• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Romances formados por contos

Esse estilo de livro nao seria "Romance Circular ou "Romance Ciclico"?

Vidas Secas, por exemplo, pode ter seu comeco e seu fim "atados", e mesmo assim faria sentido, nao eh?
 
há um termo que costumam aplicar tanto para as mil e uma noites quanto o decamerão, que é história de moldura. há uma história que "alinhava" as demais (no primeiro caso, sherazade contando as histórias todas as noites, por exemplo). os contos da cantuária (chaucer) seguem esse perfil, assim como noite na taverna do álvares de azevedo.

Cenas da Vida na Aldeia (Amos Oz) se enquadraria nisso, Anica?


By the way, morro de vontade de ler Os Contos da Cantuária. :(
 
Lu Eire, é verdade. O "Vidas Secas" é classificado assim.


De acordo com o próprio Guimarães Rosa, em suas cartas para o tradutor italiano Edoardo Bizarri, o "Corpo de Baile" é um único livro formado por contos ("novelas" ou "poemas", dependendo do índice).
 
romance circular não é a mesma coisa que história de moldura. romance circular, pode ser por exemplo angústia (do ramos), em que claramente o fim se conecta ao começo - mas é um romance, e não uma série de contos que formam um romance.

Diva, não li nada do Oz ainda =(
 
Cenas da Vida na Aldeia (Amos Oz) se enquadraria nisso, Anica?

Acho que não exatamente. Os contos meramente se tangenciam, mas não estão costurados de modo consistente - exceto pelo cenário, o que acaba não sendo o suficiente para caracterizar como moldura.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo