• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ronald Kyrmse fala de "As Aventuras de Tom Bombadil

Ah, ok, nisso eu concordo que a intenção deles foi engordar o livro, mas eu acabei achando legal sim incluir aquilo lá (ok, você não vai tirar essa opinião da minha cabeça dura :mrgreen: ).
Você deve estar mais por dentro desse lance de publicação e tal, então me tira uma dúvida. Eu não lembro quantas páginas foram acrescentadas no FGdH com a versão antiga e a continuação, mas creio que não foi tanta página assim a ponto de causar muita diferença no preço do livro caso estivessem ausentes, ou estou enganado?
 
Saudações!

A minha edição do Adventures of Tom Bombadil, num pocket book americano, tem 56 páginas, sem prefácio nem nada, e é ilustrada. Mesmo bilíngue, podem dar umas 120 páginas...
Traduzir já é difícil, imagna traduzir poema? Meu deus, eu preciso tomar bastante fermento prá chegar a esse ponto!
 
Vou te dizer qual é exatamente o problema da MF fazer o que fez, Panda:

Ao comprar algum livro da HoMe, a pessoa sabe que o conteúdo do livro é uma compilação de materiais em sua maioria obsoletos. Ou seja, ela compra o livro porque quer ler a compilação.

Ao juntar a versão final do Farmer Giles com a versão antiga no mesmo livro, a MF simplesmente não deu opção à pessoa que compra o livro: mesmo que essa pessoa o compre apenas pela história final, acaba levando a mais antiga junto, que provavelmente não a interessa, e paga não só pela história que ela queria ler, mas também pela que lhe foi empurrada. Francamente, quem comprou a versão da MF do Farmer Giles porque queria ler apenas a história antiga?

Sacanagem, não? A pessoa que não sabe inglês para ler uma das edições originais onde consta apenas a história final (junto com as histórias finais do Smith e Niggle, geralmente) ou paga mais caro para ler a história e leva um enchimento de lingüiça de brinde (brinde, aham...), ou não lê nada.

Se a MF quer publicar versões antigas das histórias de Tolkien, ótimo! Mas que faça isso em um livro cuja natureza seja claramente a de uma compilação (com as versões finais das histórias à parte) e não como um beco sem saída para os leitores.

Mas é óbvio que isso nunca vai ocorrer; afinal, a MF não prima pelas suas decisões editoriais, não é? :)

E, não, não me lembro do número exato de páginas que foram acrescentadas à essa edição nacional: eu não a possuo, apenas a folheei em uma livraria; mas me lembro que era uma quantidade considerável, suficiente para influir no preço, sim. Além disso, há outra coisa muito óbvia nessa edição que reforça a idéia de encarecimento proposital do livro: o tamanho da fonte usada nele. Meio grandinha, não? Adivinha com que propósito? :)
 
Tá, agora concordo com você. :)
Nem todo mundo deve ser lesado igual eu e ter gostado do "brinde"...

E sim, a fonte é bem grandinha pra gastar mais páginas... :roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo