1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Rodízio Literário

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Anica, 28 Mar 2011.

  1. Anica

    Anica Usuário

    Estava matutando a ideia aqui, mas acho que preciso amadurecer um pouco antes de colocá-la para funcionar, e preciso de sugestões de vocês. Eu não sei se vocês já ouviram falar do Book Tour que a editora Underworld tem feito com alguns blogs. Tem explicação sobre a ideia aqui >> http://editoraunderworld.wordpress.com/2011/01/12/book-tour-o/

    O que eu tinha em mente é fazermos um Book Tour num esquema rodízio. O prazo seria um pouco maior (3 semanas), porque alguns de nós tem pouco tempo para ler, certo? Mas seria mais ou menos assim: cada um empresta um livro para a Book Tour. Um livro que ache legal, que pode agradar várias pessoas, etc. (e não aquele que está mofando na sua estante :timido: ).

    Aí o sistema de empréstimo seria em forma de rodízio. Digamos que eu, o Fulano e a Beltrana estamos participando, certo? Aí eu emprestei o livro Xurmiguinhas Azuis, Fulano emprestou Esquilinhos que Choram e Beltrana Gato Mia. Eu passaria o Xurmiguinhas Azuis para Fulano, que passaria Esquilinhos que Choram para Beltrana, que passaria Gato Mia para mim.

    Teríamos 3 semanas para ler o livro, e então passaríamos adiante o que tínhamos (Gato Mia para Fulano, Xurmiguinhas Azuis para Beltrana, Esquilinhos que Choram para mim, etc.). Isso até que o livro que você emprestou retorne novamente para você.

    Ou seja...

    Precisaríamos fazer uma "inscrição oficial" do rodízio (para organizar a ordem do rodízio, além de saber qual livro a pessoa emprestaria), e novos rodízios só começariam quando esse primeiro acabasse (ou seja, novos participantes só no fim do primeiro rodízio).

    Outra coisa é a questão dos custos de envio. A editora Underworld sugere envio como carta registrada, eu nunca fiz isso então não sei se é possível, ou mesmo seguro (já que não tem rastreamento). Mas sei também que tem usuários que moram longe pra dedéu, o que infla o custo de um PAC ou Sedex (que tem rastreamento), dificultando um pouco as coisas.

    Enfim, é principalmente sobre a questão da troca dos livros/envio que preciso de ideias e sugestões, de como colocar a coisa para funcionar.E aí, quem toparia participar? Quem tem sugestões sobre como fazer isso funcionar?
     
  2. Calib

    Calib Visitante

    Pôr coisas para funcionar não é comigo, definitivamente.
    Só posso dar o apoio moral e me comprometer a participar com algum livro.
    :timido:
     
  3. Anica

    Anica Usuário

    Já é um começo, Calib ^^ obrigada pelo apoio =D
     
  4. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    a modalidade + barata para envio de livros no correio é o impresso módico registrado. o valor é por peso, com n. d registro para acompanhamento no site dos correios e o valor igual para qq cep no país. além d barato, o registro sai pela metade do preço (de 2,60 por 1,30 hj).

    só uso ele para enviar livros, mas nem todas afiliadas dos correios conhecem a modalidade. ou seja, as vezes é preciso ensinar eles q existe essa modalidade. informar q o código no sistema deles é o 0711 e mandar 1/2 pra ouvidoria geralmente resolve, pq senão vão querer te cobrar o preço do serviço normal.
     
  5. Anica

    Anica Usuário

    jóia, jlm. fui pesquisar um pouco sobre isso e parece ser a solução mesmo. fica bem mais em conta e tem o rastreamento, perfeito.

    edit: jlm, vc sabe qual é mais ou menos o prazo de entrega?
     
  6. _Paulinha

    _Paulinha Usuário

    Que interessante isso que vc disse JLM. Vai ser útil para mim. Obrigada pela dica.

    Anica, eu achei uma ótima idéia e me comprometo a participar.
    O meu único senão é que os livros que já li, normalmente tem alguns poucos trechos grifados a lápis, e sei que algumas pessoas se importam de ler algo já grifado.
    Mas quando eu colocar os livros que for oferecer para participar faço a ressalva de quais estão grifados e quais não.
    Ou, caso vc diga que os grifados não possam participar eu só coloco os sem grifos.
     
  7. Calib

    Calib Visitante

    Não vejo mal em participar com livros grifados. O objetivo aqui não é como no Trocando Livros, em que as pessoas pedem livros para tê-los consigo; aqui, é para ler somente e passar adiante. Nesse sentido, os grifos importam pouco ou mesmo nada.
    Até a mim, que não risco os meus livros, não incomodariam (se incomodassem, não poderia ler nada da biblioteca da UFRGS XD).
     
  8. Anica

    Anica Usuário

    bem isso, não teria problema algum ser um livro grifado (mas claro, não seria nada legal grifar os livros de outrem :rofl: ). =]
     
  9. _Paulinha

    _Paulinha Usuário

    Todos que emprestarem livros para mim podem ficar tranquilos, eu jamais faria isso. Eu risco porque gosto de olhar um livro que li há alguns anos e relembrar algumas passagens que me tocaram de alguma maneira e os grifos facilitam esse processo, o que não faria sentido em um livro que eu fosse devolver. Além disso, eu respeito e cuido das coisas emprestadas. :sim:
    E eu só disse porque há um tópico no meia sobre grifos em livros e algumas pessoas postaram que não gostam de ler livros já grifados. Achei que era o caso de fazer a ressalva.:think:

    E como seria a sugestão dos livros, haveria uma lista prévia de cada pessoa? Por exemplo, cada um colocaria uns três livros a disposição para ser o mais votado e assim colocado para rodar? Por que o legal seria rodar um livro que a maioria ainda não leu, não é?
     
  10. Anica

    Anica Usuário

    bem pensado, paulinha. acho que o que vc sugeriu é uma boa, cada um que vai participar fala de uns 3 títulos que quer emprestar, aí dos 3 vai o mais votado, o que acham?
     
  11. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    uso essa modalidade já há 3 anos, pelo menos 1x na semana. o tempo varia entre 3 e 7 dias úteis. em 40% dos casos leva o mesmo tempo do sedex.

    outra coisa legal deste serviço é q vc pode imprimir a
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , e se vc tiver como pesar os livros em casa (eu comprei uma balancinha digital até 5kg no mercado livre, é baratinho lá) vc já consegue saber antecipadamente o valor do frete, ñ precisa esperar chegar no guichê dos correios para eles calcularem.
     
  12. Vinnie

    Vinnie Usuário

    Quero participar.... 3 livros que quero emprestar.. hummmm...

    Tenho o Fio de Missangas do balado Mia Couto aqui na estante. Já foi muito comentado aqui no Meia, então se alguém estiver interessado...

    A mão e a Luva, segundo romance do Machado de Assis também está a mão. :sacou:

    A vida dos Poetas, livro de contos do Doctorow também poderá agradar aos amigos do meia.
     
  13. Lizzie

    Lizzie Usuário

    eu adorei essa ideia!! se tiver, eu participo com certeza ! :biblio:
     
  14. Clara

    Clara Que bosta... Usuário Premium

    Ah, meu Deus! Parece bacana!
    Quando começamos? :gira:
     
  15. Anica

    Anica Usuário

    acho que já dá para irmos fazer o levantamento de quem vai participar e quais os três livros pré-selecionados, tipo o que o vinnie fez. eu ainda estou pensando aqui quais pegar, o fueda é que a maioria dos livros que gosto muitão estão em inglês, então vou dar uma boa garimpada na minha estante para ver quais serão meus 3 escolhidos. :think:
     
  16. Excluído044

    Excluído044 Banned

    Essa modalidade dos correios, o impresso módico registrado, é boa mesmo. Eu sempre uso por causa do site Trocando Livros. Inclusive já troquei um livro com o JLM assim, né não? :sim:
     
  17. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    na verdade o nome oficial é outro, eu uso impresso módico registrado pra abreviar 2 serviços distintos:
    1. impresso normal
    2. registro módico

    a vantagem do serviço para a ideia em questão é q junto com a lista dos livros já dá pra colocar o peso e o valor d envio d cada livro, pq vai ser o mesmo valor independente d quem tenha d enviá-lo.
     
  18. Excluído044

    Excluído044 Banned

    Só sei que funciona... :)
     
  19. Calib

    Calib Visitante

    Mas só você tem balança, JLM! XD
     
  20. Feynman

    Feynman Usuário

    Ótima idéia!
    Dúvidas:
    Como seria a escolha de quem trocaria os livros com quem? Sorteio?
    Livros de divulgação cientifica, filosofia, biografias....Seriam bem-vindos?
     

Compartilhar