• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Robótica

Vela- o Rousoku

Sirius Black
Faço Eng. Elétrica e como muitos devem saber, elétrica também tem um pouco de robótica. Mas, à parte, sempre fui um fissurado por robótica. Estou agora começando uns projetos pessoais, como hobby, usando a porta paralela do meu PC (LPT1 - impressora).
Gostaria de saber se tem mais alguém aqui que já fez isso, está fazendo, ou se interessa, pois acho que é uma excelente discussão.

Podemos trocar idéias, quem mexe com isso, ou quem não entende pode aprender... ou todos podem dar idéias... sei lá...

Por enquanto ainda não passei dos LEDs... :lol:
 
Rousoku disse:
Estou agora começando uns projetos pessoais, como hobby, usando a porta paralela do meu PC (LPT1 - impressora).

como especificamente vc usa a porta LPT1 pra "começar uns projetos pessoais"?
 
q legal,entaum vc controla a entrada de bytes no "robô",através dum software no computador?
 
Sim. Desenvolvi um programa em QBasic para controlar a saída de dados da porta paralela. O código fonte é mostrado a seguir (não quero nenhum tipo de direitos autorais, só quero ajudar):

--- INICIO DO CODIGO FONTE ---

x% = INP(&H378)
DO UNTIL x% = -1
CLS
PRINT "Valor atual da porta:"; x%
INPUT "Digite o numero binario para a porta:", x%
OUT &H378, x%
LOOP

--- FIM DO CODIGO FONTE ---

ele mostra a mensagem (tendo o valor inicial 0 como exemplo)
"
Valor atual da porta: 0
Digite o numero binario para a porta: _
"

e aí vc digita o byte que quer enviar e aperta enter. ele ativa o byte que vc digitou, e aparece o prompt pra vc digitar denovo. pra sair do programa, vc digita -1

fiz outros programas mais complexos, em QBasic e em Delphi (para windows), e tenho codigos fonte para C++, quem quiser.
 
surpreendente....vc digita no QBasic e o robo acende as LEDS....é realmente o princípio básico de um robô...engraçado esse tópico tah parecendo uma troca de mps hehe
 
Estou enfrentando problémas com a parte física do circuito. Preciso de ajuda. Alguém aí entende de transístores ? Fui instruído num material que encontrei a usar um TIC 246, mas na loja a balconista disse-me que não tinha esse, mas que eu poderia usar um similar, o MAC 15, cuja única diferença seria que o TIC 246 aguentava até 16 A de corrente, e o MAC 15 só aguentava 15 Amperes. Mas com o MAC 15 não funcionou. Alguém aí me dê por favor uma luz...
 
Num tô entendendo bulhufas desse tópico :?:
De qualquer jeito, eu não entendo nada de robótica, mas pra mim isso nunca foi um robô 8O
 
Mas pra que você quer chavear 15 ampéres??????

Mesmo que você use motores de passo, a corrente provavelmente não vai chegar nem a 1A em cada....
 
finalmente alguém que entende to save my ass :)

pois é, justamente por isso que eu troquei o TIC 246 de 16 A por um de 15, mas não funcionou. gostaria de saber se foi a troca do transístor pelo MAC 15 que fez isso.
 
Acho que agora entendi o que você tava dizendo....

Seguinte: o tal MAC15 é um TRIAC, você pode pensar nele como simplesmente uma chave, que deixa passar a corrente em ambas as direções quando você aplica uma certa corrente em seu Gate. Normalmente esse componente é usado para controlar a potência de alguma carga AC, uma lâmpada incandescente, por exemplo.
Controlando o disparo do Triac, você controla quanto da tensão da linha chega até a lâmpada.

Agora, parece que o que você precisa mesmo é de um transistor operando em chaveamento. Então esqueça dos TRIACs e DIACs. Você pode usar um BC-337 por exemplo. Ele aguenta até 500mA. Só não vá usar a porta de impressora para conseguir a alimentação!!!!

Manja como usar um transistor pra chavear?
 
Vai um esquema tosco pra clarear as idéias:

tran.gif



O Rb pode ser de 10k, e a carga vai depender do que você vai fazer....

Se você joga 5V no Comando, o transistor satura. Se deixar o comando em 0, o transistor fica cortado e nada acontece.
 
a parte da programacao esta ok (tb sou programador auto-didata). alias, eh o que funciona melhor :roll:

o meu problema esta nos transistores mesmo
 
Rousoku, O que você está tentando chavear com os transistores? Algum motor?

Já tentou usar relés?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo