• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Robert Altman

Hugo

Hail to the Thief
Biografia: Atuar sob as ordens de certos cineastas geralmente dá prestígio. O nome desse diretor engrandece qualquer filmografia. Daí muita gente de fama não vacilar em fazer até mesmo uma ponta para um realizador que é uma verdadeira grife. Caso de Robert Altman, um dos raros diretores com mais de 70 anos de idade e que continua na ativa. Qualquer filme seu tem intérpretes consagrados, as vezes em papéis de pouca ressonância. Foi assim com Anouk Aimée e Kim Bassinger em ''Prêt-à-Porter'', Mia Farrow e Vittorio Gassman em ''Cerimônia de um Casamento'', Madeleine Stowe e Matthew Modine em ''Short Cuts - Cenas da Vida'', e muitos outros.
Pode ser que Altman não tenha previsto a sua grande importância. Mas desde jovem ele pensava na carreira artística. Mesmo na infância e na adolescência sob rígida educação católica. Antes dos 20 anos, estava servindo o exercito em pleno campo de batalha, ou seja, no front da 2ª Guerra Mundial.

Terminada a guerra, Altman passou um bom tempo em Kansas escrevendo histórias para revistas e roteiros dramáticos para emissoras de rádio. Naquela cidade chegou a fazer um filme (''Bodyguard'') em 1948. Nesse ano, assinou um contrato para fazer filmes industriais destinados à uma companhia do Kansas. A partir de 1951, passou a trabalhar em Hollywood iniciando uma longa filmografia com cerca de 70 títulos. Entre seus trabalhos nesse período estão algumas realizações para o programa de TV de Alfred Hitchcock.

Mas só em 1957 ele conseguiu fazer um longa para cinema. Isso se deu em ''Os Delinqüentes'', misto de documentário sobre gangs juvenis. Segundos seus estudiosos, já nas primeiras criações ficou evidente que Altman procurava fugir do convencional. Porém essa conduta não facilitou o seu crescimento em Hollywood.

Em 1971 Altman explodiu, passou a ser mais respeitado pelos capitães da indústria cinematográfica e principalmente pela crítica mundial. A razão desse sucesso foi a comédia ''M.A.S.H'', humor negro ambientado na guerra da Coréia e que ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes.

Desse momento em diante, o cineasta passou a dar menos importância para as regras do cinema comercial. Colecionou alguns fracasssos como o western ''Quando os Homens são Homens'' e o belo e encucado ''Images'' (1973) com Sussanah York, fez comédias de sucesso (''Cerimônia de um Casamento'') mas passou também a colecionar vários prêmios. Como o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes de 1992 por ''O Jogador'' (um impiedoso e sarcástico mergulho no comportamento dos que labutam em Hollywood) e o Leão de Ouro do Festival de Veneza de 1993 por ''Short Cuts - Cenas da Vida''. Isso sem falar em suas quatro indicações para o Oscar: em 1971 por ''M.A.S.H'', em 1976 por ''Nashville'', em 1992 por ''O Jogador'' e em 1993 por ''Short Cuts - Cenas da Vida''.

Altman é pai de três filhos e um deles, Mike, aos 14 anos compôs uma canção utilizada em ''M.A . S.H.'' . O cineasta de ''Doutor T. e as Mulheres'' é também produtor e nessa condição deu muita força para seu ex-assistente Alain Rudolph transformar-se em diretor.

Foto:
robert-altman.jpg


Filmografia:
Voltage (2002)
Assassinato em Gosford Park (Gosford Park, 2001)
Doutor T e as Mulheres (Dr. T and the Women, 2000)
A Fortuna de Cookie (Cookie's Fortune, 1999)
The Gingerbread Man (1998)
Gun (1997, série de TV)
Jazz '34 (1996)
Kansas City (Kansas City, 1996)
Prêt-à-Porter (Prêt-à-Porter, 1994)
Black and Blue (1993)
Short Cuts - Cenas da Vida (Short Cuts, 1993)
McTeague (1992, TV)
O Jogador (The Player, 1992)
Van Gogh - Vida e Obra de um Gênio (Vincent & Theo, 1990)
Tanner '88 (1988, minissérie de TV)
The Caine Mutiny Court-Martial (1988, TV)
Aria (1987)
Basements (1987, TV)
Além da Terapia (Beyond Therapy, 1987)
The Dumb Waiter (1987, TV)
Louco de Amor (Fool for Love, 1985)
O.C. & Stiggs (1985)
The Laundromat (1985, TV)
Secret Honor (1984)
O Exército Inútil (Streamers, 1983)
James Dean, O Mito Sobrevive (Come Back to the Five and Dime, Jimmy Dean, Jimmy Dean, 1982)
Two by South (1982, TV)
Popeye (Popeye, 1980)
Política do Corpo e Saúde (H.E.A.L.T.H., 1979)
Um Casal Perfeito (A Perfect Couple, 1979)
Quinteto (Quintet, 1979)
Cerimônia de Casamento (A Wedding, 1978)
Três Mulheres (3 Women, 1977)
Oeste Selvagem (Buffalo Bill and the Indians, or Sitting Bull's History Lesson, 1976)
Nashville (Nashville, 1975)
Jogando com a Sorte (California Split, 1974)
Renegados até a Última Rajada (Thieves Like Us, 1974)
O Perigoso Adeus (The Long Goodbye, 1973)
Imagens (Images, 1972)
Jogos e Trapaças - Quando os Homens São Homens (McCabe & Mrs. Miller, 1971)
Brewster McCloud (1970)
M*A*S*H (M*A*S*H, 1970)
Uma Mulher Diferente (That Cold Day in the Park, 1969)
No Assombroso Mundo da Lua (Countdown, 1968)
Chicago, Chicago (1966, TV)
The Long, Hot Summer (1965, série de TV)
The Katherine Reed Story (1965)
Pot au feu (1965)
Nightmare in Chicago (1964, TV)
Kraft Suspense Theatre (1963, série de TV)
Combat! (1962, série de TV)
The Gallant Men (1962, série de TV)
Bus Stop (1961, série de TV)
Route 66 (1960, série de TV)
Troubleshooters (1959, série de TV)
United States Marshal (1959)
Hawaiian Eye (1959, série de TV)
Bonanza (1959, série de TV)
Lawman (1958, série de TV)
U.S. Marshal (1958, série de TV)
Peter Gunn (1958, série de TV)
Whirlybirds (1957, série de TV)
The James Dean Story (1957)
Maverick (1957, série de TV)
Os Delinqüentes (The Delinquents, 1957)
The Perfect Crime (1955)
Alfred Hitchcock Presents (1955, série de TV)
The Millionaire (1955, série de TV)
Better Football (1954)
The Builders (1954)
The Last Mile (1953)
King Basketball (1952)
Modern Football (1951)

Eu soh vi tres filmes desse diretor, o "Dr. T" eh meio fraquinho mas da pra ver, o "Short Cuts" e o "Assassinato em Gosford Park" sao dois excelentes filmes...agora eu quero ver: "O Jogador" e o M*A*S*H , alguem ai jah viu esses dois???
 
Dr. Hannibal, eu sou um grande fã de Altman. Mas eu naum assisiti muitos dos seus filmes pq naum tem em DVD, saum dificieis de encontrar. Dos que eu assisti, o melhor eh o fantástico O Jogador... muito bom(nota: ****), depois Gosford Park..também otimo (***), M.A.SH. hilário..(***), A Fortuna de Cookie (**1/2)..eh bom, mas naum tanto e Shortcuts, seu segundo melhor (***1/2)...Assista o excepcional O Jogador e depois a gente comenta! Tente achar em VHS e se naum conseguir, tah sempre passando no Telecine Emotion!
 
Eu tenho nojo do Altman!!!! Ele só não é pior q o Woody Allen pq esse utlimo tem o nome pior!! Os 2 piores diretores q vi na minha vida!!!

A fortuna de Cookie é um tédio, Dr. T e as mulheres é um dos piores filmes que já vi na vida, Gosford Park, tu passa o filme inteiro esperando a coisa andar e, quando tu ve, termina. Altman fede.
 
Eu dei uma olhada na lista de filme dele e chegeui a conclusão q conheço ele apenas de nome, pq não assisti um filme se quer dele
 
Skywalker disse:
Gosford Park, tu passa o filme inteiro esperando a coisa andar e, quando tu ve, termina. Altman fede.
Eu acho que o Gosford Park foi vendido de forma errônea aqui no Brasil, com o "assassinato" no título, parecendo filme de suspense e mistério... Pra mim, o filme é um retrato da Aristocracia decadente e sua relação de superioridade com as demais classes sociais inferiorizadas...é um filme elegante e muito bem feito...Bom, é isso.... :)
 
Gosto do Robert Altman, mas realmente não é lá muito fácil achar seus filmes em locadoras. Dr T realmente é muito chato, achei q foi um fiasco... já Gosford Park é um legitimo Altman! A maneira como a historia se divide em um mosaico, onde vc acompanha de vários angulos o desenrolar dos fatos... onde observa o comportamentos dos envolvidos e não a busca de um assassino. Muito parecido com o modelo do Nashville...
 
o altman eh otimo mesmo, mas fala serio, dr t foi uma bomba
eu n sei o q ele tinha na cabeça quando fez aquele filme
 
Desses eu só assisti Dr. T e Assassinato em Gosford Park. Mas por esse útlimo dá pra ver o quanto o cara é bom. O cara sabe lidar com um monte de atores e dá um clima interessante à relação dos empregados com os patrões. Adorei o filme :!: Mas todo diretor pairece do mal de dirigir filmes ruins.
 
Vi só dois filmes desse diretor mas gostei muito do que vi.

Short Cuts

Um filme interessante e bem parecido com o recente Magnolia. Tem boa atuações e um ótimo roteiro.

Cotação: 9

Assassinato em Gosford Park - 9,5

Este filme de época é genial. Tem excelentes atuações e o roteiro envolve um mistério policial e ótimos diálogos.

Cotação: 10

Espero ainda ver dele O Jogador e M.A.S.H que parecem ser muito bons também.
 
Talvez o fato dele ter dirigido tanta coisa tenha contribuído para o fato de que existam coisas dispensáveis, filmes ruins...

Prêt-à-Porter é bom. E só.
 
O Jogador :mrgreen:
M*A*S*H :mrgreen:
Assassinato em Gosford Park :mrgreen:
Short Cuts :mrgreen:
Os quatro que eu assisti, gostei dos quatro.
 
Ahn..... vi Assassinato em Gosford Park.

Vai ter spoilers



Pra começar eu jah desconfiei na hora quem eram os assassinos. Nao que esse seja o ponto do filme..... mas a historia de classe operaria e classe rica nao me animou nem um pouco. 547 personagens que foram pouco aprofundados e nao ganharam nenhum carisma de minha parte.

Nao gostei.
 
Adoro M*A*S*H*. :D:D:D:D:D

Uma das melhores comédias dos anos 70 que vi até hoje.

O roteiro e o modo como ele foi conduzido é uma das melhores coisas da direção do Altman, que conseguiu ficar abaixo do radar da censura ao produzir esse filme forte, pra uma época ainda saindo do conservadorismo. 8-)

Uma amostra disso é que esse foi o primeiro filme americano a usar o termo "fuck". Pelo menos o primeiro filme mainstream americano.
 
M.A.S.H é o melhor dele na minha opinião. Uma das comédias mais engraçadas e geniais que eu já vi. O Gosford Park é muito bom também, mas não tanto quanto MASH.
 
O Jogador é MUUUUUIIIIIIIIITO bom... Quando eu vi ele pensei em abrir um topic, mas tive medo que ninguém tenha assistido...
Assistam que vale a pena...
O final do filme me lembro muito Adaptação, alguém concorda?

E só assisti mais Dr. T, que achei horrível e tento esquecer.
 
Robert Altman

2001 - Assassinato em Gosford Park (Gosford Park) -
tresestrelas.gif

2000 - Dr. T e as Mulheres (Dr. T and the women) - ?
1999 - A Fortuna de Cookie (Cookie's fortune) -
tresestrelas.gif

1998 - Até que a Morte os Separe (Gingerbread man, The) -
tresestrelas.gif

1996 - Kansas City (Kansas City) - ?
1994 - Prêt-à-Porter (Prêt-à-Porter) -
tresestrelas.gif

1993 - Short Cuts - Cenas da vida (Short Cuts) -
quatroestrelas.gif

1992 - O Jogador (Player, The) - ?
1990 - Van Gogh - Vida e Obra de um Gênio (Vincent & Theo) - ?
1987 - Além da terapia (Beyond therapy) - ?
1985 - Louco de amor (Fool for love) - ?
1983 - O exército inútil (Streamers) - ?
1982 - James Dean, o mito sobrevive (Come back to the five and dime, Jimmy Dean, Jimmy Dean) - ?
1980 - Popeye (Popeye) - ?
1979 - Quinteto (Quintet) - ?
1978 - Cerimônia de casamento (A wedding) - ?
1977 - Três mulheres (3 women) - ?
1975 - Nashville (Nashville) - ?
1974 - Jogando com a sorte (California Split) - ?
1974 - Renegados até a última rajada (Thieves like us) - ?
1972 - Imagens (Images) - ?
1971 - Quando os homens são homens (McCabe & Mrs. Miller) - ?
1970 - Voar é com os pássaros (Brewster McCloud) - ?
1970 - M*A*S*H* (M*A*S*H*) - ?
1969 - Uma mulher diferente (That cold day in the dark) - ?
1968 - No assombroso mundo da lua (Countdown) - ?
1957 - Os delinquentes (Delinquents, The) - ?
 
Vou comentar dois filmes dele que assiti há algum tempo.

1977 - Três mulheres (3 women)

É um drama sobre uma garota caipira que vai trabalhar na cidade e fica desesperademente necessitada de amizade, e vai morar com uma colega de trabalho (feita pela Shelley Duvall, de O Iluminado). Como a garota é muito atrapalhada a colega logo começa a despreza-la, o que faz com que a caipira faça uma reviravolta de personalidade por causa da rejeição que chega a dar pena; ao mesmo tempo no condomínio onde elas moram uma artista plástica grávida passa a ter a admiração das duas.

Achei a levada do filme bem interessante, as relações das três mulheres revelam talvez o que há de mais estranho e imprevisível no universo feminino, ressaltando de froma dura a carência afetiva. A Shelley Duvall, que todo mundo fala que é uma atriz sofrível está muito bem aqui. Achei o final um pouco forçado, mas no geral é um ótimo trabalho do Altman.

Nota: 7,0

1994 - Prêt-à-Porter (Prêt-à-Porter)

A projeção tem a pretensão de revelar todos os bastidores do mundo da moda, e o que o Altman deixou nesse filme foi a impressão que todos são um bando de completos malucos. Muitos encontros, desencontros, festas, badalações com personagens desajustados de todos os tipos, o que em certos momentos geram situações bem divertidas, como o fotógrafo que tem como divertimento secreto tirar fotografias de mulheres em situações constrangedoras para em seguida morrer de rir da cara das vítimas quando sabem que ele as tem em seu poder. Mas a maior falta de profundidade dos personagens me impediu que eu me envolvesse mais com eles. A tão famosa cena da transa da Sofia Loren com o Mastroiani é um anticlímax ridículo. Mas acho que no final o fime se salva, é legalzinho por mostrar muito bem as entranhas de Paris.

Nota: 6,5
 
mash e short cuts são dois filmes bem feitos
não vi muita coisa dele, mas são pérolas no meio de filmes apenas ok...
nada muito excepcional

que sem sentido hein????
 
Dos 3 filmes q eu já vi dele, eu ODEIO Dr. T e Assassinato em Gosford Park e ADORO Mash.

O Jogador lembro q assisti um pedaço quando passou na Band, mas não tava gostando muito, talvez pq era dublado. Qualquer dia alugo
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo