• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Romantismo na Música

Spartaco

Anton Bruckner - 200 anos do nascimento
A Era Romântica é um período da história da música que os entendidos convencionaram classificar entre o ano de 1815 até o início do século XX. Designa ainda qualquer música escrita durante esse período e que se enquadra dentro das normas estéticas desse período. Foi precedido pelo classicismo e sucedido pelas tendências modernistas.

Para iniciar este tópico, mencionarei algumas características que, para mim, são as mais significativas desse período:

1º) A fantasia e a imaginação que são, por si mesmas, mais importantes do que os aspectos clássicos, como o equilíbrio;

2º) A composição de formas musicais descontraídas e extensas, como o poema sinfônico, de miniaturas para piano, como o noturno, da canção erudita ("lied"), e da ópera, com tramas que abordam o indivíduo ou eventos em cenários exóticos;

3º) A busca da identidade nacional, através do repertório da música folclórica;

4º) Emancipação do compositor, pois liberto do antigo papel de servidor ou assalariado;

5º) Aperfeiçoamento dos instrumentos;

6º) Desenvolvimento dos concertos; e

7º) Exaltação do virtuose.

Devo salientar que coloquei apenas certos aspectos esperando que os amigos do Meia Palavra que gostem do assunto mencionem as suas opiniões e abordem o que acham do Romantismo como período da História da Música.

Um abraço a todos.
 
... Tem problema se eu ressuscitar esse tópico?

Eu aprecio muito a música do período romântico, mais do que a música clássica em geral. Porque se você for ver, a música dessa época está mais presente no nosso cotidiano do que imaginamos. :beijinho:

Für Elise - Bach, ou a musiquinha do gás (não pertence ao Romantismo, mas fica a cargo de exemplo)
http://www.youtube.com/watch?v=_mVW8tgGY_w

Lullyby - Brahms, ou "Canção de ninar":
http://www.youtube.com/watch?v=t894eGoymio

Swan Lake - Tchaikovsky; não sei se é tão conhecida, mas é linda:
http://www.youtube.com/watch?v=S76CGGPqI3s

A famosa Nona Sinfonia de Beethoven (também não sei se é romântica):
http://youtu.be/3SZ9QzGg95g

:amor: Espero que apreciem.
 
Meu conhecimento de história da música beira o Nada absoluto, mas a Wikipédia diz que o Beethoven é de um "período de transição entre o classicismo e o romantismo".

E, poxa, Poltergeist, como assim você não sabe se o "Swan Lake" é conhecido?
É uma daquelas peças que qualquer pessoa escuta e reconhece alguma familiaridade.
Pode não saber o nome nem o autor, mas vai dizer "já ouvi antes; onde foi mesmo?". :D

Tchaikovsky é tudibão.
 
Gosto muito do período romântico... foi minha primeira paixão quando comecei a ouvir música clássica :sim:
Porém, depois de descobrir a música moderna, meu coração ficou dividido:amor:

Eu li por aí que os primeiros trabalhos de Beethoven eram classificados como sendo do período clássico... e a obra que marcou sua "entrada" no romantismo foi sua terceira sinfonia - a heróica

E não sabia que essa melodia de Brahms era uma composição clássica... constantemente ouvimos por aí que ficou natural e nem nos perguntamos de onde vem :sim:
 
Como grande apreciador da chamada música erudita, gostaria de mencionar que, conforme mencionou o Calib, Ludwig Van Beethoven (Bonn, 16 de dezembro de 1770 - Viena, 26 de março de 1827) foi realmente um compositor do período de transição.

German_composer_Ludwig_van_Beethoven.jpg


Ver anexo 10862

Beethoven é considerado um dos pilares da música ocidental e, para mim, um dos compositores mais revolucionários de todos os tempos, já que ele fez evoluir a linguagem musical do classicismo para o romantismo, espelhando assim a conturbada realidade política e social do início do século XIX.

Um abraço a todos.
 
Schumann+1850.jpg


Robert Alexander Schumann (1810 - 1856) dispensa comentários, pois trata-se de um ícone do romantismo, sendo considerado um dos maiores compositores da história da música; infelizmente, apenas a sua obra pianística e seus lieder gozam da mais alta popularidade. A sua música de câmara e a orquestral merece ser mais ouvida e valorizada.
 
De Schumann eu conheço quase nada mesmo. Admito.
Mas de Chopin... Oh boy! oh boy!
Qu'espetáculo!


Outro de quem gosto bastantinho é o Liszt.
Esta peça é tudibão. Originalmente é só para piano, mas curti bastante esta execução com violoncelo.


 
Última edição por um moderador:
Eu conhecia só a versão para piano mesmo, Calib! Mt legal essa versão! Adoro Cello!
Eu gosto muito dessas coisas que fazem, de transcrever composições originalmente em um instrumento, para outro, ou outro "grupo" de instrumentos... assim como Liszt fez com todas as sinfonias de Beethoven - as trancreveu para o piano XD

ficou beeem bacana - principalmente a 8ª sinfonia!

confiram, por exemplo, a nona, ao piano:

Porém só ouço mesmo as sinfonias em sua forma original :piscada:...

Spartacco, oq vc indica de Schumann? não conheço muito dele...
 
Última edição por um moderador:
Spartacco, oq vc indica de Schumann? não conheço muito dele...

Com certeza é imprescindível conhecer de Schumann o seu concerto para piano e orquestra, em lá menor, opus 54, bem como o concerto para violoncelo e orquestra, opus 129; ambos são magníficos. Também é importante ouvir as suas 4 sinfonias, principalmente a terceira, chamada Renana.

Além disso, sua obra pianística é monumental. Assim, vale a pena conhecer igualmente algumas de suas peças para piano, em especial, o Carnaval, opus 9, e a Kreisleriana, opus 16.

Abraços.
 
Admito.
Mas de Chopin... Oh boy! oh boy!
Qu'espetáculo!

Frédéric François Chopin, para mim, é um dos maiores compositores de todos os tempos.

Chopin.png


Fryderyk Franciszek Szopen (Chopin em polonês) nasceu na cidade de Zelazowa Wola, na Polônia, em 1º de março de 1810. Conhecido como um dos grandes pianistas de seu tempo, a sua técnica refinada e sua elaboração harmônica vêm sendo comparadas historicamente com as de outros gênios da música, assim como sua duradoura influência na música erudita até os dias de hoje.

Para muitos, Chopin representa o ideal do romantismo - sensível, terno, amoroso, lírico e melancólico. Em suas peças para piano, todas essas qualidades aparecem e se alternam. Ademais, seu virtuosismo como pianista, aliado à maestria na improvisação, condicionaram sua obra como compositor.

Por fim, gostaria de acrescentar que sua produção não é tão ampla como de outros compositores, compreendendo quase que exclusivamente obras para piano solo; as exceções são algumas poucas obras para piano e orquestra, onde se incluem os dois concertos piano, Opus 11 e Opus 21, um trio para violino, violoncelo e piano, Op. 8, a bela sonata para violoncelo e piano, Op. 65, e os Lieder, Opus 74.

Nas primeiras horas de 17 de outubro de 1849, Chopin morreu, vítima de tuberculose.
 
Podem me chamar de herege, mas nunca consegui digerir Beethoven, não sei por que :/

Mas do Schuman eu gosto bastante dessa aqui :grinlove:


EDIT: em português ela é mais conhecida como "Devaneio"
 
Última edição por um moderador:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo