• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Rio acaba com repetência no ensino fundamental público

Gente, leiam com calma... Não é a nível de Brasil... é apenas o município do Rio de Janeiro e somente no Ensino Fundamental.

É, começa assim. "No Rio de Janeiro 'deu certo', por que não tentar aqui?"

Agora... aluno repetente = custo.
Pensando pelo lado administrativo eles tem seus motivos... mesmo que não sejam os mais corretos.

Ah, sim, claro. Aumenta imposto, corta gastos. Alguma mudança? Não. É tão difícil pensar um pouco na qualidade das coisas? Ou é muito mais fácil manter tudo do jeito que está, e continuar roubando sem ninguém reclamar?
[Não sei qual é o partido que tá no governo do Rio, mas] aposto que se reelege, devido às altas taxas educacionais. :clap:
 
Gente, leiam com calma... Não é a nível de Brasil... é apenas o município do Rio de Janeiro e somente no Ensino Fundamental.

Eu sou contra... isso é mais um artifício para continuarem a formar analfabetos funcionais!
Agora... aluno repetente = custo.
Pensando pelo lado administrativo eles tem seus motivos... mesmo que não sejam os mais corretos.

Não é somente a nível municipal...:osigh:

em alguns outros estados também já vêm sendo adotado o dito ensino ciclado que aqui no meu município (Cuiabá-MT) foi apelidado de Escola Sarã!!!!

Enquanto graduanda de um curso de licenciatura indigna-me ver as mazelas à que a educação é submetida, é triste pensar que a educação no é tida cada vez mais como um gráfico, o que importa é quantos alunos estão se formando por ano e não como os alunos estão sendo formados!!! São programas como esses que servem para ludibriar grande parte da população, imbuindo a sensação de que o país caminha na direção certa na educação. Como será a formação destas crianças? E os professores, quando deixarão de serem impedidos de exercerem plenamente o cargo de sua função? Como estes alunos chegarão no ensino médio?? E no ensino superio então, serão que alcançarão tão almejado degrau?? Se bem que não duvido, de resoluções em resoluções, acredito que todos futuramente terão pleno acesso ao ensino superior? De qualidade? Garantindo plena formação profissional?

Sei lá...

Enquanto isso no congresso os bolsos dos paletós estão ficando mais recheados...
 
Eu falei isso pq já tinha gente tratando isso como se fosse em nivel nacional!:roll:

É, começa assim. "No Rio de Janeiro 'deu certo', por que não tentar aqui?
O Oropher esclareceu. Daqui a pouco fica nacional, e não vejo problema em me preocupar um pouco com os alunos de escola pública do Rio de Janeiro, eu sei que isso ajuda as crianças a permanecerem na escola, mas simplesmente não concordo.
 
Do geito que está indo a educação publica estadual do Rio, os alunos terão uma chance de aprender a ler e escrever na Uerj..
 
Eu estudei na rede municipal de escolas do Rio de Janeiro, o ensino fundamental todo (antes que alguem venha achar nisso a explicação, por eu escrever péssimamente mal... Eu sou dislexo... não é culpa da rede de ensino ou "imcapacidade" minha :lol:)...
Uma certeza eu tenho... Vai ficar insuportavel para os professores dar aulas... principalmente e escolas dentro de favelas (como as escolas que eu estudei)... O medo de reprovação era uma das poucas coisas que mantinham o minimo "controle" do professor sobre os alunos... Agora eles não tem a minima obrigação de estudar, escultar, ou até mesmo respeitar os professores para serem aprovados... Eles vão poder fazer oque eles quiserem sem medo, pq no final do ano vão ser aprovaodos mesmo...
O sistema já era muito fraco mesmo... Na minha época a clasificação de notas era assim:
PS= Plenamente Satisfatório -> a nota era entre 10 e 7
S= Satisfatório -> a nota era entre 6 e 4 :eek:
EP= Em Processo -> a nota era entre 3 e 0
Para o aluno ser aprovado necessitava somente que ele atingisse a media S (ou seja, nota 4 no minimo), nos dois ultimos bimestres do ano para ser aprovado, sem necessidade de atividades de reforço... Ou seja se o infeliz durante os 4 bimestres tirasse 0; 0; 4; 4; ele seria aprovado direto... E fora isso, todas as outras combinações dexava ele de "recuperação" somente... ele só poderia ser reprovado direto, se ficace com 4 medias EP, ou seja tirar nota menor que 4 os quatro bimestres seguidos.... No final das contas a reprovação era algo quase impossivel... Mas o quase ainda mantinha os alunos com algum interesse nas aulas e respeito aos professores... Agora como vai ser eu não sei...
 
Na verdade eles (o governo) não parece se importar se a criança está aprendendo ou não. Até porque quem aprende, quem estuda, possui conhacimento para poder quetinonar e ir contra os casras que estão no poder.

Eu não concordo com isso, na minha opinião aluno que não aprende não pode passar de ano. Se isso diminui o interesse do aluno pelo estudo é culpa do ensino brasileiro ser antiquado e não possuir o dinamismo que é necessário para fazer o aluno não apenas aprender, mas também querer aprender.
 
São Paulo está seguindo o mesmo caminho:


15/05/2007 - 08h47 - Atualizado em 16/05/2007 - 00h38
Escolas de São Paulo arredondarão notas para cima
Novo sistema de avaliação entrou em vigor na sexta-feira (11).
Boletins passarão a ser acessados pela internet, a partir de agosto.


Um novo sistema de avaliação para todos os alunos da rede pública estadual entrou em vigor na sexta-feira (11), com a publicação de uma resolução no "Diário Oficial". Todas as escolas vão adotar um mesmo padrão de médias bimestrais, com notas em números inteiros de 0 a 10 - valores decimais devem ser arredondados para mais. Assim, um aluno que obtiver nota 4,2 na média anual terá sua nota arredondada para cima e será aprovado com 5.

A medida é o primeiro passo para a mudança na avaliação da progressão continuada, cuja avaliação passa a ser a cada dois anos, e não quatro, como ocorre hoje. Já neste ano os alunos da 2ª série do ensino fundamental serão avaliados e, em 2008, o mesmo ocorrerá com os estudantes da 6ª série.

A resolução publicada prevê que deve haver o “arredondamento para o número inteiro imediatamente superior” na nota bimestral, mas a secretária de Educação do Estado, Maria Lúcia Vasconcelos, não acredita que isso possa beneficiar o aluno “preguiçoso”. “Isso acaba sendo até um estímulo. A diferença não está em meio ponto. O importante é o aluno saber o que se espera dele”, afirma.

A mudança também foi necessária para que os alunos possam ter acesso aos seus boletins também pela internet, a partir de agosto. As informações são do jornal "O Estado de S.Paulo".

Fonte: G1
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Vale ler também o comentário do José Serra.

Ainda bem que meu período escolar está quase acabando, mas tenho pena daqueles que são vítimas de tanta mediocridade.
 
Sabe porque no Rio diminuíu drásticamente o caso de repetências escolares? Porque quase todos os estudantes foram mortos por balas perdidas...

:batera:

(Sim, ainda não teve muito graça, mas foi só um ensaio... Estou me aquecendo...porém antes que alguém tente me criticar, já critiquei-me a mim mesmo, pois sou genial). :hihihi:
 
Ae agora vai ficar bom. Todo mundo passando, todo mundo feliz, país indo pra frente...












... do precipício...


... com a ajuda do Rio.
 
Sabe porque no Rio diminuíu drásticamente o caso de repetências escolares? Porque quase todos os estudantes foram mortos por balas perdidas...

:batera:

(Sim, ainda não teve muito graça, mas foi só um ensaio... Estou me aquecendo...porém antes que alguém tente me criticar, já critiquei-me a mim mesmo, pois sou genial). :hihihi:
Legal. Assim que se escreve drasticamente.
 
Arredondar nota para cima? Putz, olha o que vc faz; um aluno tira 3.8 e fica com 4. O outro tira 4.1 e fica com 5. Tsc, tsc.
 
O pior foi esse justificativa de que isso de arredondar notas que vai tornar possível que os alunos vejam notas online... Só se o sistema que tão utilizando for péssimo, porque esse tipo de coisa nunca impediu de alguém colocar uma tabela de notas na internet.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo