• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Rivendell vs Lorien

beeduse

Usuário
Olá, sei que Tolkien não deixou muita informação acerca disso, mas qual acham que era maior e mais poderoso: Lothlorien ou Rivendell?

Eu adoro o «mundo» élfico de Tolkien e gosto muito de ambos os «reinos», mas neste caso, votaria em Lothlorien!

Imagino Rivendell como uma «grande casa» onde vivem diversas famílias nobres élficas, principalmente Noldor, lideradas por Elrond. Sei que lá existem grandes guerreiros e príncipes elfos, como Glorofindel e os filhos de Elrond, mas não o vejo como um «reino», com um povo e uma cultura singular... por isso acho que é menos populoso e menor que Lothlorien.

Lothlorien parece-me mais populosos, mesmo pela descrição de Tolkien nos livros, e é composto por um povo único e unido, e por isso creio que têm um exército treinado e organizado. Os elfos de Lorien não são Noldor, mas lá também vivem grandes elfos como Galadriel e Celeborn, que são mais sábios e no caso de Galadriel, mais poderosa, que outro elfo que habite em Rivendell...

Mas esta é a minha opinião...

Que vos parece??

- - - Updated - - -

E em caso de ataque?

Rivendell situa-se num vale, o que é uma incrível defesa natural difícil de transpor, principalmente com o poder de Elrond a proteger as passagens pelo rio...

Já Lothlorien encontra-se escondido numa grande floresta, e para inimigos que não saibam a sua localização exacta, pode ser também perigoso penetrar numa floresta guardada por elfos habituados aquele ambiente. E ainda temos o poder de Galadriel a proteger o reino...
:)
 
Bem, penso que cada um tinha suas vantagens e pontos de defesa específicos...

Enquanto Lothlórien possuía uma líder de geração mais poderosa e sábia que Valfenda (que era Galadriel) o vale de Elrond tinha uma tendência a se sair melhor na hora de forjar alianças com os homens e com os anões (por causa do medo os Gondorianos na época da guerra do anel viam equivocadamente Lórien como o reino de uma bruxa má).

Outro ponto estratégico é a população de elfos realmente perigosa para o lado escuro de cada um dos lados. Enquanto a população de Lórien realmente pudesse ser superior em número que a de Valfenda Lórien estava cheia de elfos cinzentos ou verdes e acredito que a população de Noldor em cada um dos locais na época da guerra do anel (séquito de Elrond e Galadriel) fosse mais ou menos equivalente (ou seja, eram poucos Noldor dos dois lados).

A questão do armamento e do comando é outro ponto importante. Enquanto Galadriel possui mais magia que Elrond os exércitos élficos de Gil Galad parecem ter ficado sob comando de Elrond no momento em que Sauron era derrotado por Elendil e Gil Galad. Quer dizer, Galadriel = Magia, Elrond = Estratégia.

Uma opinião que gosto de ter para mim é que se colocar Thranduil na comparação ele seria o menos mágico e poderoso dos 3, isso porque Tolkien fazia questão de deixar os elfos do segundo povo acima do terceiro (Noldor tinham mais poder que Teleri).

Agora fica claro que isso também dependeria das condições uma vez que uma multidão de Teleri poderia sobrepujar um número pequeno de Noldor pela força dos números.
 
Última edição:
Pois, também tenho ideia de que os exércitos de Rivendell teriam melhor equipamento e estariam mais bem preparados, uma vez que os elfo de Lorien concentravam-se mais em defender a floresta, isso limita a sua capacidade ofensiva, creio eu.

Mas não sei porquê, sempre tive impressão que haveria muitos poucos Noldor em Lórien e que a maior parte dele estaria em Rivendell, não sei bem porque. :D

Bem, não pus em hipótese o reino de Thranduil, porque acho que Tolkien sempre deixou bem saliente que apesar de ele ser um grande rei elfo, não era da mesma estirpe que Elrond e Galadriel, nem pouco mais ou menos, embora o veja como uma grande guerreiro e líder! Engraçado que dos três, ele é o único que se denomina de Rei. ahaha

Ainda não li o hobbit, por isso não sei como Tolkien descreve o reino dos elfos de Mirkwood, embora tenha já lido que era mais negro, não se deve comparar a Rivendell ou Lórien. Penso eu...
 
Realmente, é difícil estimar os números. Eu também fiquei com vontade de colocar mais Noldor em Valfenda mas acabei pensando em outras coisas e mudei para um número equivalente.

No meu cálculo tomei o exemplo de Finrod que fora expulso de seu reino com Beren e levou 10 guerreiros élficos debaixo de uma grande pressão.

Finrod era da geração de Galadriel e por causa da ruptura da guerra das Silmarils levou pouca gente. Mas no caso de Galadriel ela deve ter se mudado em condições mais fáceis e levado damas de honra e suas famílias. Já Elrond vinha de uma geração mais baixa e levaria consigo um séquito menor, então acabei colocando um número igual porque ele poderia ter guerreiros que fossem "sobras" de outras guerras.

Mas a verdade é que pra mim qualquer opinião é digna de se considerar uma vez que nunca soubemos dos números brutos (de Noldor).
 
Valfenda não possuía mais exércitos ao final da Terceira Era. Duvido muito que tinha mais do que 1000 habitantes, de acordo com todas as menções de Tolkien sobre o local no final da terceira Era. Como reino, Lórien é muito superior, até pelo fato de Valfenda não passar de uma fortaleza, feita na Segunda Era, com Elrond e o que sobrou dos Noldor em Eregion. Mas muitos destes foram para os Portos, ou mais além, ao longo das eras. A real é que não existem efetivos militares ou populacionais dos elfos ao final da Terceira Era, apenas palpites de fãs baseados em trechos e descrições de Tolkien ao longo das Obras. Não é como em Gondor ou Rohan, que temos mais números concretos.

Sobre a superioridade de Galadriel, também não vejo assim. Ela é tida como a mais poderosa das mulheres entre os Eldar. Mas só. Elrond era filho de Earëndil, e o grande arauto de Gil-Galad. E ambos possuíam anéis élficos. Pra mim são equivalentes. E Gil-Galad um pouco mais poderoso que ambos, de acordo com as apêndices de o SdA, pelo menos...

E o rei Thranduil é o único que se denomina rei justamente por ser o único rei entre eles. Desde a segunda Era, a floresta das Trevas possuía esse reino dos Sindar, que Thranduil liderou por milhares de anos. Tem melhores informações sobre isso nos Contos Inacabados. Galadriel e Celeborn nunca assumiram um título como esse, mas eram os senhores de Lórien, assim como Elrond em Valfenda. Só que após a queda de Gil-Galad, nenhum elfo assumiu o trono dos Noldor.
 
Uma coisa podemos dizer sobre números, que a quantidade (e nível) de Noldor em cada lado (armeiros e ferreiros), seria um dos pesos principais na balança em caso de batalha.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo