• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ronald Kyrmse fala sobre "Letters"

Pandatur

Usuário
Entrei em contato com Ronald Kyrmse para saber se ele tem notícia do motivo pelo qual a Martins Fontes não demonstra interesse em lançar "Letters of J.R.R.Tolkien" no Brasil, e também se ele já pensou em traduzir a obra e aprensentá-la à MF. Esta foi a resposta que recebi do Sr. Kyrmse. Desculpem-me os Mods se há outro lugar melhor para este post, se não neste tópico.... :oops:

"Não sei lhe responder se "Letters" está sendo contemplado para publicação no Brasil e, caso negativo, por quê. Mas encaminhei seu e-mail -- com meus comentários -- à Martins Fontes. Caso haja um motivo explícito, eles certamente responderão. Com certeza o livro é de uma leitura interessantíssima para qualquer entusiasta de Tolkien! Neste momento, não tenho a mínima capacidade (homem-hora-cadeira) para traduzi-lo (infelizmente, porque gostaria muito de fazê-lo). Uma das cartas, que considero importante, está traduzida em meu site Gondolin http://welcome.to/gondolin, sob o título "JRRT Explica Sua Obra". Confira"

Obrigado ao Sr. Kyrmse pela atenção. :D
 
Legal. Vamos esperar que o Kyrmse traduza então. Seria bastante interessante. Aliás, eu sou a favor de antes publicarem o Letters que os HoME.
 
Estou aguardando a resposta dele sobre o e-mail que enviou à MF. Vamos ver o que eles disseram ao Kyrmse.
 
Não creio que haja interesse comercial por parte da MF em traduzir o Letters....
É engraçado... lá fora, os caras dão alta importância pro material pra fãs, tipo edições de luxo do DVD (não falo só do SDA, lembro agora do DVD do superman com o estojo forrado de veludo que um amigo importou), enquanto aqui no Brasil, nos contentamos com as migalhas que jogam para o grande público que possui não mais que um raso interesse pela obra....
 
Pura lógica econômica.

Não há tantos entusiastas de Tolkien por aqui.

E o mercado brasileiro em geral é bem conhecido por só tomar decisões financeiramente válidas.
 
Financeiramente válidas e culturalmente estúpidas, para a infelicidade dos que sempre procuram "algo mais". :?
 
O fato é: produzir livros tem um custo. Um livro específico e restrito como esse tem baixa saída.

Quem arcaria com os prejuízos pela publicação do mesmo em prol do benefício de poucas centenas de livros?

(Eu é que não)
 
Na sua opinião então as probabilidades de lançarem Letters ou algum outro livro do Tolkien que seja mais voltado aos fãs mesmo é pouco provável?
 
Pandatur disse:
Na sua opinião então as probabilidades de lançarem Letters ou algum outro livro do Tolkien que seja mais voltado aos fãs mesmo é pouco provável?

Acho que é mais questão de lógica do que de pura descrença, sabe?

E só pra constar, eu pelo menos acho que sim, respondendo sua pergunta.
 
Realmente, eu também creio que as probabilidades são poucas, mas como dizem por aí, a esperança é a última que morre....e tem hora que é melhor deixar a lógica de lado e ficar só na crença mesmo...
 
Na hora em que acabar o frisson dos filmes nos cinemas, voltaremos ao estao pré-filme, literalmente. MF e Warner vão simplesmente esquecer que fãs de Tolkien existem.

O que eu queria saber era o número exato de vendagem do CI. Dava ter uma idéia muito boa se vão sair outras coisas ou não.

Eu duvido.
 
Boa idéia, Deriel. Mas se levarmos em conta que o CI ficou entre os 10 mais vendidos na VEJA, quer dizer que vendeu bem, pois quem já conhecia Tolkien comprou o livro, assim como alguns novatos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo