• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Rock & Roll - Little Richard, Chuck Berry, etc...

felipeocr

Usuário
Alguem ai curte?

Tenho ouvido esses ultimos dias e é incrivel como essas musicas com mais de 50 anos são muito boas:




A importancia do genero transcende a musica também, na epoca em que surgiu, onde as tensões raciais estavam a flor da pele nos Estados Unidos, trouxe a musica negra para o publico branco, além de começar um novo genero que a partir daquele momento iria gerar diversos subgeneros e abrir um espaço enorme para movimentos dentro da moda, atitudes, linguagem e varias outras coisas.
 
Última edição:
Se eu fã do Raul Seixas, é graças a esses caras os quais influenciaram ele muito.

Dessa geração, se fosse eleger somente um preferido, escolheria o Chuck Berry, um nome as vezes muito injustiçado, mas que deixou um grande legado.
 
Se eu fã do Raul Seixas, é graças a esses caras os quais influenciaram ele muito.

Dessa geração, se fosse eleger somente um preferido, escolheria o Chuck Berry, um nome as vezes muito injustiçado, mas que deixou um grande legado.

Perdemos o Little Richard em 9 de maio, não sei se você acompanhou. Não vi em nenhum site a noticia.
 
Portais Uol (Via Revista Rolling Stone) e G1 anunciaram o falecimento dele na época, mas acabei sabendo primeiro por um portal que eu acompanho com regularidade o Wiplash.net

Aliás, Little Richard é mais um que aprendi a curtir a partir das entrevistas do Marcelo Nova o qual considera uma de suas principais referências de sua carreira.
 
Os anos 50 foram um grande período da música tanto internacional quanto nacional. Tenho várias músicas deste período na minha playlist diária. Entre meus artistas e grupos favoritos dessa época estão:

Elvis Presley
Ray Charles
Chuck Berry
Buddy Holly
Little Richard
Johnny Cash
Sam Cooke
The Drifters
Bo Diddley
Everly Brothers
Jerry Lee Lewis


Aconselho a todos que não conhecem ou que não tem costume de escutá-los.

Já no Brasil o cenário era um tanto diferente, na verdade o Brasil importava bem menos influencia estrangeira. Estavamos no auge do samba e bossa nova. Bossa nova que chegou a fazer relativo sucesso em terras como a do Tio Sam.
Alguns ótimos nomes dos anos 50:

João Gilberto
Tom Jobim
Vinícius de Moraes
Dorival Caymmi
Luiz Bonfá
Noel Rosa
Aracy de Almeida
Inezita Barroso
Dolores Duran
 
Como boa fã do Johnny Cash que sou, fui atrás de todos os artistas que tocaram com ele na época antiga, escuto bastante. Sobre o Cash não preciso nem comentar porque já vivo falando, mas tem muita coisa boa daquela época.
Chuck Berry eu ouço desde criança porque o pai ou a mãe ganhou um cd em uma revista que tinha assinatura e eu amei e ouvia quase todo dia.
Um que eu não vi nas listas do pessoal e que tem um som muito legal é o Fats Domino.
 
O mais importante entre os nomes citados, entre outros é que haviam artistas negros muito bons, mas que infelizmente nem sempre são lembrados a altura da grandeza do trabalho que criaram, dando impressão pra muitos que roqueiro antigo bom dessa época é basicamente Elvis Presley e quase mais ninguém. Elvis foi fantástico? Sim, com toda certeza, mas tem muita gente boa que fez bonito no rock e que em qualidade não fica devendo também.
 
O mais importante entre os nomes citados, entre outros é que haviam artistas negros muito bons, mas que infelizmente nem sempre são lembrados a altura da grandeza do trabalho que criaram, dando impressão pra muitos que roqueiro antigo bom dessa época é basicamente Elvis Presley e quase mais ninguém. Elvis foi fantástico? Sim, com toda certeza, mas tem muita gente boa que fez bonito no rock e que em qualidade não fica devendo também.

Acho que depende da pessoa, eu vejo um Little Richard e um Chuck Berry acima do Elvis. Principalmente porque o Elvis veio depois, esses caras são a raiz do genero mesmo.
 
Eu dei uma resumida na minha lista acreditando que ficaria muito longa e o pessoal perderia o interesse.
Mas pelo visto o pessoal curte bastante os músicos da década e continuaram citando vários que eu aprecio. Com esses fecho minha lista de músicos da década de 50 na minha playlist:

Hank Williams
Miles Davis
Phil Spector
Jackie Wilson
Eddie Cochran
Fats Domino
The Five Satins
Carl Perkins
Gene Vincent
Big Joe Turner
The Penguins
The Flamingos
Bill Haley and His Comets
The Chantels
Bobby Darin
The Teenagers
Ritchie Valens
The Platters
The Coasters
The Dell-Vikings
Lloyd Price


Com isso fecho os músicos da minha playlist. Todos ótimos, super recomendado!
 
Esse eu não tenho costume de escutar. Mas com certeza vou dar mais uma olhada no Spotify.
Além de acompanhar Cliff Richard os Shadows tiveram também sua própria carreira separada com músicas maravilhosas (recomendo Sleepwalk). O guitarrista Hank Marvin foi um dos músicos mais influentes de sua geração apesar de nem todos o conhecerem pelo nome.
 
@J. Hercules e @Giuseppe compartilhem as playlists de vocês aí. Eu não tenho playlist específica de Rock antigo, ouço através das que tem no Spotify mesmo ou algumas que adicionei em playlists aleatórias minhas, com exceção da minha playlist de 8 horas de Johnny Cash.
Sim, eu gosto muito de Johnny Cash.
 
Hum, hã... não tenho playlist e nem sei como faz isso. :lol: Geralmente eu só entro no Youtube e jogo o nome de uma banda que eu goste e alguma música que eu tenha em mente; por exemplo jogo na busca do Youtube "Grateful Dead - Scarlet Begonias" e aí nos relacionados uma música me leva à outra; na verdade eu já conheci muitas bandas através dos relacionados, dá pra achar várias pérolas assim.
 
Hum, hã... não tenho playlist e nem sei como faz isso. :lol: Geralmente eu só entro no Youtube e jogo o nome de uma banda que eu goste e alguma música que eu tenha em mente; por exemplo jogo na busca do Youtube "Grateful Dead - Scarlet Begonias" e aí nos relacionados uma música me leva à outra; na verdade eu já conheci muitas bandas através dos relacionados, dá pra achar várias pérolas assim.

Eu recomendo.

Colocar o Youtube no modo "Reprodução Automática" de vez em quando é muito bom, pois uma vez eu selecionei uma banda dos anos 80 daquelas de um sucesso só e acabou vindo na sequência outras da mesma época que eu nem lembrava mais o nome e até conhecendo algumas, quando pensava que tinha ouvido praticamente tudo daquela época. Os algoritmos de sugestão deles aos poucos estão ficando melhores.
 
Eu citei o Spotify mas nem tenho grandes playlists na plataforma, tenho algumas bem básicas que vez em quando faço pequenas edições. Eu tenho uma playlist com mais de 1000 músicas no celular, mas é composta por músicas que fui baixando ao longo dos últimos 10 anos.
Mas tenho uma playlist no Spotify, simples mas que se encaixa bem no tópico.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo