• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Robert E. Howard

Bilbo Bolseiro

Bread and butter
Robert Ervin Howard (22 de janeiro de 1906 a 11 de junho de 1936) foi um escritor dos gêneros fantasia e aventura histórica. Seus contos eram publicados em revistas pulp.

Nasceu em Peaster, Texas, filho do Dr. Isaac Mordecai Howard e Hester Jane Ervin Howard. Sua família morou em várias cidades o Texas sul, leste e oeste, e também no oeste de Oklahoma, antes de estabelecer-se em Cross Plains, Texas, em 1919.

Começou a escrever com 9 anos (inspirado nas estórias de Harold Lamb e Talbot Mundy, publicadas na revista ""Adventures"") mas só aos 15 anos começou a escrever profissionamente, e somente em 1924 quando cursava a academia Howard Payne em Brownwood teve uma história publicada, o conto Spear and Fang (Lança e Presa) apareceu na edição de julho de 1925 da revista Weird Tales. Muitas de suas histórias vieram a ser publicadas na Weird Tales como ("The Hyena" (A Hiena) e "The Lost Race" (A Raça perdida)) e teve sua primeira capa em 1926.

Sua inspiração se deve aos contos de horror que ouvia da sua avó e da sua velha tia Mary Bohanoon, e quando criança sempre sonhava ser um barbaro combatendo Roma, tornando-se assim um rebelde contra o mundo civilizado.

Escreveu histórias de muitos estilos mas suas criações mais famosas são as do gênero sword and sorcery (espada e feitiçaria) - um gênero de fantasia caracterizado por sua ênfase em combates violentos e intervenções sobrenaturais (deuses, monstros, magos, etc.). Howard criou um dos personagens fantásticos mais populares de todos os tempos; o bárbaro Conan, que fez sua estréia no conto The Phoenix on the Sword em dezembro de 1932. Para hospedar sua criação Howard inventou a Era Hiboriana, que se trata da própria Terra mas num passado pré-cataclísmico do qual a história atual não guarda lembranças. Outros personagens célebres incluem o rei Kull, o aventureiro puritano Salomão Kane,e o picto Bran Mak Morn. Criou também as guerreiras Dark Agnes de la Fere e Red Sonya de Rogatino, esta última a base para a criação da personagem Red Sonja da editora Marvel Comics.

Um outro campo em que Howard foi bem sucedido foi o do horror sobrenatural, no qual emprestou muitas idéias de seu correspondente e amigo H. P. Lovecraft, e sempre adicionando suas próprias marcas registradas de ação rápida e personagens chamativos.

Suas criações orginais como o Culto sem Nome por Von Juntz são consideradas agora parte dos Cthulhu Mythos (a cronologia formada pelas histórias de Lovecraft) como "cânones".

Howard escreveu também em outros gêneros:

Fantasia/Terror passando-se no sul e no sudoeste dos Estados Unidos. Por exemplo o conto Pidgeons from Hell e outras histórias protagonizadas pelo xerife Kirby Buckner.
Ficção histórica. Como sua histórias Gates of Empire que narra o envolvimento de um personagem fictício nos esforços entre Shirkuh, Shawar, e Amalric para controlar o Egito.
Histórias de boxeadores. Especialmente os contos do Marinheiro Steve Costigan (às vezes chamado de Marinheiro Dennis Dorgan).
Westerns. Por exemplo as histórias mais cômicas estreladas por Breckinridge Elkins.

Howard cuidou para que quase todas as suas histórias do gênero sword and sorcery pudessem ocorrer sem contradição num mesmo "universo literário", começando com as aventuras pré-históricas das vidas passadas de James Allison, evoluindo para a saga valusiana de Kull, passando então para os tempos da Atlântida e da Lemúria (de onde vem o personagem Kathulos/Skull Face), para chegar à Era Hiboriana de Conan e então, finalmente, na história conhecida.

Howard projetou seus contos de modo que um grande cataclisma sempre separasse uma era da seguinte. Dessa forma cada civilização sabia muito pouco sobre sua antecessora, sendo lembrada apenas por mitos.

Em uma das histórias mais memoráveis de Howard - Kings fo the Night - um crossover entre sagas diferentes é apresentado quando o xamã picto Bran Mak Morn conjura magicamente Kull da Valúsia de sua época para lhe ajudar na batalha contra os romanos e seus aliados.

A prosa de Howard é direta, rica, e excitante mais do que perspicaz e tenta entreter mais do que instruir, mas não é sem sofisticação. Howard conta sobre mundos onde a violência é geralmente a melhor solução e onde o ouro, as jóias, e as belas mulheres são geralmente a recompensa dos heróis.

Howard correspondia-se com outros autores de pulp fiction tais como H. P. Lovecraft e Clark Ashton Smith.

Em 11 de junho de 1936, aproximadamente às oito da manhã, depois de ficar sabendo que sua mãe provavelmente nunca sairia do estado de coma, Howard se suicidou. Sentou-se no banco da frente de seu carro e atirou na própria cabeça, mas só morreu oito horas depois. Sua mãe morreu no dia seguinte, e compartilharam o funeral. Ambos estão enterrados no cemitério de Greenleaf, em Brownwood.

Na manhã do dia de sua morte Howard escreveu este poema, que foi encontrado datilografado em uma tira de papel na sua carteira:

Tudo fugiu -- tudo está feito, então levem-me à pira --
O banquete acabou, e as lâmpadas expiram.

(estes versos, que pensou-se originalmente ser paródia de um poema de Ernest Dowson" é na verdade parte de um poema pouco conhecido chamado The House Of Caesar de Viola Garvin.)


--------------------------------------------------------------------------------------

Quem aqui conhece e gosta do trabalho desse autor? Eu gosto muito, tenho dois livros reunindo contos e estórias do Conan que saíram há 2 anos, adoro o universo criado por esse escritor.
 
Eu adoro Conan. Também tenho esses dois volumes que tu fala e acho fooooooooda!

Grande influência na concepção do meu cenário de D&D :D
 
É verdade, esse mundo criado pelo Howard é mesmo um prato cheio pra se usar em RPGs, tem muitos elementos perfeitos pro gênero, hehe
 
Cabinet Holdings adquiriu os direitos de Conan, Kull e Solomon Kane
Por Sérgio Codespoti

A empresa Cabinet Holdings comprou a Paradox Entertainment Inc. e, como consequência, adquiriu os direitos de todas as suas propriedades, incluindo Conan, Kull eSolomon Kane.

Os três personagens foram criados pelo escritor Robert E. Howard.

O puritano Solomon Kane surgiu no conto Red Shadows, que foi lançado na revista pulp Weird Tales, em agosto de 1928. AMarvel Comics publicou as HQs de Kane entre 1970 e 1980. Após 2006, as histórias foram lançadas pela Dark Horse Comics.

Solomon Kane teve um filme lançado pela Paradox nos cinemas: Solomon Kane – O Caçador de Demônios, em 2009, com James Purefoy (dos seriados Roma e The Following) no papel principal.

Kull surgiu na revista pulp Weird Tales, e sua primeira história,The Shadow Kingdom, foi editada em agosto de 1929.

Entre 1971 e 1989, as aventuras de Kull foram publicadas pela Marvel Comics. A Dark Horsepassou a lançar as aventuras do personagem em 2006. Kull foi adaptado para o cinema em 1997, emKull – O Conquistador (Kull, the Conqueror), película estrelada por Kevin Sorbo.

Conan, o bárbaro, é o personagem mais famoso de Robert E. Howard. Ele foi criado em 1932, na revista Weird Tales. Nos quadrinhos, foi um dos sucessos da Marvel Comics entre 1970 e 1980, com vários títulos regulares, como Conan, King Conan e Savage Sword of Conan.

As aventuras do cimério mudaram de editora em 2003, quando passaram a ser publicadas pela Dark Horse.

O primeiro filme de Conan Conan, o bárbaro foi lançado em 1982, seguido por Conan, o Destruidor (Conan the Destroyer), em 1984, ambos estrelados por Arnold Schwarzenegger. O terceiro longa, que completaria essa trilogia, Conan, o Conquistador, foi cancelado. O roteiro foi adaptado posteriormente e usado em Kull.

Schwarzenegger também interpretou Lorde Kalidor, em Sonja, a Guerreira (Red Sonja), filme com Brigitte Nielsen, lançado em 1985. Kalidor é um Conan “genérico” criado para evitar o pagamento de direitos autorais e outros problemas contratuais.

Em 2011,a Paradox Entertainment lançou o remake Conan, o Bárbaro, com Jason Momoa (deGame of Thrones; e que fará Aquaman em A Liga da Justiça – Parte 1) no papel do cimério.

A próxima película do herói será Legend of Conan, uma continuação da primeira versão de Conan, o bárbaro, que será estrelada novamente por Schwarzenegger.

Fredrik Malmberg, um dos fundadores da Paradox Entertainment, também está envolvido com aCabinet Holdings.

Fonte: http://www.universohq.com/noticias/...riu-os-direitos-de-conan-kull-e-solomon-kane/
 
A próxima película do herói será Legend of Conan, uma continuação da primeira versão de Conan, o bárbaro, que será estrelada novamente por Schwarzenegger.
"Arno" como Conan?
Em seu atual estado físico?
Sei não...
Bem, as aventuras mostram o brucutu hiboriano até próximo dos 70 anos.
 
Alguém teria uma relação dos contos de Robert E Howard? Na internet há apenas a relação das obras referentes ao personagem Conan, o Bárbaro.
 
Alguém teria uma relação dos contos de Robert E Howard? Na internet há apenas a relação das obras referentes ao personagem Conan, o Bárbaro.


A Galera do Pipoca e Nanquim publicou tem um tempo os contos em PT. Só li os dois primeiros volumes até então, mas achei bem interessante ler o que o autor originalmente pensou para o Conan e o que a galera do Roy Thomas fez na Marvel depois.

E falando nisso, gostaria de saber, o que estão achando do retorno do Cimério para a Marvel? Alguém lendo as HQs?
 
A Galera do Pipoca e Nanquim publicou tem um tempo os contos em PT. Só li os dois primeiros volumes até então, mas achei bem interessante ler o que o autor originalmente pensou para o Conan e o que a galera do Roy Thomas fez na Marvel depois.

E falando nisso, gostaria de saber, o que estão achando do retorno do Cimério para a Marvel? Alguém lendo as HQs?

Pois é, como eu disse, há apenas menções às histórias do cimério e não quanto aos demais contos fora dessa esfera. Aparentemente não há nada de oficial publicado em coletâneas, exceto alguns contos esparsos em antologias de terror/horror.
Aproveitando, tenho apenas as revistas mais antigas do Conan mesmo.
 
Foi um dos autores que admito ter demorado a ler suas obras impressas e que na minha opinião, pela qualidade de suas obras, seu nome não é tão citado como poderia ser. E pensar que ele viveu apenas até os 30 anos tendo cometido um suicídio. Imaginem o que ainda poderia ter criado.
 
Foi um dos autores que admito ter demorado a ler suas obras impressas e que na minha opinião, pela qualidade de suas obras, seu nome não é tão citado como poderia ser. E pensar que ele viveu apenas até os 30 anos tendo cometido um suicídio. Imaginem o que ainda poderia ter criado.


Também sou um leitor tardio das obras de Howard.

comecei tem uns dois anos, na verdade. Antigamente, na adolescência, li um quadrinho ou outro e só. Mas foi em 2018 quando li os contos originais do Howard que vi que esse autor é de uma imaginação fantástica.

E vale lembrar, escrevia seus contos antes mesmo do professor Tolkien e o próprio professor chegou a ler ao menos uma coisa ou outra dele.

Atualmente estou a ler uns quadrinhos antigos da coleção da Espada Selvagem e as novas edições da Marvel. Dos livros, eu pretendo ler o terceiro volume editado pela Pipoca e Nanquim em breve também.

Por CROM!
 
Também sou um leitor tardio das obras de Howard.

comecei tem uns dois anos, na verdade. Antigamente, na adolescência, li um quadrinho ou outro e só. Mas foi em 2018 quando li os contos originais do Howard que vi que esse autor é de uma imaginação fantástica.

E vale lembrar, escrevia seus contos antes mesmo do professor Tolkien e o próprio professor chegou a ler ao menos uma coisa ou outra dele.

Atualmente estou a ler uns quadrinhos antigos da coleção da Espada Selvagem e as novas edições da Marvel. Dos livros, eu pretendo ler o terceiro volume editado pela Pipoca e Nanquim em breve também.

Por CROM!

Bastante tempo atrás eu li um de seus contos mais notáveis fora do universo de Conan, uma história intitulada Pombos do Inferno que saiu na coletânea Os Mais Belos Contos Terroríficos dos Mais Famosos Autores, da saudosa editora Vecchi, nos idos de 1944. Foi o primeiro contato com essa outra faceta de sua obra. E desde então tenho procurado com bastante ardor reunir mais contos desse gênero. Encontrei Todas as edições do Conan lançadas no Brasil, o volume de Salomon Kane, outro personagem famoso de sua criação e um livro maravilhoso editado em Portugal, Cultos Inomináveis lançado pela editora Saída de Emergência, que é o único volume de contos do Howard fora do gênero espada e feitiçaria.
 
Foi um dos autores que admito ter demorado a ler suas obras impressas e que na minha opinião, pela qualidade de suas obras, seu nome não é tão citado como poderia ser. E pensar que ele viveu apenas até os 30 anos tendo cometido um suicídio. Imaginem o que ainda poderia ter criado.

É verdade, ele tem inúmeras antologias com contos bastante originais, ainda que na mesma temática do Lovecraft, mas que jamais foram publicados no Brasil.
Na biografia A Vida de Lovecraft há uma passagem bem marcante que descreve bem a angústia vivida pelo Robert E Howard que antecedeu o seu suicídio.
Realmente, quando o autor parecia estar evoluindo em sua obra para uma faze mais adulta e profunda, infelizmente sua vida pessoal passava por um turbilhão que acabou por ceifar-lhe a vida precocemente.
Observando autores hoje que escrevem prolificamente mesmo depois da idade avançada e que não tem sequer parte de sua qualidade e originalidade e mesmo assim são publicados no mundo todo, ficamos a imaginar o que Howard poderia criar com sua fértil imaginação se sua existência tivesse perdurado por mais algumas décadas.
 
Por haver material inédito a ser publicado aqui, esse é um dos principais fatores que justifico o quanto o legado do Howard merecia ser mais exaltado e divulgado, pois vai muito mais além do universo do Conan.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo