• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ROMs não são mais ilegais

Status
Fechado para novas mensagens.
Estados Unidos regularizam uso de ROMs de videogames obsoletos

Em resposta a um pedido feito por Brewster Kahle, do Arquivo de Internet, a Biblioteca do Congresso dos EUA acabou com a proteção de direitos autorais de jogos eletrônicos de videogames obsoletos no Digital Millennium Copyright Act. A nota é do site Gamasutra (em inglês).

De acordo com o pedido original, a requisição foi feita para que fosse possível migrar obras originais de formatos obsoletos de hardware para sistemas de armazenamento mais modernos, com o intuito de preservar as obras originais para diversos fins. Segundo o adendo, serão considerados obsoletos os videogames cujas "máquinas ou sistemas necessários para recriar a percepção da obra armazenada nesse formato não esteja mais em produção ou não possa mais ser razoavelmente encontrada disponível no mercado comum".

Com a decisão, ROMs de jogos de antigos videogames como o Atari 2600, NES, Mega Drive e computadores como o Spectrum ZX e o Apple ][ passariam a ser de domínio público e poderiam ser distribuídos livremente - mas o mesmo não aconteceria com o PlayStation One e Game Boy, já que mesmo os primeiros cartuchos do Game Boy e os discos do PSOne ainda podem ser utilizados no Game Boy Advance e PlayStation 2, respectivamente. ROMs são cópias idênticas do conteúdo dos discos ou cartuchos originais, comumente usadas para recriar o game em um emulador.

Empresas como a Electronic Arts e Nintendo, entre outras, devem recorrer da decisão.

http://www1.uol.com.br/jogos/noticias/multi/ult530u1750.shl

Ufa, eu tava cansado já de pegar ROMs e deletar depois de 24 horas. :roll:
 
Ilegal é, só que como ninguém fiscaliza, não muda nada. É problema de direitos autorais.
Lá eles só liberaram sistemas obsoletos, então não é qualquer rom que é liberado.
 
Acredito que esta informação não seja inteiramente válida. Mega Drive e Master, por exemplo, ainda são fabricados e vendidos aqui no Brasil. Sem falar nas versões de Nintendo que existem por aí e você vê vendendo até no Shoptime.

E essa história de 24 horas... Nunca vi nada sério que falava a respeito e sempre achei (e continuo achando) que isto é pretexto para a distribuição de ROMs pela Internet.
 
Ufa, nunca conseguia jogar um RPG de Snes no Emulador pq tinha q deletar antes que a polícia batesse na minha porta... :roll:
 
Acho que é por isso que as empresas estão querendo recorrer, pq por aqui ainda se vende esses consoles (apesar de que o cara pra comprar um Snes pelo preço de um PSX ou é um colecionador ou uma lontra).

De qualquer maneira, o fato de terem legalizado lá provavelmente faça eles legalizarem em outros países. Não pra imitar, mas pq de qualquer maneira vai ficar muito fácil de se conseguir ROMs em sites americanos. Aí é mais fácil liberar do que fiscalizar.
 
Mais facil ainda, voce diz, neh? Diversos portais grandes nos EUA tem canais de emulação, assim como portais aqui no brasil, como o Terra.
 
Tem sim um portal de emulação no terra, embora eles não deem o link direto no site eu conheço a pagina...

Mesmo assim nunca foi realmente dificil encontrar sites brasileiros e internacionais que sempre disponibilizassem alguns roms... no começo sempre rolava o aviso de ter que deletar em 24 horas, mas agora a grande maioria das paginas nem põe mais isso, pois sabem que ninguem cumpre.
 
de qualquer forma o fato de ninguém cumprir não os isenta.

Emulação é sim considerada pirataria a não ser que vc tenha o jogo em questão do sistema em questão (do contrário deve ser deletado após 24 horas de uso.)

e se eu ler mais algum sarcasmo com relação a isso eu deleto o post.

eu sempre fui a favor de uma discussão sadia a respeito de pirataria neste fórum...mas isso tem se mostrado quase impossível ao longo de minha moderação... vou manter este tópico sobre constante vigilância...
acredito que podemos discutir os benefícios e malefícios dessa lei...e os desdobramentos no nosso pais sem cair em apologia à pirataria.
 
Aqui nem estatuto sobre isso deve existir...
nem p crime de internet tem....
a justiça consideram um crime virtual como um crime comum.... :roll: :wink:

Acredito que esta informação não seja inteiramente válida. Mega Drive e Master, por exemplo, ainda são fabricados e vendidos aqui no Brasil. Sem falar nas versões de Nintendo que existem por aí e você vê vendendo até no Shoptime.
hehe, são obsoleutos mesmo...totalmente fora da nova realidade..... :|
mas são vendidos até nas Casas Bahia e Video.... :?
 
Bowser, isso tá escrito lá na reportagem no início do tópico:

"serão considerados obsoletos os videogames cujas "máquinas ou sistemas necessários para recriar a percepção da obra armazenada nesse formato não esteja mais em produção ou não possa mais ser razoavelmente encontrada disponível no mercado comum".


Edit: Se aqui for levado em consideração esse mesmo argumento, o numero de consoles cuja emulação vai ser permitida é muito menor. Porque, enquanto lá um GameCube tá 79 dólares, aqui nenhum dos novos video-games sai por menos de 600 reais, isso chutando baixo. Então ainda tem gente comprando Master Sistem, NES, Snes, essas coisas, apesar de que ainda acho que eles estão pelo preço do Playstation 1. Minha tia comprou um Atari pro filho dela esses dias, e pagou 70 reais. Um Snes ou um Mega Drive estão 200-300. Mesmo que seja mais caro o PSX, seria só economizar mais um pouco pra um console MUITO melhor.
 
200-300 por um Super Nes? Ce tah de brincadeira, neh... ontem mesmo vi propaganda de Master System por 350 reais...

Beneficio essa lei soh vai trazer pras pessoas que gostam de jogos classicos, de sistemas que não conseguem encontrar mais...

Maleficio pode vir a trazer as produtoras, mas não creio que seja muito, pois não é dos jogos velhos que elas tiram o lucro delas...

No Brasil essa lei naum vai dar em nada, porque naum existe nenhum tipo de fiscalização quanto a isso por parte do governo e nem por parte das produtoras, que não tem representação oficial aqui pra poder impedir sites de colocar roms no ar.
 
o cubo tá 99 dolares.....neh naum?


D qlq maneira naum é nada incoerente.....Nenhuma dessas empresas lucra ou tem algum faturamento q xegue a miseros porcentos da sua receita com esses videogames......
O problema maior seria, talvez, com a Nintendo q vem utilizando MTO dos clássicos Nes e Snes nos seus Gameboys (mas se servir pra ela parar um poco com isso e lançar mais jogos novos, eu sou a favor).....O q poderia causar problemas com pessoas tendo esses jogos d graça em emuladores.....
Além disso.....Acabaria restrito a consoles realmente MTO antigos......mas MTO mesmo......Pq, d agora em diante, todas as empresas já declararam serem a favor dessa possibilidade d uso dos jogos do console antigo no vigente.....como acontece entre PSO e PS2......
até a Nintendo entrou nessa tb (ainda bem....vo poder vender meu cubinho no futuro :mrgreen: )......
 
Se realmente não houver leis no Brasil que regulamentem sobre essas questões, então não é ilegal. E mesmo que as ROMs de sistemas obsoletos deixem de serem ilegais, ainda sobra muito tipo de ROM ilegal.

Alias ... a dificuldade de se encontrar sites com ROMs funcionando nunca se deveu a ilegalidade, mas a dificuldade de manter tantos arquivos, alguns muito grandes disponiveis para download.

Independente da minha opinião sobre pirataria, eu sempre considerei desnecessario a restrição a distribuição de jogos obsoletos. Como verdadeiro fã de sistemas antigos, acredito que tal distribuição manteria vivo jogos que poderiam ser esquecidos. E empresas como Nintendo não estariam perdendo grana com isso, porque a fonte de renda deles certamente não vem mais da vendagem de jogos para NES e SNES.

De qualquer forma, tais empresas certamente iriam preferir outra solução para a distribuição de ROMs. Provavelmente a venda delas pela internet, a preços baixos como 5 dolares.
 
Mas sempre vão existir sites de emulação de roms ilegais, não tem como ter um controle completo disso... mesmo que não tenha mais sites nacionais, existem paises como China e Tawain que tem milhares de sites com roms, e fiscalização nenhuma.
 
Perdendo grana não estão mesmo. Se quisessem ganhar grana com os jogos q tem como ROM, eles não estariam fora de linha. :wink:
 
Faramir ¥ disse:
Alias ... a dificuldade de se encontrar sites com ROMs funcionando nunca se deveu a ilegalidade, mas a dificuldade de manter tantos arquivos, alguns muito grandes disponiveis para download.

Snes pra trás num é assim dificil.....ou eu q tenhu sorte?
nunca tive problemas em encontrar nenhum jogo......passei no maximo uns 15 a 20 minutos procurando......
Agora......d Snes pra cá realmente já é mais dificil......


Faramir ¥ disse:
Independente da minha opinião sobre pirataria, eu sempre considerei desnecessario a restrição a distribuição de jogos obsoletos. Como verdadeiro fã de sistemas antigos, acredito que tal distribuição manteria vivo jogos que poderiam ser esquecidos. E empresas como Nintendo não estariam perdendo grana com isso, porque a fonte de renda deles certamente não vem mais da vendagem de jogos para NES e SNES.

A Nintendo se aproveita mto desses jogos antigos ainda.....
Esse q é o problema......e o pior é q vendem mto bem......os remakes dos Marios tão vendendo realmente mto bem......Esse aí q era o Mario 3 (axo q é advance 4, neh?) foi trunfo......
Mas realmente concordo q manter vivo com ROMS e partir pra coisas novas seria melhor pra todos......
 
Vinci disse:
Perdendo grana não estão mesmo. Se quisessem ganhar grana com os jogos q tem como ROM, eles não estariam fora de linha. :wink:

Exato

joguinhos de Atari, TK85 e mesmo os primeiros do Master System são muito pobres em matéria de resolução perto dos hoje.

Eu joguei muito isso na minha infância nos anos 80 e tenho quase todas as ROM's deles mas só as tenho por mero saudosismo quando de repente bate uma vontade de jogar, fora isso sempre irei preferir um jogo atual do que o obsoleto.

Se liberaram pros mais antigos, a decisão foi mais que sensata.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo