1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Riqueza da América Latina

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Thor_theOld, 16 Abr 2007.

  1. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    E aí pessoal! Criei este tópico para discutirmos um pouco da situação econômica e política atual dos países enquadrados na categoria América-Latina, entre os quais se inclúi o Brasil... É que duas perguntas me ocorreram em minha mente: qual é o país mais "rico" atualmente da América Latina? E qual governo latino-americano detém a liderança política da América Latina atulamente? Aguardo respostas e opiniões, té mais! :cool:
     
  2. Elminster

    Elminster Usuário

    Re: Riqueza da América Latina......

    México sem dúvidas é a potência da américa latina no campo econômico, mas liderança mesmo não existe um que lidere todo o continente latino. Mas se for contar o que tem maior influência com certeza é Brasil, país que mais "conversa" com os países da américa do sul (central eu não sei como tá)
     
  3. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Re: Riqueza da América Latina......

    Hum... isso é complicado de analisar. Se formos analisar que mais cresce em renda per capita, o posto deve ficar com o México ou Chile. O maior PIB, deve ser o brasileiro. Potencial para alçarmos os primeiros lugares temos, mas só fica na intenção.

    Eu colocaria os dois países citados na vanguarda da América Latina, mais Argentina. Em matéria de mercado, o gigantismo do Brasil o coloca entre os principais alvos de empresas de toda a região. Ah, quer saber? É muito país pra ser comparado e eu sou péssimo em economia de mercado.
     
  4. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Re: Riqueza da América Latina......

    E entre México, Chile, e Argentina, qual acha que tem mais probabilidades de manter um crescimento estável, por mais tempo?
     
    Última edição: 17 Abr 2007
  5. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Re: Riqueza da América Latina......

    Brasil em todas as respostas!
     
  6. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Re: Riqueza da América Latina......


    Ele disse qual dos três países citados tem mais probabilidade de manter um crescimento estável. O Brasil nem cresceu, tchê!
     
  7. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Re: Riqueza da América Latina......

    O Brasil é o único desses que tem possibilidade de crescimento estável por mais tempo. E o país cresceu sim, em 2004 chegou a 5.7%, ano passado, em 3.7%. Esse ano está previsto de 4.0% para cima, assim como 2008.

    A Argentina vem que uma queda gigantesca do PIB em 2002, se recuperando com política que traz aumento de preço. Tanto que se você pegar o crescimento ano a ano, ele vem caindo. Fora que o governo de lá está manipulando dados de inflação e usando de congelamento de preços pra tentar barrar os reajustes.

    O crescimento do Chile está caindo também por causa da diminuição dos preços dos metais em 2007. O Chile é extremamente dependente do cobre e quando este vai bem, o país também vai.

    O México é o único que mais se aproxima do Brasil, com uma economia mais diversificada, mas mais dependente dos EUA. O México é um caso pra se fugir, porque cresce pouco faz tempo, mesmo com o tão sonhado grau de investimento dos seus títulos (que permite juros mais baixos), coisa que o Brasil está correndo atrás. Por isso fala-se tanto em evitar a "mexicanização", que já virou um termo pejorativo. E com a economia americana crescendo menos, o México é o que mais seria afetado.

    O FMI estima que o Brasil seja um dos únicos países que irá manter o crescimento entre 2007 e 2008. Além disso, um crescimento de 4% na nossa economia, que soma mais de US$ 1 trilhão é bem mais significativo que um crescimento de 7% numa economia como a chilena.
     
  8. Malaman

    Malaman Passion, what else?

    Pelo que tenho visto nos noticiarios, o Brasil esta em factor de crise nao?
    Existe ai varios crimes mesmo contra portugueses(povo ingrato)...
    E e pena isto acontecer porque pode assustar varias pessoas deste pais que e bem bonitinho...

    Do resto da america latina nao sei praticamente nada, a nao ser que em muitos casos encontram-se piores que o Brasil..
    *yams*
     
  9. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Re: Riqueza da América Latina......


    Mas guardadas as devidas proporções, cada um destes países está dentro do que se deve esperar de um crescimento razoável para angariar investimento externo. Para o Brasil dar um salto, como India, China ou países asiáticos deram, nosso país deveria manter-se entre 5 e 7% de crescimento. No mínimo. Enquanto nosso mercado continuar com altas taxas de juro bancário e dívida interna consumindo metade desse PIB trilhonário, não dá pra incluir o Brasil entre as novas potências reais da economia mundial.
     
  10. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Entendo. Então qual seria mais aconselhável para investidores externos, e em qual setor? E como o mercado interno de tais países irá se comportar em 2008, na opinião de vocês?
     
    Última edição: 17 Abr 2007
  11. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Re: Riqueza da América Latina......

    Mais ou menos, a Argentina está sofrendo por falta de maiores investimentos externos justamente por causa das políticas que estão sendo adotadas. No nosso caso, estamos chegando perto do volume de investimento externo da época das privatizações. Mas concordo que quando um país cresce bastante, ele atrai os olhos dos investidores. O problema é o jeito que está sendo conseguido esse crescimento e onde esse dinheiro será investido.

    O problema é que as coisas levam tempo. Como eu disse, os papéis brasileiros ainda estão classificados como especulativos no mercado internacional. Mas estamos caminhando pro grau de investimento, que significa juros menores. E é como eu disse, o México já tem esse status mas mesmo assim cresce pouco, estando colado com a maior economia do mundo.

    E dívida interna é muito relativo. Nossa dívida interna está em torno de 45% do PIB. A da França passa 60% do PIB. Isso não é sinal de impedimento.

    O Brasil está entre as 10 maiores economias mundiais, e nosso PIB per capita ainda é baixo, ou seja, com potencial pra crescer bem mais. De acordo com a ONU, nosso IDH já é de país desenvolvido e temos um mercado consumidor gigantesco, com tendência a aumentar ainda mais com os ganhos de renda que estão ocorrendo nos últimos 10 anos, o que nos coloca atualmente no seleto grupo dos BRICs: Brasil, Rússia, Índia e China, quatro países de proporções continentais, que serão potências até 2050.

    Então, porque pra você não dá pra incluir o Brasil entre as novas potências reais da economia mundial, se todas as agências de classificação mundial e os maiores players globais já adotaram o termo BRIC?

    Meu trabalho é cobrar pra te responder isso :rofl: :rofl:
     
  12. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Re: Riqueza da América Latina......

    Bom, tentei né... :lol:
     
  13. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Re: Riqueza da América Latina......

    Nhá!

    Olha só, o FMI soltou o relatório dele para a Economia em 2007 e 2008. Tá aqui no link:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Tem previsões para todos os países, incluindo PIB, inflação e até reservas.

    Repare no crescimento argentino:
    1999 -3.4%
    2000 -0.8%
    2001 -4.4%
    2002 -10.9%
    2003 +8.8%
    2004 +9.0%
    2005 +9.2%
    2006 +8.5%
    2007 +7.5%
    2008 +5.5%

    Perceba como o país vem de uma sequência brutal de queda do PIB e depois, com a base fraca, tem bons índices de crescimento, pra depois ir diminuindo, ao mesmo tempo que a inflação passa dos dois dígitos.
     
  14. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Re: Riqueza da América Latina......

    De fato. E obrigado pelas informações. :joinha:
     
  15. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Re: Riqueza da América Latina......

    Lá os padrões de vida e os problemas são beeem diferentes. A França já é uma potência há muito tempo. E os últimos governos franceses tem feito quase nada pra reverter a queda da economia, desde a mudança para o Euro. Inflacionou tudo por lá.

    Até 2050 dá pra incluir o Brasil, sim. Desde que reformule as leis de abertura de empresas, reforme as políticas trabalhistas e políticas. Não vai adiantar nada o país tornar-se um grande player global e continuar com um nível de desigualdade comparável ao dos piores países da África.
     
  16. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Re: Riqueza da América Latina......

    Você só jogou a informação sobre a dívida interna. Eu ilustrei com um exemplo de que não se pode ver apenas o número isoladamente. Tem países africanos e latinos, com condições sociais piores que a nossa, com dívida interna bem menor que a brasileira.

    Você disse que não dá pra incluir o Brasil do grupo dos países que são chamados novas potências reais da economia mundial, citando o exemplo da dívida interna. Mas disse que a França é um potência com maior dívida interna. A China é considerada uma nova potência, sendo que a distribuição de renda lá é extremamente desigual, seu IDH é muito pior que o brasileiro, há muita censura, poucas ou nenhuma lei ambiental, etc, etc, etc. E aí? Me explica então por que o Brasil ficaria de fora?
     
  17. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Re: Riqueza da América Latina......

    Mas é justamente esse o problema que entrava a economia e afeta todos os cidadãos de forma direta. Olha o quanto de recursos que a União e os estados arrecadam para amortizar as dívidas. Não sobra quase nada nem pra pagar o salário do funcionalismo. Provavelmente você vai replicar "Mas não é de agora esse problema!" - tudo bem, não é. Todavia, não adianta os atuais governantes deixarem de criar mecanismos para enxugar a maquina pública de olho nas eleições próximas. Se pararem de governar eleitoreiramente e de rasparem o cofre para o próximo eleito, vai melhorar e muito.


    Bom, se formos analisar o contexto histórico de cada país ao longo dos séculos, não há dúvidas que França e China fizeram muita merda ao seus cidadãos e a outros povos. Vide os países da África, o Tibet e Coréia do Norte. A China não é uma democracia como o Brasil, mas teve a malandragem de abrir aos poucos seu gigantesco mercado para o capital gringo. E nisso foi mais eficiente que o Brasil. E já faz anos que os analistas vem alertando nossos governantes para se adiantar ao avanço da China e India no mercado internacional. Ou seja, o próprio Brasil está se jogando pra fora da competição.
     
  18. TeLL

    TeLL Usuário

    Acho que se os portugueses e os espanhois não tivessem roubado mais de 400 toneladas de ouro do brasil, a situação estaria um pouco diferente do que esta ...
     
  19. Tecumseh

    Tecumseh Andarilho

    Esse é o argumento mais furado que poderiam utilizar numa discussão.
    Não adianta ter dinheiro e não saber usar.
     
  20. TeLL

    TeLL Usuário

    Nisso eu tenho que concordar com você, mas também não adianta saber utilizar um dinheiro que você não tem.

    E com toda razão a administração do Brasil é muito ruim, mas duvido se desde aqueles tempos o brasil com todo o ouro roubado não teria conseguido um "Presidente" com competencia pra fazer um pouquinho melhor do que fez sem o dinheiro roubado.
     

Compartilhar