara a respeito do meu posicionamento a respeito do Ronaldinho: o cara joga muito, e disse que vai ser comparado a Pelé, mas não disse que hoje é é igual ou melhor que o mesmo.

Ele vai ter que provar mais? Sim, vai, e acredito que conseguirá. Uma coisa eu digo, para mim ele já melhor que Maradona, Garrincha e ... dói dizer isso ... Zico.

Mas, para chegar a Pelé, vai ter que provar mais. E repito, acho que conseguirá.
 
Re: Fase final da Champions League 2005/2006

Ele vai ter que provar mais? Sim, vai, e acredito que conseguirá. Uma coisa eu digo, para mim ele já melhor que Maradona, Garrincha e ... dói dizer isso ... Zico.
Quanto ao Zico eu concordo. Mas melhor que o Maradona e Garrincha. NÃO MESMO!!! :nope:
 
Re: Fase final da Champions League 2005/2006

Ronaldinho Gaúcho pra chegar a Maradona precisava nascer de novo e dobrar a habilidade. Aliás, umas 12 vezes!! O hermano (pra quem viu ele jogando) foi uma coisa absurdamente incrivel!!
 
Re: Fase final da Champions League 2005/2006

Pois é... o Pelé tem toda aquela discussão de época. O Maradona não. Eu vi ele jogando e ele fazia muito mais diferença em campo doq o Ronaldinho embora o mesmo faça jogadas mais bonitas que as dele.

Basta dizer que o Maradona levou praticamente sozinho, a Argentina a duas finais de copa do mundo ganhando uma. Tirou o Napoli da 2a divisão da Itália e os deu 2 Scudettos. Depois que ele saiu o Napoli voltou pra 2a divisão e desde então fica oscilando entre as ultimas posições da Serie A e da Serie A2 italiana.

O Maradona era muito mais eficiente e decisivo num jogo.
 
Re: Fase final da Champions League 2005/2006

As coisas mudaram. Hoje por melhor que o cara seja é muito difícil ele desequilibrar totalmente em um jogo como faziam Pelé, Maradona, Zico, Garrincha e Cia.
- O futebol está mais difundido no mundo, treinadores e jogadores das melhores escolas estão espalhados pelos 4 cantos ensinando quem mão sabia andar a jogar futebol.
- Antes a habilidade bastava para o cara se diferenciar e muito do resto, hoje a habilidade não vale muito sem um preparo físico a altura...e preparo físico qualquer um pode conseguir.
- Com a maior profissionalização, os barrigudos de plantão que jogavam futebol e tinham outras profissões desapareram, hoje o mais perna de pau tem bom preparo e aprendeu pelo menos a chutar a canela de um adversário mais habilidoso.
- As inovações tácticas estão tremendamente escaças, todos aprendem que se souberem se defender, já podem aumejar alguma coisa no futebol.

Isso tudo pra mim quer dizer que está muito mais difícil para um único jogador desequilibrar como antes nós víamos. Todos sabem se defender, pelo menos. Todos conseguem correr muito, pelo menos, quando falta habilidade. Então, nesse cenário, o Ronaldinho está desequilibrando na melhor forma que é possível. Se for compara-los em efetividade, pode desistir que nunca mais se verá um Pelé ou Maradona, a não ser que o futebol mude muito. Mas no quesito habilidade, espetáculo, talento, ele já ta bem perto deles e tem tudo pra passar.
 
Re: Fase final da Champions League 2005/2006

Edrahil disse:
Ele vai ter que provar mais? Sim, vai, e acredito que conseguirá. Uma coisa eu digo, para mim ele já melhor que Maradona, Garrincha e ... dói dizer isso ... Zico.
Vamos brincar um pouco :obiggraz:

Chute: Zico. Tanto é que fez muito mais gol.
Passe e Visão de jogo: Zico. Embora Ronaldinho seja um dos mestres nisso, nunca vi passes tão espetaculares quanto os do Zico.
Faltas: Zico. Nem dá pra discutir.
Habilidade: Ronaldinho. Essa também não dá pra discutir. Embora o Zico também soubesse fazer malabarismos com a bola (aquele que joga a bola no ar, passa a perna por cima da bola e ainda a pega sem deixar cair foi o Zico que inventou), Ronaldinho leva.
Dribles: Ronaldinho, mas o Zico driblava absurdos também.
Gols: Zico. Só pelo Fla ele fez mais de 500.
Seleção: Zico. Apesar de nunca ter ganho uma Copa, foi o melhor jogador daquela geração e um dos maiores goleadores da história da Seleção.
Sorte: Ronaldinho. Zico é muito azarado. :lol:

5x3 :mrgreen:
Agora, o Ronaldinho dá muito mais show... Placar final: 5x4 :D
 
Re: Fase final da Champions League 2005/2006

KADU disse:
As coisas mudaram. Hoje por melhor que o cara seja é muito difícil ele desequilibrar totalmente em um jogo como faziam Pelé, Maradona, Zico, Garrincha e Cia.
- O futebol está mais difundido no mundo, treinadores e jogadores das melhores escolas estão espalhados pelos 4 cantos ensinando quem mão sabia andar a jogar futebol.
- Antes a habilidade bastava para o cara se diferenciar e muito do resto, hoje a habilidade não vale muito sem um preparo físico a altura...e preparo físico qualquer um pode conseguir.
- Com a maior profissionalização, os barrigudos de plantão que jogavam futebol e tinham outras profissões desapareram, hoje o mais perna de pau tem bom preparo e aprendeu pelo menos a chutar a canela de um adversário mais habilidoso.
- As inovações tácticas estão tremendamente escaças, todos aprendem que se souberem se defender, já podem aumejar alguma coisa no futebol.

Isso tudo pra mim quer dizer que está muito mais difícil para um único jogador desequilibrar como antes nós víamos. Todos sabem se defender, pelo menos. Todos conseguem correr muito, pelo menos, quando falta habilidade. Então, nesse cenário, o Ronaldinho está desequilibrando na melhor forma que é possível. Se for compara-los em efetividade, pode desistir que nunca mais se verá um Pelé ou Maradona, a não ser que o futebol mude muito. Mas no quesito habilidade, espetáculo, talento, ele já ta bem perto deles e tem tudo pra passar.


A velha papagaiada que "antes era mais fácil". Bicho se o Pelé, Maradona, Garrincha, Van Basten, Cruyff e cia bela tivessem o preparo fisico de hoje eles seriam gênios também. Aliás, talvez até amis do que foram! Um Garricha com um preparo de hoje seria "imparável" (nooossa! essa é ótima! heheheheh); olha como sofrem pra segurar o Robinho! O Garrincha detona ele!

Maradona se fosse um jogador de hoje em dia seria muito melhor, e ai sim poderia ser igualado ao Pelé. Esse papo de "fisico" e "esquema tático" só funciona até um craque acabar com um jogo (as vezes em uma só jogada!!).

Barça X Milan: o jogo estava taticamente perfeito para ambos os timers, era um tal dos jogadores do Barça marcando até o meio de cmapo - E'too deu uns 3 desarmes dignos de volante!! -, do outro lado um time do Milan se matando e oq ue resolveu o jogo? 1 segundo que deram para um craque!!

Fisico é bom e todo mundo pode ter. CRAQUE é diferença que não tem como equilibrar.
 
Re: Fase final da Champions League 2005/2006

Ramalokion disse:
A velha papagaiada que "antes era mais fácil". Bicho se o Pelé, Maradona, Garrincha, Van Basten, Cruyff e cia bela tivessem o preparo fisico de hoje eles seriam gênios também. Aliás, talvez até amis do que foram! Um Garricha com um preparo de hoje seria "imparável" (nooossa! essa é ótima! heheheheh); olha como sofrem pra segurar o Robinho! O Garrincha detona ele!

Não é "papagaiada" cidadão, é fato. Veja bem, vc ta usando muito "se". Eu procurei evitar isso colocando alguns fatos que me guiaram a essa conclusão.


Ramalokion disse:
Maradona se fosse um jogador de hoje em dia seria muito melhor, e ai sim poderia ser igualado ao Pelé. Esse papo de "fisico" e "esquema tático" só funciona até um craque acabar com um jogo (as vezes em uma só jogada!!).!

O Maradona não faria tudo o que fez. Os marcadores estão melhores, os técnicos colocam jogadores específicos para marcar os craques adversários onde antes se preocupavam primeiro em jogar a atrapalhar o adversário. O Ronaldinho jogaria muito mais na época do Maradona do que o inverso, se é pra especular. O argentino não deixaria de ser craque, o talento não diminuiria, mas a efetividade sim.

Ramalokion disse:
Barça X Milan: o jogo estava taticamente perfeito para ambos os timers, era um tal dos jogadores do Barça marcando até o meio de cmapo - E'too deu uns 3 desarmes dignos de volante!! -, do outro lado um time do Milan se matando e oq ue resolveu o jogo? 1 segundo que deram para um craque!!
Fisico é bom e todo mundo pode ter. CRAQUE é diferença que não tem como equilibrar.

Se não tivesse, o Brasil deveria ter pelo menos mais uns 3 títulos mundiais, Argentina mais uns 2 e times como Coréia do Sul nunca passariam da primeira faze. Ter talendo não basta. Se o cara não tem vontade de jogar (raça) e o corpo não acompanha o raciocinio na mesma velocidade (preparo) não adianta. Se tiver os 3 é um craque, mas mesmo um craque sozinho já não desiquilibra como antes. Hoje o melhor do mundo desiquilibra em um ou dois lances por jogo, antes era a todo instante. O mundo parou de gerar bons jogadores? Besteira, a realidade é que mudou.
 
Re: Fase final da Champions League 2005/2006

Não é "papagaiada" cidadão, é fato. Veja bem, vc ta usando muito "se". Eu procurei evitar isso colocando alguns fatos que me guiaram a essa conclusão.
Não cidadão, não são fatos. São suposições suas.

Ora eu usei muito "se" pq simplesmente não tem como ver o Pelé com um preparo físico de hoje! Os fatos que vc cita são com jogadores em ÈPOCAS diferentes; quem viu os jogadores do passado bate o pé que os melhores de hoje ainda não são melhores que os "Grandes" do passado. (Ainda tenho pra mim que jogadores como Ronaldinho Gaúcho e Zidane já possam ser colcoados nesse "topo").


O Maradona não faria tudo o que fez. Os marcadores estão melhores, os técnicos colocam jogadores específicos para marcar os craques adversários onde antes se preocupavam primeiro em jogar a atrapalhar o adversário. O Ronaldinho jogaria muito mais na época do Maradona do que o inverso, se é pra especular. O argentino não deixaria de ser craque, o talento não diminuiria, mas a efetividade sim.

Eu digo isso sobre Maradona X Ronaldinho Gaúcho. O Gaúcho é craque? Claro que sim, mas o Maradona foi MUITO superior a ele. E naquela época os marcadores MARCAVAM mesmo: as pernas e canelas dos craques saiam com várias marcas! Vc precisa ver videos de jogos dos anos 80... bicho era uma carnificina!

Os flamenguistas do Fórum (mesmo que mais jovens) devem ter ouvido histórias de seus pais/avós de como eram as brigas em jogos! E Libertadores então? (isso que estou me resumindo aos anos 70 e 80 que foram o auge do Maradona)

Se não tivesse, o Brasil deveria ter pelo menos mais uns 3 títulos mundiais, Argentina mais uns 2 e times como Coréia do Sul nunca passariam da primeira faze. Ter talendo não basta. Se o cara não tem vontade de jogar (raça) e o corpo não acompanha o raciocinio na mesma velocidade (preparo) não adianta. Se tiver os 3 é um craque, mas mesmo um craque sozinho já não desiquilibra como antes. Hoje o melhor do mundo desiquilibra em um ou dois lances por jogo, antes era a todo instante. O mundo parou de gerar bons jogadores? Besteira, a realidade é que mudou.

Cara o Socrátes, Baggio, Neto,e outros jogadores que sempre tiveram problemas de fisico eram craques, MESMO nunca tendo o fisíco como algo especial. Agora qualquer um desses ai se levassem a sério os treinos, fossem mais comedidos com a bebida, cigarro e otras cositas mas... enfim, se fossem mais "atletas" estariam acima do Ronaldinho Gaúcho.

Fato é que o tempo que antes era dispensado um bom tempo de treino para desenvolver habilidades como dribles, chutes, passes longos e hoje isso foi substituído por treinos que visam o aumento da massa muscular.

Treinadores de renome (Felipão, Parreira e Telê ) falaram isso em diversas entrevistas.

Resumindo: fato é que os grandes jogadores de hoje vem igualando (e até superando) craques do passado sim, eu concordo! Zidane pra mim é muito melhor que o Platini por exmplo. Ronaldinho Gaúcho também 9e olha que o cara ainda tem mais alguns bons anos pra melhroar ainda mais!!). Mas tecnicamente Pelé e Maradona estão tão acima desses todos que mesmo se fosse possível uma "vindo do passado" deles 2 pra jogar hoje em dia ninguém duvidaria. IUsso que eu só vi jogar mesmo ao vivo o Maradona... O Pelé foi por videos, jornais (meu avô colecionou até uns 15 anos atrás várias publicações sobre futebol, doou para um colecionador) e palavra dos que viram.
 
Última edição:
Re: Fase final da Champions League 2005/2006

Nossa, concordo com algumas que você disse, mas Neto, Baggio e Sócrates se treinassem seriam melhores que o Gaúcho é forçar demais. Desses três, o Baggio é o melhor jogador (excelente jogador por sinal), mas fica bem longe do Ronaldinho.

Falar isso é a mesma coisa falar que Paulo Rossi seria melhor que Ronaldinho Gaúcho por exemplo. O Ronaldinho está atrás de bem poucos jogadores na questão de melhor de todos os tempos. Se manter esse ritmo, só atrás de Maradona e Pelé e olhe lá.

Sobre o Ronaldinho, ele é excepcional, mas as pessoas superestimam TUDO que ele faz, mesmo quando ele da um passe comum (como o do gol do Barcelona contra o Milan) as pessoas elevam isso a um nivel como se tivesse sido feito por Deus em pessoa...

Pelé passando pra Carlos Alberto Torres matar a partida de vez. Mesma coisa. Falam tanto deste lance, vejo comentaristas falando que este lance mostra a genialidade do Pelé e tudo mais. Eu fiz um igualzinho no treino ontem.
 
Última edição:
Re: Fase final da Champions League 2005/2006

? disse:
Cobrar falta nunca foi critério pra determinar se alguem é bom ou ruim. Coelho é um excelente cobrador de faltas, por exemplo. Até eu, que sou um merda, sei cobrar faltas direitinho nas CNTP :lol:
Não quis dizer q cobrar falta diz qual é melhor ou pior.....
Mas q é um dos critérios q se deve analisar se quisermos fazer direito.....
Pq o Pelé era o q tinha as melhores "notas" na maioria desses critérios.....Mas em cada uma delas ele não é o melhor.....
Ele não foi o melhor driblador, não foi o melhor batedor de bolas paradas, não foi o melhor lançador, etc.....
Era isso q eu tava discutindo.....
Nego endeusa tanto o Pelé q vira sacrilégio vc dizer q alguem é/foi melhor q o Pelé em QLQ coisa.....A unica coisa q ninguem contesta é qdo vc diz q Yashin agarrava mais q o Pelé (e mesmo assim tem uns caras q insistem em citar uma vez q o Pelé teve q ir pro gol do santos e teria fechado o gol) e q o Beckenbauer era melhor defensor.....
Qlq coisa fora disso já te jogam pedras....



Fingolfin disse:
Basta dizer que o Maradona levou praticamente sozinho, a Argentina a duas finais de copa do mundo ganhando uma. Tirou o Napoli da 2a divisão da Itália e os deu 2 Scudettos. Depois que ele saiu o Napoli voltou pra 2a divisão e desde então fica oscilando entre as ultimas posições da Serie A e da Serie A2 italiana.
Eu tb acho q o Ronaldinho ainda está abaixo de Pelé, Maradona e Garrincha como jogador.....
Mas sempre citam esse lance do Napoli em favor do Maradona, mas o Napoli naquela época tinha sim um excelente time.....Diferente da Argentina, o Maradona não jogava ali sozinho não.....Entre eles tinham os 2 brasileiros Alemão e Careca.....



Ecthelion disse:
80, treinamento da seleção na granja, visto e dito pelo meu pai.

Cobrança de faltas na camisa (coloca uma camisa pendurada "onde a coruja dorme" nos dois lados da trave e deve-se acertar nela).

Zico (idolo dele) - 17/20
Rivelino (velho, estava só se divertindo com os jogadores) - 14/20
Nelinho - 19/20 8-O

Nelinho era melhor que Pelé tb? :think:
Mas essas brincadeiras são so brincadeiras, neh?
Na Copa das Confederações os jogadores fizeram um concurso de quem conseguia acertar mais bolas no travessão.....
Adivinha o campeão? Não, não foi o Ronaldinho (por isso q desconfiei de cara daquele video dele :g:).....Foi um dos defensores (agora não vou me lembrar quem).....

Mas d qlq forma ninguem ta dizendo q bater falta melhor te coloca como um melhor jogador.....
Mas te coloca como um melhor batedor de falta.....
Zico e Nelinho não foram melhores do q o Pelé como jogadores.....Mas batiam falta 300 vezes mais.....



KADU disse:
O Maradona não faria tudo o que fez. Os marcadores estão melhores, os técnicos colocam jogadores específicos para marcar os craques adversários onde antes se preocupavam primeiro em jogar a atrapalhar o adversário. O Ronaldinho jogaria muito mais na época do Maradona do que o inverso, se é pra especular. O argentino não deixaria de ser craque, o talento não diminuiria, mas a efetividade sim.
Nisso eu tenho q concordar com o Ramalokion.....
Antigamente os jogadores tinham mais liberdade qdo não eram vistos como um dos principais jogadores.....Mas qdo colocavam alguem pra marcar em cima, era deslealdade PURA.....Nego era MTO MTO MTO mais violento no passado do q é hj em dia.....E os árbitros eram MTO MTO mais coniventes com isso do q hj em dia (ainda mais na época qdo ainda não se tinha cartão amarelo).....
Tanto q meu respeito pelo Carlos Alberto Torres deu uma BELA duma queda qdo vi alguns jogos e lances dele.....Ele era desleal PRAKARALHO.....Dava carrinhos q hj em dia deixaria um jogador de molho por 1 ano inteiro de tão bizonhas de violentas......
Mesmo nos anos 80, eu nunca vi um carrinho tão desleal qto aquele q fudeu com o joelho do Zico.....Ninguem hj em dia faz nada perto daquilo.....
 
Última edição:
Re: Fase final da Champions League 2005/2006

Gilmar Fubá>>>>>>>>>>>>Pelé>Ronaldinho
 
Re: Fase final da Champions League 2005/2006

[F*U*S*A*|KåMµ§] disse:
Eu tb acho q o Ronaldinho ainda está abaixo de Pelé, Maradona e Garrincha como jogador.....
Mas sempre citam esse lance do Napoli em favor do Maradona, mas o Napoli naquela época tinha sim um excelente time.....Diferente da Argentina, o Maradona não jogava ali sozinho não.....Entre eles tinham os 2 brasileiros Alemão e Careca.....

1o, não acho o Pelé imbatível. Ele não era o melhor em todos os critérios mas ele era muito bom em todos os critérios. É provavelmente o jogador mais completo que existiu. Chutava igualmente bem e forte com os dois pés. É bem aquilo q disseram aqui... o Pelé de 58 hoje provavelmente pararia de jogar com 10 do 2o tempo, mas se ele tivesse a preparação de hoje seria melhor ainda.

Com relação ao Maradona, ele não jogou a tanto tempo não. Até 94 ele tava ali na Copa.

E quanto ao Napoli, tinha um time muito limitado. Ter careca e alemão não quer dizer nada. Tanto que o time continuou com Careca e Alemão perdendo nos anos seguintes. Não preciso lembrar vcs dos times da Inter com Klismann e Matthaus, da Juventus com Baggio e principalmente o time do Milan com Gullit, Van Basten, Donadoni, Baresi e muitos outros da época?
Alemão era um jogador limitadíssimo e Careca, em 90, já não era tão bom qdo Klismann ou Van Basten se é que um dia ele foi.
 
Re: Fase final da Champions League 2005/2006

Ramalokion disse:
Eu digo isso sobre Maradona X Ronaldinho Gaúcho. O Gaúcho é craque? Claro que sim, mas o Maradona foi MUITO superior a ele. E naquela época os marcadores MARCAVAM mesmo: as pernas e canelas dos craques saiam com várias marcas! Vc precisa ver videos de jogos dos anos 80... bicho era uma carnificina!

Cara não concordo, os caras sairem com as canelas inchadas confirma justamente que a marcação era pior. Na falta de habilidade,tecnica e preparo físico para defender e marcar os atacantes apelavam para a luta livre. Nenhum se compara a um Gamarra que vemos jogar hoje no atual futebol.

Outra coisa, quando dizem que o Maradona ganhou copas sozinho acho um exageiro, pra quem conhece a tradiçao e o futebol Argentino, fica difícil imaginar uma seleção de zé-ninguéns + um camisa 10. Por menos conhecidos que muitos dos jogadores fossem, com certeza estavam acima da média da grande maioria das outras seleções. Mesmo a seleção sem muito brilho de hoje deles, tem uma escalação fenomenal.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo