• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Romero Britto - o Picasso brasileiro

nossa..perdi a discussão, mas romero britto com certeza naum eh naif...

Pra mim reune todos os atributos pra ser considerada como tal. É uma arte que se inspira de uma forma muito tosca no trabalho legal do Lichtenstein. :lol:


naif (ou naive, pra europeus) seria a arte "ingênua"... q retrata coisas simples do dia-a-dia, sem técnicas rebuscadas... ou mesmo sem técnica alguma...

Os trabalhos dele são tremendamente ingênuos e repetitivos.

romero britto é pernambucano, mas isso naum quer dizer que ele naum tenha técnica...

Nem sabia que ele era pernambucano...


ele pinta essas coisas alegrinhas simplesmente pq acha q o mundo jah tem cenas fortes demais que bastam... naum pq naum tenha técnica

Acho isso evasiva. É a mesma coisa que só desenhar com caneta bic preta e dizer que faz isso porque nem tudo na vida são cores... :mrgreen:
 
Nunca vi "ingênuo" escrito assim, em qualquer país. 8O

Bom, acho que não posso comentar nada até você definir "cenas fortes". :mrgreen:

A não ser que você pense que alguem que desenha algo realista e detalhado automaticamente produz apenas temáticas pesadas.
 
Eru disse:
Pra mim reune todos os atributos pra ser considerada como tal. É uma arte que se inspira de uma forma muito tosca no trabalho legal do Lichtenstein. :lol:

Hum, acho q c ainda naum pegou o espírito da coisa... :roll: A arte dele não tem atributos pra ser considerada como tal... as obras naif são feitas através da observação de pessoas (normais... simples) que retratam, sem maiores preocupações em como o estão fazendo, o seu dia-a-dia. Eles com certeza naum desenham corações, ou gatos com bolinhas roxas... eles desenham suas casas... morros, o céu... suas danças e costumes... não sei se estou conseguindo ser clara :?
A arte do Romero naum se inspira "toscamente" na arte do Lichtenstein, mesmo porque quando ele começou a pintar, em Pernambuco, provavelmente nem sabia q o tal sujeito existia. Ele criou o estilo dele, sem copiar o de ninguém... não é porque as cores "lembram" as cores do Lichtenstein, ou os traços pretos fortes...que ele copiou alguma coisa de alguém. É sempre bom ver o contexto dos dois artistas...talvez vc entenda melhor as diferenças.

Os trabalhos dele são tremendamente ingênuos e repetitivos.

Ser simplista é diferente de ser ingênuo.

Acho isso evasiva. É a mesma coisa que só desenhar com caneta bic preta e dizer que faz isso porque nem tudo na vida são cores... :mrgreen:

Isso já é outra discussão...
 
{Scarlet Rose} disse:
Eru disse:
Pra mim reune todos os atributos pra ser considerada como tal. É uma arte que se inspira de uma forma muito tosca no trabalho legal do Lichtenstein. :lol:

Hum, acho q c ainda naum pegou o espírito da coisa... :roll: A arte dele não tem atributos pra ser considerada como tal... as obras naif são feitas através da observação de pessoas (normais... simples) que retratam, sem maiores preocupações em como o estão fazendo, o seu dia-a-dia. Eles com certeza naum desenham corações, ou gatos com bolinhas roxas... eles desenham suas casas... morros, o céu... suas danças e costumes... não sei se estou conseguindo ser clara :?
A arte do Romero naum se inspira "toscamente" na arte do Lichtenstein, mesmo porque quando ele começou a pintar, em Pernambuco, provavelmente nem sabia q o tal sujeito existia. Ele criou o estilo dele, sem copiar o de ninguém... não é porque as cores "lembram" as cores do Lichtenstein, ou os traços pretos fortes...que ele copiou alguma coisa de alguém. É sempre bom ver o contexto dos dois artistas...talvez vc entenda melhor as diferenças.

1 - Você não entendeu a brincadeira do Lichtenstein, né? Não comparei a obra dos dois, nem faria isso pois considero Lichtenstein infinitamente superior ao Romero em todos os aspectos, do técnico ao plástico e por aí vai.

2 - Não vejo grandes preocupações na forma como o Romero retrata os personagens dos trabalhos dele. A bem da verdade, é mais simplista que a abertura daquela novela Salsa e Merengue. :lol:

3 - O contexto dos artistas? Hum... O contexto do trabalho do Romero pra mim soa a preguiça...



{Scarlet Rose} disse:
Os trabalhos dele são tremendamente ingênuos e repetitivos.

Ser simplista é diferente de ser ingênuo.

É diferente mas não exclui essa possibilidade. E acho que o trabalho do Romero são as duas coisas.


{Scarlet Rose} disse:
Acho isso evasiva. É a mesma coisa que só desenhar com caneta bic preta e dizer que faz isso porque nem tudo na vida são cores... :mrgreen:

Isso já é outra discussão...

Me sinto honrado em poder trazer discussões e render assunto aqui no artes. De qq modo, a discussão recai sobre o caráter meritório do trabalho do Romero.

Eu tive a oportunidade de ver pessoalmente muitos trabalhos dele... E tudo o que eu vi me parecia muito com cara de alguns mobiliários pós-moderninhos que eu via vendendo na Tok-Stok. É bobo, repetitivo, previsível. Pode ser uma decoração interessante pra uma sala clean, pra destoar, mas pra mim não carrega aquele diferencial que distingue uma obra de "Arte" com A maiúsculo de um artezanato daqueles que os camelôs produzem em larga escala e vendem na praia.
 
Não acho nada demais no trabalho dele, é bonitinho e talz... mas não passa disso pra mim... :aham:
 
exatamente!! "bonitinho"... acho que além de "simples", essa é a palavra que melhor descreve as telas de romero britto...

editado: e fox..."naif" em alemão significa ingênuo... minha professora de alemão que disse..a mãe dela eh pintora e famosa por seu estilo naif...
 
Eu gosto bastante da arte do Romero Britto. A maneira como ele joga com as cores, as imagens. Transmite uma certa alegria, vivacidade às obras dele. É o tipo de quadro que eu teria em casa, sem problema algum.

Mas a distância entre a genialidade de Picasso e a arte de Romero Britto é tão grande que não caberia nesse post.
 
Romero Britto não é naïf. Meu marcador de páginas é naïf (um dia escaneio procês).

Aliás, existe o Museu de Arte Naïf Brasileira, vale a visita. Mas não encontrarão um único quadro de Britto por lá. :P
 
Humm... :think:
Basta eu sumir pra isso aqui virar uma bagunça. :twisted:

Eu gosto de arte naïf, embora não de modo geral. O que significa que pinço uns poucos artistas da multidão.

Não faz muito tempo (acho que ano passado ou retrasado), passou pelo Brasil uma exposição de um artista naïf japonês. Agora não me lembro o nome, mas se quiserem eu procuro o folheto da exposição. Só digo que achei lindo demais o que ele faz.

Mas é um em um milhão, de qualquer forma.




E Romero Britto faz arte pop, nada mais que isso. Distante de ser um virtuosi, o rapaz.
 
Os quadros dele são bem felizes.Eu fico feliz quando vejo um quadro dele :D
eu vi cadernos e agendas 2004 dele nas Livrarias Curitiba, nunca tinha visto coisas dele por aí antes.Aquela capa feliz realmente me chama a atenção, acho que vou comprar o caderno pra estudar feliz :mrgreen:
 
(saindo um pouco da arte)
O perfume masculino dele é MARAVILHOSO!

A pintura eu até admiro, mas prefiro os impressionistas...
 
Andei pensando e descobri que o Romero Britto tem um talento sub-aproveitado. Ele seria formidável pintando aqueles papéizinhos que vem nas bandejas do Bobs e McDonnalds. É a cara dele. :assobio:
 
Eru disse:
Andei pensando e descobri que o Romero Britto tem um talento sub-aproveitado. Ele seria formidável pintando aqueles papéizinhos que vem nas bandejas do Bobs e McDonnalds. É a cara dele. :assobio:

Imagina... Já viu os chinelinhos temáticos dele? E ainda tem agendas, cadernos, bolsas de praia, biquinis... :assobio:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo